O que é isso Honomieru Shounen?
Weekly Shonen Jump #48
Dr.Stone c172 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Boku no Hero Academia c289
02 – ONE PIECE c994
03 – Chainsaw-man c91
04 – Black Clover c270
Undead Unluck c38 (Página Colorida, 23 Páginas)
05 – Yozakura-San Chi no Daisakusen c57
06 – Jujutsu Kaisen c128
Counter Attack: Shuttle (Quarto Participante da Golden Future Cup, Página Colorida)
Boku no Roboko c16 (Página Colorida)
07 – MASHLE c37
08 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c180
09 – Bokura no Ketsumei c08 (23 Páginas)
10 – Shakunetsu no Nirai Kanai c17
11 – Ayakashi Triangle c19
12 – Hakaishin Magu-Chan c18
13 – Koukousei Kazoku c11
14 – Honomieru Shounen c10
15 – Shinrin Ouja Moriking c26
16 – Agravity Boys c42
Ausentes: Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Prévia da Weekly Shonen Jump #49
Capa: Black Clover
Página Colorida de Abertura: Chainsaw-man
Página Colorida: Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai e Popo (GFC #05)
Páginas Extras: Ayakashi Triangle (Páginas Extras) e Koukousei Kazoku (Dois Capítulos)
Ausente: ONE PIECE e Hunter x Hunter
Em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que depois de uma semana de pausa, voltou chutando a porta e conquistando a medalha de ouro. É muito bom ver a série voltando a ser classificada em colocações mais altas. Após dois anos pesados, no qual a série vinha sendo classificada continuamente na zona intermediaria, a série finalmente está voltando a conquistar primeiras colocações. Mas o motivo não é qualquer um, agora que várias séries foram encerradas, os editores voltaram a dar o valor que Boku no Hero Academia merece. A série é o segundo pilar da revista, não podemos esquecer disto. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que na próxima semana estará ausente. Lembrando que a saúde de Eichiiro Oda é muito frágil, por isso é correto que a série tenha várias pausas.
Em terceiro lugar tivemos Chainsaw-man, que está caminhando para o início da sua “Fase Final”, é importante deixar claro que não é um arco final, e sim uma Fase, por isso será composta por vários arcos. Eu acredito que essa Fase irá durar ainda 1 ano, e a série irá terminar meses após o lançamento do seu anime (que eu acredito que será lançado em Julho ou Outubro de 2021). Na próxima semana a série irá receber uma Página Colorida de Abertura, que deve servir para comemorar os seus dois anos de lançamento, para divulgar o seu nono volume e para dar um ponta pé inicial a Fase Final. Muitos estão esperando também um anúncio (Talvez o anime?), mas as chances, mesmo não sendo nulas, são baixas. Normalmente quando tem um anúncio importante, os editores avisam uma semana antes. Dessa vez não tivemos nenhum aviso, por isso é improvável um anúncio de um anime.
Em quarto lugar tivemos Black Clover, que vai receber uma capa na próxima semana, mas sem a página colorida de abertura (que será de Chainsaw-man). Então. pode soar estranho para muitos, mas na verdade essa prática era muito comum nos anos 90 e aconteceu já algumas raras vezes nos últimos anos (por exemplo, já tivemos uma capa destinada a Nisekoi, que teve Ansatsu Kyoushitsu como Página Colorida de Abertura). Na verdade, mesmo não sendo muito adotada pelos editores da Shonen Jump, essa técnica permite que tu divulge DUAS séries contemporaneamente. É uma estratégia muito interessante, que sinceramente, os editores poderiam adotar mais vezes.
Em quinto lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen. Os editores continuam investindo pesado na série, preparando o terreno para o lançamento do quinto volume da série. Se antes o terreno não era favorável para o crescimento de Yozakura-San, agora a série tem todos os elementos na sua mão para ter um bom boost em vendas. Eu serei sincero, na minha opinião, os capítulos de Yozakura-San melhoraram muito nessas últimas semanas (O que deve ter estimulado, também, o apoio editorial), então, eu acho que pode ser possível SIM um boost em vendas por parte do mangá. É agora ou nunca. É o momento da série brilhar e mostrar que pode se tornar um sucesso. Se as vendas não deslancharem mesmo assim… Irei mudar o nome da série para Hinomaru Zumou.
Em sexto lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que está sofrendo com a “Depressão Pós-Capa”. Após uma série receber uma capa, normalmente na edição seguinte recebe uma colocação abaixo da sua normal. Não acontece com todas as séries, mas acontece com uma grande quantidade. O motivo é bem simples: A capa seria a publicidade máxima que um editor pode dar para uma série (tirando um capítulo todo colorido, algo muito raro), por isso, após entregar o máximo do máximo para um mangá, os editores preferem dar destaque para outras séries. O resultado é uma posição mais baixa para o mangá que acabou de receber a capa. Isso não significa que os editores desistiram de investir em Jujutsu Kaisen ou estão sendo injusto, é somente uma consequência extremamente normal.
Em sétimo lugar tivemos MASHLE, que essa semana o seu terceiro volume alcançou a marca de 50 mil cópias vendidas. É importante dizer uma coisa porém; Sim, MASHLE vende muito bem e deve estar vendendo também muito bem digitalmente, mas não são vendas espetaculares. A série não está tendo um começo explosivo, como vimos em mangás como: Shokugeki no Souma, Boku no Hero Academia ou Yakusoku no Neverland. Muito pelo contrário, o aumento de vendas de MASHLE está indo em um ritmo “normal”, nada de espetacular. Não é querendo diminuir a série – Chainsaw-man também começou lentamente e só nesse ano que teve realmente uma explosão em vendas -, porém é importante lembrar que os editores ainda podem achar uma série que tenha um começo ainda mais explosivo. Em oitavo lugar tivemos Boku tachi wa benkyou ga Dekinai, que continua vivo na revista.
Em nono lugar tivemos Bokura no Ketsumei, que recebeu sua primeira classificação: Então, vamos esperar mais algumas semanas para comentar sobre a série. Eu acho BEM improvável que a série tenha sido bem recepcionada, mas realmente muito improvável. É aquela coisa, é normal séries boas não darem certo por variados motivos, mas eu nunca vi uma série horrível dar certo. E olha que já observei e estudei cuidasamente todas as séries lançadas na Weekly Shonen Jump de 1995 até 2020. Porém, eu devo dizer que os últimos capítulos de Bokura no Ketsumei, como comentei na semana passada, foram melhores. Talvez esses capítulos “salvem” a série, porém acho muito improvável. O cancelamento é a estrada lógica.
Em décimo lugar tivemos Shakunetsu no Nirai Kanai que deu uma boa respirada e mostrou que ainda não está pronto para ser cancelado. O lançamento do seu primeiro volume está para chegar e teremos a resposta sobre a situação da série. Em décimo primeiro lugar tivemos Ayakashi Triangle, que será sempre classificado em zonas mais baixas por causa do seu gênero (muito de nicho e polêmico), porém teve uma boa recepção, não corre risco de cancelamento. Em décimo segundo lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan, que é interessante ver a série acima de dois mangás da leva de Agosto-Setembro. Existe uma possibilidade real dos editores escolherem salvar TODOS os mangás de Junho e cancelar diretamente aqueles de Agosto-Setembro, mas antes, temos que esperar as vendas dos volumes dessas séries.
Em décimo terceiro lugar tivemos a comédia Koukousei Kazoku, que eu estava esperando posições melhores para a série (não por causa de uma boa recepção, mas por ser ainda cedo para classificar uma série mal), porém as suas chances não estão acabadas. Existe uma possibilidade dos editores só estarem classificando bem Magu-Chan, Shakunetsu no Nirai Kanai e Boku no Roboko por causa do lançamento do volume, assim que os volumes forem lançados, aqueles que venderam mal, serão classificados entre os últimos, e os editores iniciarão a dar mais destaque para a leva de Agosto-Setembro.
Já Honomieru Shounen (Phantom Seer) conquistou nessa semana a décima quarta colocação na TOC – Se tornando assim o antepenúltimo colocado, atrás somente de dois fracasso já bem conhecidos pelos leitores, Shinrin Ouja Moriking e Agravity Boys -. A situação da série é extremamente complicada, pois a série teve duas colocações mediocres (sétimo e nono lugar, respectivamente) e nessa semana teve uma classificação ruim, o que poderia indicar uma recepção ruim por parte da série. Ainda temos que esperar as vendas do primeiro volume, mas é muito estranho que os editores já estavam classificando tão mal Honomiuer Shounen. Lembrando que a série pode estar sendo classificada mal pelo mesmo motivo de Koukousei Kazoku.
Porém é realmente surpreendente a classificação ruim de Honomieru Shounen? Nem tanto. Eu acredito que a partir do quarto capítulo, a série melhorou muito a sua qualidade e entregou capítulos dignos de uma série que merece sobreviver, mas quem segue o site sabe que a maioria dos leitores japoneses abandonam uma série após os três primeiros capítulos. Além disso Honomieru Shounen sofrem por tratar de um tema que muitos leitores já cansaram: Exorcismo. É quase certo que muitos leitores nem começaram a ler Honomieru Shounen por causa da sua temática. De qualquer modo, Honomieru Shounen ainda está vivo e pode conseguir sobreviver, porém é inegável que começou mal.
Nas últimas duas colocações tivemos Shinrin Ouja Moriking e Agravity Boys, que ainda tem chances de ser cancelado na verdade, já que seus volumes simplesmente não crescem em vendas. Porém, eu acho que os editores vão esperar para ver as vendas dos demais mangás de junho antes de decidir cancelar ou não Agravity Boys – O transferimento da série também é possível, mesmo que improvável – Já Shinrin Ouja Moriking tem zero chances de sobrevivência, não é por nada que não recebeu nenhuma página colorida nesse período. Tudo indica que a série será cancelada na leva que deve estrear entre a Shonen Jump #50 e #02.
AVALIE OS MANGÁS DA EDIÇÃO #47 DA SHONEN JUMP!
PARA VOTAR NA WSJ #47, CLIQUE AQUI!
Comentários da Edição #46: Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, que demonstrou que ainda é uma série que consegue agradar e surpreender seus leitores. One Piece nessa semana foi o ÚNICO mangá a estar com um voto acima de 9. Jujutsu Kaisen chegou muito próximo, porém não conseguiu alcançar a marca. Talvez a primeira grande surpresa negativa dessa edição acabou sendo justamente Boku no Hero Academia, que pela primeira vez teve uma nota inferior a 8 e conseguiu, deste modo, a sua pior avaliação da história. O capítulo mesmo assim não podemos considerar RUIM, pois a nota é boa, simplesmente abaixo do nível normal da série.
Já MASHLE também teve uma nota um pouco abaixo do seu normal. De qualquer modo, temos dois mangás que parecem estar melhorando o seu rendimento: Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai está constantemente lançado capítulos com uma nota superior a 7 (nas rotas passadas tinha uma nota, normalmente, inferior), e também Yozakura-San está melhorando seus votos. O público do Analyse It parece estar, pouco a pouco, voltando a gostar da série. Não podemos dizer o mesmo de Shakunetsu no Nirai Kanai, que está tendo votas cada vez mais baixas.
Classificação #46 (Edição da passada):
1. One Piece: 9.07
2. Jujutsu Kaisen: 8.98
3. Chainsaw-man: 8.42
4. Undead Unluck: 8.09
5. Black Clover: 7.97
6. MASHLE: 7.86
7. Boku no Hero Academia: 7.61
8. Honomieru Shounen: 7.56
9. Dr.Stone: 7.55
10. Hakaishin Magu-Chan: 7.44
11. Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai: 7.35
12. Yozakura-San Chi no Daisakusen: 7.17
13. Ayakashi Triangle: 7.10
14. Shakunetsu no Nirai Kanai: 6.96
15. Bokura no Ketsumei: 6.67
16. Koukousei Kazoku: 6.53
17. Agravity Boys: 6.44
18. Boku no Roboto: 6.09
19. Shinrin Ouja Morikiing: 5.93
Ausente: HUNTER x HUNTER
Votos Totais: 60
TOP 5 – Quais foram as suas três séries preferidas da Edição?
1. One Piece: 66.1%
2. Jujutsu Kaisen 64.3%
3. Chainsaw-man 37.5%
4. Boku no Hero Academia 25%
5. Black Clover 17.9%
Sem votos: Shinrin Ouja Moriking, Boku no Roboko, Bokura no Ketsumei
Para Ver o Histórico da Votação: AQUI!