O que está acontecendo? O que está acontecendo?
Weekly Shounen Jump #46 (17/10/2020)
One Piece c992 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Dr. STONE c170
02 – Boku no Hero Academia c288
03 – Jujutsu Kaisen c126
04 – Black Clover c268
Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c178 (Página Colorida, Inicio da Rota de Mafuyu Kirisu)
05 – Chainsaw Man c89
Koukousei Kazoku c08
06 – Yozakura-san Chi no Dai Sakusen c55
Hakaishin Magu-chan c16 (Página Colorida)
Bokura no Ketsumei c06 (23 Páginas)
Kimetsu no Yaiba: Rengoku Kyoujurou Gaiden (Mini-Série, FIM, 49 páginas)
Agravity Boys c40 (Página Colorida)
07 – Honomieru Shounen c08
08 – Mashle c35
09 – Undead Unluck c36
10 – Boku to Roboko c14
11 – Ayakashi Triangle c16
12 – Shiniri Ouja Mori King c24
13 – Shakunetsu no Nirai Kanai c15
Ausente: Hunter x Hunter (Hiato)
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos o retorno de ONE PIECE, que continua sua lentíssima jornada em direção ao capítulo 1000. Talvez em 2023 a série alcance esse número. Também tivemos nessa edição algumas páginas coloridas: A grande surpresa são as CP (Páginas Coloridas) para Hakashin Magu-Chan e Agravity Boys. Muitos estão se perguntando: “O que está acontecendo? O que está acontecendo”. Eu darei um conselho, de uma pessoa que escrever sobre a Shonen Jump há mais de 7 anos: Quando os dados de uma série são muito instáveis, normalmente essa série não é cancelada. A maioria das séries canceladas estão sempre nas últimas colocações e nunca ganham CP.
Bokura no Ketsumei ganhou algumas páginas extras: Por mais que essa notícia possa parecer positiva, é uma notícia neutra. A série provavelmente já tinha programado essa páginas extras, por isso não é uma prova de uma boa recepção por parte da série. Devemos esperar ainda algumas semanas. O mesmo vale para Koukousei Kazoku, que como sempre tem entre 10 e 13 páginas, é normal que tenha de vez em quando, páginas duplas. Não é também uma prova de boa recepção, é algo que os editores já deviam ter planejado. Eu acredito que, caso Koukousei Kazoku tenha uma boa recepção, será ranqueado sempre na última colocação, como era Isobe Isobee Monogatari, antiga série de sucesso do autor.
Tivemos nessa semana também um especial dedicado a Kimetsu no Yaiba, que irá lançar seu filme. Eu vou dizer já, esse filme será um sucesso absoluto, mesmo com o coronavirus batendo na porta. A bilheteria de Kimetsu no Yaiba será absurda e deixará ainda mais gente irritada: Eu digo e repito, Kimetsu no Yaiba está entrando na história e está marcando toda uma geração. Por mais que muitas pessoas possam odiar a série ou chamar de genérico, é inegável como temos uma geração inteira de japoneses, apaixonados pelos personagens da série. Já vemos nos One-Shots da Weekly Shonen Jump, o surgimento de várias séries que tem como objetivo simular Kimetsu no Yaiba. É o maior sucesso da década passada.
Em primeiro lugar tivemos Dr.Stone. O rendimento da série continua sendo muito positivo: A série vende 80 mil em três dias e é atualmente o quinto mangá que mais vende na revista (se não contarmos Burn The Witch, que podemos considerar uma série na revista em “Hiato”). O sucesso de Dr.STONE nesses últimos meses se deve a duas razões: A primeira é, justamente o encerramento de três séries que conseguiam vencer acima de 170 mil cópias em três dias: Os resultados de Stone se tornaram mais expressivos, agora que séries que vendiam bem mais foram encerradas. O segundo motivo é mérito de Dr.Stone: A série está aumentando em vendas, conseguindo conquistar novos leitores, mesmo nesse período complicado.
Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que na próxima semana estará ausente, mas retorna já na na Edição #48. O mangá atualmente é a segunda série que mais vende na revista, PORÉM, eu estou vendo bons aumentos de vendas em Jujutsu Kaisen. É uma possibilidade real que Jujutsu Kaisen se o segundo pilar da revista após o encerramento do seu anime: Devemos ver a revista nos próximos meses. Falando no diabo, em terceiro lugar tivemos justamente Jujutsu Kaisen. Os seus volumes voltaram COM TUDO para o Ranking Shoseki e Oricon, principalmente o primeiro volume: O aumento em vendas do primeiro volume indica novos leitores consumindo a série. É uma notícia espetacular.
O que podemos esperar então das próximas semanas de Jujutsu Kaisen? Vimos Dr.Stone, Yakusoku no Neverland e Kimetsu no Yaiba, que as vendas começam a aumentar REALMENTE quando o anime se encerra. Muitos dos leitores esperam o anime terminar para ir comprar o volume. Por isso, esse “boost” de Jujutsu Kaisen é só uma notícia super positiva. O melhor para a série ainda está por vir e tem data para começar: O seu anime termina em Abril de 2021. As próximas semanas podemos ver uma estabilização no Ranking Oricon ou uma queda, que não será mesmo assim preocupante. Repito, a maioria das série tem seu boost realmente quando o anime termina – Porém talvez o boost de Jujutsu Kaisen não será tão grande, em porcentagem.
Para entender bem o que está acontecendo com Jujutsu Kaisen, produzi esse gráfico – Como podemos ver o Boost que Kimetsu no Yaiba recebeu após o seu primeiro episódio acabou sendo MENOR que o boost de Jujutsu Kaisen, mas o sucesso de Kimetsu no Yaiba é monstruoso, você deve estar se perguntando então como se tornou este grande sucesso. Isso aconteceu, pois o Boost de Kimetsu no Yaiba aconteceu em um momento específico: Sim, tivemos um no primeiro episódio, tivemos outro depois do episódio 19, mas a maioria acabou sendo depois que a série se encerrou. Mas qual é motivo pelo qual Kimetsu no Yaiba não conseguiu ter o rendimento de Jujutsu Kaisen é observado já ANTES do anime e um pouco depois da estreia:
Kimetsu no Yaiba não tinha o “HYPE” de Jujutsu Kaisen. Isso mesmo, o aumento de vendas de Kimetsu no Yaiba acabou sendo muito mais por causa do sucesso puramente do anime, do que um hype. Já Jujutsu Kaisen está se utilizando do sucesso do anime, porém já tinha um “HYPE” por trás. E isso irá influenciar nas vendas pós-anime de Jujutsu Kaisen, que devem ser boas, porém não tão explosivas assim. Eu diria que 30% do aumento das vendas acontecerá nesse período do anime e uns 70% acontecerá DEPOIS que o anime terminar. Diferente de Kimetsu no Yaiba, que mais de 90% do aumento das suas vendas aconteceram pós-anime. De qualquer modo, é muito positivo ver o sucesso imediato de Jujutsu Kaisen!
Em quarto lugar tivemos Black Clover, que continua a sofrer com suas vendas: É preocupante a situação de Black Clover – Sim, a série teve um aumento em Julho, porém observei novamente os dados daquele mês, TODAS as séries tiveram um aumento. Algo estimulou muitas pessoas a irem nas lojas na primeira semana de Julho, porém nas semanas seguintes vimos uma estabilização nas vendas da maioria das séries. O que venderam na primeira semana, não venderam na segunda semana. Deste modo, Black Clover está com problemas em conquistar leitores. Não consegue mais vender acima de 100 mil cópias, como no passado. Como comentei no meu Twitter, agora é torcer para uma estabilização de vendas, quanto mais cedo possível.
Em quinto lugar tivemos Chainsaw-man, que alcançou a marca de 4.2 milhões de cópias vendidas (contando a mídia digital), uma média de 525 mil cópias vendidas por volume: Claramente temos uma grande percentual dessa quantidade que está vindo das vendas digitais, pois Chainsaw-man NÃO VENDE tudo isso no Ranking Oricon, mesmo levando em conta que os primeiros volumes sempre tem uma venda mais alta que os sucessivos, Chainsaw-man não consegue alcançar a marca de 350 mil cópias no Oricon. Eu acho que 25 à 35% das vendas da série pode estar na mídia digital.
Em sexto lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen conquistando mais uma ótima colocação: O que isto significa? É uma ótima notícia para a série e ao mesmo tempo uma notícia assustadora. Os editores, percebendo que não vão conseguir cancelar tão cedo Yozakura-San, pois tem várias outras séries que vendem menos, decidiram apoiá-lo totalmente. A questão é; Yozakura-San está recebendo uma publicidade digna de uma série importante para a revista, o novo volume, que será lançado daqui a 15 dias, deve mostrar que esse apoio é merecido. As vendas de Yozakura-San DEVEM aumentar. É por isso que é assustador: Se antes Yozakura-san vendia mal, mas não tinha tanto apoio. Agora tem o apoio e é obrigado a vender bem.
Em sétimo lugar tivemos Hono Mieru Shounen – A série está, na minha opinião, melhorando a cada capítulo e eu acredito que a série pode se tornar o quinto e último sucesso do ano – O motivo dessa minha afirmação não é baseada só no meu achismo. Temos duas informações muito positiva em relação a série. A primeira é um sinal, porém, não uma confirmação: O primeiro volume de Hono Mieru Shounen será lançado SOZINHO em Dezembro – Os seus companheiros de leva, mesmo tendo capítulos o suficiente, lançarão seus volumes um mês depois -. Os editores “isolam” em dois casos: O volume é um fracasso completo ou o volume tem grandes chances de vender bem. O que me leva a acreditar na segunda opção, é que o ilustrador agradeceu a boa recepção do mangá no seu Twitter, indicando realmente uma boa recepção. Iremos ver nas próximas semanas a situação de Hono Mieru Shounen, mas devo dizer que tudo indica uma boa recepção.
Em oitavo lugar tivemos MASHLE, que vendeu 21 mil cópias em 3 dias. Um resultado não tão grandioso, mas que mesmo assim é muito bom. A série irá receber propagandas no metro na próxima semana. Essa semana quem recebeu acabou sendo Undead Unluck, nono lugar da TOC. Eu estou curioso em saber quanto será o aumento dessas séries depois dessa divulgação excessiva que os editores estão realizando. Obviamente os editores em uma situação normal não estariam investindo tanto assim na divulgação de novas séries, contudo, levando em conta a grande quantidade de séries veteranas encerradas: É uma estratégia necessária.
Em décimo lugar tivemos Boku no Roboto: Se eu fosse um membro da MangaHelpers eu estaria tentando entender qual capítulo é referente essa classificação, mas estamos em 2020, somos pessoas sensatas e já sabemos que a TOC não é uma classificação ditada pela votação, é uma escolha editorial, e na minha opinião, os editores não classificaram Boku no Roboto de acordo com sua popularidade. Toda a leva de Junho está em um “LIMBO” de classificação, que não corresponde a própria popularidade. Eu acredito que teremos uma leva de três mangás, que irá substituir Act-Age, Boku-tachi e Shinrin Ouja Moriking, e somente depois dessa leva, que veremos esses mangás sendo classificados nas suas posições reais. Talvez, veremos inclusive, as vendas dessa série, antes da real classificação na TOC.
Em décimo primeiro lugar tivemos Ayakashi Triangle, que não devemos mais nos preocupar pelas suas colocações baixas. É normal séries “ecchi” serem classificadas em posições ruins; isso aconteceu continuamente com To Love Ru. A nova série de Yabuki vendeu 33 mil cópias em semana e deve alcançar a marca de 50 mil cópias vendidas na segunda semana; não vai ser cancelado. Os editores só estão classificando mal por ser um gênero de nicho, e não por não ser popular – inclusive na próxima semana receberá uma CP -. Em décimo segundo lugar tivemos Shinrin Ouja Moriking, que nesse caso, será cancelado mesmo. Está com os dias contados.
Em décimo terceiro lugar tivemos Shakunetsu no Nirai Kanai, que na minha opinião tem tudo para ser um fracasso, porém ainda não é o momento de dizer que a série fracassou: Devemos esperar o seu primeiro volume. Os editores parecem ainda estar muito indecisos sobre a leva de Junho, somente Ayakashi Triangle está a salvo. É justamente por causa dessa indecisão que tanto Magu-Chan quanto Shakunetsu já tiveram uma CP e também uma última colocação na TOC. Ambas as série ainda tem chances de se salvarem, como tem chances reais se serem cancelados em Fevereiro-Março. Devemos ainda esperar as próximas as próximas semanas.
VOTAÇÃO SHONEN JUMP #46 – Avalie os capítulos dessa edição!
Comentários da Edição #45: Em primeiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen pela segunda semana consecutiva. É a quarta vez na ano que Jujutsu Kaisen alcança essa marca. Atualmente a classificação: 9 vitórias para Boku no Hero Academia, 5 vitórias para Chainsaw-man, 4 vitórias para Jujutsu Kaisen, 3 vitórias para Haikyuu!!, 2 vitória para One Piece e 1 vitória para Kimetsu no Yaiba. Esse também acabou sendo o voto mais alto de Jujutsu Kaisen. Outros dois mangás com ótimos votos foram: Undead Unluck e MASHLE, ambos estão há mais de 5 semanas consecutivas com votos acima da nota 8. É incrível como estão conquistando o público.
Boku-tachi wa Benkyou teve seu maior voto até então: Essa nova rota deve dar a série notas bem altas, quem sabe até mesmo uma média de 8. Honomieru Shounen continua tendo ótimos votos – Está sempre entre os dez mais bem avaliados da revista – Já Agravity Boys e Bokura no Ketsumei continuam a ser as duas séries com pior rendimento. Essa semana tivemos novamente vários capítulos de alta qualidade: A aposta principal é para uma vitória de One Piece, porém Jujutsu Kaisen e Boku no Hero Academia podem acabar surpreendendo e também podem acabar conquistando a medalha de ouro!
Classificação #45 (Edição da passada):
1. Jujutsu Kaisen: 9.27
2. Chainsaw-man: 8.58
3. Boku no Hero Academia: 8.37
4. Undead Unluck: 8.16
5. MASHLE: 8.00
6. Boku-tachi wa Benkyou: 7.89
7. Honomieru Shounen 7.72
8. Dr.Stone: 7.70
9. Black Clover: 7.47
10. Hakaishin Magu-Chan: 7.34
11. Shakunetsu no Nirai Kanai: 7.30
12. Ayakashi Triangle: 6.88
13. Yozakura-San Chi ni Daisakusen: 6.57
14. Koukousei Kazoku: 6.42
15. Boku no Roboko: 6.29
16. Shinrin Ouja Moriking: 6.13
17. Bokura no Ketsumei: 5.70
18. Agravity Boys: 5.18
Ausente: ONE PIECE e HUNTER x HUNTER
Votos Totais: 60
TOP 5 – Quais foram as suas três séries preferidas da Edição?
1. Jujutsi Kaisen – 69.8%
2. Chainsaw-man – 54.4%
3. Boku no Hero Academia – 54.4%
4. MASHLE – 22.6%
5. Honomier Shounen – 18.6%
Sem votos: Agravity Boys, Shakunetsu no Nirai Kanai, Boku no Roboko, Bokura no Ketsumei
PARA VOTAR NA WSJ #46, CLIQUE AQUI!
Para Ver o Histórico da Votação: AQUI!