Um possível sucesso estrondoso?
Escrito por Leonardo Nicolin
Revisado por Luís Garrido
Weekly Shounen Jump #32 (12/07/2021)
Ao no Hako c13 (Capa e Pagina Colorida de Abertura)
01 – Dr. Stone c204
02 – Nige Jouzu no Wakagimi c24
Neru: Bugei Dougyou c02 (Pagina Colorida)
03 – Mashle c70
04 – Undead Unluck c71
Boku no Hero Academia c319 (Pagina Colorida)
Red Hood c03
05 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c90
Hakai Sareta Gensupu (Pagina Colorida, One-shot de Jun Harukawa)
06 – Black Clover c299
Boku to Roboco c49 (Pagina Colorida, Aniversario 1 Ano)
07 – Sakamoto Days c31
08 – Koukousei Kazoku c46
09 – Hakaishin Magu-chan c51
10 – Ayakashi Triangle c52
Takkyuu Guy (One-shot de Ippei Gotou)
11 – Witch Watch c22
12 – Ame no Furu c12
Em primeiro lugar tivemos Dr. STONE, que era o favorito para a medalha de ouro e não decepcionou. A série venceu a batalha contra Nige Jouzu no Wakagimi e Black Clover, faturando assim a posição mais alta na tabela. Em segundo lugar tivemos exatamente Nige Jouzu no Wakagimi que vendeu 32 mil cópias em uma semana, resultado parecido ao primeiro volume de Ayakashi Triangle. Porém sabemos que nessa semana tivemos um Ranking Oricon mais fraco, todas as series venderam em média, 10 mil copias a menos.
Por isso, eu diria que em uma situação normal, Nige Jouzu no Wakagimi teria vendido entre 40 e 44 mil copias, um ótimo resultado inicial que coloca a serie como o novato mais promissor da revista nos últimos anos. De qualquer modo vender 32 mil copias em três dias é sempre um resultado espetacular que deve ser comemorado.
Em terceiro lugar tivemos MASHLE, que é o favorito para ser o próximo mangá a ganhar um anime. Nessa disputa também tem Ayakashi Triangle e Yozakura-San, mas vendo a necessidade de um grande sucesso por parte da revista, e também as boas vendas de MASHLE, acredito que teremos um anuncio assim que a serie completar 2 anos de vida.
Em quarto lugar tivemos Undead Unluck que vendeu 18 mil copias em 3 dias. Esse é seu segundo volume consecutivo que é prejudicado por uma semana no qual, em geral, os japoneses não compraram volumes. Porém cair de 28 mil a 18 mil é uma grande diferença, se usarmos a regra dos 10 mil a série simplesmente esta estagnada em vendas, o que é péssimo. São já 3 ou 4 volumes que Undead Unluck vende a mesma quantidade, se diminuirmos um pouco a previsão e somarmos 7 ou 8 mil copias, significa que a serie teve uma queda em vendas. Complicado.
Em quinto lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, que vendeu somente 13 mil copias. A serie entra no mesmo caso de Undead Unluck; sim tivemos uma semana ruim, mas as vendas são mesmo assim muito baixas. São dois volumes consecutivas que tanto Yozakura quanto Undead vendem bem abaixo do esperado, e não conseguem com o passar das semanas alcançar números realmente bons. Sabemos que ambas as series podem MUITO mais do que estão apresentando. Tanto Yozakura quanto Undead deveriam ter vendido acima de 20 mil copias nessa semana ruim.
Em sexto lugar tivemos Black Clover, que levando em conta a ausencia de Boku no Hero Academia, Jujutsu Kaisen e ONE PIECE, a série conquistou uma posiçao baixa. Eu esperava um TOP 5 – Contudo da para perceber que os editores estão cada vez mais dispostos em divulgar os novatos: as capas e ótimas colocações para Ao no Hako, MASHLE, Nige Jouzu no Wakagimi são as provas. Em sétimo lugar tivemos Sakamoto Days, que entre os novatos pode não ser um protagonista, porem mesmo assim tem um bom rendimento ao interno na revista.
Em oitavo lugar tivemos Kokosei Kazoku que continua sobrevivendo, principalmente por causa da sua popularidade interna. Para séries de comédia com poucas páginas por capítulo as vendas importam, mas não é um elemento decisivo. Se nascer uma serie de comedia que venda mais e que tenha uma melhor popularidade interna certamente Kokosei Kazoku será cancelado, mas enquanto isso não acontece suas vendas são mais que suficientes para os editores. O mesmo vale para Hakaishin Magu-Chan, que mesmo assim corre um pouco mais de risco.
Em décimo primeiro lugar tivemos Ayakashi Triangle, que continua estagnada em vendas e já deve preocupar os editores: vale a pena divulgar uma série que independente da publicidade não consegue aumentar suas vendas levando em consideração a situação da revista? Ainda sim, acredito que eles devem continuar divulgando Ayakashi por mais um tempo, porém essa divulgação deve ser ponderada. Séries como Ao no Hako, Nige Jouzu no Wakagimi e Mashle merecem maior destaque. Já as séries que ainda vendem menos que a comédia romântica de Kentaro Yabuki, devem receber sim um destaque inferior.
Em decimo segundo lugar tivemos WITCH WATCH, que esta fazendo uma grande homenagem para Sket Dance e esta conquistando posições ruins atrás de posições ruins, tendo somente algumas boas colocações esporadicamente. Corre risco de cancelamento? Confio em suas vendas e sua popularidade, mas não posso garantir a sobrevivência de Witch Watch. Vamos ver as posições da serie nas próximas semanas. Em ultimo tivemos Ame no Furu, que será cancelada.