Yozakura-San superando Undead?
Weekly Shonen Jump #21-22 (26/04/2021)
Capa: Heróis da Shonen Jump
Página Colorida de Abertura: ONE PIECE c1011
1 – MASHLE c60
2 – Jujutsu Kaisen c147
3 – Dr. STONE c194
4 – Black Clover c291
Ame no Furu c02 (Página Colorida)
5 – Nige Jouzu no Wakagimi c14
6 – Yozakura-San Chi no Daisakusen c80
Boku no Hero Academia c310 (Página Colorida)
Ao no Hako c03
07 – WITCH WATCH c12
Peko Peko no Yamai (One-Shot de Watanabe Shintei)
08 – Boku no Roboko c39
09 – Sakamoto Days c21
10 – Kokosei Kazoku c36
11 – Undead x Unluck c61
12 – Ayakashi Triangle c42
13 – Hakaishin Magu-Chan c41
Sunny Side (One Shot de Saezu Yuuto)
14 – Kowloon’s Ball Parade c11
15 – Shakunetsu no Nirai Kanai c40
16 – i tell c c13
Ausente: Hunter x Hunter (Hiato)
Weekly Shonen Jump #23 (10/05/2021)
Capa e Página Colorida de Abertura: Nige Jouzu no Wakagimi
Página Colorida: Sakamoto Days, Dai Tokyo Oniyome-den (One-Shot)
Ausente: Jujutsu Kaisen, Hunter x Hunter (Hiato)
Com um grande soco nos oponentes, MASHLE conquistou a primeira colocação na TOC pela sua primeira vez: É uma grande conquista para um mangá que não está decepcionando em vendas. A série deve conseguir superar Black Clover antes mesmo de ganhar um anime, e quem sabe, até mesmo Dr. STONE. Os editores, inclusive, já devem estar planejando o seu anime (quem sabe, já não escolheram o estúdio que irá adaptar a obra), então este é justamente o momento no qual MASHLE deve começar a ser tratado como um dos “monstros da revista”, para atrair cada vez mais a atenção da mídia e também do público. O seu anime deve estrear com um “HYPE” digno de Jujutsu Kaisen.
Em segundo lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que não vai receber ainda sua capa de aniversário, algo muito estranho: Os editores estão adiando demais o aniversário de um dos principais pilares da revista. Outra informação interessante é que Jujutsu Kaisen está desde a edição #09 sem ganhar uma página colorida, somente Kokosei Kazoku e Shakunetsu no Nirai Kanai estão a mais tempo sem ganhar página colorida. Em compensação, a série está praticamente FIXA nas duas primeiras colocações da TOC, algo muito positivo. – Lembrando que na próxima semana edição, que chegará daqui a 2 semanas, o mangá vai estar AUSENTE. Motivo? Provavelmente a saúde do autor, o que pode também explicar a baixa quantidade de páginas coloridas.
Em terceiro lugar tivemos Dr. STONE, que continua sendo a quarta força da revista, já que vende mais que Black Clover, porém menos que Boku no Hero Academia. É uma situação confortável para a série que quase certamente terá mais uma temporada do seu anime (que também é um sucesso comercial): Lembrando que a série atualmente está passando por uma reviravolta que pode tanto estender muito a série, mas também pode ser a entrada para uma última saga. Por isso quanto mais capítulos Dr. STONE terá, é ainda um mistério.
Em quarto lugar tivemos Black Clover, que por mais que tenha suas vendas estagnadas, se encontra em uma situação confortável – Eu não vejo o roteiro do mangá melhorando suas vendas, pois isso é algo muito raro de se acontecer. Normalmente uma série aumenta suas vendas por causa de acontecimentos esternos ao mangá, como por exemplo uma nova temporada do anime OU o lançamento de um filme. Como não temos previsões para novos episódios de Black Clover, eu diria que podemos só esperar que o filme da série seja um grande sucesso comercial, aumentando assim suas vendas no Japão.
Em quinto lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que continua mostrando o motivo pelo qual o Yuusei Matsui é considerado um dos maiores autores da história: A série vai ganhar mais uma capa na próxima edição, consolidando a boa recepção que já tinhamos visto nas TOCs passadas e também na minha matéria semanal de recepção do público japonês. Ainda é cedo para dizer quanto Nige Jouzu no Wakagimi irá vender, porém, eu diria, vendo a propaganda e a alta quantidade de visualizações recebidas na Shonen Jump +, que podemos esperar grandes resultados por parte da série, que está se desenhando como um dos principais sucessos de 2021.
Em sexto lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, que está em uma posição privilégiada na capa: Está ao lado de Undead Unluck e MASHLE – O que isso significa? Os editores veem Yozakura-San como um dos principais mangás da revista, mesmo tendo vendas consideradas “ruins”. O motivo desse apoio, não é a ótima qualidade do mangá, que até pode estar entregando capítulos ótimos, contudo, os editores nunca levam isso em consideração no momento de divulgar uma série. Eu acredito que o motivo seja um anime que está a vir: Eu acho a arte de Yozakura-San muito bom e uma animação pode realçar muitas das cenas lindíssimas da série. Contudo, a série sofre de um problema: Mesmo tendo uma boa recepção interna, suas vendas ainda não engrenaram: O anime deste modo deve encontrar um modo de transformar uma série que tem dificuldades comerciais, um grande sucesso em vendas.
Em sétimo lugar tivemos WITCH WATCH, que continua sua caminhada para o sucesso: É importante dizer que a recepção nós fóruns e sites japoneses (2chan, Matome e Animesoku) ainda está sendo muito positiva, mesmo não chegando aos pés do sucesso de Nige Jouzu no Wakagimi, por exemplo. Então, eu acredito que a série terá um bom resultado comercial, acima de muitas das séries que estão na revista atualmente. Não espero que o primeiro volume venda acima de 40 mil cópias em 1 mês, mas espero que venda acima de 20 mil cópias. Em oitavo lugar tivemos Boku no Roboko, que mesmo não tendo grandes vendas, está melhor que muitos outros mangás da revista. Por enquanto está a salvo.
Em nono lugar tivemos Sakamoto Days, que irá receber na próxima edição, mais uma página colorida. Bom, eu disse que os editores ainda não tinham que desistir da série, e fico feliz em saber que realmente seguiram os meus conselhos (pois obviamente, toda a equipe editorial da revista frequenta o Analyse It). O primeiro volume vendeu abaixo do esperado para NÓS leitores, mas mesmo assim teve uma reimpressão, o que significa que os editores já esperavam que Sakamoto Days vendesse menos de 20 mil cópias. Eu acredito que teremos um aumento gradual em vendas para a série, que pode se tornar um monstro em vendas somente após o quarto ou quinto volume, antes, acho bem complicado.
Em sexto lugar tivemos Kokosei Kazoku, que está em um arco de esporte muito divertido. Eu acho que desde que começou esse arco, a sua popularidade aumentou, e é justamente por isso que os editores decidiram dar uma segunda chance para a obra: O autor, que já lançou um sucesso no passado (Isobe Isobee Monogatari) tem um ótimo timing com a comédia, o que deve acabar dando ainda mais confiança aos editores: Kokosei Kazoku pode acabar se salvando. Em décimo primeiro lugar tivemos Undead Unluck que está um pouco atrás de Yozakura-San no Chi no Daisakusen, porém está mais central, por isso eu colocaria as duas séries no mesmo patamar, o que já uma derrota para UxU que por vender mais e por ser um Battle-Shounen mais tradicional, deveria estar bem acima de Yozakura-San. É claro que os editores acreditam mais em Yozakura-San que Undead, por enquanto.]
Em décimo segundo lugar tivemos Ayakashi Triangle, que começa a ser esquecido pelos editores: Talvez suas vendas estagnadas está levando os editores a não quererem mais apostar tanto assim na série. A atenção, deste modo, acabou sendo destinada para outras séries: Nige Jouzu no Wakagimi, Witch Watch, Boku no Roboko e Sakamoto Days são séries mais jovens e que estão recebendo mais páginas coloridas e mais atenção editorial que Ayakashi Triangle. Isso não significa que a série ecchi será cancelada, em curto prazo Ayakashi Triangle está a salvo, pois tem muitos outros mangás, como Boku no Roboko, Hakaishin Magu-Chan, Shakunetsu no Nirai Kanai, Sakamoto Days, Kokosei Kazoku e Yozakura-San Chi no Daisakusen.
Em décimo terceiro lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan, que se encontra em uma situação relativamente complicada: Eu não acho que os editores querem mais apostar na série, contudo, ainda não vende mal o suficiente ao ponto de ser cancelado. O que vai acontecer é que, assim que a próxima leva estrear, os veteranos com os piores serão justamente: Hakaishin Magu-Chan e Kokosei Kazoku, por isso, os dois vão entrar na fila da guilhotina. Existe uma possibilidade real que Hakaishin Magu-Chan não chegue vivo no próximo ano. Tudo vai depender diretamente dos novos sucessos da revista.
Os últimos três colocados foram, respectivamente: Kowloon’s Ball Parade, Shakunetsu no Nirai Kanai e i tell c – Os três mangás devem ser cancelados na leva de maio-junho. Talvez Shakunetsu no Nirai Kanai se salve, no caso a leva tenha duas novas séries, ao invés de três. As demais duas séries são cancelamentos certos: Algumas pessoas restaram surpresas pelas séries terem sido canceladas antes do lançamento do volume. A verdade é que ultimamente a Shonen Jump nos mal-acostumou, pois isso era MUITO comum antes de 2018, mas com a chegada do Nakano, as séries começaram a ter mais tempo de vida. Nunca na história da revista as novas séries conseguiram sobreviver por tanto tempo. O cancelamento precoce de Kowloon’s Ball Parade e i tell c, é somente a revista voltando ao seu normal.
AVALIE A WEEKLY SHONEN JUMP #20!
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem ler a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação) e também para que nos comentários possa comentar os capítulos da semana (Ler as regras). Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 4 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 4 até 10.
4 – Capítulo péssimo
5 – Capítulo ruim
6 – Capítulo mediano
7 – Capítulo bom
8 – Capítulo ótimo
9 – Capítulo Fantástico
10 – Capítulo Espetacular e muito memoravel
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #21-22.
PARA VOTAR NA WSJ #20, CLIQUE AQUI!