Ayashimon é um sucesso?
Em primeiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que continua tendo um grandíssimo sucesso: O seu filme só não é maior que o de Kimetsu no Yaiba, o que prova que a Shonen Jump está conseguindo lucrar mesmo em momentos de crise na Line-Up. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que continua soberano na revista. Lembrando que a série tem previsão para acabar entre 2026 e 2028, por isso, tem mais 4 à 6 anos de vida. Não é o momento ainda dos editores pensarem no seu substituto, eu diria que devem começar a pensar a partir de 2023 (E na minha opinião o seu substituto deve ser uma LINE-UP FORTE e não um único mangá).
Em terceiro lugar tivemos Sakamoto Days, que o volume cinco vendeu 36 mil cópias nessa semana, um ótimo resultado: Pouco a pouco a popularidade da série está aumentando e isso estimula os editores a continuarem a investir na série. Parece que em breve deve conseguir superar inclusive Ayakashi Triangle. Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia que eu acho que vá acabar no primeiro semestre de 2023, mas pode acabar já no segundo semestre de 2022. A série está caminhando para o seu encerramento, mas espero ver o autor de volta a revista muito em breve. Horikoshi é muito talentoso.
Em quinto lugar tivemos Witch Watch, que certamente não vai ser cancelado na próxima leva. Os editores estão sim apostando na série e esperam que suas vendas aumentem nos próximos volumes. O mesmo vale para o sexto colocado, Boku no Roboko – Eu acho que essas duas são as comédias mais seguras da revista, juntamente com Sakamoto Days, que tem muitos elementos de B-Shounen para ser considerado uma “simples comédia”.
Em sétimo lugar tivemos Ayashimon, que na próxima semana irá receber página colorida: Boas notícias? Com certeza, uma página colorida tão cedo é uma prova que os editores estão apoiando a série. Significa que o mangá é um sucesso? Normalmente sim, mas quando se trata de uma série de um autor VETERANO, vimos nos últimos anos que nem sempre uma página colorida no oitavo capítulo é sinônimo de sucesso, pode ser simplesmente um apoio editorial, por isso temos que esperar mais alguns capítulos. Eu repito, nos fóruns os comentários em relação de Ayashimon NÃO SÃO POSITIVOS, mas talvez a série esteja conquistando o público casual.
Deste modo, nessa incerteza sobre a popularidade de Ayashimon, que pode ser realmente positiva, é melhor esperar alguns capítulos antes de apostar em seu sucesso. Os editores, além disso, precisam de novos B-Shounen. É uma necessidade URGENTE para a revista. A revista em 2023 pode perder Jujutsu Kaisen e certamente vai perder Boku no Hero Academia, dois pilares do gênero, por isso, apoiar Ayashimon mesmo com uma recepção não tão positiva talvez seja necessário. É justamente por causa dessa situação complicada que não podemos ainda considerar Ayashimon um sucesso, precisamos de mais provas além das páginas coloridas.
Em oitavo lugar tivemos Dr. STONE que teve uma posição ruim, mas em breve deve voltar a sua zona normal – A série é amada pelos editores e já está terminando, por isso eu acho que os editores vão continuar divulgando a série até o seu encerramento – Em nono lugar tivemos Ao no Hako, que devo avaliar melhor, mas eu acho que não teve um grande aumento em suas vendas nesse último volume. O que não é um problema, pois uma série não deve aumentar em vendas em TODOS OS VOLUMES EXISTENTES. Em décimo lugar tivemos Koukousei Kazoku que não deve ser cancelado na próxima leva.
Em décimo primeiro lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que mesmo vendendo relativamente bem, os editores não estão dando muito destaque: Ansatsu Kyoushitsu (que era um sucesso maior) estava sempre no TOP 3. O motivo é que os editores querem manter nas primeiras cinco colocações os três pilares (One Piece, Jujtusu Kaisen e Boku no Hero Academia), e utiliza os outros dois espaços para divulgar todos os novatos e Dr. Stone, isso resulta em várias séries tendo posições medíocres de vez em quando. Em décimo segundo lugar tivemos Black Clover, que virou o novo BLEACH da revista (Anime cancelado = Fim da Divulgação), porém o risco de cancelamento nesse ano é quase zero. É só um tratamento normal para séries que não tem mais anime.
Em décimo terceiro lugar tivemos PPPPPP que vendeu acima do esperado (vendeu 10 mil cópias na primeira semana), um resultado que porém AINDA não salva a série, mas dá mais esperanças. Os editores não sabem quais mangás irão cancelar além de Hakaishin Magu-Chan, o mais provável era PPPPPP, mas a série tem uma recepção mista e vendas, que mesmo não sendo boas, eram acima do esperado, por isso é um mangá que com o passar dos volumes pode aumentar suas vendas. O ideal seria cancelar PPPPPP após o seu segundo volume, para observarem quanto a série consegue aumentar em vendas de um volume para o outro, mas a leva deve chegar antes do lançamento do seu segundo. Situação complicada, por enquanto o cancelamento é mais provável que a salvação.
Em décimo quarto lugar tivemos MASHLE que continua recebendo posições horríveis – mas isso é muito provável a causa da péssima recepção que os últimos capítulos estão recebendo – Os editores não planejam cancelar MASHLE, mas certamente não estão mais positivos como antes. Em último lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan que vai ser cancelado na próxima leva, a série teve mais de 70 capítulos, uma boa quantidade de volume e divertiu muita gente, mas parece que chegou seu momento mesmo.