Depressão Pós-Capa.
Weekly Shounen Jump #43 (26 / 09 / 2020)
Jujutsu Kaisen c123 (Capa, Página Colorida de Abertura, Estreia do Anime)
01 – ONE PIECE c991
02 – Boku no Hero Academia c285
MASHLE (Página Colorida)
Kokosei Kazoku c05
03 – Dr.Stone c167
Honomieru Shonen c05
04 – Yozakura-San Chi no Daisakusen c52
BLADE KID (Página Colorida, Segundo Participante da GFC)
05 – Boku no Roboko c11
Ayakashi Triangle c14 (Página Colorida)
Bokura no Ketsumei c03 (23 Páginas)
06 – Chainsaw-man c86
07 – Shakunetsu no Nirai Kani c12
08 – Undead Unluck c33
09 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c175
10 – Hakaishin Magu-Chan c13
11 – Shinrin Ouja Moriking c21
12 – Agravity Boys c37
Ausentes: Black Clover c266 e Hunter x Hunter c391 (Hiato).
Prévia Weekly Shonen Jump #44:
Capa e Página Colorida de Abertura: Undead Unluck (24 Páginas)
Página Colorida: Black Clover, Yakusoku no Neverland Side Story (16 Páginas, One-Shot), Golden Future Cup #03
Capítulos Especiais: Kimetsu no Yaiba Rengoku (19 Páginas, One-Shot) e Oyakusoku no Neverland.
AVISO IMPORTANTE: Como vocês puderem ver, nesse mês de Setembro o site deve um rendimento bem mais lento: Eu já imaginava que seria um mês assim, já que esse mês seria muito complicado para mim, porém em Outubro volto para minha cotidianidade e assim as matérias retornarão a serem lançadas constantemente. Teremos o retorno do Podcast nesse samana, já na próxima semana retorna o Ranking Oricon e a TOC da Young Jump. Também teremos em breve um artigo especial, comparando o primeiro episódio do anime com o primeiro capítulo do mangá. PORÉM, além disso, teremos também uma votação para o artigo sucesso é esse. Isso mesmo, vocês poderão decidir entre quatro opções:
- Retrospectiva 2002: Parte 2 (Estreia de Eyeshield 21)
- Ranking Oricon: Como Chainsaw-man está se tornando um sucesso em vendas.
- As 10 maiores rivalidades da história da Weekly Shonen Jump.
- Kokou no Hito: Indo além de uma simples leitura.
Meu novo plano é lançar, ao menos uma vez ao mês, uma análise votada por vocês. A votação da próxima matéria será aberta. – Sobre o “Vale a Pena Ler” de uma série, eu decidi extender o período de leituras dos mangás, do 7 volume, para 13 à 16 capítulos (dois volumes). O motivo é que muitas séries só conseguimos entender realmente o que prentendem entregar após 12 ou 13 capítulos. Em breve sai o “Vale a Pena Ler” de Ayakashi Triangle.
Agora, sem mais delongas, vamos começar a comentar sobre a TOC – Tivemos nessa edição capa para Jujutsu Kaisen que irá estrear na próxima semana o seu anime. O episódio já vazou na internet, porém eu irei esperar o lançamento oficial antes de comentar qualquer coisa – De qualquer modo, eu ouvi no Twitter muitos elogios para a animação, ritmo e também para as cenas de ação. Talvez o que mais preocupava os leitores da série, era justamente o ritmo (ninguém queria um novo The God of Highschool), e o primeiro capítulo de Jujutsu Kaisen não sofreu com este problema.
Também tivemos nessa edição páginas coloridas para MASHLE, que vai lançar o seu novo volume no próximo mês e para Ayakashi Triangle, que continua tendo um bom rendimento na revista. Um mangá que na minha opinião está melhora a cada capítulo, é Honomieru Shounen, que iniciou lenta e genérica, mas está demonstrando ser uma série com um grande potencial. Espero que seja bem recebida pelo público japonês. Já Bokura no Ketsumei, na minha opinião, tem realmente poucas chances de sobreviver. Seus capítulos são ruins, sua história é péssima e a arte não é nada de especial. Espero mudar de ideia, mas por enquanto, não vejo esperanças.
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, que está caminhando para o seu capítulo número 1000 – Número alcançado somente por KochiKame na revista. One Piece ainda vai ter, no minimo, outros 5 anos de vida, já que teremos a conclusão desse arco de Wano e logo após Oda irá iniciar o último arco da série. É muito provável que nesses últimos capítulos, as vendas da revista devem AUMENTAR e os editores devem aproveitar esse momento para divulgar quanto mais séries novatas possíveis. Eu não digo que a revista precise encontrar um substituto de One Piece, porém encontrar ao menos, mais dois mangás que vendam acima de 700 mil cópias, é necessário para que não tenha uma grande perda de público quando a série de Oda for encerrada. Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia que continua muito bem na revista.
Em terceiro lugar tivemos Dr.Stone, o queridinho dos editores, que vem conquistando também o coração dos leitores – É importante dizer uma coisa sobre Dr.Stone, por algum motivo a série tem vendas digitais mais altas que o “normal”, por isso na verdade as suas vendas, que atualmente devem ser 200 mil por volume, são mais altas e pode estar vendendo entre 80 mil à 120 mil digitalmente. Normalmente as vendas digitais não tem essa proporção, mas por algum motivo, com Dr.Stone, tem. E isso também explica o motivo pelo qual os editores sempre classificaram bem a série e sempre divulgaram a série quando o assunto era a plataforma digital – Esses meus dados foram retirados observando as vendas TOTAIS da série e as vendas da série no Ranking Oricon. Como uma série que vende mediamente 200 mil cópias FISICAMENTE, conseguiu alcançar 7.5 milhões de cópias vendidas em 18 volumes? Matematicamente a conta não entra, mesmo considerando que o boost do volume antigos causado pelo anime.
Em quarto lugar tivemos uma grata supresa, Yozakura-San Chi no Daisakusen quase conquistou um pódio. O que significa sua colocação? Então, não significa que os editores agora vão divulgar a série, de nenhum modo, o motivo são dois; Os editores ainda não desistiram de Yozakura-San, e estão disposto a manter a série por mais alguns meses, talvez mais três ou até mesmo seis meses. Yozakura-San não será cancelado na próxima leva, porém mesmo assim precisa melhorar suas vendas para conseguir sobreviver. Em quinto lugar tivemos Boku no Roboko, que continua recebendo boas colocações e talvez realmente tenha sido bem recepcionado: Muitas vezes uma comédia que não agrada os ocidentais, pode agradar muito os japoneses, e Boku no Roboko pode ser esse caso. Mesmo assim, antes de chamar Boku no Roboko de um sucesso, eu prefiro esperar suas vendas, para não termos mais um novo Mitama Security ou Shinrin Ouja Moriking.
Em sexto lugar tivemos Chainsaw-man, que está sofrendo com a “Depressão Pós-Capa”, muitos mangás, após receber capa, na edição seguinte pegam uma colocação mais baixa. Isso acontece, pois os editores já deram na semana anterior um grande destaque ao mangá, e se sentem livre de diminuir o destaque na semana seguinte. Chainsaw-man contiua entregando seus capítulos loucos e emocionantes, e sua popularidade continua a aumentar. Chainsaw-man e Jujutsu Kaisen são, por enquanto, os únicos dois mangás que conseguem ocupar a vaga de pilar deixada em aberto por Haikyuu!!; MASHLE e Undead Unluck ainda são muito jovens e não sabemos o real potencial comercial dessas duas séries. Eu acredito, porém, que a vaga restará mesmo com Jujutsu Kaisen, e Chainsaw-man se tornará um semi-pilar da revista. Talvez um anime de grande sucesso pode acabar transformar Chainsaw-man em um pilar.
Em sétimo lugar tivemos Shakunetsu no Nirai Kanai, que mesmo sendo sétimo, não teve uma posição altíssima, se olharmos a classificação geral (japonês). Entretanto, a série restou acima da linha de corte, Boku-tachi wa Benkyou, por isso não parece estar correndo risco de cancelamento. Os próximos cancelados parecem ser justamente os três últimos colocados – Os editores vão estrear 5 novas séries -. Aliás, por isso eles devem salvar por enquanto Shakunetsu no Nirai Kanai, mas se suas vendas forem baixas, podem acabar sendo cancelado também em Fevereiro ou Março de 2021. Tudo dependerá da recepção da série. Em oitavo lugar tivemos Undead Unluck, que na próxima semana irá receber capa e página colorida de abertura em uma edição muito importante: Já que vamos ter capítulos extras de Kimetsu no Yaiba, atraindo muitos leitores que tinham abandonado a revista.
Em nono lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que está cada vez mais próximo do seu encerramento natural; A série deve terminar quando a próxima leva estrear. Em décimo lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan, que infelizmente deve ser cancelado, mas deve ver seu primeiro volume ser lançado antes disso. Com o lançamento previsto para inicio de Novembro, é improvável que vejamos a nova leva estrear antes, deste modo, Magu-Chan vai conseguir sobreviver até meados de novembro. É muito triste ver uma série tão legal acabar sendo cancelada, mas é assim que funciona a Shonen Jump. Infelizmente, Magu-Chan não conquistou leitores suficientes para garantir a sua sobrevivência.
Em décimo primeiro lugar tivemos Shinrin Ouja Moriking e em último lugar tivemos Agravity Boys – Essas duas séries serão certamente canceladas. Enquanto Magu-Chan pode sobreviver, no caso tenhamos uma leva de quatro mangás, ao invés de cinco, as chances desses dois mangás sobreviverem são quase zero. Provavelmente Ayakashi Triangle e Shakunetsu no Nirai Kanai, inclusive, devem vender mais que Agravity Boys. Os editores só estavam esperando uma série que vendesse mais que para poder cancelá-la – Estrearam duas novas séries que provavelmente vão vender mais de 10 mil cópias – Aliás, o que podemos esperar dessa leva de 5 mangás? Eu diria, ao menos um mangá de esporte… AO MENOS UM, SENHORA SHONEN JUMP!
VOTAÇÃO SHONEN JUMP #43 – Avalie os capítulos dessa edição!
Comentários da Edição #42: Em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que conquistou a sua OITAVA vitória do ano. A série não vencia desde a Edição #28 – Por isso é muito positivo ver Boku no Hero Academia retornando ao primeiro lugar. A série provavelmente nessa semana deve repetir essa primeira colocação, com um voto ainda mais altos, mas vamos ver. São vocês (votantes) que decidem. Entre o segundo e quarto lugar tivemos uma diferença minima, que poderia ser decidido por um único voto. É interessante perceber como Undead Unluck conseguiu dar um pulo em pontuação nos últimos capítulos.
Eu diria que o sexto lugar, Honomieru Shounen também é uma grata surpresa: A série começou lenta, mas já no quarto capítulo conseguiu sua primeira nota superior a 8. O rendimento da série está sendo superior aos dos seus companheiros de leva, inclusive, Bokura no Ketsumei, já no seu segundo capítulo conseguiu amargurar uma última colocação. A votação para a Edição #43 foi aberta. Adicionei na votação também o Nome ou Nickname, para que eu possa reconhecer os votantes, e assim saber quantos são recorrentes e quantos são variáveis.
Classificação #42 (Edição da passada):
1. Boku no Hero Academia: 8.93
2. Chainsaw-man: 8.49
3. Jujutsu Kaisen: 8.46
4. Undead Unluck: 8.43
5. Mashle: 8.08
6. Honomieru Shounen: 8.05
7. Dr.Stone: 7.97
8. Shakunetsu Nirai Kanai: 7.68
9. Black Clover: 7.20
10. Hakaishin Magu-Chan: 7.15
11. Boku-tachi wa Benkyou: 7.05
12. Ayakashi Triangle: 6.88
13. Kokousei Kazoku: 6.68
14. Yozakura-San Chi no Daisakusen: 6.37
15. Shinrin Ouja Moriking: 6.10
16. Agravity Boys: 5.82
17. Boku no Roboko: 5.67
18. Bokura no Ketsumei: 5.26
Ausente: ONE PIECE e HUNTER x HUNTER
Votos Totais: 75
TOP 5 – Quais foram as suas três séries preferidas da Edição?
1. Boku no Hero Academia – 60.6%
2. Jujutsu Kaisen – 47.9%
3. Chainsaw-man – 46.5%
4. MASHLE – 29.6%
5. Undead Unluck – 26.8%
Sem votos: Bokura no Ketsumei, Agravity Boys e Shinrin Ouja Moriking
PARA VOTAR NA WSJ #43, CLIQUE AQUI!
Para Ver o Histórico da Votação: AQUI!
Siga-Me no Twitter para comentários e notícias sobre a Weekly Shonen Jump e Revistas Japonesas:
O Volume 22 de KImetsu no Yaiba terá uma impressão inicial de 3.7 milhões de cópias, um resultado altíssimo, mas que ainda não é o recorde absoluto. O recorde ainda é do Volume 70 de One Piece, com 4 milhões.
PORÉM, talvez o último volume de KnY, vol 23, quebre esse recorde. pic.twitter.com/VxXYOhcP36
— Leonardo Nicolin (@AnyoneNico) September 24, 2020