Encerrando o ano!
Weekly Shounen Jump #52 (30/11/2020)
Jujutsu Kaisen c131 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Boku no Hero Academia c292
02 – One Piece c997
03 – Mashle c41
04 – Black Clover c273
Sakamoto Days c02 (Página Colorida)
05 – Dr. Stone c176
Hakaishin Magu-chan c22 (Página Colorida
Build King c03
06 – Yozakura-san Chi no Dai Sakusen c61
07 – Boku to Roboko c20
Ayakashi Triangle c23 (Página Colorida)
08 – Shakunetsu no Nirai Kanai c21
09 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c184
10 – Chainsaw-man c95
11 – Kokousei Kazoku c16
12 – Undead Unluck c42
13 – Shinrin Ouja Moriking c30
14 – Agravity Boys c46
15 – Honomieru Shounen c14
16 – Bokura no Ketsumei c12
Ausente: Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Weekly Shounen Jump #01 (07/12/2020)
Capa e Página Colorida de Aertura: Boku no Hero Academia (Resultado da Sexta Pesquisa de Popularidade)
Página Colorida: Undead Unluck, Yozakura-san Chi no Dai Sakusen, Yakusoku no Neverland (Capítulo Especial sobre Krone) e Dosanko Gyaru wa Namaramenkoi (Capítulo Especial da Jump PLUS)
Ausentes: One Piece c998 e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Estão cada vez mais raras as ediçõess, no qual todos os mangás da revista estão presentes: Temos 21 séries, e todos estiveram presente nessa semana. Pena que na próxima edição não teremos ONE PIECE, por isso voltaremos a não ter todos os mangás presentes. Os editores pelo menos irão compensar com dois capítulos, um deles de Yakusoku no Neverland – aliás, os editores estão tirando leite de pedra com Neverland.
Em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que está recebendo todo o apoio editorial possível nesse momento épico da série. Deste modo a obra está constantemente na primeira colocação e na próxima edição irá, inclusive, receber uma capa. Provavelmente a capa terá, além do resultado da pesquisa de popularidade, também mais notícia sobre o filme que foi anunciado. Boku no Hero prova que ainda é um pilar.
Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que conseguiu manter o seu recorde de 4 milhões de impressões iniciais para um voilume, já que o último volume de Kimetsu no Yaiba teve 3.95 milhões de cópias impressas – Muitos começaram a argumentar que os editores não quiseram retirar o recorde de ONE PIECE, já que as cópias impressas não são suficiente para sanar a demanda do público japonês – inclusive os editores já anunciaram uma reimpressão para 8 dias depois do lançamento do volume –
Então, eu serei sincero: É estranho somente 3.95 milhões de cópias para Kimetsu no Yaiba, sendo que todos os seus volumes venderam mais de 4 milhões de cópias, porém, eu não acredito que o objetivo era proteger um recorde de ONE PIECE. Eu acredito que talvez tenha sido uma questão de logística nesse período de pandemia. Lembrando que os editores imprimem uma quantidade de acordo com a DEMANDA das lojas; não é que eles podem imprimir 100 mil cópias a mais, e enviar gratuitamente as lojas.
E esse é o ponto mais importante: Como as lojas não podem receber muitos clientes, é melhor realizar as vendas em “Ondas”. A primeira onda será com 3.95 milhões de cópias, já a segunda onda será com uma outra quantidade. É inútil encher a loja de volumes de Kimetsu no Yaiba, quando você pode só receber um máximo de cliente por vez. Por isso, eu diria que o motivo pelo qual Kimetsu no Yaiba não superou ONE PIECE, é por causa da pandemia.
Em terceiro lugar tivemos MASHLE, que está se preparando para que em janeiro lance seu quarto volume: A série é um sucesso mediano de público, mas ainda precisa dar um passo a mais para se tornar um GRANDE sucesso de público. É o momento de a obra começar a correr atrás das 100 mil cópias em 1 mês, marca que talvez ainda não tenha alcançando. Lembrando que a Young Jump, atualmente tem três novatos com menos de 5 volumes que já vendem mais de 100 mil cópias. A Weekly Shonen Jump pode o mesmo.
PS: Existe uma possibilidade real de MASHLE ter uma média maior de 100 mil cópias impressas por volume, já que está vendendo 50 mil cópias físicas e não sabemos suas vendas digitais, porém como não temos uma confirmação disto, é melhor dizer que a série provavelmente ainda não alcançou essa marca.
Em quarto lugar tivemos Black Clover, que continua bem estável na revista. Eu comento que suas vendas estão caindo, porém, mesmo que isso seja verdade, não significa que a série está correndo risco de cancelamento: Normalmente a queda em vendas é irreversível, todavia, Black Clover tem um elemento em sua vantagem: A revista está em um momento de crise, no qual tem muitas séries que vendem menos de 100 mil cópias por volume. Deste modo, Black Clover estaria correndo risco em longo prazo três anos atrás, atualmente não.
Em quinto lugar tivemos uma surpresa: Dr.STONE! Como assim a série não esteve nas quatro primeiras colocações? É um evento muito raro. De qualquer modo a série continua estável e sendo querida pelos editores. Suas vendas ainda estão aumentando. Em sexto lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, que os editores parecem que vão continuar apostando alto: O quinto volume vai conseguir alcançar a marca de 30 mil cópias, depois de uma ótima semana de vendas. Porém, a série, como eu disse na semana pode e deve entregar mais.
Em sétimo lugar tivemos Boku no Roboko que os editores devem também apostar alto para ver quanto a série consegue aumentar em vendas no segundo volume. Lembrando que as comédias tem o problema de cansarem rapidamente: Por isso pode até iniciar bem, mas depois não aumentar mais suas vendas. Em oitavo lugar tivemos Shakunetsu no Nirai Kanai, que eu acredito que os editores decidirão se a série será cancelada ou não, somente após o lançamento do seu segundo volume. Eu sinceramente não espero aumento em vendas.
Em nono lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que se não tivermos nenhuma surpresa (um arco a mais), deve terminar daqui a duas edições. E acredito que depois do encerramento de Boku-tachi e depois das edições de natal e ano novo, teremos uma nova. Atualmente aposto em uma leva de quatro mangás. Em décimo lugar tivemos Chainsaw-man, que mesmo tendo teoricamente um capítulo emocionante (Ainda não li, mas pelo que ouvi, muitas pessoas estão tendo boas reações), os editores decidiram classificar a série em uma colocação mais baixa. Escolha estranha, mas com certeza temporária.
Em décimo primeiro lugar tivemos Kokousei Kazoku, que deu uma pequena melhorada em comparação a semana passada, mas eu acho que está tendo problemas de popularidade, pois além de não estar mais recebendo capítulos duplos, não ter recebido nenhuma página colorida, também está tendo posições bem baixas. Tudo indica que a recepção do mangá acabou sendo negativa. Em décimo segundo lugar tivemos Undead Unluck, que na próxima semana receberá uma PC (Página Colorida).
Em décimo terceiro lugar tivemos Shinrin Ouja Moriking, que CLARAMENTE está caminhando para o seu encerramento; é questão de episódios para que a série termine. Deste modo, eu acredito que uma chance real de termos uma leva com quatro novos mangás, sendo os cancelados os últimos quatro mangás dessa TOC. E sim, o décimo quarto colocado, Agravity Boys, deve ser cancelado também. Eu não vejo essas duas séries sobrevivendo.
Em décimo quinto lugar tivemos Honomieru Shounen, que recebeu mais uma colocação terrível, e começo a pensar realmente que a série esteja correndo risco de cancelamento. Porém só teremos uma resposta concreta quando for lançado o seu primeiro volume. As suas posições indicam, por enquanto, um intento de cancelar a série já na próxima leva. Já Bokura no Ketsumei também devemos ver suas vendas antes do cancelamento, já que eu acredito que a nova leva irá estrear somente em meados de Janeiro, e seu volume será lançado no começo do mês.
AVALIE A WEEKLY SHONEN JUMP #51
PARA AVALIAR OS MANGÁS DA WSJ #51, CLIQUE AQUI!
Comentários da Edição #50: Em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que com essa vitória, conquista o título série com mais vitórias em 2020. São 11 vitórias para a série de super-herói, que continua a entregar vários capítulos de alta qualidade. As surpresas dessa semana acabaram sendo: Ayakashi Triangle que continou com uma boa média e Honomieru Shounen que voltou a média do 8!
Classificação #50 (Edição da passada):
1. Boku no Hero Academia: 8.84
2. Chainsaw-man: 8.68
3. ONE PIECE: 8.38
4. Ayakashi Triangle: 8.05
5. Honomieru Shounen: 8.03
6. Yozakura-San Chi no Daisakusen: 8.00
7. Jujutsu Kaisen: 7.79
8. MASHLE: 7.57
9. Undead Unluck: 7.48
10. Dr.STONE: 7.42
11. Boku no Roboko: 7.10
12. Shakunetsu no Nirai Kanai: 7.09
13. Hakaishin Magu-Chan: 7.06
14. Boku-tachi wa Benkyou: 7.00
15. Bokura no Ketsumei: 6.53
16. Build King: 6.41
17. Agravity Boys: 6.25
18. Kokousei Kazoku: 6.08
19. Shinrin Ouja Moriking: 5.43
Ausente: BLACK CLOVER & HUNTER x HUNTER
Votos Totais: 59
TOP 5 – Quais foram as suas três séries preferidas da Edição?
1. Boku no Hero Academia: 59.6%
2. Chainsaw-man: 53.8%
3. ONE PIECE: 51.9%
4. Hoinomieru Shonen: 28.8%
5. MASHLE: 17.3%
Sem votos: Kokosei Kazoku, Agravity Boys Shinrin Ouja Moriking.
Para Ver o Histórico da Votação: AQUI!