Ainda podemos confiar no “Primeiro Rank”?
Weekly Shounen Jump #39 (31/08/2020)
Honomieru Shounen (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Tougo Gotou <História> e Kento Matsuura <Arte>, artista de Tokyo Shinobi Squad)
01 – Dr.Stone c163
02 – Boku no Hero Academia c282
Burn The Witch c02 (Página Colorida)
03 – Chainsaw-man c82
04 – Shakunetsu no Nirai Kanai c08
05 – Jujutsu Kaisen c119
Yozakura-San Chi no Daisakusen c48 (Página Colorida)
06 – Ayakashi Triangle c10
07 – MASHLE c28
Undead Unluck c29 (Página Colorida)
08 – Hakaishin Magu-Chan c09
09 – Black Clover c262
Boku no Roboto c07
10 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c171
11 – Time Paradox Ghostwriter c14 (FIM)
12 – Shinrin Ouja Moriking c17
13 – Agravity Boys c33
Ausente: ONE PIECE c989 e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Weekly Shounen Jump #40 (07/09/2020)
Capa e Página Colorida de Abertura: Kokousei Kazoku (Nova Série de Ryou Nakama, autor de Isobe Isobee Monogatari)
Página Colorida: Burn The Witch, Honomieru Shounen, Undead Unluck
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos a estreia da nova série: Honomieru Shounen. O mangá é escrito pela dupla vencedora da Golden Future Cup 2018 – com One-Shot que serviu como base para essa nova série – Enquanto o roteirista é novato, já conhecemos o desenhista, que ilustrou o mangá Tokyo Shinobi Squad. Será que a série se tornará mais um fracasso que venceu a Golden Future Cup ou quebrará a maldição? É desde 2009, quando Beelzebub estreou, que o vencedor da competição não se torna uma série de sucesso.
Também tivemos nessa edição páginas coloridas para: Yokazakura-San Chi no Daisakusen, que está lentamente aumentando suas vendas – A série comemorou nessa edição, o aniversário de 1 ano. Esperamos que tenha ainda muito mais anos de vida. Para Undead Unluck, que também terá página colorida na próxima semana. Essas páginas coloridas servem tanto para comemorar a vitória da série no Tsugimanga 2020, quanto para divulgar o terceiro volume, que será lançado no mercado japonês na próxima semana. É muito provável que a série consiga superar a marca de 30 mil cópias vendidas em 1 mês, nesse novo volume.
Também tivemos página colorida para Burn The Witch, mini-série de Tite Kubo. Todos os quatro capítulos terão uma página colorida de abertura. Então, é possível que Burn The Witch se torne série? Sim! Depende de dois fatores: Se Tite Kubo estiver disposto em transformá-lo em uma série e de uma boa recepção desses quatro capítulos (Teoricamente, o primeiro capítulo agradou os japoneses, é já um começo). Caso tenhamos esses dois fatores, é possível ver a série retornando para a revista. Porém, repito, tudo dependerá mais do Tite Kubo, dependerá se o autor estar disposto a lançar mais uma nova série na revista. Caso não esteja, é bem provável que Burn The Witch nunca mais tenha algum capítulos.
Página Colorida – Burn The Witch
Em primeiro lugar tivemos Dr.Stone, que continua recebendo um grande destaque por parte dos editores: Então, eu comentei que a série merece estar em primeiro lugar, mas desde que terminou Kimetsu no Yaiba e Yakusoku no Neverland, parece que Dr.Stone se tornou o principal mangá da revista, quando o assunto é a TOC. O motivo desse grande destaque é que os editores QUEREM que Dr.Stone se torne um grande sucesso comercial, acreditam muito na qualidade da série. Levando em conta a situação que a revista se encontra, eu acho válido destacar Dr.Stone, porém, continuo repetindo que Jujutsu Kaisen merece um destaque ainda maior.
Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que continua entregando capítulos muito emocionantes. A série vai lançar um novo volume na próxima semana, porém não esperem um aumento em vendas. É bem provável que venda o mesmo que o volume passado – O que não é uma notícia ruim, pelo contrário, Boku no Hero Academia vende muito bem, e se continuar vendendo assim, vai poder durar ainda muitos anos na revista. A série é um dos maiores sucessos encontramos pela Shueisha nos últimos 6 anos.
Em terceiro lugar tivemos Chainsaw-man, que depois da chuva de encerramento desse ano, está recebendo um grande destaque na TOC. A série está quase sempre entre os cinco primeiros colocados. Chainsaw-man continua chocando seus leitores com capítulos violentos, que matam de modo inesperado os seus personagens. Eu acho que essa é uma grande qualidade da série: Quanto é imprevisível, porém o autor deve ter cuidado em substituir esses personagens com novos personagens mais carismáticos. Gantz, de certo modo, sofreu um pouco com um elenco não tão carismáticos, por exemplo.
Em quarto lugar tivemos Shakunetsu no Nirai Kanai, que teve um bom início, mas também não significa nada de realmente concreto: Shinrin Ouja Moriking estreou em quarto, Bone Collection em terceiro, Ayakashi Triangle em terceiro, Hakaishin Magu-Chan em quarto e Shakunetsu no Nirai Kanai simplesmente seguiu o “trending”. Há mais de um ano que venho comentando que devemos levar em consideração parcialmente essas primeiras classificações. Com Shakunetsu no Nirai Kanai não vou mudar de pensamento. Pelo menos a série não estreou em colocações baixas, que já nesse caso, seria praticamente uma condenação à morte.
Página Colorida – Yozakura-San (Aniversário de 1 ano)
Em quinto lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que só está esperando o mês de outubro, quando irá estrear a primeira temporada do seu anime, produzido pelo estúdio MAPPA. Depois da ótima qualidade de God Of High School, muitos estão esperando a mesma qualidade no anime – E sinceramente, levando em conta que o “Staff” é praticamente o mesmo, e provavelmente o Budget é ainda maior, já que temos o financiamento da Shueisha. É obrigação do estúdio MAPPA, entregar um anime de altíssima qualidade, que vai deixar os espectadores maravilhados.
Em sexto lugar tivemos Ayakashi Triangle, que já está no décimo capítulo e continua sendo bem classificado. Parece que a série realmente teve uma boa recepção, porém, como ainda não recebeu uma página colorida para comemorar uma possível “boa recepção” ainda não podemos concluir nada. Entretanto, é inegável que as primeiras posições de Ayakashi Triangle estão sendo muito sólidas e promissoras. Talvez os editores tenham conseguido encontrar mais um novo sucesso, dessa vez, um ótimo substituto de Yuragi-Sou no Yuuna-San.
Em sétimo lugar tivemos MASHLE, que na semana passada produziu uma belíssima página colorida, porém nessa semana voltou ao “normal”. As vendas de Mashle continuam crescendo, e quem sabe a série não consiga seguir estradas como as de mangás como Gintama: Que duraram anos, e unia muito bem a comédia e a ação. E na minha opinião, MASHLE não deve obrigatoriamente restar no universo da escola de bruxos, pode tranquilamente também desenvolver outros campos, por isso é uma série que ainda tem muito a oferecer.
Em oitavo lugar tivemos Hakaishin Magu-Chan, que irei dizer uma coisa que não irá agradar muitas pessoas: A série tem mais chances de ser cancelada que de sobreviver. No caso a recepção de Ayakashi Triangle e Shakunetsu no Nirai Kanai sejam boas (tem uma boa possibilidade de isto acontecer), tem chances de os editores decidirem sacrificar Hakaishin Magu-Chan, mesmo com a séria não tendo vendas horríveis. A série se encontra em uma situação complicada, mas suas esperanças ainda não morreram. Por enquanto os editores estão classificando a série (acima de Black Clover), por isso, ainda estão observando a popularidade da série.
Página Colorida – Undead Unluck
Em nono lugar tivemos Black Clover, que se tornou um membro contínuo da zona intermediaria, mas o motivo é bem óbvio: Mesmo tendo um anime em exibição, entre as séries não-novatas (acima de 1 ano de vida), Black Clover é o mangá que vende menos, e pelo que senti, existem rumores que o anime de Black Clover irá terminar muito em breve (ou vai entrar em um hiato por tempo indeterminado). Esses rumores são só rumores, por enquanto. Só uma coisa é certa: O próximo arco da série será um “Filler”, por isso a Pierrot ainda vai produzir novos capítulos. Então, levando em conta esses pontos, os editores preferem dar destaque para as demais séries veteranas, ao invés de Black Clover. Em décimo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que deve terminar muito em breve, inclusive não estou mais contando com a série como um “membro da revista”. É mais uma série que serve para dividir as séries: Quem está acima de Boku-tachi ainda está seguro, quem está abaixo de Boku-tachi está correndo risco de cancelamento.
Em décimo primeiro lugar tivemos Time Paradox Ghostwriter. Tivemos nessa edição a confirmação do que já sabíamos: A série foi cancelada. Algumas pessoas se irritaram com o cancelamento da série, porém, sejamos sinceros, com as vendas que a série teve, era insustentável mantê-la na revista. A popularidade de Time Paradox Ghostwriter era realmente muito baixa, menos de 5 mil unidades vendidas no primeiro volume. Podemos encontrar vários culpados para esse fracasso, mas a realidade é que o cancelamento era a decisão correta. Espero ver o roteirista e o desenhista de volta, um dia.
Em décimo segundo lugar tivemos Shinrin Ouja Moriking e logo depois tivemos Agravity Boys: Então, se dois dos quatro mangás que estrearam em junho forem bem recepcionado, vocês já sabem que tanto Shirin Ouja Moriking quanto Agravity Boys serão cancelado, não é? Pois se não sabem, já deixo avisado. Shinrin Ouja Moriking deve dançar, de qualquer modo. Já em relação, os editores só estão esperando encontrar mais sucesso para se livrarem de Agravity Boys, e pelo andar da carruagem, talvez isto já aconteça na próxima leva. É questão de meses o cancelamento de ambas as séries.
VOTAÇÃO SHONEN JUMP #39 – Avalie os capítulos dessa edição!
Comentários da Votação da #38: Se a edição passada tivemos várias notas acima de 8, essa edição o público voltou a ser muito severo, e somente 5 séries superaram a marca do 8. Grande surpresa para Chainsaw-man, que seu capítulo 82, conquistou mais uma incrível vitória, a terceira. A classificação em vitórias até agora está: Sete vitórias para Boku no Hero Academia, três para Haikyuu!!, três para Chainsaw-man duas para ONE PIECE, uma para Jujutsu Kaisen e uma para Kimetsu no Yaiba. A maioria das vitórias de Boku no Hero Academia vieram uma de sequência de 6 vitórias por parte da série, atualmente o mangá vence faz sete edições.
MASHLE conseguiu uma nota superior a 8 pela sua terceira semana consecutiva: É o maior período que a série passou com uma nota acima de oito. Já Burn The Witch teve uma boa estreia, mas não tão chocante como muitos esperavam: Comparando as estreias desse ano: Time Paradox Ghostwriter e Shakunetsu no Nirai Kanai tiveram uma estreia melhor.
Talvez tivemos uma pequena notícia negativa para Yozakura-San Chi no Daisakusen, que quando começou a “grande batalha” os seus leitores se animaram, e a série conseguiu alcançar a nota 8, mas assim que a batalha realmente começou, sua nota voltou a estar abaixo de 7.50 – Parece que o público não está muito animado pelas cenas de ação entregues por Yozakura-San. Já Bone Collection terminou com a sua menor nota. Enquanto séries como Mitama Security e Majo Moribito tiveram um encerramento que agradou muitas pessoas (mesmo sendo cancelados), Bone Collection parece que decepcionou.
Classificação #38 (Edição da passada):
1. Chainsaw-man (c81): 9.00
2. Boku no Hero Academia (c281): 8.76
3. One Piece (c988): 8.36
4. Jujutsu Kaisen (c118): 8.31
5. MASHLE (c27): 8.01
6. Dr.Stone (c162): 7.62
7. Black Clover (c261): 7.57
8. Burn The Witch (Estreia): 7.54
9. Undead Unluck (c28): 7.49
10. Shakunetsu no Nirai Kanai (c07): 7.49
11. Hakaishin Magu-Chan (c08): 7.20
12. Yozakura-San Chi no Daisakusen (c47): 7.12
13. Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai (c170): 6.90
14. Agravity Boys (c32): 6.76
15. Ayakashi Triangle (c09): 6.62
16. Time Paradox Ghostwriter (c13): 6.52
17. Shinrin Ouja Moriking (c16): 6.50
18. Bone Collection (c15, FIM): 5.57
19. Boku no Roboto (c06): 5.52
Votos Totais: 95
Avaliação do One-Shot: “Spirit Photographer Saburo Kono” (47 Votos):
7.19
Quem você quer se torne o terceiro pilar da revista?
1. Jujutsu Kaisen: 63.6%
2. Chaisaw-man: 36.4%
Votos: 88
PARA VOTAR NA WSJ #39, CLIQUE AQUI!
Para Ver o Histórico da Votação: AQUI!
Siga-Me no Twitter para comentários e notícias sobre a Weekly Shonen Jump e Revistas Japonesas:
Vendas Shonen Jump (Fora do TOP 50 Ranking Oricon):
56. Boku-tachi wa Benkyou #18 (17.698 / 69.956)
124. MASHLE #02 (8.350 / 34.017)
261. Yozakura-San Chi no Daisakusen #04 (4.676 / 21.048)O restante não alcançou o TOP 500, por isso não sabemos as vendas. pic.twitter.com/FnwDisZxjC
— Leonardo Nicolin (@AnyoneNico) August 21, 2020