O Grande Boost de Jujutsu Kaisen!
Então, para “FACILITAR” a busca por dados no site, decidi realizar uma Mini-Analise, dos mangás mais vendidos de Outubro, ao invés de colocá-lo na análise semanal do Ranking Oricon. Veja logo abaixo o TOP 20 das séries mais vendidas no mês:
RANKING ORICON – OUTUBRO 2020
1. Kimetsu no Yaiba (11.571.206 milhões / Weekly Shonen Jump)
2. Jujutsu Kaisen (1.826.455 milhões / Weekly Shonen Jump)
3. Yakusoku no Neverland (1.003.558 milhões / Weekly Shonen Jump)
4. Kingdom (473.638 mil / Weekly Young Jump)
5. Haikyuu!! (413.655 mil / Weekly Shonen Jump)
6. Shingeki no Kyojin (352.349 mil / Bessatsu Shonen Magazine)
7. ONE PIECE (309.137 mil / Weekly Shonen Jump)
8. En En no Shouboutai (308.032 mil / Weekly Shonen Magazine)
9. SPY X FAMILY (289.997 mil / Jump PLUS)
10. Boku no Hero Academia (271.120 mil / Weekly Shonen Jump)
11. Kanojo Okarishimasu (232.586 mil / Weekly Shonen Magazine)
12. Kuroshitsuji (225.278 mil / Monthly GFantasy)
13. Black Clover (224.328 mil / Weekly Shonen Jump)
14. Kurusiya no Hitorigoto (214.656 mil / Monthly Big Gangan)
15. Go-Toubun no Hanayome (213.523 mil / Weekly Shonen Jump)
16. BURN THE WITCH (211.810 mil / Weekly Shonen Jump)
17. Shuumatsu no Valkyrie (186.297 mil / Monthly Comic Zenon)
18. Golden Kamuy (166.135 mil / Weekly Young Jump)
19. Chihayafuru (157.681 mil / Be Love)
20. Chainsaw-man (157.031 mil / Weekly Shonen Jump)
Como podemos perceber pelo Ranking, Kimetsu no Yaiba liderou mais um mês, com vendas absurdas. Essas vendas são mais relativas aos volumes antigos, do que do novo volume que vendeu quase 4 milhões de cópias. Por isso, série deve vender um pouco menos em novembro, por não ter um novo volume. Eu acredito que irá vender entre 7 e 9 milhões de cópias. Em segundo lugar tivemos Jujutsu Kaisen que também teve um novo volume que vendeu quase 380 mil cópias nesse mês de Outubro, por isso, os outros 1.4 milhões são relacionados aos volumes ANTIGOS – Um ótimo resultado por parte da série que está tendo um grande boost por causa do seu anime -. Jujutsu Kaisen é já um sucesso!
Em terceiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que vendeu 1 milhão de cópias, sendo quase 600 mil cópias do seu novo volume lançado nesse mês. Muitos de vocês podem se perguntar como a série teve um boost de 400 mil cópias (seus volumes antigos venderam mais que muitas séries em atividade). O volume desse mês de Yakusoku no Neverland era o seu último volume, deste modo, muitas pessoas decidiram comprar toda a série, resultando no boost. Em quarto lugar, com 473 mil cópias, tivemos Kingdom, que apareceu por causa de mais um boost no seu volume antigo, mas também por causa do lançamento do seu mais novo volume (que foi lançado na penúltima semana do mês de Setembro, por isso uma parte significativa das suas vendas cairam nas primeiras duas semanas de Outubro também).
Em quinto lugar, com 413 mil cópias, tivemos Haikyuu!!, que como Neverland, está tendo um boost nos seus volumes antigos por causa do encerramento da sua série. Próximo mês veremos Haikyuu!! superando 1 milhão de cópias, por causa do lançamento do seu novo volume. Em sexto lugar, com 352 mil cópias, tivemos Shingeki no Kyojin, que também parece estar tendo um pequeno boost nos seus volumes antigos, mas os números também tiveram uma pequena influência do seu volume lançado em Setembro. Lembrando que a série está caminhando para o seu encerramento, deve ter mais alguns meses de vida. Em sétimo lugar tivemos ONE PIECE, que esses números devem ser referentes em grande parte aos resquício do seu último volume lançado em meados de setembro – Sim, teve ter a influência também dos volumes antigos, porém baixa -.
Em oitavo lugar, com 308 mil cópias, tivemos En En Shouboutai que aparece no Ranking MAIS PELO BOOST, que pelas vendas do seu volume lançado em setembro. O lançamento da sua segunda temporada resultou em um bom boost para o mangá. Em oitavo lugar, com 289 mil cópias, tivemos SPY X FAMILY que aparece no Ranking mais pelo boost em volumes antigos. A série está constantemente no TOP 200 do Ranking Shoseki dos volumes mais vendidos do dia. Em décimo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que conseguiu vender 271 mil cópias mais pelos volumes antigos também, mesmo que o novo volume, lançado em setembro, deve ter influênciado em 1 / 3 dos números.
Em décimo primeiro lugar tivemos Kanojo Okarishimashu que deve ter conquistado essa colocação por causa de um boost nos volumes antigos, a influência do volume lançado em Setembro não teve ter sido majoritária – Talvez 60 à 80 mil desses 232 mil cópias vendidas, não mais). Em décimo segundo lugar tivemos Kuroshitsuji, que vendeu 225 mil cópias. 185 à 200 mil cópias devem ter vindo do novo volume, enquanto as demais cópias dos volumes antigos (mais provável que tenha sido por causa do penúltimo volume lançado da série. Lançar um novo volume, normalmente resulta em um pequeno boost do volume precedente, principalmente).
Em décimo terceiro lugar tivemos Black Clover, que vendeu 224 mil cópias. O número é resultado principalmente do lançamento do seu novo volume em Outubro, o mesmo vale para o décimo quarto colocado Kurusiya no Hitorigoto. Em décimo quinto lugar tivemos Go-Toubun no Hanayome, continua tendo um boost nos volumes antigos. É incrível como a série a persistente. Em décimo sexto lugar, com 211 mil cópias, tivemos Burn The Witch, que como tem somente um volume, esse é claramente quanto a série vendeu nesse mês de outubro. Em décimo sétimo lugar tivemos Shuumetasu no Valkyrie que está recebendo um boost dos seus volumes antigos e vendendo também o seu novo volume lançado em setembro, eu acho que temos uma relação de 50% de cada um.
Em décimo oitavo lugar, com 166 mil cópias, tivemos Golden Kamuy, esses 166 mil devem ser 20% dos volumes antigos e 80% do volume lançado nos últimos de Setembro – caso muito parecido com Kingdom. Ambos foram lançados no mesmo dia e são da mesma revista, Weekly Young Jump. Em décimo nono lugar tivemos Chihayafuru que lançou um novo volume nesse mês de outubro e aparece no Ranking Oricon Mensal justamente por causa desse novo volume, não é um boost nas cópias antigas. Em vigésimo lugar tivemos Chainsaw-man, que está tendo um boost em suas cópias antigas e aparece no ranking por causa disso. É incrível como a série conseguiu vender 157 mil cópias sem ter um novo volume!