Crime pode levar Act-Age ao cancelamento.
Roteirista de 29 anos, Tatsuya Matsuki foi preso hoje no Japão, por suspeita de cometer um crime contra uma adolescente (entre 12 e 17 anos) – Por isso uma menor de idade -. De acordo com o NHK, ainda não se tem detalhes concretos sobre a tipologia do crime, porém, é prisão é preventiva e a polícia japonesa ainda está investigando o caso.
Porém, tudo indica que Tatsuya Matsuki foi visto, através de câmeras, tentando fazer contato fisico impróprio com uma adolescente (entre 12 e 15 anos). Uma outra garota já tinha relatado abusos parecidos por parte do roteirista. Não tivemos, até o momento, nenhuma declaração oficial por parte da Weekly Shonen Jump ou da artista da série, Shiro Isazaki. Entretanto, o décimo terceiro volume da série, previsto para Outubro, já foi retirado do calendário de lançamentos da Weekly Shonen Jump.
Act-Age, lançada em 2018, é um dos principais mangás novatos da Shonen Jump, com 12 volumes lançados, tinha tudo para ter seu anime anunciado nos próximos meses, porém esse incidente deve mudar todo o planejamento da revista, que provavelmente irá cancelar a série ou colocá-la em hiato por tempo indeterminado. A série era um sucesso de críticas de tinha ganho vários prêmios nos seus dois anos de vida, incluindo a indicação ao anual Kodansha Manga Awards.
O cancelamento agravaria a situação da Weekly Shonen Jump, que investia alto em três das suas novas séries (Jujutsu Kaisen, Act-Age e Chainsaw-man) para recuperar o público perdido pelo encerramento natural das suas séries veteranas: Kimetsu no Yaiba (Demon Slayers), Haikyuu!!, The Promised Neverland e Yuragi-Sou no Yuuna-San. Porém, em casos graves como esses, no qual tem uma possível menor de idade como vitima, encerrar a série assim que os fatos forem corretamente apurados e investigados, é a decisão correta. Certos crimes não podem ser tolerados por empresas como a Shueisha.
Não é primeira vez que vemos acusações de crimes contra menores de idades contra autores da Shonen Jump: Mitsutoshi Shumabukuro em 2003 teve sua série cancelada após ser acusado de contrata uma menor para favores sexuais. A investigação não foi adiante e Shimabukuro retornou a revista em 2008, com a série Toriko. Em 2017, Nobuhiro Watsuki, autor de Rurouni Kenshin (Samurai X), foi condenado no Japão por possesso de pornografia infantil e teve que pagar uma multa de 1 milhão de yen. A Jump SQ continuou a publicar série mesmo depois do incidente.
ATUALIZAÇÃO (10 / 08 / 2020): A Weekly Shonen Jump anunciou o cancelamento da obra. O último capítulo será lançado na Weekly Shonen Jump #36-37, prevista para 11 de Agosto. O cancelamento foi decidido após uma reunião com a desenhista, Shiro Usazaki – A Shonen Jump na mesma mensagem se desculpou com os leitores e prometeu dar um maior suporte possível para a desenhista -.
Siga-me no Twitter para constante notícias e informações sobre a Shonen Jump e o mundo dos mangás:
Act-Age merece ser cancelado pelo que o roteirista fez, não tem nem discussão, PORÉM, a desenhista da obra não merece ter sua carreira estragada pela ação deplorável do roteirista.
Vamos seguir ela no Twitter (@uszksr) e dar nosso apoio para que ela possa recomeçar sua carreira! https://t.co/tQ2RE6JmOA
— Leonardo Nicolin (@AnyoneNico) August 8, 2020