O tão pedido TOP 30!
O tão pedido, tão esperado TOP 30, que já é tradição do Analyse It, está de volta, e com várias grandes surpresas. Nada melhor, do que começar o Ranking anual, como já é de tradição, revelando as posições 30 até 20. Eu devo dizer que esse ano, mesmo não sendo um dos melhores anos para o mundo dos mangás, acabou me deixando muito satisfeitos, principalmente em relação a qualidade do TOP 10.
Antes de mostrar quais foram os 30 melhores mangás do ano, lembro a vocês que utilizo na minha classificação, principalmente três quesitos, que são:
Qualidade da Arte: O traço de um autor é totalmente subjetivo, mas levo em consideração quanto o autor consegue ser claro em seus quadros e suas cenas: Autores que tendem a desenhar quadros confusos, que prejudicam a leitura do leitor, tendem a perder posição. Autores que entregaram páginas lindíssimas, com quadros fantásticos, tendem a ganhar mais pontos.
Progresso da História e Reinvenção: Quanto a história de uma série avançou em 2019. Mangás que praticamente não avançaram, por causa da pouca quantidade de capítulos ou por causa da enrolação do autor, perdeu colocações. Nesse quesito também levo em consideração quanto o autor está conseguindo inovar na sua história, no mesmo tempo que avança com o enredo. Por isso, quanto não se torna repetitivo com certas tramas. Esse é o quesito que mais importa de todos, foi o quesito que deu a vitória para Shingeki no Kyojin em 2017, Diamond no Ace em 2018 e a One Piece 2019, porém não é o quesito que será definitivo em 2020.
Emoção dos Capítulos de acordo com os leitores: Quanto os capítulos foram emocionantes e marcantes – Séries que entregaram capítulos que deixaram seus leitores eufóricos, tendem a ter melhores colocações. Séries com vários capítulos esquecíveis, perdem pontos – Por isso a opinião dos leitores também foi utilizada como parâmetro -. Séries que entregaram capítulos que fecharam as pontas abertas, desenvolveram o Background de personagens secundários, ou que estão expandido o seu universo de modo competente (Estimulando o interesse dos leitores) ganharam pontos extras. É justamente esse quesito que deu a vitória ao vencedor de 2020.
Como já é de costume, também escrevo ANTES, os dez mangás que quase entraram no TOP 30, aqueles que ficaram entre a posição 40-31. Contudo não comento os motivos das suas colocações. Os quase melhores mangás do ano foram:
40 – Tensei Shitara Slime Datta Ken
39 – Hakaishin Magu-Chan
38 – Oshi no Ko
37 – Kaguya-Sama wa Kokurasetai
36 – Ao no Exorcist
35 – En En no Shouboutai
34 – Beastars
33 – Shingeki no Kyojin
32 – Dr.Stone
31 – Gokushufudou
30 – Kaiju No.8 (-)
Esse ano, quis começar o TOP 30 com um novo mangá, que lançou poucos capítulos em 2020, mas muitos deles foram do meu agrado: Kaiju No.8 é uma nova série da Jump, que é lançada quase semanalmente na MangaPlus. Conta a história de um limpador de tripas de Kaiju, que acaba vivenciando uma situação que irá mudar para sempre a sua vida medíocre e chata. O mangá une Battle Shounen com uma boa comédia, e sua história é bem levinha, mas divertida de se ler.
Eu não gostei tanto do segundo e terceiro capítulo, mas a partir do quinto capítulo a série volta a ter um ritmo interessante, transformando sua leitura em uma aventura prazeirosa. Tivemos vários momentos, principalmente de ação, que são muito bons. Além disso, os personagens da série, além de serem engraçados, tem uma personalidade e sintomia, enriquecendo os capítulos da série. Kaiju No.8 não é uma obra-prima, passa bem longe, sinceramente, dessa “definição”, mas eu acredito que seja uma ótima obra descompromissada. Ás vezes tudo que precisamos é de uma boa leitura leve e ao mesmo tempo eletrizante.
Posição em 2019: –
29 – Grand Blue (-)
Grand Blue é uma comédia muito, mas muito divertida. Talvez é uma das melhores comédias que tem no mercado, e olha que teoricamente Grand Blue deveria ser um mangá de esporte sobre natação, mas essa não é a realidade, a série, é um mangá puramente de comédia, que em certos momentos aparece o “esporte em questão”. Outro lado único e positivo de Grand Blue, é o seu ritmo: É um mangá mensal que entrega capítulos extremamente engraçado, por isso não requer tanto tempo para se ler. Uma vez ao mês, você dedica 15 minutos do seu tempo para cair na gargalhada.
Esse ano a série continuou a entregar capítulos muito divertidos, com várias interações bem legais entre os personagens: Tivemos inclusive várias piadas sexuais que poderiam soar extremamente pedantes ou típicas de tiozão, mas o autor, já experiente nessa tipologia de piadas, soube novamente integrá-las de modo hilário. Várias outras piadas, que soam clichês emm outras obras, funcionam perfeitamente em Grand Bland. Deste modo, a obra continuou sendo uma das melhores comédias do mercado e merece entrar pela primeira vez no TOP 30 (Sim, nunca mais vou esnobar a pobrezinha)
Posição em 2019: –
28 – Berserk (+2)
Tivemos QUATRO, isso mesmo meus amigos, QUATRO CAPÍTULOS de Berserk esse ano, isso já é motivo para a série está entre os trinta primeiros colocados. E devo dizer que foram capítulos espetaculares, principalmente o capítulo 362, que em termo de conteúdo teve muito pouco, mas em termo de espetáculo artístico, acabou sendo uma grandíssima obra prima. Como eu já avisei, a arte é SIM um fator que será considerado nessa classificação.
Berserk está preste a encerrar esse arco e não devo dizer que me decepcionou: Foi um arco maravilhoso, mesmo os poucos capítulos ao ano pesando bastante, pois quebraram muito o ritmo da série (É um mangá que é melhor ler arco por arco, ao invés de ler assim que sai os seus capítulos), contudo, mesmo com esse sério problema, a sua qualidade continua sendo espetacular.
Posição em 2019: 30
27 – Blue Lock (-)
Decidi dar esse ano uma chance para Blue Lock e devo assumir que acabou sendo uma grata surpresa: Inicialmente eu acreditava que era somente um mangá de futebol, porém me enganei, e me deparei com um BATTLE ROYALE de esporte, no qual somente um jogador se tornaria a grande estrela do futebol japonês. É uma ideia tão louca e tão interessante, que me despertou curiosidade, mesmo tendo um primeiro capítulo muito massivo e chato.
Porém é importante deixar claro que, no caso você tenha se interessado por Blue Lock, o mangá não é uma obra de esporte “normal”, utiliza de várias liberdades do autor em relação ao mundo real, que a transforma praticamente em um irmão gêmeo de Prince of Tennis (Mesmo que não seja a ser tão despirocado como o clássico de tênis é atualmente). Em 2020, o mangá continuou entregando capítulos tensos, com partidas emocionantes e com estratégias adotadas pelos jogadores que podemos definir “curiosas”.
Posição em 2019: –
26 – MASHLE (-)
Então, o que dizer sobre MASHLE? A série estreou em um momento que eu não estava tanto atento assim na revista (Sim, eu sei, comento a Weekly Shonen Jump todos as semanas há mais de 7 anos, porém, tem períodos que estou mais desligado, outros que estou mais atento), e acabou se tornando a série novata da revista que mais me chamou atenção em 2020, justamente pela sua comédia de altíssima qualidade e seus momentos hilários.
Imagine se juntasse One Punch Man com Harry Potter? É MASHLE, a série conta a história de um garoto que entra na escola de magia, porém não sabe utilizar nenhuma mágica. Para avançar, se vê obrigado a usar sempre e unicamente dos seus músculos. As boas piadas, o ótimo timing das cenas e boas cenas de ação, tornam MASHLE um mangá excelente, que consegue ser uma boa comédia, no mesmo tempo que também é um bom Battle Shounen bem tradicional e porradeiro. É uma leitura que recomendo.
Posição em 2019: –
25 – World Trigger (-1)
Poder colocar World Trigger no TOP 30 é sempre algo que me deixa extremamente alegre, pois, mesmo com o ritmo mensal, mesmo com alguns capítulos tendo sérios problemas na arte (como aconteceu no capítulo 200), é bom ver que o autor está conseguindo continuar a série que ele tanto ama, ver que ele está conseguindo superar a sua doença e está entregando aos seus leitores novos capítulos de um dos melhores mangás Battle Shounen da atualidade.
Porém, eu acho que em 2021, World Trigger terá uma posição bem melhor do que a de 2020 – Eu diria que o ano de 2020 da série acabou sendo uma preparação para um dos melhores arcos que a série irá entregar: O arco da expedição – Sim, ainda temos que ver toda a questão do teste, que também deve ser um arco muito interessante, mas todos nós estamos esperando justamente a expedição –. World Trigger continua sendo um dos principais mangás do mercado e está conseguindo construir um ótimo suspense em relação aos arcos futuros.
Posição em 2019: 24
24 – Kimetsu no Yaiba (-17)
Eu sei que muitos não gostaram do último capítulo de Kimetsu no Yaiba, mas eu acho incorreto dizer que o ano da série foi ruim: Não estou avaliando o seu sucesso, não estou avaliando o seu anime espetacular e nem mesmo o filme, que até hoje não pude ver. Estou avaliando unicamente os capítulos DO MANGÁ lançados, e a série teve momentos de altíssima qualidade, que deixou os seus leitores simplesmente de cabelo em pé.
E eu acho que o momento que melhor representa a minha frase anterior é justamente o capítulo 200, no qual muitas pessoas ficaram paralisados, comentando sobre o que poderia acontecer na série: São capítulos como esses que ajudaram Kimetsu no Yaiba a se transformar em uma grande série. Sim, o seu encerramento foi mediano, sem sal, eu diria, o que custou para a série uma colocação melhor no Ranking, contudo, eu acho que Kimetsu no Yaiba ainda é um dos melhores mangás que li em 2020.
Posição em 2019: 7
23 – Dungeon Meshi (-1)
Dungeon Meshi é uma presença FIXA no TOP 30 (Mesmo que tende a manter praticamente sempre as mesmas colocações), e o motivo pelo qual a série consegue sempre estar entre os melhores do ano, é que o seu roteiro é realmente muito bem construído e a narrativa criada pelo autor, desde o primeiro volume é muito cativante. Contudo, eu não posso dizer que Dungeon Meshi é a mesma série de dois ou três anos atrás – O mangá mudou muito –.
E o ano de 2020 acabou sendo uma prova disso: Cada vez mais Dungeon Meshi está migrando de ser uma comédia, uma parodia culinária de Dungeon and Dragons, e está se tornando uma série dramática e aventuresca, com momentos ótimos de comédia. O autor está passando mais tempo desenvolvendo os personagens, desenvolvendo a narrativa e criando um peso para as cenas apresentadas, deste modo, Dungeon Meshi, pouco a pouco vai se tornando uma aventura dramática, e deixando de ser uma simples comédia super divertida. Decisão que, sinceramente, não me está dessagrando.
Posição em 2019: 22
22 – Undead Unluck (-)
Eu disse que MASHLE foi o mangá novato que mais me chamou atenção em 2020, e não é uma mentira, pois Undead Unluck tem uns 5 – 7 primeiros capítulos que são uma lástima, todavia, a série evoluiu muito com o passar dos capítulos e mesmo ainda não tendo a atenção que dedico a MASHLE, eu acho que sua qualidade é maior: O Ranking não é somente o meu gosto, como eu sempre digo, avalio vários outros pontos, que foram listados na introdução.
O que rendeu a Undead Unluck a vigésima segunda colocação no Ranking, na minha humilde opinião, é a sua construção de universo e ritmo frenético: A série consegue entregar em 3 capítulos, por exemplo, uma expansão do próprio universo que é espetacular, e depois nos 10 capítulos seguintes, entrega tantas cenas enérgicas e frénicas que podem “explodir” a testas dos seus leitores. A sua história leve, divertida e com personagens carismáticos, também ajuda muito. A dificuldade é sobreviver aos cinco primeiros capítulos, que além de terem um ecchi desnecessário, são bem mal desenhados.
Posição em 2019: –
21 – Sousei no Onmyouji (-5)
Eu sei, todo mundo está cansado de mangás de exorcismo, porém Sousei no Onmyouji não é “mais um mangá do gênero”, é um dos principais mangás do gênero: Quando estreou, anos atrás, conquistou imediatamente o coração dos leitores da Jump SQ e principalmente, despertou a curiosidade de pessoas que não liam a revista, um feito que é sempre muito positivo para um mangá, principalmente de revistas menores.
Esse ano, Sousei no Onmyouji, que eu acredito que esteja caminhando para seu encerramento, não apresentou somente boas cenas de ação, também tivemos um dos momentos românticos melhores da série (no capítulo 77, mais especificamente). Muitos leitores queriam que isso acontecesse, mas como não é algo comum dos mangás de Battle Shounen, muitos nem acreditavam que veriam uma cena tão bonita. Como aprendemos em 2020, Sousei no Onmyouji não é só uma história Battle Shounen, mas uma história de dois exorcistas que estão reconstruído a própria família.
Posição em 2019: 17
20 – SPY X FAMILY (-14)
Ano passado a série esteve no TOP 10 pelo “elemento surpresa”: A sua ótima comédia conseguiu conquistar o meu coração e me deixou simplesmente apaixonado pelos três protagonistas que compõe essa incrível série. Eu não acredito que a qualidade de Spy x Family tenha diminuído, muito pelo contrário, eu diria que a série continua sendo uma das principais comédias do mercado e merece o sucesso que está tendo. Acontece que o elemento surpresa terminou e assim a série teve uma normal queda de posição (Como acontece com muitos mangás do gênero).
Em 2020, continuamos a ver a relação dos personagens principais, vimos várias situações diferentes e o autor continua a levar a realçar a comédia, por isso, Spy x Family continua melhorando, provando que o seu sucesso não será momentâneo, mas vai durar ainda muitos meses!
Posição em 2019: 6
*SEGUNDA PARTE AQUI.
SORTEIO
Nada melhor do que começar o ano de 2021 com o pé direito e com uma Weekly Shonen Jump na mão! Juntamente com a Otakuya-San, vamos dar um grande presente de ano novo para vocês. Vamos sortear a PRIMEIRA EDIÇÃO do ano comercial de 2021, que teve como capa Boku no Hero Academia! Venha partecipar desse sorteio!
Mas antes de tudo, quero lembrar que essa promoção só foi possível, por causa da parceria com a Loja Otakuya-San Store: A Otakuya-San é uma loja confiável que vende produtos importados do Japão (Action-Figures, Mangás, Magazines e muito mais), por preços muito acessíveis. Além de poder comprar os produtos que eles já tem em estoque, você também pode encomendar produtos do seu interesse.
Para partecipar do Sorteio pelo FACEBOOK é simples!
– Curta e COMPARTILHE esse Post no seu Facebook:
https://www.facebook.com/analyseitbr/photos/a.1467323453531279/2792513941012217/
– Curta a nossa página do Facebook (Analyse It) e a Página do Otakuya-San Store:
https://www.facebook.com/otakuyasan
Para participar pelo TWITTER também é simples!
– Dê Like e Retweet nesse tweet:
https://twitter.com/Analyseitbr/status/1345702231631396866
– Siga a nossa Página do Twitter.
*Partecipe tanto no Twitter quanto no Facebook para aumentar suas chances.
**O vencedor será revelado no dia: 07 de Fevereiro (Data LIMITE Prorrogada).