Então, é o “retorno” de Tite Kubo… “Retorno”.
–
Página Colorida: Burn The Witch, Yozakura-San Chi no Daisakusen e Undead Unluck.
Ausente: ONE PIECE e Hunter x Hunter
Página Colorida: Undead Unluck
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos nessa edição a estreia de Burn The Witch, a Mini-Série de 4 capítulos de Tite Kubo. Foi anunciado que o filme dessa mini-série será lançado em 2 de Outubro, e será produzido pelo Studio Colorido (essa segunda informação era já conhecida). Eu esperava ver o Tite Kubo retornando com uma nova série, mas sabe, é já positivo que ele ainda queira lançar algum material na Shonen Jump. Teremos a partir da próxima edição, a estreia das novas séries. Eu espero poder escrever as primeiras impressões desses novos mangás (além do “Vale a Pena Ler”).
Em primeiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen: Não é uma novidade que os editores da Shonen Jump passam dia e noite dando F5 no Analyse It para ler nossas análises. Dessa vez, após eu comentar que a estratégia a se adotar após o cancelamento de Act-Age, seria realçar já Jujutsu Kaisen na posição de pilar, os editores não perderam tempo e colocaram Jujutsu Kaisen na primeira colocação da TOC.
Em minha opinião, nesses últimos meses que resta desse ano, a série deve estar sempre no TOP 5 da TOC, e nunca sair dessa posição (em raras ocasiões), pois além de estar entregando capítulos emocionantes, tem realmente o potencial para se tornar o próximo pilar da revista. Os editores devem tirar os olhos do cancelamento de Act-Age, e se concentrarem no sucesso iminente que será Jujutsu Kaisen. O mangá está preste a se tornar um sucesso mundial, que poderá trazer vários benefícios para a revista. Se o anime for um sucesso, veremos o nascimento de mais um monstro em vendas. E ninguém mais irá comentar sobre o triste, mas correto, cancelamento de Act-Age.
Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que continua sendo o rei da revista. Talvez Kimetsu no Yaiba ameaçou seu reinado, porém, a curta duração da série da Gotouge, fez com que One Piece mantivesse o seu reinado sem grandes inimigos. Atualmente a série não tem nenhum “inimigo” na revista. Algumas pessoas esperam que Jujutsu Kaisen se torne um novo Kimetsu no Yaiba, mas isso é uma outra fantasia, um devaneio, um sonho de uma noite de verão.
Existe a possibilidade que Jujutsu Kaisen venda mais de 3 milhões de cópias por volume depois do seu anime? Existe, mas são tão pequenas. Eventos como Kimetsu no Yaiba são raros, acontecem uma vez a cada dez anos, NO MINIMO, então, não esperem que o mesmo do pobrezinho do Jujutsu Kaisen. Os editores estão provavelmente esperando que a série, após o seu anime, consiga vender 300 mil cópias na primeira semana de vendas e cerca 700 mil cópias em seu “LIFE-SPAN”. E eu acredito que esse é um número que a série tem total capacidade de conseguir alcançar.
Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que continua estável na revista. A série é o segundo pilar e deve continuar nessa posição por ainda alguns anos: A popularidade mundial de Boku no Hero inegável e atualmente não tem nenhum mangá, além de Jujutsu Kaisen (que ocuparia a vaga do terceiro pilar), que possa superar a série. Chainsaw-man teria seu anime, provavelmente, somente em outubro do próximo ano, e os novatos ainda é muito cedo para começarmos a conversar sobre adaptações. Lembrando que as novas temporadas da série continuam sendo um sucesso, por isso Boku no Hero Academia deve continuar recebendo novas temporadas pelos próximos anos.
Em quarto lugar tivemos uma pequena surpresa: A primeira classificação na TOC de Hakaishin Magu-Chan. Então, vamos agir como todos da MangaHelpers que acham que a série teve uma boa estreia ou está na hora de começarmos a utilizar nossas cabeças, e de uma vez por todas, parar de considerar realmente a oitava colocação como uma primeira classificação realmente válida? Atualmente, da oitava até a décima colocação, temos uma INDICAÇÃO da popularidade da série, porém, não é uma real classificação.
Eu diria que do sétimo até o décimo capítulo estamos um período misto, no qual os editores ainda estão classificando as séries utilizando como base a “divulgação inicial”, mas ao mesmo tempo já sabem a recepção dessas séries, por isso podem mesmo assim decidir de classificar mal esses mangás, caso notem que é necessário. É uma boa notícia para Magu-Chan não ter estreado nas últimas colocações, mas não é um indicativo de popularidade ter estreado em quarto lugar.
Em quinto lugar tivemos Chainsaw-man, que quem segue minhas análises do Ranking Oricon, deve já saber do melhorando em vendas da série: O novo arco está resultando em um grande aumento em vendas por parte da série, que talvez, consiga alcançar um patamar parecido com o atual de Jujutsu Kaisen, o que colocaria Chainsaw-man na luta pela vaga de pilar da revista. Diferente de Jujutsu Kaisen, Chainsaw-man teve um começo de vendas lentos, por causa do seus polêmicos primeiros capítulos (que foram criticados por muitas pessoas – me incluo nesse grupo –, mas a partir do capítulo 23 ou 24, a série começa a criar arcos realmente interessante e sua popularidade começa aumentar.
Talvez o único problema de Chainsaw-man será sua duração: Dificilmente a série irá superar a marca de 40 volumes, porém, não significa que durará 15 ou 20 volumes. O autor anunciou que a série terá três grandes clímax, e estamos caminhando para o primeiro atualmente. É bem provável que essa primeira parte da série tenha entre 95 e 120 capítulos. Se todas as partes tiverem uma duração parecida, a série irá conseguir superar a marca de 300 capítulos. Caso tenham durações diferentes, talvez não, porém, é quase certo que Chainsaw-man terá mais de 200 capítulos.
Página Colorida – Black Clover
Em sexto lugar tivemos Ayakashi Triangle, que está passando pela sua fase de “indicação da popularidade”. Atualmente os sinais apresentados por Ayakashi Triangle são positivos: A série está recebendo destaque no material publicitário da revista e ainda não recebeu posições baixas. É importante dizer que talvez os editores estão dando esse destaque por causa da popularidade do autor, e não da obra assim, deste modo Ayakashi Triangle ainda pode ter sido mal recepcionado. Se tivessem anunciado uma página colorida, teríamos sinal mais evidente da sua boa recepção, por enquanto, é só uma possibilidade.
Em sétimo lugar tivemos um caso estranho: Shinrin Ouja Moriking. A série de comédia vendeu mal e na minha opinião deve ser cancelada, porém talvez a sua recepção interna seja realmente boa. Muitos se perguntam o motivo pelo qual a recepção interna em certos mangás é tão importante: Não tudo se baseia sobre as vendas dos volumes, ás vezes quanto uma série ajuda a vender a REVISTA EM SI, é muito importante.
Se temos um mangá que vende mal, mas se tem muitos leitores internos, que conseguem se “divertir” ao ler esse mangá, é correto mantê-lo. As comédias não estão na revista obrigatoriamente para vender bem, muitas vezes estão na revista para servir como um alívio cômico, depois de algumas séries mais pesadas e sérias. Serve justamente para deixar a revista mais equilibrada e leve. Se Shinrin Ouja Moriking ainda tem uma boa popularidade interna e consegue causar esse alívio aos leitores, deve ser mantida. Eu não acho que isto esteja acontecendo, por isso, sou a favor do seu cancelamento.
Em oitavo lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, que está tendo uma pequena melhoria em suas vendas, mas ainda não é o suficiente para convencer os editores (e quem segue minhas análises, sabe que também não me convenceu ainda). Próxima edição a série vai receber uma página colorida, porém, existe uma possibilidade real que essa página colorida seja em comemoração ao seu aniversário, e sejamos sinceros, se os editores não darem nem uma capa a série para comemorar seu aniversário, a mensagem se torna muito clara: “Estamos te mantendo na revista, não pela sua popularidade, mas pela circunstância”.
Não é nunca um bom sinal, uma série da revista não receber uma capa no seu aniversário. A maioria que não recebeu esse “presente” por parte dos editores terminou sendo cancelado antes de receber um anime. Yozakura-San Chi no Daisakusen para mim tem que aproveitar muito bem essa sobrevivência para provar aos editores e para os incrédulos, que pode se tornar uma série de sucesso, vendendo acima de 100 mil cópias por volume. Por enquanto, ainda não demonstrou ter essa força, seu crescimento é muito lento, e no quarto volume, ainda não consegue superar a marca de 30 mil cópias em 20 dias (Talvez nem em 30 dias).
TV Anime – Design dos Personages (Jujutsu Kaisen)
Em nono lugar tivemos Undead Unluck que vai receber na próxima edição página colorida em comemoração a sua vitória de “Melhor Mangá Novato”. Serão duas páginas coloridas seguidas, que também servirão para divulgar o terceiro volume da série que será lançado em setembro. Os editores estão vendo um bom potencial para a série e certamente vão investir para que Undead Unluck se torne um sucesso. É aquela coisa, quando os editores conseguem ver uma boa popularidade interna e vendas convincentes já do primeiro volume, são muito mais propensos a investir em uma série.
Em décimo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que como deve terminar em alguns meses, deve começar a receber colocações realmente baixas. Servirá como uma almofada para as demais séries da revista. Em décimo primeiro lugar tivemos Agravity Boys, que não deve receber nenhum apoio editorial: A série só vai sobreviver até quando não tiveram mais nenhum fracasso para cancelar. Agravity Boys está simplesmente estendendo o seu período na revista. Diferente de Yozakura-San Chi no Daisakusen, que vejo uma possibilidade de sobrevivência, não vejo isso acontecendo com Agravity Boys.
Em décimo segundo lugar tivemos Bone Collection, que terminou sendo cancelado nessa edição. Não é uma surpresa para ninguém, eu já tinha comentado na análise passada eu a série seria a próxima. Time Paradox Ghostwriter também deve terminar nas próximas duas edições. As suas vendas foram realmente baixas e não tem nenhum motivo para manter a série na revista.
VOTAÇÃO SHONEN JUMP #38 – Avalie os capítulos dessa edição!
Comentários da Votação da #36-37: Depois de muitas edições, tivemos uma semana SEM nenhum mangá com a pontuação acima de 9 (Eu acho que porém essa semana voltaremos a ter ao menos um mangá com uma nota superior a 9). One Piece conquistou sua segunda vitória em 16 edições. Até agora temos: Sete vitórias para Boku no Hero Academia, três para Haikyuu!!, duas para ONE PIECE, duas para Chainsaw-man, uma para Jujutsu Kaisen e uma para Kimetsu no Yaiba. A maioria das vitórias de Boku no Hero Academia vieram uma de sequência de 6 vitórias por parte da série, atualmente o mangá vence faz sete edições.
NEssa edição tivemos também boas surpresas: A popularidade MASHLE está aumentando e com isso seus votos também. A série está tendo mais notas 8 e cada vez menos nota 7. Yozakura-San no Chi no Daisakusen conquistou a sua posição mais alta (e pontuação mais alta) por causa de um capítulo mais centrado na ação, ao invés de ser centrado na comédia. Shakunetsu no Nirai Kanai continua sendo a série mais popular da leva de Junho, seguida por Hakaishin Magu-Chan. Esperamos que o autor continue nessa estrada. Time Paradox Ghostwriter continua tendo uma diminuição na sua nota, porém continua em cima de 7.
Tivemos uma queda de votantes nessa edição, mas é normal. A maioria das pessoas votam não nos primeiros dias, mas a partir de Quinta, quando posto a análise da TOC seguinte. Quando tem edições duplas, normalmente não posto na Quinta-Feira seguinte a TOC da revista sucessiva (Obviamente), por isso a votação acaba tendo uma boa queda de votantes. Porém, eu acho essa semana voltamos ao normal!
Classificação #36-37 (Edição da passada):
1. ONE PIECE (c987): 8.98
2. Jujutsu Kaisen (c117): 8.53
3. Boku no Hero Academia (c280): 8.43
4. Chainsaw-man (c80): 8.31
5. Black Clover (c280): 8.21
6. MASHLE (c26): 8.15
7. Yozakura-San Chi no Daisakusen (c46): 8.00
8. Dr.Stone (c161): 7.86
9. Shakunetsu no Nirai Kanai (c06): 7.59
10. Hakaishin Magu-Chan (c07): 7.50
11. Undead Unluck (c27): 7.37
12. Time Paradox Ghostwriter (c12): 7.13
13. Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai (c169): 7.06
14. Ayakashi Triangle (c08): 6.88
15. Shinrin Ouja Moriking (c15): 6.68
16. Mitama Security (c47 – FIM): 6.63
17. Agravity Boys (c31): 6.07
18. Bone Collection (c14): 5.91
19. Boku no Roboko (c05): 5.42
Votos Totais: 71
Quais das três novas séries te interessa mais?
1. Bokura no Ketsumei: 57.4%
2. Hono Mieru Shounen: 29.8%
3. Kokousei Kozaku: 12.8%
Votos: 47
PARA VOTAR NA WSJ #38, CLIQUE AQUI!
Para Ver o Histórico da Votação: AQUI!
Siga-Me no Twitter para atualizações do Analyse It, Weekly Shonen Jump e do mundo dos mangás:
Vencedores do Tsugimanga 2020 (Melhor mangá estreante):
1 – Undead Unluck
2 – Kimi no Koto ga Dai Dai Dai Daisuke 100-nin Kanojo
3 – Soredemo Ayumu wa YosetekeruA Jump já anunciou que Undead Unluck vai ganhar página colorida por duas edições seguidas em comemoração a vitoria. pic.twitter.com/RIx9XYaobQ
— Leonardo Nicolin (@AnyoneNico) August 19, 2020