Sabotando Honomieru Shounen?
Weekly Shounen Jump #17 (29/03/2021)
Black Clover c287 (Capa, Página Colorida de Abertura, Aniversário de 6 anos e Anúncio de Filme Animado)
01 – ONE PIECE c1008
02 – Jujutsu Kaisen c144
03 – Boku no Hero Academia c307
04 – Hakaishin Magu-chan c37
Nige Jouzu no Wakagimi c10 (Página Colorida)
05 – Boku to Roboco c35
06 – WITCH WATCH c08
07 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c76
08 – I Tell C c09
MASHLE c56 (Página Colorida)
Kowloon’s Ball Parade c07
09 – Koukousei Kazoku c32
10 – SAKAMOTO DAYS c17
11 – Undead Unluck c57
12 – Shakunetsu no Nirai Kanai c36
13 – Ayakashi Triangle c38
Shinadashi no Yuurei (One-shot de Rintarou Nakahata, 15 páginas)
14 – Build King c18
15 – Honomieru Shounen c29
Ausentes: Dr. Stone c191 e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Em primeiro lugar tivemos One Piece, que retirou Jujutsu Kaisen do primeiro lugar após três semanas. A série de Oda continua, por enquanto, sendo o mangá que mais vende na revista, e mesmo quando perder esse título, como já perdeu no passado, continuará sendo a obra mais influente no mercado, pois a presença de One Piece na cultura japonesa vai muito além das “vendas dos volumes”, é algo bem mais intrínseco.
Em segundo lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que vai estar ausente na próxima semana. Foi criado um domínio destinado a um possível filme da série, indicando que uma película animada esteja em produção. Eu acredito que teremos o anúncio desse filme muito em breve. Eu acredito que na edição #19 a série irá receber capa e página colorida de abertura, para comemorar o seu aniversário e para comemorar o anúncio desse possível filme (Eu não digo que o filme será anunciado exatamente nessa edição, pode ser, mas eu acredito que na edição de aniversário teremos materiais relacionados ao filme).
Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que não está conseguindo nas últimas semanas “lutar” contra One Piece ou Jujutsu Kaisen, mas eu digo que é natural. Boku no Hero Academia é uma série de sucesso no Japão, é o terceiro pilar da revista, mas seu sucesso é bem menor que os dos seus dois companheiros de revista. Deste modo, os editores devem colocar em momentos específicos a série nas primeiras colocações, mas a frequência no qual devemos ver essa série com a medalha de ouro ou prata, será INFERIOR à aquelas de Jujutsu Kaisen e One Piece. Lembrando que a série anunciou que começou seu ARCO FINAL, por isso, eu acho que Boku no Hero Academia acaba mesmo em 2023.
Em quarto lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan, que com essa posição, os editores disseram CLARAMENTE que a série não será cancelada nessa próxima leva de primavera japonesa. Era algo que vinha dizendo nas últimas semanas, Magu-Chan está riscando o cancelamento mais na leva do verão japonês, contudo, é sempre bom ver os editores dando essa mensagem clara de apoio a série, que nos ajudam a entender a situação do mangá na revista. O mesmo vale para Boku no Roboko, que porém, corre bem menos riscos que Magu-Chan, já que consegue vender o dobro.
Sobre a nova leva? Muitos perguntam nas nossas redes sociais quando irá estrear: A nova leva é prevista para essa primavera, com estreia provável sendo entre a edição #20 e #23 (Lembrando que teremos uma edição dupla nesse meio-termo). Eu diria que tem grandes chances de chegar logo após a pausa, por isso em maio, na edição #23, mas também não é improvável um lançamento em meados de abril, como eu havia previsto nos meses passados. Talvez os editores decidam dividir a leva em duas partes, como já aconteceu no passado. A quantidade de mangás deve variar entre 2 à 4 novas séries, tendo como cancelamento certo Build King e Shakunetsu no Nirai Kanai.
Em sexto lugar tivemos o primeiro ranking de Witch Watch, porém, mesmo eu querendo dizer: “A SÉRIE É UM SUCESSO”, ainda é muito cedo para declarar nada. Se o mangá nas próximas três semanas se manter em boas colocações OU se ganhar uma página colorida, como no caso de Nige Jouzu no Wakagimi, teremos mais provas que a série esteja sendo bem recepcionado (mesmo que a certeza teremos somente quando for lançado seu primeiro volume). Falando em Nige Jouzu no Wakagimi, é interessante perceber que sua CP (Color Page) teve uma posição bem alta, indicando novamente aquelas duas possibilidades explicadas na semana passada: Boa recepção ou um grande boost dos editores para salvar a série.
Em sétimo lugar tivemos Yozakura-San no Chi no Daisakusen, que vai receber mais uma página colorida na próxima semana. Eu sei, muitos de vocês estão revoltados com essa notícia, já que Honomieru Shounen não está recebendo nenhuma. Na MangaHelpers mesmo, antro de civilidade e discussões calmas (Alerta de irônia), as pessoas estão acusando os editores mil coisas. Bem, eu vou ser sincero, eu acho exagerada a publicidade dada para Yozakura-San, mas os editores parecem realmente acreditar no potencial comercial da série. Nesses momentos podemos até especular um anime em produção, mas seria somente uma especulação. Por enquanto, e eu espero que isso mude, o dinheiro gasto com Yozakura-San não está dando grandes resultados.
Em oitavo lugar tivemos I Tell C, que devemos, como sempre, esperar ao menos o décimo primeiro capítulo antes de ter conclusões. É inegável que suas posições por enquanto são medianas, mas já vimos séries sendo bem classificadas nesse período, e depois “despencarem” a partir do décimo primeiro capítulo. Não é improvável que a série tenha tido uma boa recepção, já que os editores estão divulgando todos os novatos. Em nono lugar tivemos Kokosei Kazoku que recebeu uma outra colocação “boa”, por isso, pode ser que a série esteja escapando do cancelamento. Quem sabe, sua popularidade nas últimas semanas não tenha aumentado (algo comum em séries de comédia).
Em décimo lugar tivemos Sakamoto Days, que vai receber uma página colorida em divulgação ao seu primeiro volume. Ainda é cedo para dizermos quanto irá vender esse volume: Eu acredito que a série venderá acima de 15 mil cópias, mas é impossível prever exatamente utilizando como parâmetro somente a TOC. Os editores parecem que acreditam muito no potencial da série, levando em consideração a quantidade de páginas coloridas que a série recebeu nesse período pré-primeiro volume. Em décimo primeiro lugar tivemos Undead Unluck, que está seguro na revista.
Em décimo segundo lugar tivemos Shakunetsu no Nirai Kanai, que é um cancelamento certo. Eu sei que suas posições não são horríveis: Build King e Honomieru Shounen estão com uma média de colocações bem piores, mas os editores não veem mais nenhum motivo para salvar Shakunetsu no Nirai Kanai. Inclusive o autor está fechando todas as pontas. Em décimo terceiro lugar tivemos Ayakashi Triangle, que está recebendo colocações baixas só por causa da sua temática “ecchi”, a série está segura. Em décimo quarto lugar tivemos Build King, que também será cancelado. Tenho minhas dúvidas se Shimabukuro vai ter outra possiblidade, mesmo que uma série boa como Toriko, ser sempre bem-vinda.
Em último lugar tivemos, por mais uma outra semana, Honomieru Shounen: Eu vou repetir, eu realmente não acredito que o Nakano odeie Honomieru Shounen, em uma visão econômica e em um período tão complicado para a revista, não tem espaço para o seu “gosto” pessoal. Provavelmente a Weekly Shonen Jump tem em suas mãos, dados que não tão estimulantes em relação a Honomieru Shounen, talvez a taxa de rejeição da série seja alta, e mesmo tendo um público bom de compradores, o número de pessoas que odeiam a série seja alta. Eu ainda acho que os editores deveriam apostar a série, mas eu não estou dentro do grupo editorial, para ter certeza do que está acontecendo.
As chances de cancelamento ou transferimento de Honomieru Shounen são reais, mesmo não sendo muito provável. Seria uma loucura manter algumas séries e cancelar Honomieru Shounen, mas como não sabemos a popularidade inteira da série, estamos nos baseando somente um único paramêtro (que são as vendas do Ranking Oricon), não posso dizer que a série está certamente salva, pode ser que os editores tenham dados preocupantes sobre a série. Talvez suas vendas pegue uma demografia que não seja interessante para a revista. Não sabemos, por isso um cancelamento ou até mesmo um transferimento, não é algo fora de questão.
*HONOMIERU SHOUNEN VAI SER CANCELADO, É OFICIAL!
AVALIE A WEEKLY SHONEN JUMP #16!
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem ler a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação) e também para que nos comentários possam comentar os capítulos da semana (Ler as regras). Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 4 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 4 até 10.
4 – Capítulo péssimo
5 – Capítulo ruim
6 – Capítulo mediano
7 – Capítulo bom
8 – Capítulo ótimo
9 – Capítulo Fantástico
10 – Capítulo Espetacular e muito memoravel
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #17.
PARA VOTAR NA WSJ #16, CLIQUE AQUI!
RESULTADO DA VOTAÇÃO DA WSJ #14 (Edição passada):
1. Dr. STONE: 8.74
2. Boku no Hero Academia: 8.46
3. Jujutsu Kaisen: 8.44
4. Sakamoto Days: 8.21
5. Undead Unluck: 8.13
6. ONE PIECE: 7.94
7. MASHLE: 7.83
8. Black Clover: 7.76
9. Honomieru Shounen: 7.58
10. Yozakura-San: 7.18
11. Shakunetsu no Nirai Kanai: 7.05
12. Kowloon’s Ball Parade: 7.04
13. WITCH WATRCH: 7.00
14. Ayakashi Triangle: 6.72
15. Hakaishin Magu-Chan: 6.53
16. Nige Jouzu no Wakagimi: 6.18
17. I Tell C: 6.08
18. Boku no Roboko: 5.93
19. Build King: 5.50
20. Kokosei Kazoku: 5.36
Votação das Séries Preferidas da Semana:
1 – Jujutsu Kaisen: 48.2%
2 – Boku no Hero Academia: 46.4%
3 – ONE PIECE: 37.5%
3 – Sakamoto Days: 37.5%
5 – Dr. STONE: 30.4%
Para ver o histórico das votações, clique AQUI (Agradecimentos ao Sheen)