Quando renovar a revista.
Em primeiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que continua a desenvolver o seu mais novo arco: Se a série realmente terminar em 2023, máximo 2024, significa que os editores devem usufruir quanto mais possível do sucesso da série: Aproveitar para já lançar um novo Battle-Shounen que seja tão interessante quanto Jujutsu Kaisen. Não é uma aventura simples, obviamente, não é fácil encontrar novos sucessos (sendo que históricamente, os editores encontram 1 ou 2 séries de sucesso AO ANO), mas mesmo assim os editores devem apostar alto. Encontrar novos mangakás promissores, pegar autores de outras revistas, reaproveitar os veteranos (mesmo que ultimamente essa estratégia não seja dando certo).
Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que eu também acho que vai terminar em 2023 – 2024 (mais provavelmente 2024), mas não seria uma surpresa se ele durasse um pouco mais. Eu acho que Boku no Hero Academia é uma das poucas séries da atualidade que vão superar 10 anos de vida. E isso é realmente uma raridade, levando em consideração que a duração média atual é menos de 8 anos (Estamos, de certo modo, retornando aos anos 80 e 90, no qual os mangás duravam menos). A verdade é que os editores estão correndo contra o tempo.
Em terceiro lugar tivemos Dr.STONE que continua com seu bom rendimento, próxima semana será a capa da revista. Em quarto lugar tivemos Black Clover, que também pode acabar no mesmo período de Boku no Hero Academia e Jujutsu Kaisen (Na verdade, também Dr. STONE, mas ainda quero previr quando a série terminará). Black Clover é um grande sucesso, por isso está seguro na revista, contudo não chega a ter o sucesso dos demais acima. Eu acho que ao passar dos anos, Black Clover se tornará como um Shaman King, um mangá que é bem lembrado por muitos, mas tem tantos da nova geração que não conhecem Shaman King.
Em quinto lugar tivemos Yozakura-San Chi ni Daisakusen, que vai receber páginas coloridas por DUAS semanas de seguidas (ao menos uma poderia ter sido para Honomieru Shounen). Eu não acho que vai resultar em um ammento significativo de vendas. A realidade é que é muito complicado Yozakura-San melhorar sua condição, e como esse parece ser seu arco final, talvez o autor também não acredite que isso seja possível. Os editores, na minha opinião, só estão tentando dar um encerramento “digno” para a série, como fosse um mangá importante terminando. Em sexto lugar tivemos Boku no Roboko, que estou curioso para ver quanto venderá o terceiro volume.
Em sétimo lugar tivemos MASHLE, que recebeu uma posição mais “mediocre” após ter capa, como já comentei em TOCs passadas: É a famosa “depressão pós-capa”, no qual as séries tem uma boa queda em vendas. Sobre a possibilidade de MASHLE se tornar um sucesso como Jujutsu Kaisen; eu diria que ainda temos que esperar um ano para saber seu real potencial. É um fato que séries de comédia TENDEM (não é uma certeza) a não vender tão bem quanto mangás B-Shounen. Séries de comédia até conseguem alcançar 1 milhão de cópias por volume, Spy x Family é um grande exemplo, contudo não tendem a superar a marca de 1.5 ou 2.0 milhões de cópias, como Jujutsu Kaisen e Kimetsu no Yaiba conseguiram. Quem sabe MASHLE não quebre essa regra (pois tem muita ação), mas eu diria que é melhor esperar um pouco antes dar uma previsão.
Em oitavo lugar tivemos Sakamoto Days, que vai lançar seu primeiro volume no próximo mês – Como a série já vai receber uma outra página colorida, eu estou bem otimista sobre suas vendas. Eu espero que sejam entre 16 e 25 mil cópias na primeira semanas, mas quem sabe, não venda ainda mais – Em nono lugar tivemos Ayakashi Triangle, que talvez ainda esteja estável em suas vendas. O seu volume lançado nessa última Quinta, vendeu MENOS que MASHLE, que continua aumentando consideravelmente suas vendas, mas continuou acima de Undead Unluck, deste modo, podemos concluir que: A série teve um aumento em vendas OU suas vendas continuaram estáveis. Quarta teremos uma resposta.
Em décimo lugar tivemos Kokosei Kazoku que está caminhando para o cancelamento, a comédia não agradou o público japonês (e nem o ocidental), e deve terminar em Abril, quando chegar a nova leva. Em décimo primeiro lugar tivemos Shakunetsu no Nirai Kanai, que mesmo recebendo posições mais altas que as de Honomieru Shounen, tudo indica que está caminhando para o cancelamento (a história também está fechando suas pontas). Uma pena que o mangá decidiu melhorar somente quando suas chances de sobrevivência eram já terminadas.
Em décimo segundo lugar tivemos Build King, que a grande maioria dos leitores já devem ter abandonado essa bomba: O público ocidental mesmo, já desistiu totalmente de ler Build King – E sabemos que quando uma série perde a grande parte dos seus leitores, não conseguem mais recuperar, é a realidade da Shonen Jump – Em último lugar tivemos Honomieru Shounen, que pode ser sim cancelado: A série pode estar até vendendo bem (para os padrões atuais), contudo deve ter uma recepção interna bem desanimadora, explicando as continuas terríveis classificações. Os editores não querem reveter essa recepção interna com uma grande publicidade, talvez por não acreditar em seus potenciais (os números internos devem ser bem negativos). O resultado é Honomieru Shounen sendo mal classificado, mesmo com vendas promissoras. Se tivermos uma quarta nova série estreando, Honomieru Shounen podem acabar cancelado.