Mudou de esporte?
Weekly Shonen Jump #19 (12/04/2021)
Ao no Hako (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Kouji Miura, 54 páginas)
01 – Jujutsu Kaisen c145
02 – One Piece c1010
03 – Nige Jouzu no Wakagimi c12
04 – Boku no Hero Academia c308
Dr. STONE c192 (Página Colorida)
05 – Sakamoto Days c19
06 – Black Clover c289
07 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c78
08 – Koukousei Kazoku c34
Witch Watch c10 (Página Colorida)
09 – Mashle c58
10 – Kowloons’ Ball Parade c09
Boku to Roboco c37 (Página Colorida, 19 páginas)
11 – Undead Unluck c59
12 – Hakaishin Magu-chan c39
Happy☆Happy Birthday (One-shot de Nao Momose)
13 – Ayakashi Triangle c40
14 – Shakunetsu no Niraikanai c38
15 – Build King c20 (FIM)
16 – I Tell C c11
Ausente: Hunter x Hunter c391 (Hiato)
–
–
Comentando sobre as duas novas séries: Nessa edição estreou Ao no Hako, que é um mangá de romance com esporte, isso mesmo que você ouviu. O autor, que já tem passagem pela Shonen Magazine, é uma das maiores apostas do ano da revista e por isso as expectativas pelo mangá são altíssima. Tivemos uma pequena mudança em relação ao One-Shot, o protagonista jogava vôlei, por isso, tivemos uma mudança no esporte do personagem. Vamos ver quanto irá influenciar na história. O segundo mangá, que vai chegar na próxima semana, é uma Battle-Gag, gênero MUITO popular na revista ultimamente. Tóquio é invadida por doces e a protagonista deve slavar a cidade com sua arma pirulito. Sim, parece algo bem estranho.
Em primeiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que voltou depois de uma semana de pausa: Tudo indica que a série receberá sua capa de aniversário na edição #23, por isso na edição logo após a pausa. É estranho os editores terem adiado tanto assim sua capa? É, mas já aconteceu no passado com outras séries veteranas, por isso não acho que devemos nos preocupar. Jujutsu Kaisen é o segundo pilar da revista. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que continua sempre nas duas primeiras colocações: A série não será mais o mangá mais vendido do mercado, mas continuará sendo o primeiro pilar da revista. A importância da série vai além das suas simples vendas.
Em terceiro lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, que está recebendo um tratamento digno de “Ansatsu Kyoutshitsu”, como vimos na minha matéria sobre a recepção japonesa, o mangá realmente teve uma boa recepção, por isso os editores tem grande expectativas. Eu não dúvido ver Nige Jouzu no Wakagimi ganhando uma capa ANTES do lançamento do seu volume (que pelo que tudo indica deve ser em junho ou julho). É raro os editores fazerem isso, mas parece que estão realmente apostando alto no mangá, já que, inclusive, vai ganhar uma OUTRA página colorida na próxima edição. Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que também retornou da sua pausa repentina e continua sendo o terceiro pilar da revista. A situação da série na revista parece ser bastante estável.
Em quinto lugar tivemos Sakamoto Days, que apresentou vendas decepcionantes no Ranking Oricon, para a tristeza de muitas pessoas. Tivemos uma semana abaixo do esperado por parte da Weekly Shonen Jump, indicando que os japoneses por algum motivo não foram em massa comprar os volumes, contudo, era esperado Sakamoto Days vender, na pior das hipóteses, 10 mil cópias. A série vendeu abaixo disso, 8 mil cópias, tendo assim um rendimento pior que Honomieru Shounen e um pouco melhor que de Undead Unluck. Vamos ver se nos próximos volumes a série consegue ter um aumento em vendas, ou se será somente mais uma comédia com vendas estagnadas.
Em sexto lugar tivemos Black Clover, que continua entregando ótimos capítulos… Eu vi algumas pessoas respondendo as minhas previsões de vendas dizendo que o ótimo arco de Boku no Hero Academia e Black Clover resultariam no aumento de vendas das duas séries. Então, é importante eu avisar uma coisa: Muito raramente, em uma série com mais de 20 volumes, um bom arco aumenta suas vendas. É bem raro mesmo. Deste modo, é natural que as vendas de Black Clover continuem estagnadas mesmo tendo bons arcos, e pessoal, não se preocupem. Dois anos atrás eu estava preocupado com as vendas da série, mas na situação atual da revista, que está com tão poucas séries vendendo realmente BEM (todas as séries com mais de 5 volumes que vendem abaixo de Ayakashi Triangle vendem mal, essa é a verdade. Série com 5 volumes que não alcança 80 mil cópias em 1 mês vende mal para os padrões HISTÓRICOS da revista), que Black Clover pode até despencar em vendas, que não vai ser cancelado.
Em sétimo lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, que estou com uma pequena sensação que vai conseguir alcançar no próximo volume a marca de 45 mil ou até mesmo 50 mil cópias em 1 mês. Como eu disse, não é um resultado espetacular: Porém, atualmente estamos conseguindo um resultado aceitável para os padrões ATUAIS da revista. Em oitavo lugar tivemos Kokosei Kazoku, que se salvou do último cancelamento por dois motivos: O primeiro é que era inviável lançar três séries, os editores precisavam lançar dois mangás já que a última leva ainda estava dando o que falar. O segundo deve ter sido mesmo uma melhoria na sua recepção interna (se não, os editores não teriam melhorado a posição da série). Lembrando que Kokosei Kazoku ocupa somente 10 páginas por edição, é metade de uma série normal.
Em nono lugar tivemos MASHLE que continua tendo um aumento absurdo em vendas: Já está caminhando para superar Black Clover e tem possibilidade que daqui a 2 volumes, já esteja vendendo mais. É um sucesso gigantesco e muito prometente. Em décimo lugar tivemos Kowloon’s Ball Parade, que digo o que eu sempre disse, devemos esperar o seu décimo ou décimo primeiro capítulo antes de realizarmos uma crítica real. A sua recepção nos fóruns não parecem tão boas, mas o público casual talvez esteja gostando, por isso é sempre melhorar esperamos o seu rendimento real na TOC.
Em décimo primeiro lugar tivemos Undead Unluck, que quando lançar o seu próximo volume, saberemos a sua condição na revista: A série entrou em um processo de estagnação ou foi somente um caso (ás vezes acontece que um volume venda igual ao outro, uma série não tem um aumento linear, muitas vezes). É importante dizer que Undead Unluck, mesmo ainda não sendo considerado um sucesso, está com vendas superiores à de muitas séries na revista, por isso passa LONGE de estar em uma situação complicada: Só esperamos que continue crescendo. Em décimo segundo lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan, que talvez se salve na próxima leva, dependendo de quantos mangás serão cancelado. Teremos uma leva de três ou quatro mangás, se forem três mangás, eu acho que se salva, se forem cinco mangás, o risco é maior.
Em décimo terceiro lugar tivemos Ayakashi Triangle, que esse sim está com suas vendas estagnadas: Parece que na faz suas vendas melhorarem, o que é terrível, pois tinha um grande potencial para se tornar um novo grande sucesso da revista. Não vejo Ayakashi Triangle sendo cancelado ainda, mas se a revista achar novos mangás que vendem bem, quem sabe não tenha o mesmo fim de Robot x Laserbeam. Em décimo quarto lugar tivemos Shakunetsu no Nirai Kanai, que se salvou por pouco do cancelamento, mas suas vendas são insustentáveis, a série será cancelada na próxima leva que deve estrear em junho ou julho desse ano.
Em décimo quinto lugar tivemos Build King que entregou capítulos horríveis e não conseguiu agradar quase ninguém: Os japoneses deixaram bem óbvio “Se é para lançar um mangá infantil de construção de casa, que não tem quase nenhum elemento de Battle Shounen, vá para a Saikyou Jump”. Eu não concordo com essa afirmação, mas li muitos comentaram que criticaram de modo pesado até mesmo a proposta do mangá. Build King é o primeiro fracasso do Shimabukuro. Em último lugar tivemos I Tell C, que também será cancelado na leva de junho ou agosto, suas chances de sobrevivência são realmente baixas.
AVALIE A WEEKLY SHONEN JUMP #18!
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem ler a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação) e também para que nos comentários possam comentar os capítulos da semana (Ler as regras). Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 4 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 4 até 10.
4 – Capítulo péssimo
5 – Capítulo ruim
6 – Capítulo mediano
7 – Capítulo bom
8 – Capítulo ótimo
9 – Capítulo Fantástico
10 – Capítulo Espetacular e muito memoravel
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #17.
PARA VOTAR NA WSJ #18, CLIQUE AQUI!