Vampiros no Pedaço.
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos a estreia da série sobre vampiros: Bokura no Ketsumei. Deste modo já tivemos o lançamento de todos os mangás dessa leva. A próxima leva deve estrear somente daqui a, no mínimo, cinco edições: O motivo é que teremos a Golden Future Cup (que terá entre quatro e cinco capítulos). Normalmente os editores não lançam novas séries na Golden Future Cup.
Também tivemos nessa edição páginas coloridas para Kokousei Kazoku, que está lançando seus segundos capítulo. Burn The Witch, que lançou seu último capítulo, porém foi confirmada uma segunda temporada para a série. Eu acredito que Tite Kubo irá lançar Burn The Witch em várias temporadas: Os números de capítulos, dependerá sempre de quanto longo o autor vai querer fazer o novo arco. Por isso, Burn The Witch vai virar uma série recorrente na revista.
Também tivemos nessa edição páginas coloridas para Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinaie e Shakunetsu no Nirai Kanai – Então, eu diria que essa é uma notícia ruim para Shakunetsu, pois mesmo recebendo página colorida, teve uma colocação muito baixa. Talvez a sua recepção não tenha sido das melhores possíveis. Como comentei na semana passada, a posição da página colorida dessa semana era essencial para entendermos sua popularidade. Shakunetsu no Nirai Kanai se encontra em uma situação de “corda-bamba”. As próximas semanas nos darão uma resposta mais concreta.
Em primeiro lugar tivemos o nosso querido Dr.Stone: A série continua aumentando em vendas, e tudo indica que deve chegar no Brasil dublado muito em breve. É sempre bom ver obras da Shonen Jump sendo dubladas em português (mesmo com as várias polêmicas que as últimas dublagens estão tendo, não é Boku no Hero Academia). Sobre a situação na revista de Dr.Stone: Continua sendo muito boa, os editores sempre classificaram bem a série, porém, se antes era por gostaram do mangá, atualmente com suas boas vendas, os editores encontraram uma justificativa válida.
Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que continua sendo o rei da revista. Em terceiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que em comparação a semana passada, teve uma posição bem melhor. A série está cada vez mais próximo do lançamento do seu anime. Quero ver quanto os editores vão investir em publicidade para tornar Jujutsu Kaisen um sucesso. Em quarto lugar tivemos Boku no Roboko, que eu acredito que não esteja recebendo suas colocações reais.
Em quinto lugar tivemos Chainsaw-man, que irá receber capa na próxima edição, para comemorar a marca de 3 milhões de cópias vendidas e o clímax da primeira parte de três. Se todas as partes tiverem a mesma duração, Chainsaw-man terminaria com 240 capítulos, um número considerado alto para alguns, mas para a Shonen Jump é um número relativamente pequeno – cerca 5 anos de vida –. Chainsaw-man não é uma série feita para durar, mas acho improvável acabar antes do capítulo 180.
Em sexto lugar tivemos Black Clover. Tem alguns rumores que a série irá ganhar um Live-Action. Então, eu realmente não gosto de Live-Action, todos que eu vi foram simplesmente horríveis. Até mesmo aqueles que consideramos “bons”, são horríveis – É que nossos standards para Live-Actions atualmente estão tão baixos, que o live-action de Fullmetal Alchemist virou um “Masterpiece” – Porém, eu espero que a situação mude com Black Clover. A série não parece ser tão complicada assim de ser adaptada.
Em sétimo lugar tivemos Ayakashi Triangle que continua tendo posições bem estáveis. Eu acho que isto praticamente garante que a série não será cancelada na próxima leva, mas ainda não garante o seu sucesso (mesmo sendo cada vez mais provável que o mangá tenha sido bem recepcionado). Eu irei dizer com certeza que Ayakashi Triangle foi bem recebido pelos japoneses quando vermos as vendas do primeiro volume. De qualquer modo, não posso negar que o seu rendimento é, por enquanto, de uma série bem recepcionada. Falta somente a página colorida.
Em oitavo lugar tivemos Undead Unluck que continua tendo boas posições, mesmo que não sejam maravilhosas. O seu novo volume conseguiu entrar no TOP 50 do Shoseki Ranking, o que praticamente garante a sobrevivência da série pelos próximos 6 meses. O mesmo vale para o nono colocado, MASHLE, que mesmo tendo recebido duas colocações ruins nessas duas últimas semanas, continua muito seguro e é um dos grandes sucessos da revista atualmente.
Em nono lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan, que recebeu novamente uma posição não tão animadora. Então, eu começo a achar que talvez Magu-Chan não irá conseguir sobreviver na revista, mas ainda não é uma certeza. Pelos meus cálculos, Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai será encerrado na Edição #02 de 2021, por isso os editores poderiam lançar uma leva de cinco ou até mesmo seis mangás nesse período. Na Edição #50, as séries de Junho teriam respectivamente:
Ayakashi Triangle: 21 Capítulos
Hakaishin Magu-Chan: 20 Capítulos
Shakunetsu no Nirai Kanai: 19 Capítulos
Boku no Roboto: 18 Capítulos.
São todos números razoáveis para o cancelamento, por isso, os editores tranquilamente podem estender a vida dessas séries até a Edição #50. Porém, se cancelarmos 5 ou 6 mangás, quais seriam as séries canceladas?
– Act-Age (Vaga em Aberto)
– Boku-tachi wa Benkyou (Encerramento Natural)
– Shinrin Ouja Moriking
– Agravity Boys, Yozakura-San, Shakunetsu no Nirai Kanai, Magu-Chan ou Boku no Roboto
– Agravity Boys, Yozakura-San, Magu-Chan ou Boku no Roboto
– Agravity Boys, Yozakura-San, Magu-Chan ou Boku no Roboto
Em décimo primeiro lugar tivemos um cancelamento certo: Shinrin Ouja Moriking. Suas vendas são baixas e sua popularidade interna não é alta o suficiente. É quase certo que o mangá terminará cancelado. A dúvida está entre os dois últimos colocados dessa TOC: Os editores terão a coragem de cancelar Yozakura-San e Agravity Boys? Eu sinceramente não sei. Eu acho que se Ayakashi Triangle Shakunetsu no Nirai Kanai (duas séries que muito provavelmente chegam a 30 capítulos, mesmo com uma recepção ruim) derem certo, o cancelamento desses dois mangás se torna bem mais provável, se não, é muito menos improvável.
Vamos ver o que os editores irão fazer.
VOTAÇÃO SHONEN JUMP #41 – Avalie os capítulos dessa edição!
Comentários da Edição 40: Em primeiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que conquistou sua segunda vitória, por pouquíssimo o mangá conseguiu superar Chainsaw-man: Interessante perceber que mais gente gostaram de Chainsaw-man (talvez também por ter mais leitores, séries com mais leitores tendem a receber mais votos), porém, quem teve uma melhor média de votos acabou sendo justamente Jujutsu Kaisen.
É interessante perceber, de qualquer modo, como as novas séries de junho não estão conseguindo ter um grande desempenho. Somente Shakunetsu no Nirai Kanai tem um rendimento considerável aceitável, as outras três estão entre os últimos seis colocados: Posições que poderiam justificar um cancelamento por parte dos editores, se obviamente, a opinião ocidental tivesse um minimo de relevância. Também interessante perceber que as últimas quatro colocações da TOC, estão presente nos últimos cinco colocados também da nossa votação. Pelo menos nesse quesito a opinião dos leitores do Analyse It combinam com as dos japoneses.
Classificação #40 (Edição da passada):
1. Jujutsu Kaisen: 9.18
2. Chainsaw-man: 9.15
3. ONE PIECE: 9.03
4. Boku no Hero Academia: 8.90
5. MASHLE: 8.05
6. Dr.Stone: 7.88
7. Black Clover: 7.74
8. Honomieru Shonen: 7.71
9. Undead Unluck: 7.70
10. Kokosei Kazoku: 7.62
11. Shakunetsu no Nirai Kanai: 7.57
12. Burn The Witch: 7.56
13. Boku-tachi wa Benkyou ga Dekina: 7.33
14. Ayakashi Triangle: 7.22
15. Hakaishin Magu-Chan: 6.87
16. Yozakura-San Chi no Daisakusen: 6.85
17. Shinrin Ouja Moriking: 6.05
18. Agravity Boys: 5.92
19. Boku no Roboko: 5.71
Ausente: HUNTER x HUNTER
Votos Totais: 67
Quais foram as suas três séries preferidas da Edição?
1. Chainsaw-man: 59.2%
2. ONE PIECE: 51%
3. Boku no Hero Academia: 49%
4. Juutsu Kaisen: 46.9%
5. Honomieru Shonen: 16.3%
6. Burn The Witch: 12.2%
6. MASHLE: 12.2%
8. Black Clover 10.2%
Resto abaixo de 10%
Sem votos: Boku no Roboko, Boku-tachi, Yozakura-San, Shinrin Ouja Morikinge Boku-tachi
PARA VOTAR NA WSJ #41, CLIQUE AQUI!
Para Ver o Histórico da Votação: AQUI!