Capa com somente 15 capítulos!
Weekly Shonen Jump #23 (10/05/2021):
Nige Jouzu no Wakagimi c15 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Dr. Stone c195
02 – One Piece c1012
03 – Boku no Hero Academia c311
04 – Witch Watch c13
Sakamoto Days c22 (Página Colorida)
05 – Mashle c61
06 – Black Clover c292
Dai Tokyo Oniyome-den (Página Colorida, One-shot de Nakama Tadaichi)
07 – Boku to Roboco c40
08 – Undead Unluck c62
Ame no Furu c03 (23 Páginas)
Ao no Hako c04
09 – Hakaishin Magu-chan c42
10 – Koukousei Kazoku c37
11 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c81
12 – Ayakashi Triangle c43
Yashatsu Baki (One-shot de Genki Ono)
13 – I Tell C c14
14 – Shakunetsu no Niraikanai c41
15 – Kowloon’s Ball Parade c12
Ausentes: Jujutsu Kaisen c148 e Hunter × Hunter c391 (Hiato)
Em primeiro lugar tivemos Dr. STONE, que já recebeu QUATRO CAPAS em 2021, um número igual à One Piece. É realmente um resultado espetacular, que nos leva a perguntar o motivo pelo qual os editores estão apostando tanto no mangá. Vou explicar: Primeiro. mesmo quando suas vendas estavam estagnadas, Dr. STONE continuava a receber um bom destaque por parte dos editores (eu até criticava a insistência em relação a série, que se tornou justificável levando em conta que os demais mangás iam terminar). Agora que a série finalmente começou a aumentar suas vendas, esse apoio que era já grande, aumentou muito. Os editores estão cada vez mais confiantes que divulgar Dr. STONE poderá resultar em maiores vendas. Dúvido que esperem que a série se torne um pilar, ninguém espera disso, mas é inegável que o anime e as divulgações estão dando retorno financeiro.
Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que continua soberano na revista: Sim, Jujutsu Kaisen já o superou em vendas por volume, porém isso não significa que Jujutsu Kaisen seja mais relevante para a revista. ONE PIECE ainda tem mais 4 a 6 anos de vida (talvez um pouco mais, dependendo do ritmo de Oda, que deveria ter terminado esse arco no ano passado), já Jujutsu Kaisen deve terminar daqui a 2 à 3 anos, por isso, a longo prazo, a série de piratas ainda é mais relevante para a revista. O substituto de ONE PIECE? Certamente não é nenhum dos mangás que estão na revista atualmente.
Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que também, como Jujutsu Kaisen, está caminhando para o seu encerramento, porém não sabemos quando: Pode ser no próximo ano, como pode ser daqui a três anos. É um mistério. Em quarto lugar tivemos Witch Watch que está tendo um grande apoio editorial, mesmo que não chega à ser no nível de Nige Jouzu no Wakagimi (que essa semana recebeu uma incrível capa em comemoração ao seu sucesso). Eu acho que Witch Watch, mesmo tendo boas colocações, terá um início em vendas lento, como acontece com a maioria dos mangás da revista atualmente.
Em quinto lugar tivemos MASHLE, que parece que vendeu menos nessa semana no Ranking Oricon, mas não é o caso: O Japão está em estado de emergência, o que pode estar resultado em menos pessoas sainda de casa para comprar os volumes (aumentando assim as vendas na Amazon, que não é contada no Ranking Oricon). Esse então, é praticamente um mês jogado “FORA”, no qual não temos nenhum resultado revelante para a maioria das séries da Weekly Shonen Jump. Em sexto lugar tivemos Black Clover, que vai estar ausente na próxima semana. Eu gosto de como a revista desde 2020 está crianndo uma “rotação” entre as séries veteranas: Cada semana um mangaká realiza uma pausa, diminuindo assim o peso nas costas deles. São raras as edições que temos todos os vinte mangás.
Em sétimo lugar tivemos Boku no Roboko, que não será cancelado em 2021, provavelmente. A próxima leva deve estrear na última semana desse mês ou na primeira do mês que vem, contudo os três mangás cancelados já estão decididos. Depois disso, na leva sucessiva (que deve estrear entre Agosto e Outubro), os editores provavelmente irão priorizar cancelar outros mangás que vendem menos que Boku no Roboko, como por exemplo Hakaishin Magu-Chan e Kokosei Kazoku. Teremos também ver se ao menos um desses dois mangás irá se tornar um sucesso: Ame no Furu ou Ao no Hako. Deste modo, é improvável que esse ano vejamos Boku no Roboko sendo cancelado. Em oitavo lugar tivemos Undead Unluck, que continua em uma situação confortável da revista, porém espero que antes de um anime, a série consiga vender acima de 100 mil cópias em 1 mês.
Em nono lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan que recebeu página colorida. Isso significa que a série está salvo da leva de Agosto – Outubro? De nenhum modo, a série juntamente com Kokosei Kazoku e Ame no Furu ainda são os favoritos para serem cancelados, mas antes dessa leva chega, o mangá ainda vai lançar mais um volume, então, nada melhor do que continuar investindo na série, dando algumas páginas coloridas. Quem sabe, não tenhamos um aumento em vendas no próximo volume? Uma coisa é certa, para a leva de Maio-Junho, certamente a nossa querida comédia não será cancelada. O mesmo vale para Kokosei Kazoku, que restou em décimo lugar. Talvez a única diferença, é que provavelmente Kokosei Kazoku estava previsto para ser cancelado em maio, levando suas posições alguns meses atrás, CONTUDO, deve ter tido um aumento de popularidade, salvando-o do cancelamento.
Em décimo primeiro lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, que muitos reclamam de não receber uma capa: Eu realmente acho que está no momento de dar uma capa para o mangá, porém depois da capa de Jujutsu Kaisen… O mangá não recebe uma página colorida há meses. Só Shakunetsu no Nirai Kanai está em uma “seca maior”, porém talvez essa ausência de páginas ocloridas ou capas por parte de Jujutsu Kaisen, seja por causa da doença do autor. Se for esse o caso Yozakura-San bem que já poderia receber uma capa na Edição #25. Porém, os editores talvez não acham que a série venda o suficiente para merecer tal regalia. Em décimo segundo lugar tivemos Ayakashi Triangle, que eu não tenho certeza de quanto está seguro: A série está há muito tempo sem receber uma página colorida, o que é realmente preocupante. Talvez os editores não estão nem um pouco satisfeitos com o modo pela estagnação das suas vendas.
As últimas três colocações ficaram com I Tell C, Shakunetsu no Nirai Kanai e Kowloon’s Ball Parade. Os três mangás devem ser cancelados na próxima leva, por isso estão já nos seus capítulos finais: O único que tem uma pequena chance de se salvar é justamente Shakunetsu no Nirai Kanai. No caso os editores decidam estrear duas séries, ao invés de três, provavelmente escolheriam salvar Shakunetsu no Nirai Kanai, ao invés dos outros dois mangás. Mas eu acho improvável que isso aconteça, os três provavelmente serão cancelados.