Cinco séries.
Dessa vez irei comentar os mangás não ranqueados: Primeiro quero dizer bem-vindo a revista, ao nosso querido Mapolo 3-gou, que conhecemos muito bem por causa da Jump NEXT desse ano. Aliás, publicarei a primeira parte da edição invernal nesse FIM DE SEMANA, por isso se prepararem para conhecer mais One-Shots promissores. Também tivemos nessa Shonen Jump, o último capítulo de Chainsaw-Man, isso mesmo, a nossa querida série acabou… na Shonen Jump. O mangá terá uma continuação na Jump Plus. Eu serei sincero, não gostei muito do plano, porém eu acredito que seja mais uma decisão do autor.
Não, meus amigos, Chainsaw-man não vai virar um mangá seinen. A Jump + é uma plataforma SHOUNEN, destinada para o público adolescente e adulto, além de ter a mesma gestão da Weekly Shonen Jump – Vamos ser sinceros, Chainsaw-man é mais violento que qualquer outro mangá que atualmente é lançado na Shonen Plus. Contudo, é inegável que um autor tem mais liberdades de desenvolver a sua história na Plus, por isso podemos ver a série tendo ideias ainda mais loucas, como aconteceu com Fire Punch. É importante dizer, também, que o Fujimoto pode estar optando para um ritmo mais lento, podendo agora lançar Chainsaw-man quinzenalmente ou mensalmente. A transferência da série (que é isso que está acontecendo) é, de qualquer modo, uma horrível notícia para a revista, que encontra com cinco mangás com mais de 2 anos de vida…
E não é que eu não estava errado sobre Chainsaw-man não terminar.
Quem diz que a Weekly Shonen Jump não está passando por uma crise, sejamos sinceros, não conhece a história da revista: É a revista, desde que se modernizou, nos meados dos anos 80, nunca se encontrou com tão poucos mangás desconhecidos. Se pegarmos a “LINE-UP” da revista dois anos atrás, a maioria dos jovens japoneses conheciam, ao menos, metade da revista, atualmente a revista está CHEIA de mangás desconhecidas, irrelevantes comercialmente por enquanto. São várias séries que não tem nenhuma força comercial, que nenhuma marca grande gostaria de trabalhar. Os editores agora devem realizar milagres para transformar esses mangás em obras mais relevantes. É uma crise que a revista irá superar, com certeza… Irá superar sem grandes consequências? Não.
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE que continua sendo um dos reis da revista. Sim, um dia ONE PIECE irá terminar, mas provavelmente não antes de 2025 (Eu acredito que será entre 2026 e 2028, sinceramente), nesse período, provavelmente 90% dos mangás da revista já terão mudado. Ainda é cedo para pensarmos na revista PÓS-ONE PIECE, atualmente os editores devem superar a crise atual. Em segundo lugar tivemos Black Clover, que não será cancelado tão cedo. Cada vez que um mangá veterano termine, mais a situação da série melhora. O mangá ainda vende muito bem, mas está tendo preocupantes quedas em vendas, entretanto, a revista só tem cinco séries que superam 100 mil cópias vendidas em 1 mês… Black Clover é um deles.
PS: Em Janeiro de 2020 tinhamos doze séries que superavam a marca de 100 mil cópias por volume, atualmente temos somente cinco.
Em terceiro lugar tivemos MASHLE, que continua sendo uma ótima aposta, todavia, pode ter recebido um grande concorrente: Undead Unluck em seu último volume deu um grandíssimo pulo do gato e já vendeu mais que o último volume de MASHLE: Os dois novatos parecem estar dispostos a brigarem pelo título de “novato mais promissor”. Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que continua sendo um dos grandes pilares da revista, está seguro. Pelo menos temos certeza que Boku no Hero Academia não vai terminar pelos próximos dois anos: Eu diria que até o começo de 2023, todos esses cincos mangás sobreviventes vão continuar na revista, dando mais tempo para os editores reestruturarem a revista. Em quinto lugar tivemos Boku no Roboko, que continua sua estrada para se tornar um sucesso.
Em sexto lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que continua loucamente aumentando as suas vendas: A realidade é que na mesma intesidade que 2020 foi horrível para a LINE-UP da Shonen Jump e para as vendas das suas edições, acabou sendo um ano no qual a Shueisha teve um lucro ABSURDO, principalmente por causa de Kimetsu no Yaiba, e em menor grado, por causa dos boost de Haikyuu!! e de Jujutsu Kaisen, que está conseguido vender mais de 600 mil unidades em todas as semanas. A série está caminhando para se tornar o segundo pilar. Em sétimo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que terminará na próxima edição (uma edição a mais do que o previsto)… Eu sentirei um pouco de saudades da série, mesmo não lendo. É sempre legar ter um mangá de romance na revista.
Em oitavo lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, que muitos estão argumentando que pode ter entrado no seu último arco: É possível, como também pode ser um arco de expansão de universo. Saberemos daqui a algumas semanas ou meses. Eu não acho que os editores estariam disposto a cancelar Yozakura-San Chi no Daisakusen, já que se tornou a nona série que mais vende na revista… Isso mesmo, a nona série – e mal alcança a 30 mil cópias em 1 mês. Repito, em Janeiro de 2020 tinhamos treze séries que vendiam mais de 100 mil cópias. É a crise, meus amigos, mas sei que iremos conseguir superar: 2020 está terminando.
Em nono lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan, que estou curioso para saber quanto irá vender no seu segundo volume: Normalmente os cinco primeiros volumes definem se a série tem realmente potencial comercial ou não – Estamos em uma situação “FORA DO NORMAL”, por isso, tudo que conhecemos pode mudar, porém, até agora todas as séries que se tornaram um sucesso tiveram um boost em vendas grandes nos primeiros cinco volumes, e todos já tinha superado no volume 3, a marca de 30 mil cópias vendidas. Em décimo lugar tivemos Undead Unluck, que em seu quarto volume, teve o aumento em vendas que comentei: A série vendeu 28 mil cópias em 3 dias, inicialmente assim o seu grande boost, que espero que continue nos próximos volumes.
Em décimo primeiro lugar tivemos Ayakashi Triangle, que vendeu 32 mil cópias no volume 2 (em 3 dias): É um ótimo resultado, mas que é IGUAL ao primeiro volume. É preocupante quando uma série não consegue aumentar suas vendas… Normalmente acaba sendo cancelada. Deste modo, é melhor o autor ir animando a sua história, para assim suas vendas aumentarem. Em décimo segundo lugar tivemos Kokousei Kazoku, que está recebendo posições bem “meh”, porém não podemos ainda garantir um cancelamento ou sobrevivência. Em décimo terceiro lugar tivemos Shakunetsu no Nirai Kanai, que levando em conta meus conhecimentos sobre a revista, será cancelado em algum momento de 2021 – Quando vai depender dos novatos -.
Em décimo quarto lugar tivemos Shinrin Ouja Moriking, que está acabando… Eu não vejo o mangá sobrevivendo, mesmo que essas suas posições um pouco mais altas, me fazem duvidar das minhas previsões. Certamente teremos uma leva três à cinco mangás em Janeiro, tenho certeza absoluta disto. Em décimo quinto lugar tivemos Honomieru Shounen, que teve a quarta melhor estreia de 2020, perdendo somente para Burn The Witch, Ayakashi Triangle e MASHLE, por isso, os editores DEVEM salvar a série. O mangá vendeu 8 mil cópias em três dias, enquanto mangás como Magu-Chan e Boku no Roboko venderam 8 mil cópias em 5 dias. Honomieru Shounen não é um sucesso, mas é uma das melhores estreias do ano, e DEVE ser salva. Seria burrice dos editores cancelarem o mangá. Em décimo sexto lugar tivemos Agravity Boys que será cancelado muito em breve, e em décimo sétimo lugar tivemos Bokura no Ketsumei, que também será cancelado.
AVALIE A WEEKLY SHONEN JUMP #01
PARA AVALIAR OS MANGÁS DA WSJ #01, CLIQUE AQUI!
Comentários da Edição #52: Em primeiro lugar tivemos o retorno de Chainsaw-man, que eu acho que vai ganhar as próximas duas semanas. A série está terminando e tudo indica que todo mundo vai continuar dando ótimas notas (se o encerramento continuar agradando, obviamente). Em quarto lugar tivemos Sakamoto Days, que depois de estrear em primeiro lugar, continuou tendo um ótimo rendimento, por enquanto é a estreia mais sólida que tivemos em 2020. Não podemos dizer o mesmo para BBuild King, que está tendo um rendimento terrível: Uma das piores estreias de 2020.
Classificação #52(Edição da passada):
1. Chainsaw-man: 9.11
2. Jujutsu Kaisen: 8.66
3. Boku no Hero Academia: 8.65
4. Sakamoto Days: 8.50
5. ONE PIECE: 8.38
6. Undead Unluck: 8.33
7. Boku-tachi wa Benkyou: 8.18
8. MASHLE: 7.74
9. Black Clover: 7.66
10. Hakaishin Magu-Chan: 7.55
11. Yozakura-San: 7.53
12. Dr.STONE: 7.47
13. Honomieru Shounen: 7.45
14. Bokura no Ketsumei: 7.20
15. Ayakashi Triangle: 7.19
16. Kokosei Kazoku: 7.11
17. Boku no Roboko: 6.90
18. Shakunetsu no Nirai Kanai: 6.63
19. Shinrin Ouja Moriking: 6.10
20. Agravity Boys: 5.89
21. Build King: 5.53
Ausente: HUNTER x HUNTER
Votos Totais: 54
TOP 5 – Quais foram as suas três séries preferidas da Edição?
1. Chainsaw-man: 47.8%
2. Jujutsu Kaisen: 45.7%
3. Boku no Hero Academia: 43.5%
4. ONE PIECE: 39.1%
5. Sakamoto Days: 37%
Sem votos: Shakunetsu no Nirai Kanai, Kokoisei Kazoku, Build King, Agravity Boys e Shinrin Ouja Moriking.