O que é um sucesso?
Capa e Página Colorida de Abertura: Sakamoto Days (Nova Série de Yuuto Suzuki)
Página Colorida: Build King, Mashle e Black Clover
Ausente: Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Tivemos nessa edição o retorno de Shimabukuro, o autor de Toriko – É um retorno muito polêmico no ocidente, mas que não está despertando nenhuma polêmica no Japão – Eu devo dizer que os editores adotaram um timing terrível, porém, eu entendo ambos os lados: O primeiro lado que critica os editores por trazerem um autor condenado por ter tido uma relação sexual com prostituta adolescente de 16 anos. É um assunto delicado e a pessoa tem direito de não querer mais ler a série do autor após esse crime. O crime cometido por Shimabukuro é gravíssimo. Contudo, eu não acho que o autor tenha que perder o direito ao trabalho. Shimabukuro argumentou que não sabia a idade da vítima, porém se a justiça considerou ele CULPADO, não conhecendo muito bem o caso, estarei do lado do “juiz” (mesmo sabendo que uma sentença nunca é que uma verdade absoluta). Todavia, o caso aconteceu 18 anos atrás, e se eu acredito no juiz, pela sua sentença, também devo respeitar várias bases da própria justiça japonesa.
Shimabukuro já pagou pelo seu crime, e se tu acha que não pagou, por não ter ido a prisão, o seu crime de qualquer modo, já prescreveu. Deste modo, Shimabukuro deve ser tratado como um homem qualquer, digno de ter seus trabalhos públicados. A Weekly Shonen Jump nesse caso, não deve ter preconceitos e julgar Shimabukuro pelo seu passado criminal – Não pelo simples fato dele ter mudado. Certamente o autor não é mais o mesmo que pagou a prostituta 16 anos atrás, mas por já ter cumprido todas as punições cabivéis pelo seu crime. Pedi e concordei totalmente com o cancelamento de Act-Age. Vocês sabem que também critiquei duramente a Jump SQ por não ter cancelado Rurouni Kenshin na época do seu escandalo, porém, existe um sistema judicial, que podemos considerar bom ou ruim, porém que devemos ser coerentes no momento de criticá-lo ou apoiá-lo.
Não podemos, deste modo, defender a reinclusão de criminais no mundo, e criticar quando um recebe uma segunda chance. E também não podemos dizer que Shimabukuro cometeu o crime, pois o juiz o considerou culpado, mas ao mesmo tempo dizer que a sua pena foi injusta, pois o juiz não soube interpretar bem o caso. Nesse caso, você só pode argumentar isto, se tiver provas o suficiente para contestar o processo judicial. Como por exemplo o caso do “Estupro Culposo”, que existem provas que o processo judicial tenha sido injusto, ou por exemplo com os casos de alguns diretores de cinema que escaparam de crimes, de modo injusto. Nesses casos, podemos sim contestar e pedir uma revisão.
Com Shimabukuro, não existem provas que dizem que sua pena tenha sido injusta. Sim, é possível também criticar o sistema judicial, mas nesse caso, também deve apresentar uma argumentação cientifica, que vá muito além do “Eu não concordo com a pena máxima” ou “Eu não concordo que uma pena possa prescrever”. Lei não é achismo, mesmo que para muitos (incluindo juizes) se tornou.
Deste modo, o cancelamento de Takeshi! foi justo, o cancelamento de Act-Age foi justo e na minha opinião, Rurouni Kenshin deveria ter sido cancelado. Não devemos também ser coniventes com infratores, porém, após que a pena tenha sido cumprida e principalmente quando o período do máximo da pena já tiver passado (por isso, mesmo que a sentença mude, o crime já prescreveu), devemos aceitar a reinclusão do infrator na sociedade. As leis existem para serem respeitadas de todos os lados, e não somente para punir. Isso não retira a sua liberdade de se negar a ler a série. Sinta-se livre de discordar ou concordar com a minha opinião, estou inclusive aberto a mudar de ideia.
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, que vai ter um capítulo também na próxima semana. Estou com uma sensação que Oda vai lançar capítulos por três semanas de seguido – Sim é uma aposta arriscada por minha parte, mas eu acredito em milagres – Brincadeiras à parte. Eu acho correto Oda realizar quantas pausas ache necessário, se pensarmos que mesmo com suas doenças, o autor tende a desenhar mais páginas que autores mensais, podemos concluir que Oda ainda está trabalhando muito. Sei que tendemos a ser egoista e só pensamos em ter “mais e mais capítulos”, porém, o autor sempre deve priorizar a sua saúde. É justamente por isso, que por mais que eu fique triste por não ter a 11 anos um capítulo de Nana, NUNCA descontei com raiva contra a autora, que não está desenhando por sérios problemas de saúde.
Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que depois de ter consigo um primeiro lugar, dedicado à um capítulo que deveria ser chocante (Se foi ou não, depende de cada pessoa), conseguiu uma segunda colocação. A série continua entregando ótimos capítulos e por isso os editores continuarão a entregar boas classificações a série. Além disso, como não temos muitas séries que vende acima de 500 mil cópias por volume, destacar Boku no Hero Academia se tornou necessário. Em terceiro lugar tivemos Dr.STONE que continua aumentando suas vendas e continua a ter um boost muito interessante. Eu não vejo a série se tornando um Semi-Pilar, porém pode se tornar uma boa série que vende bem na revista.
Em quarto lugar tivemos Boku no Roboko, que vendeu 8.600 mil cópias em 5 dias – Um resultado que não é dos melhores, porém deve ser o suficiente para a salvar a série. Lembrando que a série também teve problemas com o seu estoque, resultando em uma diminuição em suas vendas. Talvez de 1.500 à 2.500 cópias. Sobre a boa recepção de Boku no Roboko; Inicialmente critiquei a série, porém, a cada semana, na minha opinião, está melhorando. É um humor bobo e muito leve, mas que pode agradar um público mais casual e também o público entre 11 e 14 anos. É uma aposta interessante, que está tendo um rendimento melhor que muitas outras apostas mais “sérias”.
Em quinto lugar tivemos MASHLE, que entre todos os novatos, é o segundo que recebe melhor colocações na TOC, perdendo somente para Yozakura-San. Os editores sabem muito bem o potencial da série e pareceem estar dando um bom destaque para o mangá. Suas vendas são boas, mas nada de espetacular. Tem ainda muito espaço para melhorar. Em sexto lugar tivemos Chainsaw-man, que continua aumentando as vendas dos seus volumes – aliás, a série já está recebendo um bom boost nos volumes antigos, provando seu sucesso -. Lembrando que Chainsaw-man iniciou seu “Super Clímax”, porém não sabemos quanto irá durar. Para saber, devemos antes ver como será estruturado essa última fase.
Em sétimo lugar tivemos Ayakashi Triangle, que está preste a ganhar a coroa de “lançamento de maior sucesso do ano” da Weekly Shonen Jump (Se ignorarmos Burn The Witch). A série vendeu 80 mil cópias em 1 mês, um resultado invejável que muitos mangás esperam de alcançar. Porém, a série mesmo assim nunca vai receber posições altas (Talvez em certos capítulos), por ser dedicado à um público muito específico: Normalmente adolescentes entre 12 e 16 anos, que gostam de ver adolescentes semi-nuas. A Weekly Shonen Jump já tem um grande público adulto, que soma mais do 50%, por isso a maioria desses eleitores não são mais interessados nessas obras. Esse público procura séries diferentes.
Em oitavo lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan, que vendeu em 5 dias, 8.400 mil cópias – um número muito próximo ao de Boku no Roboko – Também Magu-Chan teve problemas no estoque, por isso a série poderia ter vendido 10 mil cópias. Não é um resultado espetacular, mas deve garantir a sobrevivência da série. Principalmente se levarmos em consideração que esses dois mangás estão vendendo MAIS que Agravity Boys (mas por pouco). É necessário agora que tanto Magu-Chan quanto Boku no Roboko DEVEM aumentar suas vendas para garantir a sobrevivência na revista. Por enquanto são vendas altas suficientes para manter a série viva na revista, mas muito longe para considerarmos um sucesso. Sejamos sinceros, o número de Yozakura-San (19 mil cópias) também não rende a série um sucesso.
O que seria uma série de sucesso? São séries que conseguem alcançar, no Ranking Oricon, a superar marca de 50 mil cópias, em 1 mês de vendas, entre o volume 1 e 4. A partir do volume cinco, a série já deve estar conseguindo superar a marca de 85 mil cópias em 1 mês. Antes do anime (por isso entre o volume 10 e 14), deve estar alcançando a marca de 130 mil cópias em 1 mês de venda. Isso lembrando que atualmente na revista temos um porcentual que de vendas digitais que variam entre 25% à 50% das vendas de uma série. Por isso, uma série que vende 50 mil cópias em 1 mês, no Ranking Oricon, pode estar vendendo 10o mil cópias em 1 mês – Resultados historicamente bons para a revista -. Deste modo, podemos já considerar Chainsaw-Man, Mashle, Undead Unluck, Ayakashi Triangle e Burn The Witch sucessos, PORÉM, não podemos considerar ainda Yozakura-San, Magu-Chan, Boku no Roboko e Shakunetsu no Nirai Kanai, obras de sucesso.
Em nono lugar tivemos Shakunetsu no Nirai Kanai que vendeu 7 mil cópias em 5 dias, sem ter problemas de estoque: Talvez os editores planejaram um estoque maior para Shakunetsu que para seus dois companheiros de leva. O resultado é decepcionante e não dúvido ver a série conquistando colocações mais baixas a partir da Edição #52. A série está vendendo a mesma quantidade de Agravity Boys, o que deve garantir sua sobrevivência para próxima leva (Se os editores não estrearem uma SUPER LEVA), mas não garante uma sobrevivência em longo prazo. Shakunetsu no Nirai Kanai está com a corda no pescoço. Eu serei sincero, torço para todas as séries na revista, já que eu gosto da revista – talvez seja por isso que eu escrevo sobre a Shonen Jump há mais de 7 anos – e não obrigatoriamente das séries (mesmo que tenha séries na revista que eu ame), mas eu não acredito que veremos Shakunetsu no Nirai Kanai superando 2021. Será cancelado.
Em décimo lugar tivemos Shinrin Ouja Moriking, que conseguiu dar um estranho pulo do gato. Será que os editores estão planejando cancelar Bokura no Ketsumei e Koukouse Kazoku? Ainda é muito cedo para dizer algo, mas seria uma ação louca por parte dos editores. Shinrin Ouja Moriking, além disso parece estar caminhando ao fim (levando em conta a progressão do roteiro), por isso, dúvido que não seja cancelado. Talvez Bokura no Ketsumei termine sendo cancelado juntamente. Como tivemos a estréia de dois novos mangás nessa semana, Build King de Shimabukuro, autor de Toriko, e Sakamoto Days, existe a possibilidade dos editores não cancelarem Shinrin Ouja Moriking.
Explico: Atualmente a revista tem 19 séries – Tradicionalmente a revista tem sempre entre 20 e 21 séries – Por isso, temos entre uma e duas vagas em aberto. É quase certo que teremos uma segunda parte dessa leva em breve, já que Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai deve terminar, porém essa segunda parte pode chegar DEPOIS DAS FÉRIAS (as possibilidades são altas); Os editores podem simplesmente lançar essa leva sem cancelar nenhum mangá. Nas edições de Natal e Ano Novo, lançarem dois One-Shots, e só depois decidem de cancelar os dois, três ou quatro mangás que planejam. Esses mangás, em ordem de prioridade são: Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, Shinrin Ouja Moriking, Agravity Boys e Bokura no Ketsumei/Shakunetsu no Nirai Kanai. A situação pode mudar com o lançamento do primeiro volume de Honomieru Shounen em dezembro e de Bokura no Ketsumei em janeiro.
Em décimo primeiro lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que vai termina na Weekly Shonen Jump #02. Em décimo segundo lugar tivemos Undead Unluck, que está em uma situação tranquila: Podemos considerar a série um sucesso e essa posição baixa é causada pelo fato dos editores terem muitas séries novatas para ranquear, e devem equilibrar o destaque de cada uma. Todos os mangás não-veteranos podem conquistar um “Bottom 5” em algum momento. Em décimo terceiro lugar tivemos Agravity Boys, que como Shinrin Ouja Moriking, não acho que irá se salvar da próxima leva de cancelamento. A série está caminhando para o seu encerramento, é visível.
Em décimo quarto lugar tivemos Koukousei Kazoku que conquistou uma colocação muito ruim, mas ainda é cedo para dizermos que será cancelado. Honomieru Shounen também teve uma colocação ruim e recebeu uma PG Colorida essa semana. Tudo está mudando muito rapidamente em apenas 1 semana. A revista é extremamente instável e penso que os editores não estão sabendo como gerir tantos mangás novatos. O mesmo vale para Bokura no Ketsumei, que porém, sabendo sua terrível recepção nos fóruns japoneses (não uso tanto como parâmetro o twitter, pois tem muitos ocidentais que usam), não estaria surpreso se a série fracassasse. Por isso essa sua última colocação pode ser real ou só provisória. Saberemos nas próximas semanas.
SORTEIO DA WEEKLY SHONEN JUMP #43
Para o Analyse It e para a Otakuya-San, sortear o Volume 1 de ONE PIECE não bastou (Já anunciamos o vencedor, Gabriel Lorencil), assim decidimos que tinhamos que dar um passo a mais… E como o Analyse It é conhecido justamente por causa das análises semanais da Weekly Shonen Jump, nada melhor do que sortear uma das melhores edições desse ano!
–
Isso mesmo, o Analyse It decidiu encomendar pela Otakuya-San umas edições MAIS ÉPICAS E HISTÓRICAS desse ano: A edição no qual tivemos a estreia do anime de JUJUTSU KAISEN, a nova grande aposta da revista. Essa edição também tem capítulos espetaculares, como One Piece 991, Chainsaw-man 86 e Boku no Hero Academia 285, sim o capítulo da REDENÇÃO DE BAKUGOU! Não perca tempo e venha partecipar desse sorteio. Mas antes de tudo, quero lembrar que essa promoção só foi possível, por causa da parceria com a Loja Otakuya-San Store: A Otakuya-San é uma nova loja que vende produtos importados do Japão (Action-Figures, Mangás, Magazines e muito mais), por preços muito acessíveis. Além de poder comprar os produtos que eles já tem em estoque, você também pode encomendar produtos do seu interesse, como essa Weekly Shonen Jump que eu encomendei!
–
Sem mais delongas. Para partecipar do Sorteio é bem simples:
• Curta e COMPARTILHE esse post: https://www.facebook.com/analyseitbr/photos/a.1467323453531279/2748309502099328/
• Curta a nossa página (Analyse It) e a Página do Otakuya-San Store: https://www.facebook.com/otakuyasan\
AVALIE A WEEKLY SHONEN JUMP #49
PARA VOTAR NA WSJ #49, CLIQUE AQUI!
Comentários da Edição #48: A vitória dessa semana ficou com Chainsaw-man, que entregou na Edição #48 um capítulo emocional. A série assim conquista sua sexta vitória e se torna o único mangá que ainda pode vencer Boku no Hero Academia, que tem nove vitórias nesse ano. Chainsaw-man tem que vencer três das próximas quatro para um empatar ou vencer todas as quatro para superar Boku no Hero Academia, que nessa semana voltou a média do 7. O público não gostou do desvio de “foco” por parte do autor nos últimos dois capítulos.
Talvez uma grande surpresa positiva acabou sendo Shakunetsu no Nirai Kanai, que não conquistou seu voto mais alto, porém conquistou a sua colocação mais alta até então. Um quarto lugar, acima de várias séries veteranas. Já a surpresa negativa dessa semana acabou sendo Agravity Boys, que conquistou o pior voto desde que começamos a votação: Aliás, eu não imaginava que um mangá poderia ter uma média inferior a 5, deste modo, eu nem tinha escolhido uma cor para tal posição. Agravity Boys, como vocês puderam notar, também tem uma minúscula quantidade de leitores, somente 17.7% dos votantes estão lendo a série.
Classificação #48 (Edição da passada):
1. Chainsaw-man: 9.22
2. Jujutsu Kaisen: 8.69
3. ONE PIECE: 8.35
4. Shakunetsu no Nirai Kanai: 7.92
5. Undead Unluck: 7.69
6. Yozakura-San Chi no Daisakusen: 7.62
7. Boku no Hero Academia: 7.49
8. Black Clover: 7.46
9. MASHLE: 7.34
10. Honomieru Shounen: 7.31
11. Dr.STONE: 7.24
12. Ayakashi Triangle: 7.19
13. Hakaishin Magu-Chan: 7.13
14. Boku-tachi wa Benkyou: 6.88
15. Boku no Roboko: 6.69
16. Kokosei Kazoku: 6.50
17. Bokura no Ketsumei: 6.40
18. Shinrin Ouja Moriking: 5.63
18. Agravity Boys: 4.92
Ausente: HUNTER x HUNTER
Votos Totais: 62
TOP 5 – Quais foram as suas três séries preferidas da Edição?
1. Chainsaw-man: 56.7%
2. Jujutsu Kaisen: 51.7%
3. ONE PIECE: 51.7%
4. Black Clover: 23.3%
5. Boku no Hero Academia: 21.7%
Sem votos: Agravity Boys e Shinrin Ouja Moriking.
Quantos Capítulos Chainsaw-man ainda vai ter:
1 a 10 Capítulos – 3.9%
11 a 25 Capítulos – 21.6%
26 a 40 Capítulos – 35.3%
41 a 60 Capítulos – 17.6%
Mais de 80 Capítulos – 11.8%
Para Ver o Histórico da Votação: AQUI!