Que comece a Superweek!
Em primeiro lugar tivemos Dr. STONE, que pode se tornar o mangá com mais primeiras colocações em 2021, por causa do “Hiato” de Jujutsu Kaisen. É interessante perceber quanto os editores apostam alto na série. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que agora não é mais o mangá que mais vende na revista: Jujutsu Kaisen conseguiu superar a série de piratas em vendas. Isso significa que ONE PIECE é menos popular? Não, primeiro, o ápice de ONE PIECE em vendas, foi de quase 4 milhões de cópias em um único volume, por isso, Jujutsu Kaisen ainda teria que dobrar suas venda.
Em terceiro lugar tivemos justamente o tão comentado “Jujutsu Kaisen“, que vai entrar em HIATO: O que isso significa? É bem simples, a saúde do autor ainda está bem precária, por isso é melhor realizar uma pausa (de teoricamente 1 mês) para ver se consegue se recuperar. É importante dizer que isso não significa que após esse mês, o Gege Akutami está curada: Talvez mais pausas podem ser necessária. No pior dos casos, pode ser que a pausa seja extendida. O que queremos evitar é que aconteça um “EFEITO HUNTER X HUNTER”, no qual a saúde do autor se deteriora tanto, que leve a grandes hiato, ou até mesmo uma transferência, como aconteceu com World Trigger.
Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que tem TUDO para ser o primeiro colocado na próxima TOC, já que Jujutsu Kaisen, ONE PIECE estarão ausente, e Dr. Stone vai estar recebendo uma “Página Colorida”. Os outros favoritos? Com certeza são Black Clover e Nige Jouzu no Wakagimi. Os editores podem optar, ao invés de seguir a estrada lógica e previsível, que é dar a medalha de ouro para Boku no Hero Academia, podem seguir a estrada mais inovativa e dar um desses outros dois mangás. Vamos ver na próxima semana. Em quinto lugar tivemos Ao no Hako, que continua recebendo ótimas colocações. Eu tenho quase certeza que essas posições da série são reais, porém, é sempre útil esperar o décimo primeiro capítulo.
Em sexto lugar tivemos MASHLE, que na próxima semana será capa da revista: Decisão corretíssima pelos editores, que devem continuar a divulgar intensamente essa série que está tendo ótimos aumento em vendas e também uma boa popularidade interna. MASHLE tem tudo para se tornar uma série com um público grande, talvez possa ter uma popularidade similar à aquela de ONE PUNCH-MAN, por isso, vender acima de 500 mil cópias por volume. Tudo depende de um bom anime e também de uma boa campanha publicitária por parte da Weekly Shonen Jump. Em sétimo lugar tivemos Boku no Roboko, que por enquanto, não tem o potencial comercial de MASHLE. É uma série, que mesmo que consiga sobreviver ao longo dos meses e anos, muito provavelmente não irá receber um anime complexo ou com um grande destaque na mídia, contudo é uma ótima série para agregar conteúdo na revista.
Em oitavo lugar tivemos Ame no Furu, que eu não consigo ver a série tendo uma real boa recepção, levando em conta como os fóruns japoneses recepcionaram negativamente a série. Por isso, em no máximo 5 edições, estará sendo classificada na sua real posição: As últimas três colocações. É muito provável que os editores só comecem a classificar mal a série, assim que a nova leva estrear. Como a estreia é prevista para a WSJ #30, eu diria que então, entre a WSJ #30 e #32, veremos as reais posições tanto de Ame no Furu (que devem ser baixa) quanto de Ao no Hako (que podem ser altas). Em nono lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, que pode almejar o TOP 5 na próxima semana, por causa da ausência de tantas séries que constantemente estão na cinco primeiras colocações (no caso, três séries ausentes).
Em décimo lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan, que só está esperando o seu momento para ser cancelado: Eu realmente vejo muito difícil a série conseguir sobreviver a próxima leva. Tanto Magu-Chan quanto Kokosei Kazoku, que está na décima primeira colocação, estão correndo um grande risco. A diferença é que parece que Kokosei Kazoku tem uma popularidade interna maior (digo parece, pois não temos dados que comprovem minha afirmação). Os dois tem vendas ruins: Hakaishin Magu-Chan vende quase 6 mil cópias em três dias e Kokosei Kazoku vende 3 mil cópias, números extremamente baixos.
Porém, a realidade é que esses dois mangás se mantiveram vivos por terem uma boa popularidade interna, mas principalmente, por terem mangás em situações PIORES. Nunca foram prioridade dos editores. Em nenhum momento os editores planejaram transformar ambas as séries em um grande sucesso (aproveitaram a permanência delas para continuar divulgando, quem sabe não conseguiam aumentar a popularidade), mas dúvido, que tinham uma grande expectativa, como por um tempo chegamos a pensar.
Em décimo segundo lugar tivemos Undead Unluck, que continua recebendo posições baixas: É aquela coisa, claramente a série não está na prioridade dos editores quando o assunto é o “futuro da revista”. Entretanto, não estar na prioridade não significa que não tenha um bom potencial, por exemplo Kimetsu no Yaiba não era prioridade, mas mesmo assim se tornou um grande sucesso. Chainsaw-man inicialmente não era prioridade, mas se tornou um grande sucesso. Já outras séries, como Yakusoku no Neverland, Boku no Hero Academia e Jujutsu Kaisen sempre foram prioridades. Então, mesmo estando em posições mais baixas, Undead Unluck ainda pode ganhar um bom anime e explodir em vendas.
Em décimo terceiro lugar tivemos WITCH WATCH, que demonstrou que merece estar na revista: A série vendeu 15 mil cópias em três dias, um resultado ótimo, superando inclusive Sakamoto Days que vendeu 14 mil cópias no seu segundo volume. Agora é o momento dos editores também começarem a apostar em WITCH WATCH, que como eu disse, era quase certo que não iria vender acima de 20 mil cópias, mas mesmo assim não decepcionou. Quem sabe Witch Watch não receba uma capa no lançamento do seu segundo volume, eu acharia totalmente merecido e coerente.
As três últimas colocações restaram com Kowloon’s Ball Parade, Shakunetsu no Nirai Kanai e I Tell C, respectivamente. As três séries serão canceladas nas próximas edições, começando com Shakunetsu no Nirai Kanai que vai terminar já na próxima Weekly Shonen Jump. Por isso já na próxima semana podemos esperar o anúncio das três novas séries, que eu espero que sejam todas de altíssima qualidade, com algum autor veterano retornando. É também interessante notar que Shakunetsu no Nirai Kanai vai ser a primeira série da leva de Junho de 2020 a ser cancelada. Todos os mangás da leva ainda não convenceram em vendas, mas é curioso ver quanto está durando os mangás dessa leva.
SUPERWEEK
Vou realizar um experimento essa semana (a SUPERWEEK será modificada). Vou lançar algumas críticas relacionados aos volumes da Weekly Shonen Jump lançados nesse mês, dependendo da audiência pode ser um projeto que vai continuar. A SUPERWEEK dessa vez será:
Hoje: TOC Weekly Shonen Jump
Sábado (12/6): Ranking Oricon
Domingo (13/6): Crítica Volume 16 de Jujutsu Kaisen
Segunda (14/6): Votação & Crítica Volume 1 de Witch Watch
Terça-Feira (15/6): Crítica Volume 1 e 2 de Sakamoto Days
Quarta-Feira (16/6): TOC Jump SQ
Quinta-Feira (17/6): TOC Weekly Shonen Jump
Sexta-Feira (18/6): Ranking Oricon
Sábado (19/6): Crítica Arco de Shibuya de Jujutsu Kaisen
Domingo (20/6): Crítica Volume 1 de Kowloon’s Ball Parade
Adiado: Retrospectiva 2002 Parte 2 e Crítica de Ao no Hako.
As críticas do Volume, que é um quadro que eu quero testar, seria um modo de realizar uma crítica dos capítulos da cada série, mas não de modo individual. A matéria seria dividida em dois tópicos: A minha crítica sobre os capítulos e a recepção dos japoneses (O que os japoneses acham desses capítulos e as vendas do volume). Se esse quadro tiver uma boa audiência, pode se tornar fixo.
AVALIE OS CAPÍTULOS DA WSJ #27
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem ler a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação) e também para que nos comentários possam comentar os capítulos da semana (Ler as regras). Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 4 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 4 até 10.
4 – Capítulo péssimo
5 – Capítulo ruim
6 – Capítulo mediano
7 – Capítulo bom
8 – Capítulo ótimo
9 – Capítulo Fantástico
10 – Capítulo Espetacular e muito memoravel
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #27.
PARA VOTAR NA WSJ #27, CLIQUE AQUI!