A leva de Primavera!
Weekly Shonen Jump #18 (05 / 04 / 2021)
ONE PIECE c1009 (Capa e Página Colorida de Abertura)
1 – Nige Jouzu no Wakagimi c11
2 – Black Clover c288
3 – Dr. STONE c191
4 – WITCH WATCH c09
Yozakura-San Chi ni Daisakusen c77 (Página Colorida)
5 – MASHLE c57
Pokura Hogoku (Especial)
2.5D Seduction (Página Colorida, Shonen Jump +)
6 – Boku no Roboko c36
Sakamoto Days c18 (Página Colorida)
7 – UNDEAD UNLUCK c58
8 – Hakaishin Magu-Chan c38
9 – Kowloo’ns Ball Parade c08
10 – Kokosei Kazoku c33
11 – I Tell C c10
12 – Ayakashi Triangle c39
13 – Shakunetsu no Nirai Kanai c37
14 – Honomieru Shounen c30 (FIM)
15 – Build King c19
Ausentes: Boku no Hero Academia, Jujutsu Kaisen e HUNTER X HUNTER
Weekly Shonen Jump #19
Capa e Página Colorida de Abertura: Ao no Hako (Nova Série de Miura Kouji)
Página Colorida: Dr. STONE, Boku no Roboko e WITCH WATCH
Weekly Shonen Jump #20
Capa e Página Colorida de Abertura: Ame no Furu (Nova série de Takegushi Ippon – Roteiro – e Mitarashi Santa – Arte -)
Próxima semana teremos, para a alegria geral da nação brasileira, DUAS NOVAS séries – Eu havia no Twitter comentando que eu acreditava que a leva não seria mais de 3 mangás, como antes tinha dito – O motivo era que os mangás lançados em Janeiro ainda estavam repercutindo, deste modo, uma nova leva grande resultaria em uma dispersão da atenção do público. Imagina 8 novas séries que ainda não lançaram seus novos volumes? Poderia prejudicar inclusive alguma série que estava indo bem. Dois novos mangás, no qual um conta praticamente como um autor veterano, é a escolha mais inteligente. Eu comentarei AMANHÃ, em um artigo espetacular sobre as duas novas obras. Fiquem de olho!
Em primeiro lugar tivemos Nige Jouzu no Wakagimi, exatamente, o novo mangá do Yuusei Matsui! Para quem está acompanhando o Analyse It nas rede sociais ou leu a matéria sobre a recepção da série, não está realmente surpreso dessa primeira colocação. O mangá, não tão amado no ocidente, está tendo uma ótima recepção no oriente e está caminhando para se tornar um novo sucesso. Essa primeira colocação no capítulo 11, é a mais rápida desde Boku no Hero Academia, que alcançou o primeiro lugar também no capítulo 11 em 2014. Outra curiosidade é que Ansatsu Kyoushitsu, última obra do autor, também alcançou o topo no seu décimo primeiro capítulo. Ainda é cedo para dizer quanto o mangá irá vender, primeiro, essa boa recepção deve ser mantida até quando o seu primeiro volume for lançado.
Em segundo lugar tivemos Black Clover, que está em uma sequência de capítulo muito bons. Semana passada, a série anunciou um filme animado, que deve ser lançado em 2022, produzido pelo estúdio Pierrot: É uma escolha interessante, que pode ajudar a revitalizar a série que está à alguns volumes estagnada em vendas. A verdade é que a crise na Weekly Shonen Jump caiu como uma luva para Black Clover, que voltou a receber uma boa atenção dos editores. Normalmente a Weekly Shonen Jump “desiste” de séries que estão tendo queda de popularidade. O motivo é que mais vantajoso comercialmente apostar em novos mangás, que tentam manter em pé as vendas dos veteranos (renovar a revista é essencial e necessário), porém com tantos mangás terminando nos últimos dois anos, manter vivo os veteranos se torna necessário, para não ter um êxodo de leitores.
Em terceiro lugar tivemos Dr. STONE que retornou após uma pequena pausa – Boichi é um monstro, mas não é um robô – A série continua segura na revista, e eu acredito que o volume que será lançado amanhã terá um outro aumento em vendas. Nada de expressivo, mas algo que poderemos notar no Ranking Oricon. Em quarto lugar tivemos WITCH WATCH, que próxima semana irá receber uma “Página Colorida” – A sua recepção na 2ch é estranha, muita gente ama, outros acham mediano, outros acham ruim, contudo eu acho que a quantidade de pessoas que amam sobressaem aqueles que não gostam. Por isso, a série tem grandes chances de realmente sobreviver. Dependendo, pode ter uma pequena dificuldade em vender imediatamente bem (o nome pode ajudar, mas aprendemos nos últimos 50 anos de Weekly Shonen Jump, que nome não resulta em boas vendas).
Em quinto lugar tivemos MASHLE, que continua sendo muito bem recepcionado: Entre todos os novatos que ainda devem ganhar anime, a série Battle-Gag é de longe aquela com maior potencial, por isso, é necessário que os editores cuidem muito bem da adaptação da série, garantindo um anime de altíssima qualidade: Eu não acredito que veremos o estúdio MAPPA, que vai estar já cuidando de duas obras da revista. A escolha mais sábia então, é justamente apostar no BONES, que já tem uma experiência com obras do gênero e tem uma boa parceria com a Weekly Shonen Jump. Em sexto lugar tivemos Boku no Roboko, que continua estável na revista: Como pudemos perceber na análise da “Recepção Japonesa” das novas séries, Boku no Roboko está tendo ótimos comentários, além de agradar bastante o público mais jovem da revista. Eu não acho que suas vendas vão decolar, mas se essa recepção for traduzida em vendas, tem chances reais de se tornar uma boa série de zona intermediária.
Em sétimo lugar tivemos Undead Unluck, que precisa entregar algo a mais para conseguir explodir em vendas: É claro que seu primeiro volume não convence ninguém a comprar os volumes seguintes, todavia, tem várias séries que sofrem com isso e mesmo assim se tornam um grande sucesso. Para Undead Unluck dar esse passo a mais e começar a vender como um verdadeiro B-Shounen, precisa entregar capítulos tão bons que a publicidade boca a boca se torne gigantesca, como aconteceu com Chainsaw-man no ano passado. Em oitavo lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan, que com essa leva de dois mangás, aumenta ainda mais sua chance de chegar até a leva do outono (Outubro) vivo. Suas vendas podem ser bem decepcionante e baixas, porém tem uma grande popularidade entre o público mais “Hardcore”. Tanto o público da 2ch quanto dos demais fóruns de discussão da Jump, AMAM a série, e estão votando como loucos no mangá. É preciso, porém, alcançar também o público geral para sobreviver.
Em nono lugar tivemos Kowloon’s Ball Parade, que teve um primeiro ranking modesto, que porém, não podemos ainda considerar como “verdadeiro”. Eu sempre digo de esperar o décimo ou até mesmo o décimo primeiro capítulo antes de tirar verdadeirs conclusões: O mangá, por ser a primeira obra de esporte depois de muitos meses, está atraindo muitos leitores. É inegável que Kowloon’s Ball Parade está causando uma grande discussão nos fóruns japoneses, CONTUDO, a maioria dos comentários são negativos. É por isso necessário esperar alguns capítulos para saber como os editores vão agir em relação a série. Em décimo lugar tivemos Kokosei Kazoku, que continua tendo um pequeno risco de cancelamento, mas sua provável repentina melhora em votos internos, resultou na salvação da série.
Em décimo primeiro lugar tivemos I Tell C, que infelizmente não parece que vai sobreviver. A série pode até ter uma proposta interessante, mas sejamos sincero, o seu desenvolvimento é desastroso. Deste modo, tudo indica que a série não teve uma boa recepção, e provavelmente já na próxima edição (#19) ou na Weekly Shonen Jump #20, veremos I Tell C sendo classificando constantemente nas últimas três colocações. Em décimo segundo lugar tivemos Ayakashi Triangle, que está mantendo o seu rendimento de série “Ecchi”, nenhuma novidade. Em décimo terceiro lugar tivemos Shakunetsu no Nirai Kanai, que deve ser cancelada em Junho-Julho, sobrevivendo algumas semanais a mais. Ainda tem chances da série ser cancelada, mas parece que os editores vão optar por Build King.
Em décimo terceiro lugar tivemos Honomieru Shounen, que lançou seu último capítulo. Escrevi AQUI um artigo gigantesco sobre o seu cancelamento, e já disse nas semanas anteriores que a recepção interna ruim e sua grande rejeição, poderia levar a série ao cancelamento. Eu sinceramente achava que os editores iriam escolher cancelar Shakunetsu no Nirai Kanai no lugar de Honomieru Shounen, mas era óbvio que a série de exorcismo estava correndo risco de cancelamento. O cancelamento da série é uma das ações mais questionáveis dos editores nos últimos 20 anos, se pode encontrar vários argumentos para a salvar a série, contudo, eu acho que se os leitores que compram a revista não estavam gostando do mangá, a Shonen Jump acertou em ouvir os seus clientes e cancelar o mangá. Em último lugar tivemos Build King, que tem grandes chances de ser cancelado na próxima semana.
Possibilidades de cancelamento para a leva de Abril (2 novos mangás): Honomieru Shounen 100%, Build King 70%, Shakunetsu no Nirai Kanai 25%, Kokosei Kazoku 5%.
Possibilidades de cancelamento para a leva de Junho-Julho (3-4 novos mangás): Shakunetsu no Nirai Kanai 90%, Kokoazei Kazoku 70%, I Tell C 50%, Kowloon’s Ball Parade 50%, Hakaishin Magu-Chan 20%, WITCH WATCH 10%, Boku no Roboko 5% e Nige Jouzu no Wakagimi 5%.
AVALIE A WEEKLY SHONEN JUMP #17!
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem ler a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação) e também para que nos comentários possam comentar os capítulos da semana (Ler as regras). Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 4 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 4 até 10.
4 – Capítulo péssimo
5 – Capítulo ruim
6 – Capítulo mediano
7 – Capítulo bom
8 – Capítulo ótimo
9 – Capítulo Fantástico
10 – Capítulo Espetacular e muito memoravel
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #17.
PARA VOTAR NA WSJ #17, CLIQUE AQUI!