O filme de Violet Evergarden traz muita emoção dentro e fora das telas. Ele serve como conclusão para a épica saga da ex-soldado que se tornou escritora de cartas e também como o primeiro trabalho do estúdio Kyoto Animation depois de sofrer um incêndio criminoso. Esta história sobre recomeço e esperança foi a forma ideal para o estúdio voltar a ativa e celebrar seu legado. No Brasil ele está disponível na Netflix.
Violet Evergarden começou originalmente como uma série de graphic novels de autoria de Kana Akatsuki e ilustrações de Akiko Takase. Ela foi publicada pela própria editoria da Kyoani depois de ganhar um prêmio literário em 2014. A série conta a história a órfã Violet. Quando criança ela foi adotada pelo exército e transformada em uma soldado cegamente leal aos militares e ao seu comandante direto Gilbert. Violet e Gilbert são vítimas da grande guerra, mas não sem antes desenvolverem afeição genuína um pelo outro. Uma explosão tira os braços de Violet e supostamente mata Gilbert.
Anos depois Violet precisa refazer sua vida. A ex-soldado agora é empregada como Boneca Autônoma de Automemórias, escritoras contratadas pelas pessoas para diversos propósitos, sendo o principal deles escrever cartas. Inicialmente Violet tem muita dificuldade em seu novo emprego já que seu passado tirou completamente seu contato com as emoções. Mas a heroína está determinada a refazer sua vida e a entender o que Gilbert quis dizer quando antes de morrer lhe falou “eu te amo”.
O filme conta o capítulo final desta saga. Violet se tornou a Boneca Autônoma mais popular do país, mas o surgimento do telefone ameaça acabar com o negócio das mulheres escritoras e revolucionar as comunicações. Paralelo a isso Violet atende um jovem cliente e talvez um mistério de seu passado com Gilbert seja finalmente revelado.
A história funciona para fãs do anime também para aqueles só interessados em assistir ao filme. Ela é contada através de flashbacks ligando personagens cujas vidas foram tocadas pela personagem principal em sua trajetória inusitada. A animação da Kyoani, uma das mais renomadas da indústria de animes, continua fazendo jus a sua reputação e a trilha sonora eleva todos os momentos emocionantes e eles são muitos.
Mas claro que o filme não é perfeito. As histórias parecem um pouco desconectadas e os fãs da série talvez sintam que alguns dos personagens não ganharam o destaque necessário, mas são defeitos fáceis de ignorar. Violet Evergarden conclui de forma satisfatória a história da soldado que vira escritora e aprende sobre emoções. Quase como uma boneca virando humana.