A Shonen Jump dos Novatos.
Weekly Shounen Jump #45 (12/10/2020)
MASHLE c34 (Capa, Página Colorida de Abertura, 26 páginas)
01 – Chainsaw Man c88
02 – Black Clover c267
Dr. STONE c169 (Página Colorida)
03 – Jujutsu Kaisen c125
04 – Boku no Hero Academia c287
Kimetsu no Yaiba: Rengoku Kyoujurou Gaiden Parte 1 (Nova Mini-Série de Ryouji Hirano, Página Colorida, 49 páginas)
05 – Boku to Roboko c13
Yozakura-san Chi no Dai Sakusen c54 (Página Colorida)
Koukousei Kazoku c07
06 – Undead Unluck c35
Honomieru Shounen c07 (Pré-Rank)
07 – Ayakashi Triangle c15
Bokura no Ketsumei c05
08 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c177
09 – Hakaishin Magu-chan c15
10 – Shakunetsu no Nirai Kanai c14
11 – Shiniri Ouja Moriking c23
12 – Agravity Boys c39
Ausentes: One Piece c992 e Hunter x Hunter c391 (Hiatus)
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como destaque MASHLE. A série vendeu bem no seu terceiro volume, mas acabou sendo superado por Ayakashi Triangle, por isso Mashle não é mais o maior sucesso de 2020, porém continua um grandíssimo sucesso. Também tivemos página colorida para Yozakura-San, que vem recebendo um bom destaque por parte dos editores, ultimamente. Foram dois TOP 5 e uma página colorida, em três edições. Vamos ver se essa divulgação vai resultar em um aumento em vendas.
Honomieru Shounen teve o seu Pré-Rank: Ainda estou bem positivo sobre o sucesso da série. Os editores sempre classificaram o mangá acima de Bokura no Ketsumei, além disso, a recepção de Honomieru Shounen nos Fóruns japoneses não foi negativa – Ainda não sei se é suficiente para salvar a série, mas levando em conta que os editores estão mais bonzinhos nesses últimos meses, quem sabe não vejamos Honomieru Shounen se tornando o quinto e último sucesso de 2020.
Em primeiro lugar tivemos Chainsaw-man. A aposta do ano pode ser Jujutsu Kaisen, mas existe uma possibilidade real que a aposta do próximo ano, por parte da revista seja justamente Chainsaw-man, por isso, colocar a série sempre nas primeiras é positivo. Sobre a discussão de quando Chainsaw-man vai acabar: Sim, a gente pode continuar tentando prever quando vai terminar o mangá, mas é o momento de entendermos que o autor não segue uma narração normal. Tranquilamente a história pode terminar no próximo ano (em menos de 12 volumes, não termina), quanto pode chegar a 25 volumes.
Se o autor decidir adotar novos elementos, como por exemplos os anjos, a história vai durar mais tempo. Se o autor decidir transformar Makima em uma vilã, a história pode também durar muito mais. Como se o autor decidir que não deve mais expandir o universo, a história pode terminar em pouco tempo. É engraçado, como tentamos, capítulo após capítulo, adaptar a nossas previsões sobre Chainsaw-man, quando claramente o roteiro não segue uma narrativa lógica e linear. É o momento de entendermos que não sabemos qual é o objetivo do autor com a série.
Em segundo lugar tivemos Black Clover, que após várias posições medianas, a série voltou a quase estar no topo da classificação, por pouquíssimo não conseguiu. Black Clover pode não ter se tornado um pilar, como muitos esperavam, mas é uma série de sucesso que merece estar na revista. Lembrando que o mangá ainda tem um anime em exibição, que consegue atrair vários leitores de todas as idades para a revista. Um anime em TV aberta é importante justamente para manter um bom fluxo de leitores.
Em terceiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que está lançou o primeiro episódio do seu anime: O novo volume da série, lançado na mesma semana da estréia do anime, não deve ter tido um grande boost, pois ainda é muito cedo (vamos esperar mais alguns episódios do anime), mas já estamos vendo os volumes antigos da série retornando ao TOP 100 das vendas diárias. Se a popularidade do anime continuar aumentando, é bem provável que todos os volumes de Jujutsu Kaisen comecem a aparecer no TOP 50 do Ranking Oricon (Semanal), e quem sabe, não acabe tirando Kimetsu no Yaiba do TOP. Eu estou vendo um grande futuro para Jujutsu Kaisen, que está caminhando para se tornar o mais novo pilar da revista.
Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que continua entregando capítulos emocionantes. Eu acredito que antes da nova leva, a série receba mais uma Capa e Página Colorida de Abertura. A nova leva deve estrear entre a Weekly Shonen Jump #51 e #02, por isso, no mínimo teremos 4 capas, dedicadas a séries já presentes na revista. Em quinto lugar tivemos Boku no Roboto, que continua tendo um ótimo rendimento. Entre todas as novas séries, que estrearam em junho, é aquela com a melhor média das posições. É uma ótima notícia, mas que ainda não garante sua sobrevivência.
Em sexto lugar tivemos Undead Unluck, que está sofrendo com a depressão: “Pós-Capa” – Após duas semanas no TOP 5 e uma incrível capa, que serviu para mostrar como o autor está melhorando sua arte, Undead voltou a estar na zona intermediária. Em sétimo lugar tivemos Ayakashi Triangle, que conseguiu vender 33 mil unidades na primeira semana (três dias): Um resultado superior a de Mashle, porém inferior a Burn The Witch, que vendeu acima de 80 mil cópias. O sucesso de Burn The Witch era esperado, pois a série teve uma boa qualidade (muito melhor que Samurai 8) e uma altíssima publicidade, porém Ayakashi Triangle é uma relativa supresa.
Sim, uma relativa surpresa, pois já sabíamos que o autor iria atrair os leitores das suas séries precedentes (Black Cat e To Love Ru), porém, ao mesmo tempo, dizer que o sucesso de Ayakashi Triangle é só por isso, é ignorar a grande quantidade de autores que retornam e acabam fracassando. Ayakashi Triangle entregou um básico que agrada muito o público que gosta da “ecchi”. Além disso, séries do gênero, tendem a vender bem inicialmente: Muitos leitores querem ver os volumes sem censura.
Deste modo, Ayakashi Triangle é um dos mais novos sucessos da revista e demonstra que em momentos de dificuldades, a Weekly Shonen Jump tem uma capacidade enorme de lançar novas séries de sucesso. Isso não significa que Ayakashi Triangle já garantiu a sobrevivência de 1 ano da revista; as suas vendas DEVEM continuar aumentando. É importante que a série não tenha o seu pico já no primeiro volume.
Levando em conta que até mesmo na votação do Analyse It, a média de Ayakashi Triangle está só aumentando, o autor aumentando o Ecchi e também a ação e apresentou novos personagens interessantes, Ayakashi Triangle deve continuar aumentando suas vendas, porém, nunca se sabe. Vamos observar, nas próximas semanas, o rendimento da série. Em oitavo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que vai terminar na daqui a 9 capítulos – edições.
Em nono lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan, que na próxima semana irá receber uma “Página Colorida”: O que isto significa? Bem, que talvez os editores ainda não estejam planejando cancelar a série. Começo a acreditar que a próxima leva terá somente três mangás: Shinrin Ouja Moriking, Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai e Act-Age serão os mangás substituídos: Porém em Fevereiro, já teremos uma grandíssima leva. Isso mesmo, uma leva de quatro a seis mangás.
Essa leva terá como objetivo realizar uma grande limpeza na revista: Todos os novatos estarão em risco, menos: Ayakashi Triangle, Mashle, Undead Unluck e Yozakura-San. Os demais sete novatos (Agravity Boys, Shakunetsu no Nirai Kanai, Hakaishin Magu-Chan, Boku no Roboto, Honomieru Shounen, Bokura no Ketsumei e Koukousei Kazoku) estarão correndo sérios riscos de cancelamento. É importante lembrar que uma leva de quatro à seis mangás são sempre complicadas e devem ser muito bem planejadas. Até “Fevereiro” os editores vão continuar dando apoio para todos esses mangás. Aqueles que vendem menos entre esses sete, serão cancelados. Ainda existe a possibilidade de termos uma leva de quatro mangás já agora, mas acho improvável atualmente.
Em décimo lugar tivemos Shakunetsu no Nirai Kanai, que continua recebendo posições medíocres. Mesmo assim, eu acho que antes do lançamento do seu volume, os editores darão uma “Página Colorida” para a série. Se o volume conseguir vender mais de 10 mil cópias na primeira semana, suas chances de sobrevivência são bem altas. O objetivo deve ser vender mais que Agravity Boys. Levando em conta o nome do autor, Shakunetsu no Nirai Kanai pode sim alcançar esse número. O seu primeiro volume será lançado em novembro, juntamente com os volumes de Boku no Roboto e Hakaishin Magu-Chan.
Em décimo primeiro lugar tivemos Shinrin Ouja Moriking, que nem conseguiu estar entre os quinhentos mais vendidos do Shoseki Ranking, praticamente garantindo seu cancelamento da próxima leva. Os editores não tem motivo para salvar a série. Em último lugar tivemos Agravity Boys, que ainda tem chances de ser cancelado: Se os editores decidirem estrear mesmo assim quatro séries em Dezembro (ou final de novembro), Agravity Boys será cancelado, mas levando em conta que acabou de ganhar uma página colorida, eu acho improvável que isto aconteça. A leva muito provavelmente será com 3 mangás.
Chances de Cancelamento – Encerramento em: Novembro-Dezembro (Leva de 3 à 5 mangás):
1. Act-Age: 100% (Já Cancelado)
2. Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai: 100% (Encerramento Natural)
3. Shinrin Ouja Moriking: 95%
4. Agravity Boys: 60%
5. Hakaishin Magu-Chan: 50%
6. Shakunetsu Nirai Kanai: 20%
7. Boku no Roboto: 10%
VOTAÇÃO SHONEN JUMP #45 – Avalie os capítulos dessa edição!
Comentários da Edição #44: Em primeiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que talvez não alcançou o recorde da semana passada de Boku no Hero Academia (um incrível 9.49), porém mesmo assim entregou um capítulo espetacular, que garantiu o topo da classificação. Os votantes do Analyse It elegeram, pela terceira vez este ano, Jujutsu Kaisen o melhor mangá da edição. Também tivemos um ótimo rendimento de Boku no Hero Academia, que perdeu por UM VOTO, e também de Chainsaw-man.
Estou surpreso pelo ótimo rendimento do especial de Kimetsu no Yaiba, podemos dizer que os leitores estão bem nostalgicos. Mashle e Undead Unluck continuam tendo votos altos, mas ainda não é o suficiente para contestar “THE BIG FOUR”: Jujutsu Kaisen, Boku no Hero Academia, Chainsaw-man e One Piece. Honomieru Shounen teve um capítulo mais tranquilo, por isso voltou a ter a média do “7”, depois de duas semanas conseguindo superar a marca de 8 pontos. Entre os últimos colocados, tivemos Shinrin Ouja Moriking, Bokura no Ketsumei e Agravity Boys – Parece que Boku no Roboto não é mais o mangá mais odiado do site.
Classificação #44 (Edição da passada):
1. Jujutsu Kaisen: 8.81
2. Boku no Hero Academia: 8.80
3. Chainsaw-man: 8.50
4. MASHLE: 8.37
5. Kimetsu no Yaiba Especial: 8.31
6. Undead Unluck: 8.07
7. Dr.Stone: 7.91
8. Black Clover: 7.70
9. Boku-tachi wa Benkyou: 7.57
10. Honomieru Shounen: 7.52
11. Yakusoku no Neverland Especial: 7.39
12. Shakunetsu no Nirai Kanai: 7.30
13. Hakaishin Magu-Chan: 7.28
14. Kokosei Kazoku: 7.19
15. Yozakura-San Chi no Daisakusen: 7.05
16. Ayakashi Triangle: 6.72
17. Boku no Roboto: 6.15
18. Shirin Ouja Moriking: 5.77
19. Bokura no Ketsumei: 5.59
20. Agravity Boys: 5.22
Ausente: ONE PIECE e HUNTER x HUNTER
Votos Totais: 71
TOP 5 – Quais foram as suas três séries preferidas da Edição?
1. Boku no Hero Academia – 67.4%
2. Jujutsu Kaisen – 65.2%
3. Chainsaw-man – 58.7%
4. MASHLE – 21.6%
5. Undead Luck – 19.6%
Sem votos: Agravity Boys, Shinrin Ouja Moriking, Boku no Roboko, Bokura no Ketsumei
PARA VOTAR NA WSJ #45, CLIQUE AQUI!
Para Ver o Histórico da Votação: AQUI!
Confirmado: Jujutsu Kaisen terá 24 episódios (Alguns pensavam que podiam ser 26) pic.twitter.com/xAmcZ7ZZYJ
— Leonardo Nicolin (@AnyoneNico) October 2, 2020