Yozakura-San vs Magu-Chan vs Roboko.
Prévia da Weekly Shonen Jump #50 (16/11/2020)
Capa e Página Colorida de Abertura: Build King (Nova Série de Mitsutoshi Shimabukuro, Autor de Toriko)
Página Colorida: Honomieru Shounen e Yozakura-San Chi no Daisakusen
Ausente: Black Clover e Hunter x Hunter (Hiato)
Prévia da Weekly Shonen Jump #51 (21/11/2020)
Capa e Página Colorida de Abertura: Sakamoto Days (Nova Série de Yuuto Suzuki, Autor Novato)
Começando pelos mangás não ranqueados, na próxima edição teremos a estreia de Build King, a nova série do autor de Toriko – O seu One-Shot teve uma recepção mediana, por isso o autor terá que melhorar muitos elementos para que Build King se torne um sucesso. Já o mangá sucesso, Days Sakamoto, acabou sendo muito bem recepcionado na GIGA Winter, e talvez tenha uma chance maior de ser um sucesso, mesmo vindo de um autor novato. O seu único problema, é que talvez possa parecer adulto demais para a revista, mas vimos com Chainsaw-man, que isto não evita uma de série de se tornar um sucesso.
Algumas pessoas podem estar se perguntando sobre: “Mas então, a leva será somente de dois mangás?” – Eu tinha proposto como solução para a revista, lançar uma “meia-leva” nesse período, como fizeram no começo desse ano. O que eu quero dizer, é que talvez os editores dividiram ao meio a leva atual. Os dois primeiros mangás irão estrear agora – Talvez estejam substituindo Act-Age e Burn The Witch (Ou Shinrin Ouja Moriking e Agravity Boys), e a segunda parte é lançada DEPOIS do ano novo, quando, inclusive, Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai tiver já terminado. Assim, os editores podem inclusive lançar cinco novas séries, em um pequeno período de tempo.
Em primeiro lugar, pela segunda semana consecutiva tivemos Boku no Hero Academia. O que dizer dos ótimos capítulos que a série está entregando? Boku no Hero Academia na nossa votação semana, inclusive, é a série com mais primeiros lugares em 2020, e não é só o público do Analyse It que está amando o mangá, mas também o público japonês. Os editores sabendo disto, estão colocando Boku no Hero Academia sempre nas primeiras colocações. O pilar voltou a ser um pilar. Em segundo lugar tivemos Dr. STONE, que também se encontra em uma situação bem confortável e não sofreu com a “Depressão Pós-Capa” nessa semana. Talvez, por estar na introdução de um novo arco e os editores querem divulgar muito essa nova fase da série.
Em terceiro lugar tivemos MASHLE, que recebeu a medalha de bronze em um dos capítulos mais eletrizantes da sua série (Vocês devem lembrar que as posições na TOC, são todas, escolhidas por um motivo lógico e não casual). Com tantos novatos dando certo, MASHLE continua sendo a terceira que mais vende na revista, entre aquelas lançadas em 2020 e 2019, perdendo somente para Chainsaw-man e Ayakashi Triangle. Por isso, sua situação na revista ainda é muito boa e não acredito que irá mudar tão cedo. Os novatos podem estar tendo um bom rendimento, mas a maioria tem um rendimento INFERIOR à aquele de Mashle.
Em quarto lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, que porém não está em uma situação tão confortável assim. Somente próxima semana poderemos saber que Yozakura-San recebeu um boost em suas vendas após a propangada excessiva que os editores destinaram a série, contudo, já sabemos que a série vendeu praticamente igual a Magu-Chan e Boku no Roboko no seu primeiro dia de vendas. Resultado um pouco preocupante, pois quanto mais séries novatas conseguem superar Yozakura-San em vendas, mais irrelevante a série se torna. Se acontecer de muitos mangás superaram Yozakura-San, um cancelamento pode até se tornar provável. Por enquanto, a série está segura. A lógica é bem simples: Por qual motivo um editor deve apostar em Yozakuran-San, quanto tem Magu-Chan, Boku no Roboko, Mashle, Undead Unluck, Ayakashi Triangle e Chaisaw-man, sem anime, e que vendem mais? Simplesmente não tem um motivo.
Em quinto lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que continua sua jornada para se tornar o terceiro pilar da revista (E quem até mesmo o segundo pilar). Cada semana que passa, com o boost que a série está tendo em suas vendas, é mais certo se torna que o mangá irá conquistar a vaga deixada em aberto por Haikyuu!!, que inclusive lançou ontem o seu último volume. Eu acho que Jujutsu Kaisen é um ótimo pilar para a revista, justamente por ter uma arte espetacular, lutas de ação emocionantes, personagens carismáticos e um anime em exibição que é de altissima qualidade. A série é um pacote completo que acaba trazendo somente benefícios para a revista.
Em sexto lugar tivemos Undead Unluck que está começando a desenvolver o seu mais novo arco: Se MASHLE está mais “tranquilo” com a concorrência, talvez Undead Unluck não esteja tanto assim. A série passa longe de correr risco de cancelamento (diferente de Yozakura-San, que precisa melhorar suas vendas urgentemente), seus números estão crescendo e parecem ainda muito promissores, porém, Undead Unluck não tem vendas tão altas ao ponto de conseguir se destacar tanto assim em relação a séries como Magu-Chan e Boku no Roboko, que provavelmente vão vender no seu primeiro volume, mais do que o primeiro volume de Undead Unluck vendeu (E talvez também mais do que as vendas do segundo volume da série). Talvez Undead Unluck encontrou mais dois adversários, que podem roubar um o holofote que o mangá vinha recebendo.
Em sétimo lugar tivemos Ayakashi Triangle, que é a segunda série novata entre 2019 e 2020 que mais vendeu – na verdade seria a terceira, pois estaria atrás de Burn The Witch, porém como o mangá está em hiato, por enquanto não vou contá-lo, como faço com Hunter x Hunter – O seu sucesso é inegável. O primeiro volume já vendeu 72 mil cópias, e pode alcançar a marca de 75 mil cópias antes de completar 1 mês de lançamento. Os editores estão achando nesse período complicado uma grandíssima quantidade de séries novatas promissoras, que devem resultar em uma revista LOTADA de séries de sucesso em 2023 – 2024.
Em oitavo lugar tivemos Boku no Roboko que deve ter vendido praticamente a mesma quantidade que Yozakura-San na primeira semana. Então, eu realmente duvidei que a série poderia ter sido bem recepcionada: Esperei semanas, disse que ia esperar o lançamento do seu primeiro volume e agora não tenho mais argumentos. Sim, Boku no Roboko teve boas vendas para o seu primeiro volume. É muito provável que a série esteja agradando principalmente o público mais infantil (Talvez as crianças que leem a Shonen Jump, ou os adolescentes de 12 à 14 anos), mas talvez também esteja agradando adultos que gostam do humor da série, que é muito leve e que tem várias piadas legais. É sempre bom ver que os editores estão encontrando novos sucessos.
Em nono lugar tivemos Shakunetsu no Nirai Kanai, que TALVEZ consiga sobreviver, pois conseguiu vender mais que Agravity Boys, porém, com vendas assim, não deve durar tanto tempo. Shakunetsu no Nirai Kanai, é uma obra de um autor veterano, que assim que lançou atraiu vários leitores, porém, muitos acharam a comédia da obra muito sem graça, e mesmo que o universo fosse interessante, muitos criticaram como o autor estava expandindo esse universo. O resultado não podia ser diferentes: Vendas decepcionantes, que podem ajudar a série a sobreviver à próxima leva, mas não garantem uma sobrevivência em longo prazo. Shakunetsu no Nirai Kanai precisa apresentar mais para conquistar uma vaga na revista.
Em décimo lugar tivemos Kouokousei Kazoku, que talvez seja realmente o que eu tinha dito na semana passada: Os editores estão mais preocupados em divulgar as séries que vão lançar novos volumes, por isso os novatos de Agosto-Setembro estão recebendo colocações mais baixas. O mesmo vale para Honomieru Shounen, que na próxima semana irá receber uma “Página Colorida”, indicando que realmente tenha tido uam recepção minimamente boa. Ainda é cedo para termos uma ideia exata sobre o rendimento de Honomieru Shounen, devemos esperar o lançamento do seu primeiro volume no dia 4 de Dezembro, porém, a série tem uma possibilidade real de vender tão bem quanto Yozakura-San (ou até mesmo mais). A briga pela vaga na Shonen Jump nunca esteve tão acirrada e Honomieru Shounen tem força para lutar por essa vaga.
Em décimo segundo lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan, que continua sendo entre todos os novatos, aquele que recebe colocações piores. Porém, quem ri por último, ri melhor. A série mesmo com colocações ruins, conseguiu vender relativamente bem no seu primeiro dia e demonstrou que não merece ser cancelada. Magu-Chan é uma comédia que chegou rasteiramente e conseguiu conquistar o corações de vários leitores. Sobreviver na revista para a série não será simples, como eu já disse, a concorrência é bem alta, mas pelo menos o primeiro obstáculo foi superado. Magu-Chan não vendeu mal e deve sobreviver a sua primeira leva de cancelamento. Em décimo terceiro lugar tivemos Bokura no Ketsumei, que recebeu uma colocação ruim, porém, que como no caso de Honomieru Shounen, não é definitiva. Vamos esperar mais algumas semanas antes de tirar conclusões.
Em décimo quarto lugar tivemos Agravity Boys, que recebeu uma rasteira absurda nesse mês: Todos os três novatos de junho que restavam venderam mais que Agravity Boys (Talvez Shakunetsu no Nirai Kanai vendeu um pouco menos, mas tudo indica que vendeu mais ou a mesma quantidade). Eu sempre disse que Agravity Boys restaria na revista enquanto tivesse séries que vendessem menos. Então, agora, a série não tem mais nenhum motivo para restar na revista. O cancelamento é a estrada mais óbvia. Em décimo quinto lugar tivemos Shinrin Ouja Moriking que também será cancelado. A única dúvida é se essas duas séries serão canceladas na primeira parte dessa leva (por isso já nas próximas duas edições) ou na segunda parte que deve estrear entre a Edição #01 de 2020 e Edição #07, lembrando que temos duas edições duplas nesse período.
AVALIE A WEEKLY SHONEN JUMP #48
PARA VOTAR NA WSJ #48, CLIQUE AQUI!
Comentários da Edição #47: Em primeiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que por pouquíssimo conseguiu alcançar a marca do 9. Essa é a quinta vez no ano, no qual Jujutsu Kaisen consegue tal colocação, empatando assim com Chainsaw-man, que também tem cinco primeiros lugares em 2020. Boku no Hero Academia ainda está liderando a classificação com 9 vitórias. 2020 ainda vai ter mais outras cinco edições, por isso ainda possível que Chainsaw-man ou Jujutsu Kaisen consigam superar a série de super-heróis. Quem será o grande vencedor de 2020?
Todavia, a grande surpresa da edição NÃO É Jujutsu Kaisen, mas sim Yozakura-San Chi no Daisakusen, que pela segunda vez conseguiu ter uma média acima de 8, entrando assim no TOP 5 da edição. Essa é a prova que os capítulos atuais estão agradando os leitores e espero realmente que o público japonês também esteja gostando dos capítulos atuais da série – Independente da série, eu sempre vou torcer pelo seu sucesso! – Também tivemos um bom rendimento por Boku no Roboko, que recebeu seu voto mais alto até então. Inclusive, essa deve ter sido a edição com o maior número de séries com votos acima de 7, incrível!
Classificação #46 (Edição da passada):
1. Jujutsu Kaisen: 9.00
2. One Piece: 8.74
3. Chainsaw-man: 8.70
4. Dr.STONE: 8.24
5. Yozakura-San Chi no Daisakusen: 8.19
6. Undead Unluck: 7.90
7. MASHLE: 7.83
8. Black Clover: 7.82
9. Honomieru Shounen: 7.77
10. Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai: 7.69
11. Boku no Roboko: 7.44
12. Hakaishun Magu-Chan: 7.25
13. Koukousei Kazoku: 7.25
14. Shakunetsu no Nirai Kanai: 7.10
15. Ayakashi Triangle: 7.08
16. Bokura no Ketsumei: 6.83
17. Agravity Boys: 6.13
18. Shinrin Ouja Moriking: 5.94
Ausente: BOKU NO HERO ACADEMIA & HUNTER x HUNTER
Votos Totais: 61
TOP 5 – Quais foram as suas três séries preferidas da Edição?
1. One Piece: 66.1%
2. Jujutsu Kaisen 62.5%
3. Chainsaw-man 48.2%
4. Dr.STONE 21.4%
5. Honomieru Shounen 16.1%
Sem votos: Agravity Boys, Shakunetsu no Nirai Kanai, Shinrin Ouja Moriking, Boku no Roboko, Bokura no Ketsumei
Para Ver o Histórico da Votação: AQUI!