Chainsaw-man vai terminar.
Em primeiro lugar tivemos Dr.STONE, que inicia bem a corrida de 2021 – A série ganhou o campeonato da TOC de 2020 e parece que também quer ganhar em 2021, já que na próxima semana será a capa da edição – Foi revelado que a série tem 8 milhões de cópias em circulação, com uma média por volume de 421 mil cópias. É um ótimo resultado, mesmo sendo muito longe de um resultado digno de pilar. Em segundo lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que esse sim se tornou um dos pilares da revista. A série está aumentando suas vendas, semana após semana, e é quase certo que irá superar Boku no Hero Academia até o começo do próximo mês. É um resultado incrível, mas não surpreendente. Quem segue o Analyse It já sabia que Jujutsu Kaisen muito provavelmente iria superar Hero em vendas.
Em terceiro lugar tivemos uma grata surpresa: Hakaishin Magu-Chan. A série ainda não é um sucesso, mas levando em conta a grande quantidade de séries que foram encerradas em 2020 (no total, 7 séries veteranas), é natural que os editores apostem alto em Magu-Chan, que está conseguindo vender mais de 10 mil cópias em 1 mês. Atualmente temos três séries na revista que não são um sucesso, mas os editores estão prontos para transformá-los em um sucesso: Yozakura-San, Boku no Roboko e Magu-Chan. Espero que todos os três se tornem obras comercialmente vantajosas, a revista está precisando.
Em quarto lugar tivemos MASHLE, que continua sendo uma das grandes apostas por parte dos editores. Contudo os editores, cada vez que termina mais uma série veterana, se encontram em uma situação complicada; pois cada vez mais pessoas vão estar abandonando a revista. Se eu fosse a Weekly Shonen Jump já anunciaria um novo projeto do Fujimoto, não dando nem um segundo para o autor descansar, talvez assim os seus leitores não abandonem a Weekly Shonen Jump (É uma piada). Eu acredito que MASHLE seja uma boa aposta, mas a série precisa vender mais para se tornar um grande sucesso no futuro. Em quinto lugar tivemos Black Clover, que eu acho que irá terminar daqui a 2 ou 3 anos: Eu não vejo a história superando 2023 – Sobre as vendas caindo, se a série decidir ir além de 2023, eu acho que tem risco altos de cancelamentos (como eu sempre digo, a crise da meia idade normalmente é irreversível), porém, se tiver mais dois ou três anos de vida, não deve ser cancelado.
Em sexto lugar tivemos Boku no Roboko, que na verdade está na segunda parte da revista: É aquela velha história, quando temos muitos mangás não classificados na primeira parte, um mangá na zona intermediária sempre parece ter uma posição melhor da sua real. Essa regra vale mais ainda para Boku-tachi que teve uma “falsa sétima colocação”, pelo motivos já citados. De qualquer modo, sobre Boku no Roboko, eu acredito que os editores devem apostar na série, menos que séries como Ayakashi Triangle, Mashle e Undead Unluck, que tem um grande potencial comercial, mas mesmo assim devem apostar em Boku no Roboko e Magu-Chan também, são comédias que podem acrescentar muito a revista.
Em oitavo lugar tivemos Chainsaw-man, que irá terminar na próxima edição: Eu serei sincero, eu estava sentindo que Chainsaw-man estava acabando, porém, eu não conseguia acreditar, simplesmente me parecia tão surreal a ideia da série terminar em um momento tão critico para a revista, sem que nem tenha um anime em exibição, que eu não conseguia acreditar que Chainsaw-man poderia terminar. Sim, muitas pessoas pensam que talvez tenhamos o anúncio de uma segunda parte: É possível, porém, dessa vez eu irei interpretar o aviso pelo que ele é, e não pelo o que ele pode se tornar. A Weekly Shonen Jump disse que o último capítulo de Chainsaw-man é na próxima semana.
Foram 7 séries de sucesso terminando em apenas 1 ano: Kimetsu no Yaiba, Yakusoku no Neverland, Yuragi-Sou no Yuuna-San, Haikyuu!!, Act-Age (Cancelado), Boku-tachi wa Benkyou e Chainsaw-man: São realment muito mangás para pouca revista. Foi um massacre completo e isso me deixa triste: Eu não acho que os editores estão fazendo um ruim trabalho em encontrar novos mangás, muito pelo contrário, os editores até estão dando mais espaço e tempo para as novas séries, porém nenhuma revista no mundo consegue encontrar mais de cinco sucessos em um único ano. Nenhuma revista conseguiria recuperar em apenas 1 ano todas essas perdas, essa é a realidade.
E sim, isso me deixa um pouco triste: O motivo pelo qual, depois de 7 anos escrevendo o Analyse It, eu ainda escrevo semanalmente sobre a TOC, é que eu realmente amo a Weekly Shonen Jump. Eu não torço pelos mangás individualmente. Eu não tenho o pensamento de dizer “Quero que “X” série seja cancelada, pois eu não gosto dela” – Todos vocês sabem que eu não gosto do conteúdo (ecchi) de Ayakashi Triangle, e mesmo assim eu quero que os editores divulguem a série, pois eu escrevo por gostar da revista. Por achar interessante o seu sucesso, achar interessante essa busca incessante por novos sucessos, achar curioso adivinhar as estratégias que os editores irão tomar e eu torço, toda a semana, para que a Weekly Shonen Jump encontre novos sucesssos para entregar um conteúdo para tantos adolescentes, jovens e adultos por todo o mundo. E ver a revista em tamanha dificuldade para mim é triste, pois eu quero ver a Shonen Jump brilhando.
E repito, não é culpa dos editores: Nunca revista no mundo conseguiria sair ilesa de um golpe como esse. Nunca na história da Weekly Shonen Jump tantas séries veteranas acabaram no mesmo tempo. É assustador. Em nono lugar tivemos Ayakashi Triangle, que continua sendo o maior sucesso de 2020: Eu acho que em 2021 a série se tornará uma das protagonistas da revista, recebendo continuamente páginas coloridas e vendendo quantidades absurdas. Porém, suas posições devem continuar intermediárias: O ecchi agrada um público muito específico, e tem muitos haters, principalmente entre os adultos que não gostam de certas sexualizações. Deste modo, para não incomodar os que não gostam, os editores preferem deixar séries como Ayakashi Triangle bem escondidas. Em décimo lugar tivemos Koukosei Kazoku que irá lançar o seu primeiro volume em fevereiro, juntamente com o volume 98 de ONE PIECE.
Em décimo primeiro lugar tivemos Shakunetsu no Nirai Kanai, que vendeu muito mal e eu acho que não conseguirá sobreviver ainda por muitos meses. Deve estar próximo ao seu cancelamento. Tivemos nas últimas quatro colocações, respeticamente: Shinrin Ouja Moriking, Agravity Boys, Bokura no Ketsumei e Honomieru Shounen. Esse grupinho da pesada será cancelado como se não houvesse um amanhã: Tenho certeza que teremos uma grande leva na Edição #07 ou #08. Inclusive, para os editores terem desistito solenemente de Honomieru Shounen, tudo indica que a sua votação interna deve ter despencado de modo horrível. Os editores não iriam sabotar a série deste modo sem algum motivo.
AVALIE A WEEKLY SHONEN JUMP #51
PARA AVALIAR OS MANGÁS DA WSJ #52, CLIQUE AQUI!
Comentários da Edição #51: Em primeiro lugar uma grandíssima surpresa: Pela primeira vez uma série novata consegue estrear com uma nota 9 e também pela primeira vez consegue estrear em primeiro lugar. Isso demonstra como Sakamoto Days conseguiu entregar um ótimo primeiro capítulo. Tivemos também nesse capítulo a menor posição de ONE PIECE até então, uma queda absurda na nota de Yozakura-San (O pessoal realmente não gostou do capítulo de comédia) e um rendimento terrível por parte de Build King, que amanhã irei revelar as respostas das perguntas secundárias
Classificação #51 (Edição da passada):
1. Sakamoto Days: 9.05
2. Jujutsu Kaisen: 9.00
3. MASHLE: 8.26
4. Chainsaw-man: 8.24
5. Boku no Roboko: 8.22
6. Undead Unluck: 8.15
7. ONE PIECE: 8.11
8. Honomieru Shounen: 7.90
9. Hakaishin Magu-Chan: 7.85
10. Black Clover: 7.64
11. Ayakashi Triangle: 7.47
12. Dr.STONE: 7.21
13. Boku-tachi wa Benkyou: 7.20
14. Kokousei Kazoku: 6.70
15. Yozakura-San Chi no daisakusen: 6.61
16. Shakunetsu no Nirai Kanai: 6.50
17. Bokura no Ketsumei : 6.33
18. Build King: 6.07
19. Agravity Boys: 5.43
19. Shinrin Ouja Moriking: 5.23
Ausente: BOKU NO HERO & HUNTER x HUNTER
Votos Totais: 50
TOP 5 – Quais foram as suas três séries preferidas da Edição?
1. Sakamoto Days: 56%
2. Jujutsu Kaisen: 48%
3. ONE PIECE: 34%
4. Chainsaw-man: 32%
5. MASHLE: 28%
Sem votos: Shakunetus no Nirai Kanai, Agravity Boys e Shinrin Ouja Moriking.
Para Ver o Histórico da Votação: AQUI!