A Era de Jujutsu Kaisen.
Weekly Shonen Jump #47 (26 / 10 / 2020)
Jujutsu Kaisen c127 (Capa e Página Colorida de Abertura)
1 – Dr.Stone c171
2 – ONE PIECE c993
3 – Yozakura-San Chi no Daisakusen c56
4 – Black Clover c269
Chainsaw-man c90 (Página Colorida)
5 – MASHLE c36
Bokura no Ketsumei c07
Akuryou no Night Safari (Página Colorida, Golden Future Cup #03)
06 – Boku no Roboko c15
Ayakashi Triangle c18 (Página Colorida)
07 – Koukousei Kazoku c09
08 – Undead Unluck c37
09 – Honomieru Shounen c09
10 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c179
11 – Hakaishin Magu-Chan c17
12 – Agravity Boys c41
13 – Shakunetsu no Nirai Kanai c16
14 – Shinrin Ouja Moriking c25
Ausentes: Boku no Hero Academia c289 e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Prévia Weekly Shonen Jump #48
Capa e Página Colorida de Abertura: Dr.Stone
Página Colorida: Undead Unluck, Boku no Roboko, Counter Attack (One-Shot GFC #04)
Páginas Extras: MASHLE e Bokura no Ketsumei
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como Capa e Página Colorida de Abertura, o nosso querido Jujutsu Kaisen. O anime da série está sendo um sucesso, mas será quanto será relamente o boost da série? Hoje será publicada uma gigantesca análise, no qual comento justamente sobre as previsões de vendas de Jujutsu Kaisen. Fiquem de olho! Também tivemos nessa edição, belas páginas Coloridas para Chainsaw-man e para Ayakashi Triangle. Enquanto essa CP não tem nenhum realmente significado para Chainsaw-man, para Ayakashi Triangle é mais uma prova que os editores estão apostando na série. A última CP ficou com Akuryou no Night Safari, terceiro partecipante da GFC. A competição ainda vai ter outros dois One Shots.
Também tivemos o Pré-Rank de Bokura no Ketsumei: A série teve dois primeiros capítulos TERRÍVEIS, que eu cheguei a comentar, no meu Twitter, que eram problemas estruturais muito dificeis de serem resolvidos, porém, não é que a série está melhorando aos poucos. Bokura no Ketsumei ainda carrega vários desses problemas estruturais, que um dia irei comentar no “Vale a Pena Ler”, porém a série está conseguindo desenvolver de modo interessante a sua história. Mas não se animem, se na próxima semana a série não estar entre os últimos colocados: Todas as séries estão sendo bem classificadas atualmente. Não vamos dar uma de MangaHelpers e ainda comemorar o “First Rank”.
Em primeiro lugar tivemos Dr.Stone, que na próxima semana irá receber Capa e Página Colorida, para comemorar o início do seu novo arco (Estão indo para a América do Sul). É sempre importante os editores saberem divulgar o começo de uma nova aventura de uma série popular. Dr.Stone pode não ser o maior sucesso atual da revista, porém tem vendas muito sólidas, principalmente na plataforma digital, que está crescendo cada vez mais. É importante, deste modo, que os editores continuem a divulgar a obra, com boas colocações na TOC, capas constantes e publicidade nas ruas, para assim continuar a aumentar as vendas da série, e como consequência, também aumentar o seu poder atrativo e comercial.
Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que está lentamente caminhando para o seu capítulo 1000. A série recebeu nesse período um novo inimigo: Jujutsu Kaisen. Algumas pessoas acreditam que Jujutsu vai conseguir superar a marca de 1 milhão de cópias por volume. É importante dizer, pessoal, que superar One Piece é algo extremamente complicado. Atualmente 1 milhão de cópias vendidas no Ranking Oricon, não são iguais a 1 milhão de cópias no passado. Muitas pessoas passaram a comprar os volumes nas lojas digitais. Algumas séries chegam a ter 15% à 30% das suas vendas na mídia digital, por isso é possível que uma série venda 1 milhão de cópias no Ranking Oricon, na verdade esteja vendendo 1.4 ou 1.5 milhões de cópias por volume. É importante dizer que os volumes das série NOVAS (que tendem a ter um público mais jovem) tem vendas digitais mais altos que séries mais velhas.
Deste modo, vender acima de 1 milhão de cópias é realmente complicado: Se pensarmos que Hunter x Hunter, no seu auge, tinha dificuldade em vender (sem reimpressões) vender 1.5 milhões de cópias. A verdade é que muitas pessoas estão apaixonados pelos números alcançados por Kimetsu no Yaiba, e esperam que Jujutsu Kaisen consiga ter um rendimento parecido. Sim, Jujutsu Kaisen tem chances de ser um grande sucesso (inclusive irei comentar melhor no texto que publicarei hoje), PORÉM, é algo improvável, muito complicado de ser alcançado. One Piece, muito provavelmente, continuará sendo o mangá que mais vende na revista.
Em terceiro lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen; Eu irei manter meus comentários da semana passada. Os editores decidiram FINALMENTE divulgar a série, dar uma chance para o mangá. Contudo, ao mesmo tempo que essa notícia é boa, também é ruim, pois dá uma responsabilidade que a série antes não tinha. Yozakura-San podia argumentar que estava vendendo mal, por causa da baixa divulgação, entrentanto, agora esse argumento não é mais tão válido. Yozakura-San PRECISA alcançar a marca, no Ranking Oricon, de 30 mil cópias em 15 dias. Quando o assunto é TOC, os editores estão classificando melhor Yozakura-San, que MASHLE e Undead. E eu acredito que essa divulgação vai continuar até a Weekly Shonen Jump #49 ou #50. O objetivo dos editores é dar um boost em vendas no volume 5, que será lançado em Novembro.
Em quarto lugar tivemos Black Clover: Enquanto todos estão torcendo por um aumento de vendas para Jujutsu Kaisen, a situação de Black Clover é totalmente o contrário. Estamos torcendo para que a série NÃO TENHA uma queda em vendas. A situação de Black Clover é extremamente complicada: A série desde o volume 20 está tendo uma queda preocupante em vendas e não parece que essa tendência irá parar tão cedo, e por mais que não corra risco de cancelamento atualmente, não podemos garantir a sobrevivência do mangá daqui a 2 à 4 anos. Black Clover precisa de uma estabbilização em vendas urgentemente. Eu acho improvável que isto aconteça, pois já vi tantas séries terem quedas de vendas parecidas, e todas terminaram sendo canceladas (“Encerradas precocemente). A lista é enorme: Shaman King, Katekyou Hitman Reborn, Beelzebub, Toriko e Shokugeki no Souma, são alguns exemplos.
Em quinto lugar tivemos MASHLE, que próxima semana irá receber algumas páginas extras. Os editores estão dando uma grande divulgação tanto para MASHLE quanto para Undead Unluck, inclusive é muito provável que a série de mágia, ganhe uma CP na edição #49. Eu gosto de ver como os editores, nesse momento difícil, está conseguindo encontrar novos sucessos. A Shonen Jump está renascendo das cinzas. Em sexto lugar tivemos Boku no Roboko, que receberá uma CP na próxima semana. Os editores estão mais “bondosos” e decidiram divulgar TODOS os novatos de Junho. Em Novembro, com o lançamento do primeiro volume de Roboko, Shakunetsu e Magu-Chan, saberemos a opinião dos japoneses em relação aos quatro mangás lançados em junho. Por enquanto só sabemos que Ayakashi Triangle teve uma boa recepção.
Em sétimo lugar tivemos o “Primeiro Rank” de Koukousei no Kazoku: É uma boa primeira colocação, mas que não representa nada. Digo e repito, só podemos começar a considerar as posições de uma série, na situação atual que se encontra a revista, após o décimo primeiro capítulo (e ás vezes, como no caso da leva de Junho, somente depois da venda do primeiro volume). Eu diria que a classificação a partir do capítulo 8, atualmente, é válido somente quando a série é classificada MAL, pois indica que os editores já desistiram de divulgar a série. Em oitavo lugar tivemos Undead Unluck, que próxima semana receberá a sua CP. O autor está desenvolvendo muito bem o universo da série e mesmo tendo um inicio complicado e confuso, Undead Unluck melhorou muito e merece o sucesso que está tendo!
Em nono lugar tivemos Honomieru Shounen, que continuou acima de Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, por isso, ainda não recebeu uma posição que podemos considerar ruim. Os editores estão com um número enorme de novatos na revista, e se torna natural que alguns mangás acabem recebendo colocações mais baixas. Atualmente é mais importante divulgar Yozakura-San que vai receber um novo volume, MASHLE e Undead que tem um real potencial comercial, do que divulgar Honomieru Shounen. Por isso, eu acho que o mangá vai receber colocações intermediárias por mais duas edições, a partir da #50, vai começar a ser classificado na sua colocação real, seja alta ou seja baixa. Em décimo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou, que está caminhando para o seu encerramento.
Em décimo primeiro lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan, que continua recebendo colocações ruins, porém os editores ainda não desistiram da série: O mangá não vai ser cancelada na próxima leva (que tem tudo para começar na edição #50, #51, #52 ou na Edição #01 de 2020), porém não está totalmente seguro. Os editores estão esperando o lançamento do seu primeiro volume, daqui a 2 semanas, para decidir se irão ou não salvar a série. Eu também acho que não veremos o cancelamento de Agravity Boys, décimo segundo colocado da TOC. A série deve se manter viva ainda. Enquanto tiver mangás que vendem menos que Agravity Boys, o mangá não será cancelado. É simples.
Em décimo terceiro lugar tivemos Shakunetsu no Nirai Kanai. É complicada a situação da série. Suas colocações são realmente baixas e talvez realmente tenha sido mal recebida pelos japoneses. CONTUDO, não podemos ainda concluir nada. Os editores entegram uma CP para cada um dos novatos que lançarão o volume em Novembro, por isso a batalha ainda está totalmente aberta. Se, Shakunetsu no Nirai Kanai vender mais que Magu-Chan e Boku no Roboko, deve conseguir sobreviver. Se não vender mais… É, o cancelamento será a estrada. Quem certamente será cancelado é Shinrin Ouja Moriking, que está só esperando a nova leva chegar, para assim dar adeus a revista. Eu acredito que teremos uma leva de três mangás (com o encerramento de Act-Age, Boku-tachi wa Benkyou e Shinrin Ouja Moriking), mas também podemos ter uma leva de quatro ou cinco mangás, nada é impossível.
O mundo não é somente a Shonen Jump!
Isso mesmo que você leu: O Analyse It, além de postar a TOC da Weekly Shonen Jump, também postamos a TOC de outras três revistas: A Jump SQ (Mensal) – E obviamente, a Shonen Sunday e Shonen Magazine, as duas maiores inimigas da Weekly Shonen Jump.
Quem escreve as análises dessas duas últimas revistas é o Son Claudio; e recomendo dar uma olhada. Na Shonen Magazine vocês encontrarão mangás como Hajime no Ippo, En En no Shouboutai (Fire Force), Diamond no Ace, Eden’s Zero, Orient, e muitos outros mangás. Para comentar e “movimentar” a análise da Shonen Magazine, clique AQUI.
Já a Shonen Sunday, a terceira força no mundo “Shounen”, também lança vários mangás importantíssimo, como Dectective Conan, Major 2nd, Be Blues, Kimi wa 008. além de um dos novatos mais promissores desse ano, que deveria se tornar leitura obrigatória para todo mundo: Sousou no Frieren. Para ler e partecipar da discussão da Sunday clique, AQUI!
Venha movimentar também essas análises e render o Analyse It um site maior!
VOTAÇÃO SHONEN JUMP #46 – Avalie os capítulos dessa edição!
Comentários da Edição #45: Em primeiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen pela segunda semana consecutiva. É a quarta vez na ano que Jujutsu Kaisen alcança essa marca. Atualmente a classificação: 9 vitórias para Boku no Hero Academia, 5 vitórias para Chainsaw-man, 4 vitórias para Jujutsu Kaisen, 3 vitórias para Haikyuu!!, 2 vitória para One Piece e 1 vitória para Kimetsu no Yaiba. Esse também acabou sendo o voto mais alto de Jujutsu Kaisen. Outros dois mangás com ótimos votos foram: Undead Unluck e MASHLE, ambos estão há mais de 5 semanas consecutivas com votos acima da nota 8. É incrível como estão conquistando o público.
Boku-tachi wa Benkyou teve seu maior voto até então: Essa nova rota deve dar a série notas bem altas, quem sabe até mesmo uma média de 8. Honomieru Shounen continua tendo ótimos votos – Está sempre entre os dez mais bem avaliados da revista – Já Agravity Boys e Bokura no Ketsumei continuam a ser as duas séries com pior rendimento. Essa semana tivemos novamente vários capítulos de alta qualidade: A aposta principal é para uma vitória de One Piece, porém Jujutsu Kaisen e Boku no Hero Academia podem acabar surpreendendo e também podem acabar conquistando a medalha de ouro!
Classificação #45 (Edição da passada):
1. Jujutsu Kaisen: 9.27
2. Chainsaw-man: 8.58
3. Boku no Hero Academia: 8.37
4. Undead Unluck: 8.16
5. MASHLE: 8.00
6. Boku-tachi wa Benkyou: 7.89
7. Honomieru Shounen 7.72
8. Dr.Stone: 7.70
9. Black Clover: 7.47
10. Hakaishin Magu-Chan: 7.34
11. Shakunetsu no Nirai Kanai: 7.30
12. Ayakashi Triangle: 6.88
13. Yozakura-San Chi ni Daisakusen: 6.57
14. Koukousei Kazoku: 6.42
15. Boku no Roboko: 6.29
16. Shinrin Ouja Moriking: 6.13
17. Bokura no Ketsumei: 5.70
18. Agravity Boys: 5.18
Ausente: ONE PIECE e HUNTER x HUNTER
Votos Totais: 60
TOP 5 – Quais foram as suas três séries preferidas da Edição?
1. Jujutsi Kaisen – 69.8%
2. Chainsaw-man – 54.4%
3. Boku no Hero Academia – 54.4%
4. MASHLE – 22.6%
5. Honomier Shounen – 18.6%
Sem votos: Agravity Boys, Shakunetsu no Nirai Kanai, Boku no Roboko, Bokura no Ketsumei
PARA VOTAR NA WSJ #46, CLIQUE AQUI!
Para Ver o Histórico da Votação: AQUI!