Uma década de Ao no Exorcist
Depois de um longo tempo, cá estou de volta com as análises da SQ. Primeiramente, quero me desculpar pelo sumiço; admito que muito desse sumiço é fruto da correria aliado a quarentena que me fez perder totalmente o controle da minha vida.
Mas passando esse rápido momento de desculpas, quero apenas dizer: sei que aconteceram muitas coisas nas issue até aqui e vou tentar escrever um texto em outro momento comentando isso – nos próximos dias, se tudo ajudar. Então, sem mais delongas, vamos falar sobre essa TOC que tá bem interessante.
TOC Monthly JUMP SQ. # 07
Ao no Exorcist Capítulo 121 (Capa e Páginas Iniciais Coloridas, Comemoração do Décimo Aniversário da Série)
01- Kemono Jihen Capítulo 43
02- Gag Manga Biyori GB Capítulo 105
World Trigger Capítulo 197 (Página Colorida)
03 – This Communication Capítulo 03
Nazoo Tokumi não Bakuhatsu Suiri! (One-shot)
04 – Kono Oto Tomare! Capítulo 92
Owari no Seraph Capítulo 91 (Página Colorida)
05 – Boku to Kimi no Nijuu Tantei Capítulo 04
Generation Card Battle (one-shot)
Mada-kun Niwa Himitsu Shikanai (one- shot)
06 – Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan – Hokkaido -hen Capítulo 25
Dark Gathering Capítulo 16 (Página Colorida)
07 – Dai 9 Sabaku Capítulo 05
08 – Dokyuu Hentai H × Eros Capítulo 47
09 – Shin Tennis no Oujisama Capítulo 300-302
10 – Houkago no Oujisama Capítulo 135
Dear Call Capítulo 08 (Página Colorida)
11 – Yuukoku no Moriarty Capítulo 47
12 – Kawaisugi Crisis Capítulo 17-18
13 – Platinum End Capítulo 51
Ausente: Sousei no Onmyouji Capítulo 83
Prévia Monthly Jump SQ. # 08
Capa e Páginas Principais a cores: Dokyuu Hentai H×Eros
Página Colorida: Sousei no Onmyouji, Yuukoku no Moriarty, Kemono Jihen e Boku para Kimi no Nijuu Tantei
Começando, como de costume, pelos mangás não ranqueados; temos Ao no Exorcist pegando capa e as páginas coloridas principais. A série de Kazue Kato completa 10 anos de publicação e, de forma geral, podemos dizer que é uma obra que é o pilar consolidado quando o assunto é battle shonen. Juntamente com essas regalias também tivemos o anúncio de um livro comemorativo dos 10 anos da obra, que contou com diversas ilustrações bem legais.
Cabe um comentário que, a julgar pelos capítulos atuais da obra, Ao no Exorcist ainda terá um longo caminho dentro da SQ e, honestamente, não duvido de um anúncio de filme animado ou nova temporada do animê nos próximos meses, para incrementar na comemoração.
Também tivemos páginas coloridas para World Trigger, Owari no Seraph, Dark Gathering e Dear Call, todas obras que ganharam novos volumes neste mês de Junho. Além disso tivemos as one-shots Nazoo Tokumi no Bakuhatsu Suiri!, Generation Card Battle e Mada-kun Niwa Himitsu Shikanai.
Sousei no Onmyouji ficou ausente nesta edição, mas na próxima retorna com direito a página colorida para comemorar seu 22º volume. Quero aproveitar o espaço aqui para fazer um rápido comentário sobre as decisões tomadas nos capítulos mais recentes de Owari no Seraph, pois foram bem corajosas e, sendo bem franco, confirmou aquela suspeita que algumas pessoas poderiam ter com relação à alguns personagens da obra. Não vou dar spoiler – até para não comprometer a leitura, contudo achei corajosa ambas atitudes tomadas pelo roteirista.
Voltando a TOC, quem garantiu a primeira colocação nesta edição foi Kemono Jihen, surpreendendo a todos. Admito que vejo com bons olhos essa primeira colocação para série, em especial pela fé que o editorial deve depositar na série antes e durante o animê, que acredito que estreará entre a temporada de outubro e a temporada de janeiro de 2021. Os editores possuem pela ciência do potencial que Jihen possui e querem investir nisso.
Em segundo lugar, mantendo o pulo do puma da issue passada, temos Gag Manga Byori GB, confesso que fiquei surpreso com a colocação dada na issue anterior, mas o editorial resolveu que a série permaneceria no top 3, muito provavelmente para atestar que a obra segue segura no platel. Em terceiro lugar temos This Communication, que deve ganhar seu primeiro volume nos próximos meses.
Na quarta colocação temos Kono Oto Tomare! que segue firme e forte dentro desse line-up; a obra possui vendas estáveis e tende a durar quanto tempo o autor quiser. Em quinto lugar temos Boku to Kimi no Nijuu Tantei que terá seu primeiro volume lançado no próximo mês e, a partir daí, veremos se a série tem uma vendagem boa, porque a recepção, ao que parece, está positiva.
Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan – Hokkaido-hen chega garantindo seu lugar no meio da toc e, recentemente, foi divulgado que os dois live-actions anunciados tiveram seu lançamento adiado para 2021. Acredito que isso não seja negativo para obra, que mantém suas vendas em uma estabilidade boa, contudo o editorial terá que rever o planejamento para destacar mais a série, focando no período de lançamento dos novos filmes. Em sétimo lugar temos Dai 9 Sabaku, que teve seu primeiro volume lançado neste mês e agora começar a prova de fogo da obra para mostrar que é rentável e merece continuar no platel.
Dokyuu Hentai HxEros pega a oitava colocação e segue seguro no line-up da revista, em especial porque será capa da próxima edição em comemoração ao seu animê que estreia em Julho. É preciso dizer que, por ser um ecchi, o editorial não espera um sucesso estrondoso por parte da obra, contudo se a adaptação for bem feita podemos esperar um boost razoável para a série que, atualmente, vende uma média de 55 mil cópias por volume. Em nono e abrindo o Botton temos Shin Tennis no Oujisama que segue firme e forte, como principal representante esportivo – para não dizer único – da revista, vale lembrar que a obra tem nova animação anunciada e o editorial deve voltar a dar destaque para série logo mais; Houkgao no Oujisama vem logo em seguida, mantendo a dobradinha de série regular e seu spin-off.
Ocupando a décima terceira posição temos Yuukoku no Moriarty que, de forma alguma, corre risco de cancelamento e deve voltar ao meio da TOC nas próximas edições. É preciso deixar claro que o editorial reconhece o potencial que Moriarty tem e o animê anunciado é um indício forte disso, além das vendas que são bem altas. Cabe o palpite que a obra deve estrear DEPOIS de Jihen, muito para conseguir trabalhar a divulgação da série e para entregar uma animação de altíssimo nível.
Na penúltima colocação, temos Kawaisugi Crisis que, é 99% de certeza de rodar na próxima leva. Em último temos Platinum End que, bem, vamos encarar os fatos: a série tem duas possibilidades atualmente. Elas são: ser limada por bem ou por mal, não tem uma terceira vertente e, a maior prova disso, são os últimos capítulos que escancaram o final próximo.
Claro que já possibilidade da série ser salva da mesma forma que foi na leva passada, com transferência de alguma obra e finais planejados; porém acho difícil o raio atingir duas vezes a mesma obra, em especial quando vemos que está claro a perda de apoio por parte do editorial. A série não tem mais as vendas altas para se segurar e o público, pelo visto, está largando de mão a série; além de tudo isso ainda teve a One-Shot de Death Note que saiu no começo do ano e que demonstra que, muito provavelmente, há interesse em retomar a esse universo ou algo nessa pegada.
Tendo tudo isso em vista, dá para dizer que Platinum End em último só atesta que a obra está morta e só espera alguém enterrá-la. Resta sabermos se será um enterro digno ou não.