Finalmente o aniversário de Jujutsu!
Weekly Shounen Jump #26 (31/05/2021)
Jujutsu Kaisen c150 (Capa, Página Colorida de Abertura, Aniversário de Três Anos , Segunda Pesquisa de Popularidade)
01 – One Piece c1014
02 – Boku no Hero Academia c314
03 – Black Clover c294
04 – Nige Jouzu no Wakagimi c18
Undead Unluck c65 (Página Colorida, Primeira Pesquisa de Popularidade)
05 – Sakamoto Days c25
06 – Dr. Stone c198
Ame no Furu c06
07 – Koukousei Kazoku c40
Roku to Yuki (Página Colorida, One-shot de Midorimizu Tou, 47 páginas)
Ao no Hako c07 (Página Colorida)
08 – Mashle c64
09 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c84
10 – Boku to Roboco c43
11 – Ayakashi Triangle c46
12 – Hakaishin Magu-chan c45
13 – Witch Watch c16
Natsu ga Kite Bokura (One-shot de Kanata Oomori)
14 – Shakunetsu no Niraikanai c44
15 – Kowloon’s Ball Parade c15 (23 páginas)
16 – I Tell C c17
Ausente: Hunter × Hunter c391 (Hiatus)
Weekly Shonen Jump #27 (07/06/2021)
Capa e Página Colorida de Abertura: Black Clover
Página Colorida: –
Depois de duas semanas de ausência por motivos pessoais, aqui estou de volta, com mais uma análise da TOC. Gostaria de começar com os mangás não ranqueados: Tivemos capa para Jujutsu Kaisen, que postecipou essa capa por várias semanas, provavelmente por causa da saúde frágil do autor. Também tivemos página colorida para Undead Unluck, que continua sua escalada para o sucesso, e para Ao no Hako, que parece ter tido uma boa recepção: A cada capítulo, o número de pessoas que gostam da série aumentam. Por isso, se no primeiro capítulo tivemos mais gente que gostava, mas um grupo de “odiadores” que podiam fazer um bom de barulho, esse número, cada capítulo, diminuiu, consolidando a série como um sucesso. Eu não vejo Ao no Hako sendo cancelado nos próximos quatro meses.
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE – não vai bastar duas semanas de ausência minha para a série deixar de ser o “Rei dos Piratas”, no minimo, terei que estar nos próximos cinco anos ausente -. O mangá ainda tem muitos anos a serem vividos (mesmo estando preste a entrar no seu último arco), o que dar uma margem de respiro para a revista. A Weekly Shonen Jump ainda tem cinco anos para formar uma revista equilibrada, que não sinta de modo agressivo, o impacto do encerramento de One Piece. Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que certamente não estará na revista quando a série de Oda terminar, mas isso não significa que o autor não estará: Talvez tenhamos um novo mangá de Horikoshi na Line-Up.
Em terceiro lugar tivemos Black Clover que vai ganhar sua segunda capa do ano, o que significa que a próxima leva não vai estrear na próxima edição (Eu acredito que teremos uma nova leva ainda junho, por isso, entre a Edição #28 e #30). Black Clover pode nunca ter se tornado um pilar da revista, porém, não deixa de ser uma série relevante tanto para a revista quanto para o mercado MUNDIAL de mangás. Com vendas sólidas, popularidade alta, o mangá conseguiu marcar a vida de muitas pessoas e merece o respeito por isso. Quatro dos três principais mangás Battle-Shounen estão preste a terminar (Jujutsu Kaisen, Black Clover e Boku no Hero Academia), por isso nos próximos dois anos, os editores devem apostar mais nesse gênero.
Em quarto lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que continua incrivelmente popular entre os japoneses. É muito provavelmente que suas vendas sejam explosivas, dando um ar de respiro que a revista realmente precisa: A temática histórica está despertando o interesse de muitos leitores, e serei sincero, a cada capítulo, a série consegue melhorar a sua qualidade. Nige Jouzu no Wakagimi pode ter a maior venda em um primeiro volume desde Jujutsu Kaisen. O seu primeiro volume será lançado no dia 2 de julho. Em quinto lugar tivemos Sakamoto Days, que na próxima semana lança seu segundo volume, para a série se estabelecer na revista, precisa aumentar suas vendas.
Em sexto lugar tivemos Dr. STONE, que deve receber uma página colorida pelo seu capítulo 200, mas não uma capa (Se receber já uma outra capa, eu ficaria realmente CHOCADO). Em sétimo lugar tivemos Koukousei Kazoku, que estou curioso para saber se esse aumento de popularidade foi simplesmente interno ou também será traduzido em vendas: Desde que o autor começou a dar um foco maior no pai, Koukousei Kazoku teve realmente uma melhoria nas posições da TOC e agora não corre nenhum risco de cancelamento. Não significa que a série não possa ser cancelada daqui à alguns meses, não é isso, é que teremos uma nova leva muito em breve e quase certamente Koukousei Kazoku não será cancelado.
Em oitavo lugar tivemos MASHLE, que enquanto os demais mangás não deslancham em vendas, continua sendo a série sem anime, com maior potencial comercial. Inclusive, eu acho que os editores deveriam criar um “Hype” maior em relação ao mangá, como já estão fazendo com Nige Jouzu no Wakagimi, colocando-o constantemente nas primeiras colocações: MASHLE deveria ser tratado como um mangá que está para se tornar pilar, mesmo que nunca se torne realmente um. Ás vezes não é importante a sua verdadeira intenção, mas sim, o que o público pensa que a sua intenção é, por isso, se o público acreditar que MASHLE poderá se tornar um pilar, o “hype” em torno a série aumentará.
Em nono lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, que para alegria geral da nação, recebeu uma capa na minha ausência. Sinceramente, era mais do que na hora, pois a série mesmo não entregando vendas boas (digo e repito, as vendas de Yozakura-San ainda são ruins), estão acima da média da revista atual. O mangá também já tem mais de 1 ano de vida, então, os editores TINHAM que dar uma capa para a série: Levando essa situação de crise que estamos vivendo, Yozakura-San está fazendo um bom trabalho. Quem sabe com um anime, suas vendas não consigam deslanchar, superandou a marca de 100 mil ou até mesmo 200 mil cópias por volume.
Em décimo lugar tivemos Boku no Roboko, que está para completar 1 ano de vida, mas com as vendas atuais, não deve conseguir alcançar 2 anos de vida. A série tem uma boa popularidade interna e isso é muito importante, mas se os editores encontrarem novas séries, no qual tenha uma boa popularidade interna e também vendas boas, a verdade é que tanto Magu-Chan quanto Boku no Roboko vão acabar sendo canceladas.
Em décimo primeiro lugar tivemos Ayakashi Triangle, tivemos Ayakashi Triangle, que não corre risco de cancelamento, mas se o anime não estrear mais cedo que o devido, pode acabar correndo risco nos próximos meses. Tudo depende mais da capacidade dos editores em achar novas séries de sucesso: Certamente Ayakashi Triangle não está em uma situação horrível, as vendas de Koukousei Kazoku, Hakaishin Magu-Chan, Boku no Roboko e Sakamoto Days são piores, por isso esses cinco mangás correm bem mais risco, contudo, isso não significa que os números estagnados de Ayakashi Triangle estejam agradando os editores, pois provavelmente não estão.
Em décimo segundo lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan, que tem grandes chances de ser cancelado na leva de Setembro-Outubro, principalmente se Ao no Hako realmente tiver sido um sucesso. Eu vejo, atualmente, a salvação da série um caso muito improvável, somente um “milagre” em vendas poderia retirar a série da mira, mas vendo as vendas dos seus últimos volumes, esse aumento milagroso provavelmente não vai acontecer (mesmo que eu amaria se acontecesse, Magu-Chan é uma série maravilhosa). Em décimo terceiro lugar tivemos WITCH WATCH, que recebeu uma colocação horrível. Aproveito para jogar um balde de água fria em vocês: Sim, Witch Watch teve uma boa recepção, mas como as outras comédias, não devem ter um começo de vendas explosivo (mesmo que eu ache que será melhor, que por exemplo, Sakamoto Days). Não esperem mais de 20 mil cópias na primeira semana.
As últimas três colocações restaram com Shakunetsu no Nirai Kanai, Kowloon’s Ball Parade e I Tell C, os três mangás que serão cancelados na próxima leva, que deve estrear nesse mês de Junho. Sim, eu realmente acho que teremos três novas séries estreando, sendo uma delas, provavelmente de um autor veterano. Porém, eu gostaria de dizer uma coisa sobre Shakunetsu No Nirai Kanai: Eu sei que seria bem melhor que a série tivesse durado vários volumes, porém, levando em consideração o início problemático do mangá, até bom que tenha conseguido alcançar quase um ano de vida. Eu acho que, até mesmo derrotada, a série vai sair da revista com um pequeno gosto de vitória. É uma vitória na derrota.
AVALIE OS CAPÍTULOS DA WSJ #25
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem ler a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação) e também para que nos comentários possam comentar os capítulos da semana (Ler as regras). Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 4 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 4 até 10.
4 – Capítulo péssimo
5 – Capítulo ruim
6 – Capítulo mediano
7 – Capítulo bom
8 – Capítulo ótimo
9 – Capítulo Fantástico
10 – Capítulo Espetacular e muito memoravel
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #26.
PARA VOTAR NA WSJ #25, CLIQUE AQUI!