O Senhor Sakamoto.
Toda semana o Analyse It abre essa área para que quem ler a Weekly Shonen Jump possa avaliar os mangás da semana (através da votação) e também para que nos comentários possam comentar os capítulos da semana (Ler as regras). Essa é uma brincadeira que realizamos para que assim todo mundo possa comentar a revista tranquilamente e ao mesmo tempo também possa ver a opinião dos outros. Para votar, é bem simples:
Dê uma nota aos mangás que você lê: Por favor votar SOMENTE e UNICAMENTE naqueles mangás que você leu o capítulo da semana, não votar contra um mangá só porque você não gosta dele. Ou dar 4 em várias séries só para aumentar o voto da sua série preferida. Todos os votos são conferidos antes de serem computados. Você não é obrigado a votar em todas as opções, é só não avaliar os mangás que você não lê. Avalie somente aqueles que você lê.
As notas vão de 4 até 10.
4 – Capítulo péssimo
5 – Capítulo ruim
6 – Capítulo mediano
7 – Capítulo bom
8 – Capítulo ótimo
9 – Capítulo Fantástico
10 – Capítulo Espetacular e muito memoravel
O RESULTADO: Será publicado juntamente com a abertura da votação da WSJ #52
PARA VOTAR NA WSJ #51, CLIQUE AQUI!
Os Comentários de Leonardo Nicolin
[Estou nesse exato momento lendo os capítulos e escrevendo as mini-análises]
ALERTA SPOILER
[Sakamoto Days c01]: Build King e Sakamoto Days podem ter estreado na mesma leva, porém representam duas direções totalmente diferentes que a revista pode seguir. Enquanto Build King é um mangá da segunda metade dos anos 90, com o público alvo sendo crianças e adolescentes. Sakamoto Days, escrito e desenhado pelo novato Yuuto Suzuki, é uma aposta que mira justamente uma Shonen Jump mais moderna, mais violenta, que notou que o seu público mudou: Mais de 50% dos leitores da revista tem mais de 18 anos, e estão prontos para ler mangás mais “sérios”. É a Shonen Jump de Chainsaw-man.
[Dr.STONE c175]: Eu estava animado para esse arco, porém cada capítulo que passa acabo gostando menos: A corrida para chegar na Amazonia não é emocionante, a solução da moto não me convence. Pelo menos pelo que parece, em no máximo dois capítulos termina essa corrida, já que conseguiram construir as motos.
Nota: 5.0
[ONE PIECE c996]: Eu achei esse um dos capítulos mais fraco do arco até então, não por ser um capítulo ruim, mais por não ter acontecido quase nada de realmente memorável. Claramente Oda está preparando o terreno para o capítulo 1000, por isso como consequência temos capítulos mais mornos, que porém não chegam a ser ruins. Gostei mesmo assim da cena do Law e da chegada de Franklin, que acabou sendo bem divertida.
Nota: 6.5
[Build King c02]: Ruim, capítulo bem ruim: Eu não sou uma pessoa que normalmente critica traço, pois o traço é a expressão artistica do autor, porém, conhecendo a obra anterior do autor, “Toriko”, estou achando decepcionante o design dos personagens até então, de certo modo me lembra a arte de “Mahojin Guru Guru”, porém Build King é um Battle-Shounen, já Guru Guru é uma comédia-paródia. Todo o “PLOT” desse segundo capítulo, com o inimigo sendo essa casa estranha, também não me convenceu. Eu estou realmente achando Build King um mangá ruim.
Nota: 4.5
[Jujutsu Kaisen c130]: Voltamos nessa semana ao arco principal. E meu amigo, que capítulo! Continuam a subestimar o Mahito; a “morte” de Todo é a prova que o Mahito é muito mais forte do que muitos pensam: Mas espero que depois dessa perda, o Itadori finalmente vença o Mahito. O autor está construindo esse combate desde a morte do Junpei e na minha opinião, chegou o momento de Mahito ser derrotado. Quero ver o ITADORI FULL PISTOLA METENDO A PORRADA NO MAHITO!
Nota: 9.5
[MASHLE c40]: Já são 40 capítulos de MASHLE, como o tempo está passando meus amigos. De qualquer modo, eu gostei bastante desse capítulo em questão, pois conseguiu ser engraçado e voltar a mostrar as habilidades do Mash em questões mais “sociais” – O que eu mais gostava na comédia de MASH não era a piada sobre os “Cupcakes” que o protagonista ama comer e o autor continua repetindo, é ver o protagonista utilizando sua força para realizar atos mágicos. De qualquer, o melhor momento do capítulo foram as duas últimas páginas: A chegada dos “Divine Visionaries”.
Nota: 8.0
[Boku no Roboko c19]: Não dá pessoal, eu realmente me estou divertindo com os capítulos de Boku no Roboko: É o quinto consecutivo que eu consigo achar divertido – A série pode ter começado mal, mas quando você se acostuma com a comédia entregue pelo autor, se torna hilária. O capítulo já começa com uma piada espetacular; O protagonista viciado em Ayakashi Triangle. Depois temos todo o “Sketch” da Urahara se apaixonando por um dos amigos do protagonista; Eu me acabei de rir com as piadas e cenas criadas – na minha opinião, o melhor capítulo da série até então -.
Nota: 8.5
[Undead Unluck c41]: Finalmente o argo de Undead Unluck começou a estar interessante: Vamos conhecer a partir desse capítulo o passado do “Andy” e eu realmente achei interessante o modo que o autor encontrou para desenvolver esse arco: Poderemos ver, quem sabe, uma viagem em várias eras diferentes, começando no “Faroeste”, e quem sabe, passando até mesmo em uma guerra importante. Se antes eu estava criticando fortemente Undead Unluck, finalmente, nesse capítulo posso voltar a dar uma nota positiva para a série. Porém, eu acho que esse arco vai precisar de uma força dramática (no sentido de “Tristeza”), que a série ainda não conseguiu mostrar. Será um grande desáfio ao autor.
Nota: 7.0
[Hakaishin Magu-Chan c21]: Eu achei muito “FOFO” esse capítulo de Hakaishin Magu-Chan; ver os três “deuses” das trevas tendo uma conversa no bar não chegou a ser engraçado, porém nos ajudou a conhecer um pouco mais de cada personagem e a criar uma intimidade, inclusive conhecendo melhor o próprio Magu, que usou a conversar para aprender a tratar melhor a Ruru, o que resultou nas únicas cenas engraçadas do capítulo que foram as últimas páginas. Porém, como eu disse, esse capítulo de Magu-Chan era para ser mais sério e gostei do modo que o autor mesmo assim guiou a história.
Nota: 7.0
[Chainsaw-man c94]: Eu achei esse Chainsaw-man simplesmente genial e gostei do modo que a história foi guiada, porém esse capítulo achei simplesmente “mais do mesmo” e não conseguiu me despertar nenhuma emoção: Na verdade somente a décima página, quando Makima revela que “Chainsaw-man” está muito mais fraco, que minha curiosidade sobre o capítulo aumentou. Essa página me fez questionar qual será a solução que o Fujimoto irá encontrar para recuperar as forças de Chainsaw-man e dar um encerramento épico para a série. Com certeza a luta atual, não será a última batalha da série.
Nota: 6.0
[Black Clover c272]: O capítulo pode até ser bem previsível, já que o autor usou uma construção de tensão bem simples, porém mesmo assim eu acredito que é um capítulo bem construído. Toda a cena no qual vemos tanto o demônio quanto Asta sofrendo, perto de “morrerem”, é bem desenhada e me passou um pouco de tensão (digo um pouco, pois eu realmente não esperava que nada de sério acontecesse). Vamos ver como será o próximo capitulo, no qual Asta vai meter a porrada.
Nota: 7.0
[Yozakura-San Chi no Daisakusen c60]: Então, sem querer ser o chato de turno, porém, eu realmente achei esse capítulo de Yozakura-San bem chatinho. É normal que depois de um arco mais sério, o autor decide apresentar alguns capítulos mais voltados para a comédia: Eu acredito, inclusive, nos próximos devemos ter um foco maior nos personagens secundários, porém, essa coisa do Taiyo bebê não me fez rir em nenhum, mesmo eu achando a última página do capítulo fofa e divertida. Mas comédia é assim, pode agradar alguns e desagradar outros. É normal.
Nota: 5.5
[Ayakashi Trianngle c22]: Bem, o melhor de Ayakashi já terminou e agora voltaremos ao ecchi – O autor provavelmente usará a estratégia de lançar capítulos separados, mais divertidos, e depois que começarem a estar cansativo, emplacar um arco emocionante, com combates bem desenhados – não é nenhuma surpresa essa estratégia. Então, não gosto do ecchi de Ayakashi Triangle, isso já basta.
Nota: 4.5
[Shakunetsu no Nirai Kanai c20]: Eu acho que é o momento de entender que Shakunetsu no Nirai Kanai está fadado ao cancelamento; A séria não é engraçada – Uma coisa é você não querer desenvolver seu arco principal, mas mesmo assim entregar capítulos divertidos. Outra coisa é fazer como o Tamura faz com Shakunetsu no Nirai Kanai, que entrega vários capítulos insuportáveis, um atrás do outro, que não levam a lugar nenhum e que não não fazem rir. A série é um peixe morto que daqui a pouco vai ser jogado na latrina.
Nota: 4.0
[Shinrin Ouja Moriking c29]: Ás vezes eu fico triste ao ler Shinrin Ouja Moriking, pois eu sei que essa é a última chance do autor, que já tem três fracassos. Eu acho que talvez em uma Jump Saikyou, o Tomohiro Hasegawa possa emplacar uma série de sucesso modesto, mas na Weekly Shonen Jump, a sua comédia não parece estar dando certo – mesmo que Spring Weapon Number One não tenha sido um grande fracasso. O capítulo dessa semana até que foi um pouco divertido e eu gostei; Eu acho que o Hoshiking Tournament pode ser um modo divertido e diferente de encerrar a série.
Nota: 6.5
[Honomieru Shounen c13]: Estou gostando ver a Riku partecipando muito mais em Honomieru Shounen, pois estamos em 2020, e a imagem de “ajudante do protagonista” que é sensível e precisa ser protegida sempre já está bem batida. Quando vejo um mangá que segue esse esquema, me vem uma preguiça enorme. Por isso, transformar a Riku em um personagem masi forte e independente é importante. A conclusão do combate acabou sendo muito interessante, porém eu acho que devem desenvolver um pouco mais o protagonista, para que esse seu passado tenha uma carga dramática maior.
Nota: 7.5
[Bokura no Ketsumei c11]: Para mim o ponto fraco de Bokura no Ketsumei atualmente é justamente a sua arte: Se o roteiro melhorou a partir do terceiro capítulo, a arte continuou bem amadora – parece que os editores estão se recusando a dar melhores assistentes para a autora – Esse capítulo mostra justamente quanto a arte de Bokura no Ketsumei é ruim, ao ponto de não conseguir dar emoção a muitas das cenas desenhadas.
Nota: 5.5
A AVALIAÇÃO DA SHONEN JUMP #50
PARA AVALIAR OS MANGÁS DA WSJ #51, CLIQUE AQUI!
Comentários da Edição #50: Em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que com essa vitória, conquista o título série com mais vitórias em 2020. São 11 vitórias para a série de super-herói, que continua a entregar vários capítulos de alta qualidade. As surpresas dessa semana acabaram sendo: Ayakashi Triangle que continou com uma boa média e Honomieru Shounen que voltou a média do 8!
Classificação #50 (Edição da passada):
1. Boku no Hero Academia: 8.84
2. Chainsaw-man: 8.68
3. ONE PIECE: 8.38
4. Ayakashi Triangle: 8.05
5. Honomieru Shounen: 8.03
6. Yozakura-San Chi no Daisakusen: 8.00
7. Jujutsu Kaisen: 7.79
8. MASHLE: 7.57
9. Undead Unluck: 7.48
10. Dr.STONE: 7.42
11. Boku no Roboko: 7.10
12. Shakunetsu no Nirai Kanai: 7.09
13. Hakaishin Magu-Chan: 7.06
14. Boku-tachi wa Benkyou: 7.00
15. Bokura no Ketsumei: 6.53
16. Build King: 6.41
17. Agravity Boys: 6.25
18. Kokousei Kazoku: 6.08
19. Shinrin Ouja Moriking: 5.43
Ausente: BLACK CLOVER & HUNTER x HUNTER
Votos Totais: 59
TOP 5 – Quais foram as suas três séries preferidas da Edição?
1. Boku no Hero Academia: 59.6%
2. Chainsaw-man: 53.8%
3. ONE PIECE: 51.9%
4. Hoinomieru Shonen: 28.8%
5. MASHLE: 17.3%
Sem votos: Kokosei Kazoku, Agravity Boys Shinrin Ouja Moriking.
Para Ver o Histórico da Votação: AQUI!
REGRAS:
- Nessa área é permitido comentar os capítulos da semana da Weekly Shonen Jump, não é permitido comentar os capítulos da edição sucessa (Utilizar a TOC da determinada edição ou o Post de Votação da determinada edição). É permitido comentar os capítulos passados.
- Mesmo assim, colocar as informações da semana como SPOILER, pois tem pessoas que não leem todos os mangás da Shonen Jump. Informações genéricas, não precisam de spoiler.
- NOTÍCIAS e INFORMAÇÕES EXTRAS sobre a SHONEN JUMP, devem ser postadas na TOC da Weekly Shonen Jump e não aqui – Esta area é para comentar os capítulos da semana, teorizar sobre as séries da semana, e não para comentar a revista como um todo.