A Volta do Matsui!
Weekly Shounen Jump #08 (25/01/2021)
Nige Jouzu no Wakagimi c01 (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Yuusei Matsui, 57 páginas)
01 – Boku no Hero Academia c298
02 – Dr. Stone c182
03 – Jujutsu Kaisen c136
04 – Black Clover c279
Mashle c47 (Página Colorida)
05 – Hakaishin Magu-chan c28
06 – Sakamoto Days c08
07 – Boku to Roboco c26
08 – Ayakashi Triangle c29
Tsukumogiri Life (Página Colorida, One-shot de Kouta Kawae, 47 páginas)
Yozakura-san Chi no Daisakusen c67 (Página Colorida)
09 – Undead Unluck c48
10 – Build King c09
11 – Shakunetsu no Nirai Kanai c27
12 – Honomieru Shounen c20
13 – Bokura no Ketsumei c18 (FIM)
14 – Kokousei Kazoku c22-23
Ausentes: One Piece c1002 e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
–
Tivemos nessa edição o retorno do Yuusei Matsui – como muitos sabem, estou realizando uma pausa no Analyse It (de 2 – 3 semanas), por causa de alguns problemas, que já estão quase resolvidos, por isso estou publicando somente a TOC da Shonen Jump, porém pretendo escrever as minhas primeiras impressões da nova da série do autor e também da nova série do Shinohara -. É sempre bom ver esses autores veteranos retornando.
Em primeiro lugar na TOC tivemos Boku no Hero Academia, o terceiro pilar da revista – Terceiro, não mais o segundo? – Isso mesmo que vocês leram, Jujutsu Kaisen conseguiu superar a série em apelo comercial e impacto, por isso, podemos considerar Boku no Hero Academia o terceiro pilar da revista atualmente. O que não significa que a série deixou de ser importante para a revista, continua a ser um seu pilar, por isso sua importância é enorme: A diferença é que agora temos mais um mangá relevante para deixar a revista mais forte, com uma LINE-UP mais equilibrada. Em segundo lugar tivemos Dr.STONE que está vendendo quase a metade das unidades de Chainsaw-man – é um bom mangá de zona intermediária, mas como a situação da revista está dramática, é bom classificar a série constantemente no TOP 5 -.
Em terceiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que até o encerramento do anime, vai estar vendendo mais que o dobro de Boku no Hero por isso deve alcançar, em 1 mês, a média de 1.4 – 2.0 milhões e cópias; um resultado espetacular e acima da minha previsão de alguns meses atrás – Por mais que eu tenha previsto que a série se tornasse o segundo pilar da revista, em minha previsão “não-otimista” acreditava em 800 mil cópias, porém chegar tão perto de ONE PIECE parecia um sonho.
Eu tinha dito: “Olha, eu não dúvido que Jujutsu Kaisen próximo ano venda mais ANUALMENTE (com a venda dos volumes antigos) que One Piece, porém será complicado a série conseguir vender mais que One Piece POR VOLUME. – Atualmente One Piece vende 1.7 milhões de cópias por volume, e Jujutsu Kaisen deve estar vendendo 1.1 – 1.2, com possibilidade de crescimento até 1.5 – 2.0 com o encerramento do anime. É um resultado espetacular: Não é um Kimetsu no Yaiba, mas é um resultado absurdo.
Eu acho que isso demonstra como a Weekly Shonen Jump ainda tem força na revista e como a revista pode conseguir implacar outros sucessos: Se bem animados, na minha opinião, MASHLE e Undead Unluck, podem conseguir superar a marca de 400 mil cópias por volume. São séries com um ótimo potencial. Em quarto lugar tivemos Black Clover, que por mais que não tenha se tornado um pilar da revista, como muitos esperavam, é uma série de sucesso: Vende 200 mil cópias em 1 mês, o que é um bom resultado. Sim, suas vendas estão caindo, o que pode levar a série à uma crise maior, se decide se prolungar, até mesmo a um cancelamento, mas não acho que Black Clover ainda vai durar muito anos: Eu acho que veremos o encerramento natural da série daqui a 2 ou 3 anos.
Em quinto lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan, que tem grandes chances de ter o mesmo fim de Agravity Boys, se não melhorar suas vendas no próximo volume. A questão é que agora que as séries veteranas não vão mais terminar (pelo menos não nos próximos dois anos, com chances de Boku no Hero Academia, Dr.STONE e Black Clover terminarem a partir de 2023), os editores poderão cancelar séries novatas que vendem abaixo de 20 mil cópias, por isso, todas as séries novatas tirando Ayakashi Triangle, MASHLE, Undead Unluck e Yozakura-San estão correndo risco – Talvez um pouco menos Honomieru Shounen, caso os editores PAREM de classificar mal a série. Em sexto lugar tivemos Sakamoto Days, que esperarei o seu décimo capítulo para realmente começar a avaliar suas colocações, mas devo dizer que estrear na sexta colocação não é ruim.
Em sétimo lugar tivemos Boku no Roboko, que estou curioso em saber se a série vai ter um aumento de vendas MAIOR que Magu-Chan (no qual o volume 2 o mesmo que o primeiro volume). É necessário essas séries superaram 20 mil cópias para não serem canceladas esse ano. É também necessário ir além das 20 mil cópias, obviamente, mas o primeiro passo é alcançar o nível de Yozakura-San (que não vende bem, mas os editores estão mantendo na revista mesmo assim). Em oitavo lugar tivemos Ayakashi Triangle, que se não tiver uma queda em vendas, não deve ser cancelado nesse ano de 2021 – Mesmo se manter suas vendas estáveis, deve se salvar. Talvez corra risco em 2022, caso não melhore, mas 2021 será um ano no qual os editores irão “renovar” as séries novatas, cancelando aquelas que vendem menos e estreando várias novas.
Em nono lugar tivemos Undead Unluck, que está muito seguro. O ritmo do mangá está muito rápido, e eu até diria que poderia terminar em dois volumes, mas ao mesmo tempo, eu não surpreendo se o autor adicionar um grande surpresa que muda a inteira narração da série inteira. Devemos esperar e ver, é uma série muito difiícil de prever a sua história. Em décimo lugar tivemos Build King, que é uma notícia ruim que já está entre os cinco últimos colocados, mas porém não é uma notícia definitiva: Eu acho que a série teve uma recepção ruim, na verdade, eu tenho quase certeza, porém devemos SEMPRE esperar o décimo capítulo e depois, sucessivamente, o seu primeiro volume.
Em décimo primeiro lugar tivemos Shakunetsu no Nirai Kanai. Eu acho que teremos uma leva estreando em Abril, essa leva terá três novos mangás (incluindo um autor veterano): Os mangás cancelados devem ser quase certamente Shakunetsu no Nirai Kanai, Kokosei no Kazoku e Build King / Sakamoto Days. Eu diria, que caso estreasse uma quarta série, estaria em risco também: Honomieru Shounen (se os editores não começarem a classificar bem), Hakaishin Magu-Chan e Boku no Roboko, caso não melhorem em vendas. Em décimo segundo lugar tivemos Honomieru Shounen que é uma série INJUSTIÇADA; o mangá teve um bom começo e está mais do que na hora dos editores classificarem bem a série (na zona intermediária) e também começarem a dar mais páginas coloridas.
Inclusive, a arte do autor é lindíssima, por eu acho que páginas coloridas ajudariam MUITO a série aumentar suas vendas: É um grande atrativo visual. Em décimo terceiro lugar tivemos Bokura no Ketsumei, que repito, vendeu a mesma quantidade de Time Paradox Ghostwriter, e justamente por isso mereceu o seu cancelamento. A série tinha vários defeitos que não conseguiriam ser resolvidos. Em último lugar tivemos Kokosei Kazoku que também deve ser cancelado, mas teremos certeza somente no próximo mês, quando for lançado o seu primeiro volume.