A nova leva de 1 série só.
Weekly Shounen Jump #41 (13/09/2021)
Undead Unluck c78 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Dr. Stone c210
02 – One Piece c1025
ONE PIECE Gakuen!! (Capítulo Especial da Saikyo Jump)
03 – Boku to Roboco c56
Black Clover c305 (Página Colorida, Resultado da Pesquisa de Popularidade)
04 – Sakamoto Days c38
05 – Nige Jouzu no Wakagimi c31
Witch Watch c29 (Página Colorida)
06 – Ao no Hako c20
07 – Hakaishin Magu-chan c58
Pro-Mob (One-shot de Takamasa Moue)
08 – Jujutsu Kaisen c158
Koukousei Kazoku c53 (Página Colorida)
09 – Mashle c77
10 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c97
11 – Ayakashi Triangle c59
12 – Neru: Bugei Dougyou c09
13 – Ame no Furu c19 (FIM)
14 – Red Hood c10
Ausentes: Boku no Hero Academia c326 e Hunter × Hunter c391 (Hiato)
–
Começando pelos mangás não ranqueados: Eu gostaria de comentar rapidinho sobre “PPPPPP”, a nova série de Mapolo 3-Gou, autor que já cobri dois One-Shots aqui no Analyse It. É um mangaká com um grandíssimo potencial e com uma arte espetacular: Era questão de tempo para que virasse um autor da Weekly Shonen Jump. Significa que o mangá irá dar certo? Esse One-Shot teve uma boa recepção, porém muitos acham que a sua arte não é tão compatível com a Weekly Shonen Jump. Vamos ver se o mangaká vai conseguir dar certo na revista.
Em primeiro lugar tivemos Dr. STONE, que continua tendo um rendimento na TOC muito superior ao seu rendimento no Ranking Oricon, porém, continuo a repetir que não vejo mais como um problema: O mangá é a quarta série que mais vende na revista e merece ter um grande destaque. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que teve vendas bem decepcionantes no seu volume 100. Praticamente vendeu o mesmo de sempre – amanhã irei comentar melhor sobre essas vendas, entretanto levando em consideração toda a publicidade da JUMP, eu esperava um aumento significativo em suas vendas nessa data especial – Isso não diminui a importância do mangá, ONE PIECE ainda é o rei dos mangás, contudo, é um resultado decepcionante.
Em terceiro lugar tivemos Boku no Roboko que deu um pulo do gato e conquistou uma boa colocação: Não tenho muito a dizer sobre o mangá. A série, por enquanto, não corre risco de cancelamento. Em quarto lugar tivemos Sakamoto Days que mesmo tendo um aumento em vendas, ainda não conseguiu aparecer no Ranking Oricon: Diferente do seu companheiro WITCH WATCH, que apareceu por pouquíssimo. Vou ser sincero, as duas séries não tem vendas absurdas; estamos em um período no qual a revista está SUPERANDO uma crise, por isso vendas mais baixas são toleradas. Além disso, vimos séries como Chainsaw-Man, Act-Age e Kimetsu no Yaiba, que só foram vender bem mesmo a partir do quarto ou quinto volume. Por isso, é correto dar um tempo para Sakamoto Days e Witch Watch, mas sejamos sinceros, 17 mil em 3 dias, não é um número para ser comemorado.
Em quinto lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que com sua arte espetacular, continua conquistando o coração de muitos leitores: A tendência é a série aumentar em vendas, volume após volume, podendo se tornar uma das principais séries da revista daqui a 2 anos (ou quem sabe até antes). O mesmo vale para o sexto colocado, Ao no Hako – Aliás, tanto Ao no Hako quanto Nige Jouzu no Wakagimi, parecem grandes sucessos que não devem superar a marca de 5 anos de vida. Eu não ficaria surpreso em ver Ao no Hako terminar com três anos de vida e ver Nige Jouzu no Wakagimi terminando com 5 anos.
Em sétimo lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan, que mesmo com vendas horríveis, por causa da sua ótima popularidade interna e por causa da situação que a revista se encontra (muitos mangás novatos que não vendem tão bem), a série já superou até mesmo 1 ano de vida. Eu não vejo grandes perspectivas para o TRIO COMÉDIA TRADICIONAL: Magu-Chan, Roboko e Kokosei – É provável que os editores nem estejam planejando um anime para esses mangás. O interesse dos editores deve estar em outros mangás, mas isso não significa que Magu-Chan, por exemplo, seja um mangá insignificante, não é. Está agradando um bom grupo de pessoas e está conseguindo durar mais tempo que mais de 90% dos mangás que já passaram pela revista.
Em oitavo lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que conquistou mais uma posição medíocre: O que isso significa? Nada demais, sinceramente. A série é um dos pilares da revista, um dos mangás mais importantes do mercado. Os editores só estão classificando em uma zona mais intermediária, pois querem destacar um pouco mais outros mangás novatos. Lembrando que Jujutsu Kaisen, por mais espetacular que seja, não será o futuro da revista; a obra já está terminando. Em nono lugar tivemos MASHLE, que entre os mangás novatos, começo a achar que vai ser o primeiro a ganhar um anime, inclusive antes de Yozakura-San.
Falando em Yozakura-San Chi no Daisakusen, a obra está em décimo lugar. Eu acho que depois de divulgarem loucamente a série, os editores cansaram: Conseguiram achar séries que já no primeiro volume conseguiram vender mais que Yozakura, por isso não veem mais motivos para divulgá-la como antes. Eu não estou dizendo que os editores DESISTIRAM de Yozakura-San, isso NÃO ACONTECEU, a série ainda vai ganhar páginas coloridas e eu acho que vai ganhar um anime, só que atualmente estão apostando mais em mangás como: MASHLE, Ao no Hako e Nige Jouzu no Wakagimi. Em décimo primeiro lugar tivemos Ayakashi Triangle, que é classificado nas últimas colocações sempre, por dois motivos: É um ecchi e suas vendas estão estagnadas desde o primeiro volume.
Em décimo segundo lugar tivemos NERU, que vai ser cancelado na próxima leva. O mangá não teve uma recepção ruim, contudo, muito morna: Falta engajamento. E sem engajamento, uma série não tem votos, e assim termina cancelado. Os editores vão estrear somente um mangá, que vai entrar no lugar de Ame no Furu – Porém, a revista atualmente já tem um lugar livre (Os editores não ocuparam a vaga de Kowloon’s Ball Parade). É bem provável que os editores estejam planejando para em breve uma leva de 4 mangás, tendo como cancelados: Kowloon’s Ball Parade (Já cancelado), NERU, Red Hood e mais um quarto mangá. Em décimo terceiro lugar tivemos Ame no Furu, que estava já contando seus dias e terminou sendo cancelado nessa edição.
Em último lugar tivemos Red Hood, que será cancelado em breve: A série teve uma recepção HORRÍVEL. Os japoneses gostaram do primeiro capítulo, porém a partir do segundo, os seus votos só foram piorando, atualmente a série só recebe pedrada. A realidade é que o autor errou em passar tantos capítulos na vila, acabou afastando muitos leitores.