A volta do autor de Isobe Isobee Monogatari.
TOC Weekly Shonen Jump #40
Kokosei Kazoku (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Ryou Nakama, Autor de Isobe Isobee Monogatari)
1 – Boku no Hero Academia c283
2 – ONE PIECE c989
Honomieru Shonen c02 (Página Colorida)
3 – Dr.Stone c164
4 – Chainsaw-Man c83
Black Clover c263 (Página Colorida)
5 – Boku no Roboko c08
Undead Unluck c30 (Página Colorida)
6 – Ayakashi Triangle c11
7 – Jujutsu Kaisen c120
BURN THE WITCH c03 (Página Colorida)
8 – MASHLE c29
9 – Shakunetsu no Nirai Kanai c09
10 – Hakaishin Magu-Chan c10
11 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c172
12 – Agravity Boys c34
13 – Yozakura-San Chi no Daisakusen c49
14 – Shinrin Ouja Moriking c18
TOC Weekly Shonen Jump #41
Capa, Página Colorida de Abertura: Bokura no Ketsumei (Nova Série de Kakazu Kazu)
Página Colorida: Shakunetsu no Nirai Kanai, Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, Kokosei Kazoku e Burn The Witch (FIM)
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos Kokosei Kazoku, nova série do autor de Isobe Isobee Monogatari, comédia que conseguiu um bom sucesso entre 2013 e 2016. Talvez seja a última comédia tradicional a ter dado certo na revista, por isso é positivo ver o autor retornando a revista – mesmo com muitas pessoas estando saturadas de mangás de comédias -. Como Isobe, a sua nova série parece que vai ter dois capítulos por edição, porém devemos ainda confirmar essa informação.
Também tivemos página colorida para Honomieru Shonen, que lançou seu primeiro capítulo, e mesmo tendo agradado alguns, não chegou surpreendendo a maioria dos leitores, pelo contrário, teve uma parcela não pequena que achou a história simplesmente “mais do mesmo” – Vamos ver se o roteirista vai conseguir melhorar os capítulos da série nas próximas semanas, ou Honomieru Shonen vai se tornar um novo fracasso. Pelo menos a arte é realmente muito boa.
Eu normalmente critico a revista quando tenta de modo exagerado impor mangás do mesmo gênero (Obras de exorcismo), mas como Honomieru Shonen é o vencedor da Golden Future Cup, sinceramente, eu não posso criticar os editores nesse caso: Entre os cinco mangás lançados, os leitores escolheram justamente a série de exorcismo, por isso, significa que os japoneses se interessaram, ao menos, pelo One-Shot de Honomieru Shonen. Espero realmente que a série tenha uma recepção tão positiva quanto o do seu One-Shot, e que acabe se tornando mais um novo sucesso da revista.
Os outros três mangás a terem página coloridas foram: Black Clover, que apresentou o resultado da sua pesquisa de popularidade. Undead Unluck que está comemorando os seus prêmios. A série tem tudo para aparecer no Ranking Oricon de setembro – Lembrando que seu novo volume será lançado nessa Sexta-Feira –. Para concluir, tivemos mais uma página colorida de Burn The Witch, que continua expandindo seu universo, mesmo sendo uma mini-série. A possibilidade que Burn The Witch venha a se tornar uma série, daqui a um ou dois anos, está cada vez maior.
Em primeiro lugar na TOC tivemos Boku no Hero Academia, que depois do encerramento de Kimetsu no Yaiba, Haikyuu!! e Neverland, voltou a ser classificado constantemente entre os cinco primeiros colocados. Essa primeira colocação não é nada mais que uma reafirmação por parte dos editores que a obra é um dos pilares da revista, que é uma das principais obras do mercado. Os capítulos que Boku no Hero Academia está entregando também não deixam a desejar. São todos de altíssima qualidade e os seus leitores estão amando, por isso os editores se sentem ainda mais estimulados em classificar bem a obra.
Em segundo lugar tivemos o rei dos mangás, ONE PIECE, que praticamente está com um lançamento quinzenal atualmente: Se antigamente fazia uma pausa depois de 4 edições, atualmente se conseguir superar 2 edições seguidas já é um milagre – O coronavirus diminuiu muito o ritmo de Oda -. Em terceiro lugar tivemos o queridinho dos editores, Dr.Stone. A série continua presente no TOP 5, e como comentei na semana passada, atualmente estou achando a política dos editores de promoverem Dr.Stone muito correta. É uma série que está aumentando suas vendas e pode atrair novos leitores da revista.
Em quarto lugar tivemos Chainsaw-man, que também continua tendo boas colocações depois do encerramento das três grandes séries citadas logo acima. O aniversário de dois anos está se aproximando e cada vez mais devemos começar a refletir sobre quais serão os estúdios que podem adaptar Chainsaw-man. Eu acho que a primeira regra que deve ser respeitada é não ter censura na obra, por isso, respeita a violência visual que o autor entrega. Não queremos mais um novo Tokyo Ghoul estreando (quando o assunto é qualidade do anime, pois quando o assunto é sucesso, QUEREMOS UM NOVO TOKYO GHOUL). Chainsaw-man tem um grande potencial.
Em quinto lugar tivemos a primeira classificação de Boku no Roboko – Devo repetir que ultimamente qualquer série está estreando no TOP 5, por isso, não tem mais algum valor essa classificação – Talvez essa boa classificação diminua as chances que a série seja cancelada precocemente. Levando em conta que seu volume será lançado em novembro (juntamente com os volumes de Magu-Chan e Shakunetsu no Nirai Kanai), tudo indica que os editores não estão planejando cancelar nenhum mangá da nova leva em junho, mas ainda não posso confirmar isto. Devo observar mais alguns dados. Eu acho que daqui à duas ou três semanas teremos ideias mais claras de quais mangás estão realmente correndo risco de cancelamento e quais não.
Em sexto lugar tivemos Ayakashi Triangle, que posso, finalmente, começar a considerar suas posições: A série terá seu novo volume estreando em Outubro, um mês antes dos demais da sua leva, o que indica que os editores querem dar uma “exclusividade” no lançamento de Ayakashi Triangle – Além disso a série nas últimas semanas, esteve sempre na primeira parte da revista, indicando que os editores realmente estão gostando da sua recepção – A série inclusive nessa edição foi melhor ranqueada que Magu-Chan e Shakunetsu no Nirai Kanai, e suas colocações, semana após semana, continuam extremamente constantes. Foram três sexto lugares e um terceiro lugar. Por isso, podemos concluir que os editores GOSTARAM da recepção de Ayakashi Triangle. Agora, somente em outubro, veremos se essa boa recepção será traduzida em boas vendas.
No caso Ayakashi Triangle realmente se torne um sucesso, a série se tornaria o terceiro sucesso do ano, se juntando a MASHLE e Undead Unluck – Se vocês lerem meu artigo sobre a “Crise na Shonen Jump”, devem saber que quando um ano tem mais de dois sucessos, já podemos considerar um ano extremamente lucrativo. Nos últimos 20 anos, foram poucos os anos que conseguiram ter mais de 2 sucessos: 2004 (5), 2008 (3), 2009 (3), 2012 (4), 2016 (3). Será uma coincidência que a cada 4 anos temos um grande ano para os novatos? Ayakashi Triangle viria a ocupar justamente o lugar deixado vago por Yuragi-Sou no Yuuna-San, mesmo que o ecchi de Ayakashi Triangle seja muito mais leve (por enquanto).
Em sétimo lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que mesmo com o anime chegando, continua recebendo colocações bem alternantes. Os editores parecem estar muito seguros no sucesso da série, por isso não acreditam que seja necessário, por enquanto, classificar bem Jujutsu Kaisen, mas tenho quase certeza que a partir de outubro, quando o seu anime estreia, a série começará à estar sempre nos cinco primeiros colocados. Em oitavo lugar tivemos MASHLE, que continua tendo um ótimo rendimento. É um novato que merece todo o sucesso que está tendo.
Em nono lugar tivemos Shakunetsu no Nirai Kanai – Para muitos pode parecer uma posição ruim, mas ainda não é. Atualmente Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai é a série de “corte”, por isso, se você for classificado abaixo de Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, significa que teve uma colocação ruim, se for classificado acima, ainda é uma boa colocação. Shakunetsu no Nirai Kanai, a nova série do autor de Beelzebub, teve uma boa recepção nos fóruns japoneses, como comentei semanas atrás, e próxima semana irá receber uma PG (Página Colorida).
Essa PG pode ser simplesmente um modo que os editores encontrarem para estimular mais pessoas lerem a série, que talvez não tenha sido bem avaliada pelos leitores. Ou pode ser um modo de comemorar um novo sucesso. Ainda é cedo para dizermos qual dos dois – Se a PG vem junto com uma mensagem de agradecimento pela boa recepção, praticamente garante a sobrevivência da série por uma leva –. Caso não tenha essa mensagem, devemos ver se a sua Página Colorida será colocada acima da página colorida de Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, e se suas próximas colocações (nas próximas três TOC’s) continuarão sendo superiores à aquela de Boku-tachi.
Em décimo lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan. Eu tenho certeza de que os primeiros capítulos foram bem recepcionados pelos japoneses; porém isso não significa que a série se tornará um sucesso. Uma queda na recepção dos capítulos seguintes pode ser muito mortal para a série. É só olhar o caso de Shinrin Ouja Moriking, que teve um ótimo começo, mas logo público se cansou da sua comédia. Eu considero a comédia de Magu-Chan muito melhor e muito mais variável, mas minha opinião, não é a opinião dos japoneses. Hakaishin Magu-Chan continua sendo bem classificado, porém, quando o assunto é lutar contra Shakunetsu no Nirai Kanai e Ayakashi Triangle, parece ainda estar um pouco atrás.
Em décimo primeiro lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai: Como a série não tem mais nenhuma utilidade para a revista. Está presente só para o público amante de Romcom não abandonarem a revista, a sua classificação é irrelevante. Serve somente para dividir a revista: Quem está acima são mangás que os editores estão dando um bom valor, quem está abaixo são as séries que estão correndo risco de cancelamento. É bem simples a utilidade de Boku-tachi nessas últimas semanas.
Em décimo segundo lugar tivemos Agravity Boys, que enquanto não tivemos nenhum sucesso, a série vai sobrevivendo, mas acreditem meu amigo, basta encontrar um novo sucesso, que os editores vão cancelar Agravity Boys. No caso que Ayakashi Triangle se torne realmente um sucesso, é bem provável que veremos o cancelamento de Agravity Boys já na próxima leva, que pode ter três novas estreias. Obviamente se os editores tiveram a disposição três novas séries. Eu não consigo ver as vendas da série aumentando, principalmente com a popularidade nula que os editores estão dando, por isso, o cancelamento se tornou quase inevitável. A questão é, quando será cancelado.
Em décimo terceiro lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, que por mais que tenha uma posição muito baixa, eu ainda não acho que será cancelado na próxima leva (ao menos que tenhamos uma leva com 4 novos mangás, algo muito improvável). Porém, no caso, tenhamos mais três sucessos ainda esse ano – Por exemplo: Ayakashi Triangle, Shakunetsu no Nirai Kanai e Honomieru Shounen – É bem provável que vejamos Yozakura-San Chi no Daisakusen sendo cancelado da revista.
Um transferimento não seria uma boa estratégia: É um movimento muito dramático que normalmente resulta em uma queda de vendas nas séries, que resulte alguns meses depois no cancelamento da série. Soul Catcher (S) é um grande exemplo. Yozakura-San se encontra em uma situação complicada: Os editores não estão satisfeitos com suas vendas, que aliás, cresceram quase nada. Eu mesmo sempre repito que suas vendas são insuficientes, e seu arco de ação não conseguiu agradar tanto assim os leitores, muito pelo contrário, decepcionou a grande maioria. Yozakura-San está precisando de um milagre para conseguir alcançar os dois anos de vida. Mas quem sabe, um milagre não pode acontecer.
O último colocado é Shinrin Ouja Moriking, que deve ser cancelado na próxima leva: É muito provável que a próxima leva seja lançada em meados de outubro, antes mesmo do lançamento do seu segundo volume. A comédia até conseguiu uma recepção inicial muito boa, porém, depois teve uma real queda de popularidade, resultando em vendas pífias no seu primeiro volume (menos de 5 mil unidades). A realidade é que o cancelamento de Shinrin Ouja Moriking é inevitável. A questão é quem será cancelado juntamente com Shinrin Ouja Moriking: Nenhuma mangá? (por isso teremos uma leva de dois mangás) Ou mais um mangá? (Talvez tenhamos uma leva de três mangás).
VOTAÇÃO SHONEN JUMP #40 – Avalie os capítulos dessa edição!
Comentários da Votação da #39: Pela segunda semana consecutiva, Chainsaw-man conseguiu a primeira colocação na votação Analyse It. Os nossos leitores continuam avaliando a série com votos extremamente altos, porém essa semana, a diferença entre Chainsaw-man, Boku no Hero Academia e Jujutsu Kaisen acabou sendo bem pequena. Eu acredito que essa semana continuaremos a ter uma grande disputa entre esses mangás, a diferença é que ONE PIECE também entregou um capítulo espetacular. Será uma luta de titãs entre esses mangás que estão protagonizando as votações desde o começo do ano.
Até o momento foram sete vitórias para Boku no Hero Academia, quatro vitórias para Chainsaw-man, duas vitórias para ONE PIECE e uma vitória para Jujutsu Kaisen – Já Haikyuu!! tem três vitórias e Kimetsu no Yaiba tem somente uma medalha de ouro, porém essas duas séries foram encerradas -. Nessa edição tivemos mais séries com notas inferiores a 7 e também a 6, por isso os leitores foram severos. Talvez a grande surpresa acabou sendo Hakaishin Magu-Chan, que conseguiu conquistar o seu mais voto até então. É uma ótima notícia para a série, que mesmo tendo um holofote menor que Shakunatsu no Nirai Kanai e Ayakashi Triangle, ao menos aqui no Analyse It, ainda consegue superar esses dois companheiros de leva.
A estréia de Honomieru Shounen acabou não convencendo muitos os eleitores do site, porém, mesmo assim não acabou sendo uma estreia ruim. Eu diria que a série está no “meio-termo” e precisará de mais capítulos para convencer os leitores do site. Já Yozakura-San despencou na avaliação, e essa semana ficou no Bottom 5. O arco de ação acabou não tendo uma grande avaliação nem aqui no Analyse It e nem no Japão. Talvez voltando para a comédia, a série retorne a ter votos mais altos.
Classificação #39 (Edição da passada):
1. Chainsaw-man (c82): 8.85
2. Boku no Hero Academia (c282): 8.76
3. Jujutsu Kaisen (c119): 8.63
4. MASHLE (c28): 7.95
5. Undead Unluck (c29): 7.69
6. Hakaishin Magu-Chan (c09): 7.69
7. Black Clover (c262): 7.57
8. Burn The Witch (c02): 7.40
9. Shakunetsu no Nirai Kanai (c08): 7.39
10. Dr.Stone (c163): 7.32
11. Honomieru Shounen (Estreia): 7.24
12. Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai (c171): 6.81
13. Time Paradox Ghostwriter (c14, FIM): 6.70
14. Yozakura-San Chi no Daisakusen (c48): 6.68
15. Ayakashi Triangle (c10): 6.57
16. Agravity Boys (c33): 6.10
17. Shinrin Ouja Moriking (c17): 6.00
18. Boku no Roboto (c07): 5.39
Ausente: HUNTER x HUNTER, ONE PIECE
Votos Totais: 82
Você acha que Time Paradox Ghostwriter merecia sobreviver?
1. Sim: 34.8%
2. Não: 65.2%
Votos: 69
PARA VOTAR NA WSJ #40, CLIQUE AQUI!
Para Ver o Histórico da Votação: AQUI!
Siga-Me no Twitter para comentários e notícias sobre a Weekly Shonen Jump e Revistas Japonesas:
A mangaka Mengo Yokoyari, ilustradora de Oshi no Ko e Kuzu no Honkai, divulgou algumas suas artes, do mangá da Shonen Jump, Chainsaw-man. A autora desenhou os seus dois personagens preferidos juntos: Power e Denji. pic.twitter.com/6fNh1vi56M
— Leonardo Nicolin (@AnyoneNico) August 28, 2020