Os próximos cancelados.
Weekly Shounen Jump #10 (08/02/2021)
Witch Watch c01 (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Kenta Shinohara, 54 páginas)
01 – One Piece c1003
02 – Boku no Hero Academia c300
03 – Dr. Stone c184
04 – Sakamoto Days c10
I Tell C c02 (Página Colorida)
05 – Mashle c49
06 – Black Clover c281
Kamonohashi Ron no Kindan Suiri (Página Colorida, Especial da Jump PLUS, 33 páginas)
Yozakura-san Chi no Dai Sakusen c69 (Página Colorida)
Nige Jouzu no Wakagimi c03
07 – Boku to Roboco c28
08 – Undead Unluck c50
09 – Hakaishin Magu-chan c30
Kamoshirenai Keiji (One-Shot)
10 – Ayakashi Triangle c31
11 – Kokousei Kazoku c26
12 – Honomieru Shounen c22
13 – Build King c11
14 – Shakunetsu no Nirai Kanai c29
Ausentes: Jujutsu Kaisen c138 e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, que lançou o seu volume 98 nessa semana. O volume estreou no segundo lugar do Ranking Oricon (atrás do Fanbook de Kimetsu no Yaiba), algo muito surpreendente, pois é raro ver ONE PIECE não estreando em primeiro lugar nas vendas. Isso demonstra como o sucesso de Kimetsu no Yaiba é assustador e gigantesco. De qualquer modo, mesmmo com One Piece arriscando perder novamente a primeira colocação de mangá mais vendido da revista (Jujutsu Kaisen provavelmente vai superar OP), o mangá tem um mérito gigantesco: Após todos esses anos, mais de 20 anos, ainda ser um dos mangás mais vendidos? É algo absurdo, espetacular. One Piece merece todos os aplausos do mundo.
Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que continua estável na revista. É ótimo que a série, em um momento de transição de arcos, continua sendo classificado tão bem. Significa que os editores querem colocar Hero nas primeiras colocações, independentemente da qualidade dos seus capítulos, somente séries que tem um grande apoio editorial conseguem ter essa “regalia”. Em terceiro lugar tivemos Dr.STONE, que nesse arco no Brasil, está viajando para Araxá, um municipio de Minas Gerais! Eu estou realizando aos domingos, uma LIVE no Twitch, no qual comento os capítulos da semana e várias outras questões. Se vocês quiserem seguir e participar, é só me seguir no Twitter para saber os horários!
Em quarto lugar tivemos Sakamoto Days, que recebeu também uma página colorida: Eu acho, que após essa notícia, podemos confirmar que a série teve uma recepção positiva, na opinião dos editores. Isso não significa que a série é um sucesso, saberemos somente quando for lançado o seu primeiro volume, em Abril. Até lá, teremos que confiar nos editores. Pelo menos, ter uma boa recepção inicial é sempre algo de positivo. Em quinto lugar tivemos MASHLE, que se estabeleceu como o novato de 2020 que os editores mais acreditam e apostam (e como é aquele melhor vende, é uma decisão correta por parte dos editores). A série está continuamente em boas colocações e recebe um bom destaque por parte dos editores, eu acho que pode se tornar um semi-pilar com um bom anime.
Em sexto lugar tivemos Black Clover, que alcançou uma estabelecidade em suas vendas; O que é boa notícia, CONTUDO, parece que os leitores da série não tem um minuto de paz, pois foi anunciado que o seu anime irá terminar muito em breve, como eu tinha previsto alguns meses atrás. É uma notícia ruim, porém não surpreendente. Eu acho que existe uma possibilidade da série retornar, porém, normalmente quando um anime é encerrado, uma série tende a ter uma queda preocupante em vendas (Katekyou Hitman Reborn, BLEACH, Sousei no Onmyouji, Beelzebub e Toriko, são exemplos), o que rende depois uma nova temporada (com exceção de BLEACH), menos provável. É complicada a situação da série, que mesmo assim, ainda não corre risco de cancelamento. Em sétimo lugar tivemos Boku no Roboko, que teve uma boa estréia, mas não sei se é o suficiente para definirmos o mangá um sucesso. Vou esperar o ranking semanal.
Em oitavo lugar tivemos Undead Unluck, que continua avançando loucamente e entregando ótimos capítulos. Não tem o apoio editorial tão grande como MASHLE, mas mesmo assim tem um bom apoio editorial. Estou curioso para saber se Mashle ou Undead vão receber capas de aniversário. As duas séries estão completando 1 de vida na revista (como o tempo passa rapidamente, meus amigos). Em nono lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan, que não deve ser cancelado ainda, pois tem séries em situação pior, porém suas vendas são insuficientes. Por isso, para conseguir sobreviver precisa urgentemente melhorar suas vendas no próximo volume. Se não aumentar, vai terminar sendo cancelado no segundo semestre deste ano.
Em décimo lugar tivemos Ayakashi Triangle, que parece que os editores desanimaram em relação a série: Talvez o aumento de vendas NULO no segundo volume e uma possível estagnação de popularidade nas votações, deevem estar levando os editores a duvidarem se devem apostar ou não na obra. Contudo, a situação não está perdida, pois Ayakashi Triangle é um mangá forte, que pode conseguir ter um aumento em vendas no terceiro volume. Tudo dependerá do seu terceiro volume, que será lançado em março, juntamente com os volumes: Boku-tachi wa Benkyou 21, Jujutsu Kaisen 15, Chainsaw-man 11, Yozakura-San 7, Undead Unluck 5, MASHLE 5, Hakaishin Magu-Chan 3 e o já cancelado e esquecido, Bokura no Ketsumei 2. Será um mês interessante para comparar os quatro principais novatos da revista até o momento (Undead, Yozakura, Mashle e Ayakashi Triangle).
Em décimo lugar tivemos Koukousei Kazoku, que vendeu muito mal no primeiro volume, o que não é uma surpresa: Os editores estavamm praticammente ignorando o mangá na revista. Agora suas posições devem piorar bastante, e tudo indica que deve ser cancelado na próxima leva (que estreia mais ou menos em Abril). Devemos ter nessa leva três novos mangás, com provavelmente somente um sendo de um autor veterano. Os cancelados serão, se nada mudar: Kazoku, Shakunetsu no Nirai Kanai e Build King. Em décimo primeiro lugar tivemos Honomieru Shounen, que vendeu mais que o novo mangá da Amano, lançado na Jump Plus, e que recebeu página colorida nessa edição – Sim, a Honomieru Shounen dão algumas páginas extras, já para o mangá de uma outra plataforma, decidem de dar páginas coloridas, escolhas equilibradas por partes dos editores – O seu segundo volume também vendeu mais que Boku no Roboko. Cedo para dizermos se teve um aumento em vendas, mas eu diria que a série está demonstrando de merecer mais divulgação.
Em décimo terceiro lugar tivemos Build King, que está sendo Samuraizado (Vou utilizar esse termo quando um autor muito renomado retorna e acaba fracassando com seu novo mangá). Shimabukuro, sejamos sinceros, lançou um mangá horrível, que nem deveria ter sido serializado – até mesmo Bokura no Ketsumei tinha uma qualidade melhor que Build King -. O cancelamento não é uma decisão somente correta, mas também necessária. Em último lugar tivemos Shakunetsu no Nirai Kanai, que também deve terminar sendo cancelado. A série melhorou muito nos últimos capítulos, mas agora é tarde. O autor deveria ter entregado essa qualidades nos primeiros capítulos. As vendas do seu volume 2 não são boas suficientes para justificar uma “salvação”.