Quem será cancelado?
Em primeiro lugar tivemos Dr.STONE, que continua entregando um ótimo rendimento: Esse ano a série teve 2 capas e 11 páginas coloridas (2 de abertura e 9 centrais). Em páginas coloridas, é a segunda série que mais recebeu tal regalia, atrás somente de Chainsaw-man. As posições na TOC da série (irei calcular a média na próxima edição) também foram constantemente altas e suas vendas também melhoraram: A série atualmente está vendendo mais que Black Clover, que tem um anime em exibição continua – Sim, Black Clover está sofrendo seriamente com suas vendas e com sua idade (sofrendo com o já conhecido, crise da meia idade), porém, Dr.STONE não superou a série simplesmente por causa da diminuição de popularidade de Black Clover, a série desenhada por Boichi está tendo um AUMENTO de popularidade.
Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que continua soberano na revista; a série recebeu cinco capas esse ano, sendo a série que mais recebeu capa em 2020. Porém, One Piece não deve ser a série que mais vendeu no ano. O primeiro motivo é que lançou um volume a menos que o normal. O segundo motivo é a concorrência: Kimetsu no Yaiba vendeu mais de 80 milhões de cópias fisicas, e se somarmos as cópias digitais, provavelmente supererá a marca de 110 milhões de cópias vendidas somente este ano, porém no Ranking Oricon conta somente as cópias fisicas. Kingdom também está tendo vendas semanais bem altas, por isso é possível que ONE PIECE esteja na terceira colocação esse ano, vendendo entre 6 e 8 milhões de cópias.
Em terceiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que digo já em caps lock (gritando): É O MAIS NOVO PILAR DA REVISTA. A série vai superar no próximo volume as vendas de Boku no Hero Academia, não tem previsão de acabar nos próximos dois anos e certamente em 2021 vai receber uma grande divulgação por parte da revista: O episódio 7 do anime, inclusive, provocou um boost absurdo nos volumes antigos da série – ainda não é um boost no nível de Kimetsu no Yaiba (e é improvável que alcance um boost nesse nível) – porém é um boost que leva a série cada vez mais perto da faixa de 700 mil cópias em 1 mês de vendas. Jujutsu Kaisen, como previsto por mim e por vários leitores do site, é sim o mais novo sucesso e pilar da revista.
Em quarto lugar tivemos Boku no Roboko, que continua recebendo boas colocações: Eu acho na edição #01 ou #02 deve receber uma página colorida. A série, entre os novatos de junho, é aquele com mais potencial em vendas e seus capítulos estão só melhorando, por isso é importante sim apostar alto na série. Obviamente, por ser uma comédia mais tradicional, não vai ter um grandíssimo alcance, mas o importante é que consiga vender acima de 40 mil cópias por mês. Ainda está longe de alcançar esse resultado, mas os editores devem, por enquanto, apostar na série. No caso, se veja um crescimento muito lento ou nulo, como aconteceu com Agravity Boys, se pode sempre cancelar a série.
Em quinto lugar tivemos Undead Unluck, que voltou a ser classificado bem depois de uma posição ruim na semana passada. Nenhuma surpresa, já que eu tinha comentando que era uma posição provisória. Em sexto lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan, que na próxima semana irá receber mais uma “Página Colorida” – A diferença de vendas, em comparação a Boku no Roboko não é tão alta, por isso é correto ainda apostar na série, mesmo que o destaque recebido por Magu-Chan deve ser menor que o destaque recebido por Ayakashi Triangle, Boku no Roboko, MASHLE e Undead Unluck. É interessante ver uma leva, no qual, tantos mangás podem ainda vender bem, são 4 séries lutando seriamente pela sobrevivência.
Em sétimo lugar tivemos Chainsaw-man, que foi registrado um site em seu nome; Descobrimos o anúncio do anime de Jujutsu Kaisen e Kimetsu no Yaiba, justamente pelo registro de um domínio, por isso a possibilidade que esteja em produção um anime de Chainsaw-man são bem altas. A série estará presente na Jump Festa, deste modo podemos esperar um anúncio nesse período ou no mês sucessivo. Eu acho improvável que os editores deixem Chainsaw-man terminar sem um anime, por isso é quase natural que ao menos uma temporada de 13 episódios esteja já em produção. O estúdio ou período não posso prever, porém, eu manteria a parceria com o estúdio MAPPA. Lembrando que esses são rumores, e mesmo que a possibilidade seja alta, ainda não é certo que o anime esteja realmente em produção.
Em oitavo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que terá somente mais três capítulos – se o autor não inventar um arco a mais depois desses -. Depois do encerramento da série teremos duas edições duplas, no qual não devem estrear nenhuma nova série, porém, logo após em meados de Janeiro, podemos ver uma nova leva de mangás. Em nono lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, que vendeu 23 mil cópias em 13 dias. Tudo indica que por pouco a série não consegue alcançar a marca de 30 mil cópias em 1 mês – Digo e repito, por mais que seja positivo que esteja aumentando em vendas, ainda está vendendo mal. Nem Sesuji wo Pin! to ou Samon-Kun wa Summoner vendiam assim no quinto volume. Hinomaru Zumou já tinha superado esses números.
Não é que quero ser chato em relação a Yozakura-San – Todavia tenho que ser coerente com meus discursos: Sempre critiquei as vendas de séries que vendiam como Yozakura-San, por isso não é algo que agora vou defender e achar aceitável. Os editores DEVEM manter a série na revista e até mesmo divulgar, já que temos vários outros em situação pior, mas não vou comemorar nunca uma série vender 23 mil cópias em 13 dias. São números inaceitáveis, que na verdade só me lembram como a revista se encontra em uma situação complicada. Essa é a realidade, pessoal. Yozakura-San só está sobrevivendo na revista, pois a revista está em uma situação complicada, no qual muitas séries veteranas terminaram em pouco tempo. A sua sobrevivência não é uma boa notícia, é um sintoma da crise, que espero que em 2021 seja superada, como espero que no sexto volume, Yozakura-San finalmente decole em vendas – mesmo que cada semana que passa, tenho mais certeza que estamos vendo só mais um novo Mononofu -.
Em décimo lugar tivemos Ayakashi Triangle, que está entregando capítulos mais focados no Battle-Shounen e espero realmente que o ecchi seja reduzido. Eu gosto desse “Ayakashi Triangle”, mas independente se eu goste ou não, a série merece todo o destaque que vem recebendo: Foram já quatro páginas coloridas em 22 capítulos, uma quantidade invejável que a série conquistou por mérito próprio. As vendas do seu primeiro volume foram altas e os editores já devem promover a série, para que assim, Ayakashi Triangle supere a marca de 100 mil cópias em 1 mês. Tudo indica que esse número será alcançado no terceiro volume, mas quem sabe, não possa acontecer também já no segundo volume. São vendas ótimas, que só demonstram como a revista ainda é capaz de lançar séries que vendem imediatamente bem. Esse sim é um sucesso.
Em décimo primeiro lugar tivemos Shakunetsu no Nirai Kanai, que repito, deve ser mantido na revista por termos mangás com situação pior (Agravity Boys e Shinrin Ouja Moriking merecem ser cancelados antes), contudo, precisa melhorar suas vendas imediatamente. Comparando com seus companheiros de mês; Boku no Roboko vendeu 11 mil cópias em 13 dias. Hakaishin Magu-Chan vendeu 10 mil cópias e Shakunetsu no Nirai Kanai vendeu 9 mil cópias… Sendo que Shakunetsu no Nirai Kanai não está tendo problemas de estoque, diferente das outras duas séries. O que me leva a crer que a série realmente não teve uma boa recepção. Eu ainda esperaria o segundo volume, que será lançado provavelmente em Fevereiro, mas se o segundo volume também vender mal, se eu fosse a Weekly Shonen Jump, cancelaria a série.
Em décimo segundo lugar tivemos Agravity Boys e eem décimo terceiro lugar tivemos Shinrin Ouja Moriking: Será que os editores estão planejando cancelar os três últimos colocados e salvar essas duas séries? Bem, pode ser possível, mas eu realmente acredito em uma leva de quatro mangás em Janeiro, após as edições duplas… O que resultaria em um cancelamento em massa: Bokura no Ketsumei, Shinrin Ouja Moriking, Agravity Boys e mais uma série, que estaria entre Honomieru Shounen, Shakunetsu no Nirai Kanai e Koukousei Kazoku. Contudo, pode ser que os editores optem por uma leva de três ou até mesmo de cinco mangás. Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai terminaria, mas daria sua vaga para um dos dois mangás que já estrearam (Sakamoto Days ou Build King). Deste modo os editores fariam uma grande limpa.
Mas qual seria o motivo de classificar, por exemplo, Honomieru Shounen em décimo quarto lugar ou Bokura no Ketsumei em décimo quinto lugar? Bem, para mostrar que essas séries merecem o cancelamento. Talvez não seja o caso de Honomieru Shounen, já que semana passada recebeu uma página colorida, mas claramente os editores estão classificando Bokura no Ketsumei para mostrar que o mangá merece ser cancelado juntamente com Shinrin Ouja Morikin e Agravity Boys. Sobre Koukousei Kazuko, que restou em último lugar: Não consigo classificar a sua popularidade. É preocupante que ainda não tenha tido uma página colorida, mas como o mangá anterior do autor era sempre classificado em último, pode ser que Koukousei Kazoku esteja sendo classificado em último propositalmente. Se eu fosse os editores, estrearia três novas séries e cancelaria somente Agravity Boys, Shinrin Ouja Moriking e Bokura no Ketsumei. No caso Honomieru Shounen venda muito mal em dezembro, cancelaria também o mangá e estrearia quatro novos mangás. Salvar Agravity Boys e Shinrin Ouja Moriking é um erro.
SORTEIO DA WEEKLY SHONEN JUMP #43
Para o Analyse It e para a Otakuya-San, sortear o Volume 1 de ONE PIECE não bastou (Já anunciamos o vencedor, Gabriel Lorencil), assim decidimos que tinhamos que dar um passo a mais… E como o Analyse It é conhecido justamente por causa das análises semanais da Weekly Shonen Jump, nada melhor do que sortear uma das melhores edições desse ano!
–
Isso mesmo, o Analyse It decidiu encomendar pela Otakuya-San umas edições MAIS ÉPICAS E HISTÓRICAS desse ano: A edição no qual tivemos a estreia do anime de JUJUTSU KAISEN, a nova grande aposta da revista. Essa edição também tem capítulos espetaculares, como One Piece 991, Chainsaw-man 86 e Boku no Hero Academia 285, sim o capítulo da REDENÇÃO DE BAKUGOU! Não perca tempo e venha partecipar desse sorteio. Mas antes de tudo, quero lembrar que essa promoção só foi possível, por causa da parceria com a Loja Otakuya-San Store: A Otakuya-San é uma nova loja que vende produtos importados do Japão (Action-Figures, Mangás, Magazines e muito mais), por preços muito acessíveis. Além de poder comprar os produtos que eles já tem em estoque, você também pode encomendar produtos do seu interesse, como essa Weekly Shonen Jump que eu encomendei!
–
Sem mais delongas. Para partecipar do Sorteio é bem simples:
• Curta e COMPARTILHE esse post: https://www.facebook.com/analyseitbr/photos/a.1467323453531279/2748309502099328/
• Curta a nossa página (Analyse It) e a Página do Otakuya-San Store: https://www.facebook.com/otakuyasan\
AVALIE A WEEKLY SHONEN JUMP #50
PARA AVALIAR OS MANGÁS DA WSJ #50, CLIQUE AQUI!
Comentários da Edição #49: Em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que com essa vitória, conquista o título série com mais vitórias em 2020. São 10 vitórias para a série de super-herói, que tem uma média 8.64 neste ano (2020), a mesma média de votos de Chainsaw-man, o segundo colocado da votação dessa semana. Porém eu acho que a grande surpresa dessa edição acabou sendo quatro séries: Yozakura-San é a primeira, já que conseguiu pela segunda vez em três semanas um voto superior à 8: O que público do Analyse It está realmente gostando do arco atual!
As outras três surpresas foram: Ayakashi Triangle, Magu-Chan e Boku no Roboko. Nenhum desses mangás tinha conseguido ter uma nota superior a 8, e simplesmente nessa edição deram um gigantesco pulo de gato e conquistaram as suas respectivas notas mais altas até então. Gostaria de comentar sobre Ayakashi Triangle, que quando decidiu abandonar o “ecchi”, teve um grande aumento em sua nota. Eu acho que esse arco pode resultar sim em um aumento de popularidade por parte da série, que tem muito potencial.
Classificação #49 (Edição da passada):
1. Boku no Hero Academia: 9.09
2. Chainsaw-man: 8.95
3. Jujutsu Kaisen: 8.64
4. Yozakura-San Chi ni Daisakusen: 8.23
5. Ayakashi Triangle: 8.15
6. Hakaishin Magu-Chan: 8.11
7. Boku no Roboko: 8.00
8. MASHLE: 7.92
9. Honomieru Shounen: 7.90
10. Shakunetsu no Nirai Kanai: 7.80
11. Black Clover: 7.64
12. Undead Unluck: 7.54
13. Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai: 7.33
14. Dr.STONE: 7.30
15. Agravity Boys: 6.29
16. Bokura no Ketsumei: 6.o9
17. Kokosei Kazoku: 6.00
18. Shinrin Ouja Moriking: 5.89
Ausente: ONE PIECE & HUNTER x HUNTER
Votos Totais: 60
TOP 5 – Quais foram as suas três séries preferidas da Edição?
1. Boku no Hero Academia: 66.7%
2. Chainsaw-man: 61.1%
3. Jujutsu Kaisen: 42.6%
4. Ayakashi Triangle: 20.4%
5. MASHLE: 18.5%
Sem votos: Kokosei Kazoku, Boku no Ketsumei e Shinrin Ouja Moriking.
PARA AVALIAR OS MANGÁS DA WSJ #50, CLIQUE AQUI!