Agora o ano realmente começou!
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, que chegou ao seu capítulo 1001: A série continua avançando, mas próxima semana não deve ter um capítulo. É aquela famosa pausa de Oda – De qualquer modo, eu não acho que a série vai acabar mesmo em 2025, como antes previsto, no ritmo que o autor está seguindo atualmente, deve terminar entre 2027 e 2028. Em segundo lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que no último volume vendeu 654 mil cópias em 7 dias, uma quantidade ABSURDA, levando em conta que teve problemas de estoque: Deste modo podemos concluir que Jujutsu Kaisen é o mais novo segundo pilar da revista.
Eu acho que lançar animes em temporadas e muito bem animados É a estratégia vencedora dessa década, e a Shonen Jump deveria utilizar essa estratégia com a maioria dos seus mangás: Contratar os melhores estúdios e dar o Budget necessário para produzir um anime de sucesso. É isso que a Shonen Jump deve fazer, por exemplo, com o terceiro colocado MASHLE, que já está vendendo 54 mil unidades em 1 mês (um ótimo resultado): A série precisa ter uma animação parecida com One Punch-Man, para assim se tornar um sucesso mundial. Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que mesmo atualmenta não sendo muito bem lembrado pela sua animação de alta qualidade, a sua primeira temporada foi muito bem produzida e o seu sucesso TAMBÉM foi causado pela alta qualidade do anime.
Em quinto lugar tivemos Boku no Roboko, que uma suspeita que talvez não tenha um grande crescimento em vendas: É complicado – Esperamos que essa nova leva, que tem Shinohara e Matsui retornando, resulte em ao menos dois mangás com realmente boas vendas (números parecidos com os de Undead Unluck e MASHLE ao menos). Em sexto lugar tivemos Yozakura-San, que vendeu 21 mil cópias 7 dias, contra 19 mil cópias em 6 dias do volume anterior. Contudo, não podemos esquecer que a série vendeu no Oricon 24 mil cópias em 1 mês – Comparando esses dados, eu posso dizer que Yozakura-San talvez teve um aumento de 1 a 3 mil cópias, um resultado realmente horrível. É praticamente um Hinomaru Zumou.
Em sétimo lugar tivemos Ayakashi Triangle, que estou esperando o terceiro volume para ver se a série vai aumentar suas vendas ou diminuir. Por enquanto eu diria que a estratégia melhor é divulgar a série o máximo possível; É um ótimo substituto de Yuragi-Sou no Yuuna-San. Em oitavo lugar tivemos Build King, que teve um primeiro rank mediocre: Eu já expliquei que atualmente TEMOS que esperar ao menos o décimo capítulo para ver a real colocação da série. Eu acredito que Build King não tenha tido uma boa recepção, e deve ser cancelado juntamente a Bokura no Ketsumei na próxima leva.
Em nono lugar tivemos Shakunetsu no Nirai Kanai que deveria estar nas últimas colocações, na minha opinião, já que muitos mangás que ficaram abaixo da série, vendem mais e tem uma maior possibilidade de sucesso. De qualquer modo, a série é de um autor veterano e dá um pouco relevância a revista (mas bem pouca mesmo); não vejo Shakunetsu superando 2021, mas eu não acho impossível sobreviver a leva de abril-maio. Em décimo lugar tivemos Undead Unluck, que se encontra seguro na revista e está aumentando rapidamente suas vendas; Eu acho muito provável que até Dezembro de 2021, tanto Undead Unluck quanto MASHLE vão estar no clube dos 100k.
Em décimo primeiro lugar tivemos Koukousei Kazoku, que pela publicidade que está recebendo, não deve ter tido uma boa recepção: A série deve ser cancelada na leva de Abril-Maio. Agora teremos uma leva com quatro novos mangás. Em Março não devemos ter NENHUMA leva, mas em Abril os editores vão lançar mais uma leva de três ou quatro mangás; As séries em risco de cancelamento são: Bokura no Ketsumei (que ainda corre risco para essa nova leva), Koukousei Kazoku, Shakunetsu no Nirai Kanai, Build King e TALVEZ Honomieru Shounen, já que os editores não estão classificando bem a série. Essa semana a série esteve em décimo segundo lugar, mesmo tendo uma estreia acima do esperado.
Em décimo terceiro lugar tivemos Shinrin Ouja Moriking, que após trinta e cinco capítulos, terminou. A série nunca vendeu bem e já é um milagre que tenha conseguido alcançar 35 capítulos; em outros períodos teria sido cancelado bem mais cedo. Em último lugar tivemos Bokura no Ketsumei que talvez não seja cancelado: Caso os editores não cancelem a série, teremos 21 mangás na revista – uma boa quantidade – No caso decidam cancelar a série, teremos 20 mangás, também um bom número. A série vendeu 5 mil cópias em 1 semana, é um resultado ruim, digno de cancelamento, mas por exemplo, é um resultado superior a Shinrin Ouja Moriking, que durou 25 capítulos. Os editores podem esperar para cancelar Bokura no Ketsumei
Os Novos Mangás
Teremos quatro novas séries; Eu diria que todos tem um bom potencial e podem se tornar sucesso. O primeiro mangá é do Matsui, autor de Neuro e Ansatsu Kyoutshitsu, sendo o segundo mangá, um dos maiores sucessos da década passada. Eu diria que Matsui tem boas chances para ter mais um novo sucesso, contudo, ter dois sucessos seguidos nunca é garantia que o autor terá mais um sucesso: Tudo indica, que por exemplo, Build King teve uma recepção ruim. Lançar novas séries é sempre um momento complicado e QUALQUER autor pode acabar fracassando na Weekly Shonen Jump.
Na Weekly Shonnen Jump #09 teremos Ai Terushii, do autor “semi-novato” Kazusa Inaoka. O autor já havia lançado um fracasso no passado, por isso não podemos dizer que é um novato, mas mesmo assim não é um autor veterano. Vamos ver como será sua segunda chance. Na #10, teremos o retorno do Shinohara, que lançou um dos melhores mangás de comédia da história da Weekly Shonen Jump, SKET Dance – Com dois sucesso (um na revista e um outro na Plus), o autor está em busca do seu terceiro sucesso; É uma boa aposta por parte dos editores, mesmo que as chances de sucesso de Shinohara são menos que as de Matsui.
Terminaremos a leva com Kowloon’s Ball Parade, de uma dupla. É um mangá de esporte de Baseball – Eu acho que é uma escolha arriscada; no sentido que o Baseball é o esporte mais popular do Japão, por isso seria uma aposta segura, contudo, é também um dos esportes, que nas últimas décadas, deu menos certo na Weekly Shonen Jump. Talvez a seca de mangás de esporte, pode ajudar a série: O público pode acabar recebendo de braços abertos qualquer mangá do gênero, mas não deixa de ser uma aposta arriscada.
SORTEIO
Nada melhor do que começar o ano de 2021 com o pé direito e com uma Weekly Shonen Jump na mão! Juntamente com a Otakuya-San, vamos dar um grande presente de ano novo para vocês. Vamos sortear a PRIMEIRA EDIÇÃO do ano comercial de 2021, que teve como capa Boku no Hero Academia! Venha partecipar desse sorteio!
Mas antes de tudo, quero lembrar que essa promoção só foi possível, por causa da parceria com a Loja Otakuya-San Store: A Otakuya-San é uma loja confiável que vende produtos importados do Japão (Action-Figures, Mangás, Magazines e muito mais), por preços muito acessíveis. Além de poder comprar os produtos que eles já tem em estoque, você também pode encomendar produtos do seu interesse.
Para partecipar do Sorteio pelo FACEBOOK é simples!
– Curta e COMPARTILHE esse Post no seu Facebook:
https://www.facebook.com/analyseitbr/photos/a.1467323453531279/2792513941012217/
– Curta a nossa página do Facebook (Analyse It) e a Página do Otakuya-San Store:
https://www.facebook.com/otakuyasan
Para participar pelo TWITTER também é simples!
– Dê Like e Retweet nesse tweet:
https://twitter.com/Analyseitbr/status/1345702231631396866
– Siga a nossa Página do Twitter.
*Partecipe tanto no Twitter quanto no Facebook para aumentar suas chances.
**O vencedor será revelado no dia: 27 de Janeiro.