Classificando os Novatos
Weekly Shounen Jump #32 (13/07/2020)
Haikyuu!! c401 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Jujutsu Kaisen c114
02 – MASHLE c23
Boku to Roboko c02 (Página Colorida)
03 – Chainsaw-man c77
Hakaishin Magu-chan c04
Dr. Stone c158 (Página Colorida)
Shakunetsu no Nirai Kanai c03 (23 paginas)
04 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c43
Shinrin Ouja Moriking c12 (Página Colorida)
05 – Undead Unluck c24 (23 paginas)
06 – Act-Age c120
Ayakashi Triangle c05
07 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c166
08 – Black Clover c257
09 – Time Paradox Ghoswriter c09
10 – Agravity Boys c28
Hachinin Ninja no Saishuu Shiken (One-shot de Robinson Haruhara)
11 – Bone Collection c11
12 – Mitama Security c44
Ausentes: One Piece c986, Boku no Hero Academia c278 e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Fonte: @JumpWorld e @AnalyseIt Facebook
Weekly Shonen Jump #33-34
Capa e Página Colorida de Abertura: ONE PIECE
Página Colorida: Haikyuu!! (FIM), MASHLE, Gin Iro no Seven (One Shot) e KochiKame (One-Shot)
Essa é de longe uma das TOCs mais vazias que tivemos nos últimos anos e também uma das mais interessantes, que revelam um pouco sobre como os editores estão vendo o “Futuro da Revista”. Nessa TOC não tivemos presente: One Piece e Boku no Hero Academia. E não foram classificados Haikyuu!!, Dr.Stone. Por isso os quatro mangás que normalmente lutam pelas cinco primeiras colocações, não foram classificados nessa semana. O resultado é uma TOC totalmente livre, no qual um mangá não habitual, conseguirá conquistar a medalho de Ouro.
Tivemos nessa edição também a confirmação que Haikyuu!! vai terminar no próximo capítulo. Ainda existe a possibilidade que a série tenha uma mini-série na Jump Giga, como aconteceu com Kuroko no Basket, Beelzebub e Gintama, mas é somente uma possibilidade e não uma certeza. Eu realmente estou triste pelo encerramento de Haikyuu!!, eu gosto muito da estrada que a série percorreu, e espero ver o autor retornando para a revista muito em breve. Foi oficializado que o segundo cour da sua quarta temporada será lançada em outubro desse ano e ainda entre outubro-dezembro desse ano será lançada peça teatral sobre a partida entre Karasuno e Nekoma.
Página Colorida Secundária, Haikyuu!!
Motivo da Ausência de Boku no Hero Academia: A série estava ausente nessa semana por um motivo muito interessante, e não é por causa de uma doação do autor. Hirokoshi não conseguiu terminar o capítulo dessa semana, pois está tentando migrar para o desenho digital, abandonando aquele “manual”. Nesse periodo de coronavirus, se tornou muito complicado manter uma arte unicamente manual, deste modo, está tentando desenhar a série digitalmente, mas como não é acostumado, não conseguiu terminar o capítulo.
Uma pessoa me perguntou se Hunter x Hunter tinha chances de retornar esse ano e ocupar um das vagas das próximas levas: Eu vou ser sincero, acho muito improvável que Togashi retorne em 2020. Talvez em meados de 2021. Sabemos que Togashi tem uma saúde muito frágil e que muitas vezes desenhar 10 capítulo é já muito para a sua condição, por isso é muito provável que atualmente ele esteja trabalhando sem nenhum assistente, o que renderia o seu trabalho muito mais lento e complicado. Eu não vejo o Togashi conseguindo lançar um capítulo nesse período de coronavirus, mas nada é impossível.
Anúncio da 2nd Cour do anime de Haikyuu!! para Outubro de 2020
Em primeiro lugar na TOC tivemos Jujutsu Kaisen, a série é a próxima aposta dos editores, por isso era mais do que lógico que seria classificada em primeiro lugar, logo abaixo de Haikyuu!!. A Shueisha parece estar muito atenta com o anime de Jujutsu Kaisen, e acredito que teremos uma boa qualidade em todos os episódios. O estúdio MAPPA ultimamente sofreu com a qualidade dos seu anime após o segundo episódio, mas com um bom budget e bom tempo de produção, eu acredito que a qualidade pode se tornar mais uniforme. Talvez o único verdadeiro inimigo da produção do anime de Jujutsu Kaisen é justamente o coronavirus, que pode atrasar o lançamento de alguns episódios ou diminuir a qualidade da animação, que na minha opinião, seria pior que ter um episódio adiado.
Em segundo lugar tivemos MASHLE, que conseguiu a sua melhor posição até então. Eu pensava que a primeira colocação ficaria entre três séries: Jujutsu Kaisen, MASHLE e Chainsaw-man, que inclusive são os três primeiros colocados. Eu acreditava tanto no potencial de MASHLE, pois sua popularidade está sendo muito alta. É já um sucesso garantito. Enquanto Yozakura-San Chi no Daisakusen e Undead Unluck ainda estão tentando se estabelecer no mercado, MASHLE já demonstrou que agradou o público e tem um grande apelo comercial.
O mangá já vendeu 35 mil cópias no seu primeiro volume e deve continuar aumentando de vendas. A 2ch está louca por MASHLE, comentando sempre a série. Aliás, o tópico de MASHLE ultimamente está sendo o mais movimentado do fórum. Inclusive para comemorar o seu sucesso, a revista dará mais uma página colorida para a série. É meus amigos, encontramos o primeiro grande sucesso do ano. Eu espero, ao menos, mais dois nesse ano de 2020.
Em terceiro lugar tivemos Chainsaw-man, que também está merecendo essas colocações altas. Eu espero que para seu aniversário de 2 anos tenhamos o anúncio do seu anime. Seria muito interessante vermos o anime de Jujutsu Kaisen em outubro, em abril 2021 o de Act-Age e em outubro de 2021 o de Chainsaw-man. Deste modo, cada 6 meses temos um anime novo da Weekly Shonen Jump. Mas obviamente essa decisão não depende somente do Hiroyuki Nakano, editor chefe da revista, depende também da disponibilidade dos estúdios de anime. Quais estúdios vocês acham que seriam os melhores para adaptar o anime de Chainsaw-man?
Em quarto lugar tivemos uma pequena agradável surpresa: Yozakura-San Chi no Daisakusen. A série está lentamente aumentando de vendas (O volume 2 vendeu 15 mil cópias e o volume 3 vendeu 20 mil cópias). Sim, no passado sabemos que a série não teria conseguido sobreviver na revista, é somente no período de crise vimos os editores aumentarem a “expectativa de vida” das séries com recepção boa, mas com vendas em baixas. De qualquer modo, atualmente estamos em um desses períodos, por isso Yokuzara-San está conseguindo chegar ao quarto volume vivissimo, mesmo que com vendas consideradas baixas. O autor deve aproveitar essa chance para conseguir transformar o seu mangá em um sucesso comercial.
Por enquanto 20 mil cópias por volume (sendo que está no terceiro volume) é um resultado baixo, mas quem sabe a partir do próximo a série não consiga melhorar? Enquanto a série estiver na revista, as chances não são nulas. Os editores estão fazendo sua parte, apoiando o mangá. Essa posição inclusive, é a grande prova que os editores ainda acreditam no potencial de Yokuzara-San e querem que o mangá se torne um sucesso comercial. Pode não conseguir deslanchar mesmo assim, mas não podemos culpar os editores por suas baixas vendas.
Revelação do Design de Personagens, 2nd Season de Dr.Stone (Prevista para Janeiro 2021)
Em quinto lugar tivemos Undead Unluck que também conseguiu conquistar uma boa colocação. Eu estou curioso para ver quanto o volume 3, que será lançado daqui a 1 mês, irá vender. Como comentei na análise da semana passada, começamos a ver séries como Act-Age e Kimetsu no Yaiba deslancharem a partir do terceiro volume. Desde que o Ranking Oricon começou a divulgar os números semanais, nunca vimos uma série vendia abaixo de 50 mil cópias nos primeiros quatro volumes, se tornar um sucesso comercial, por isso eu quero ver se nos próximos dois volumes a série vão conseguir superar essa marca (esse dado, na verdade é também preocupante para Yokuzara-San, que está vendendo abaixo das 30 mil cópias).
Em sexto lugar tivemos Act-Age, que eu sinceramente estava achando que série seria classificada em quarto ou quinto, porém, pensando bem agora, os editores claramente preferiram deixar a revista mais equilibrada. Colocar todos os mangás mais “conhecidos” nas primeiras cinco posições seria uma burrada incrível – Como o próprio Eiichiro Oda disse, a TOC é disposta para deixar toda a revista homogênea e maximizar a experiência de leitura da revista. O Editor Chefe quando escolhe a ordem das séries (se baseando na qualidade do capítulo, vendas dos volumes e votações internas dos leitores), pensa sempre em um mundo no qual os leitores cheguem ao menos na segunda parte da revista sem se sentir entediados. Para que isto aconteça é necessário classificar séries não tão populares, mas ainda sim querida pelo público, em zonas intermediárias. E obviamente deixar as mais populares no começo. Se um leitor começa a sua sessão de leitura já com mangás considerados ruins pode acabar abandonado logo a leitura (por isso os menos populares são classificados nas últimas colocações).
Em sétimo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que continua estável na revista. Essa semana até conseguiu uma colocação melhor que nas semanas anteriores, mas mesmo assim não é nada de especial. A série está terminando e seu apelo comercial atualmente é bem baixo. Em oitavo lugar tivemos Black Clover, que também podia ter sido classificado em uma colocação mais alta, mas como eu disse antes, acredito que os editores quiseram deixar a revista mais equilibrada. Lembrando que Black Clover é uma série vende muito bem, em média 300 mil cópias por volume, e tem ainda um anime de sucesso em exibição. Curiosidade: Black Clover é o terceiro mangá mais velho da revista (Já excluindo Haikyuu!! da lista).
Página Colorida, Shinrin Ouja Moriking
Em nono lugar tivemos uma preocupante posição para Time Paradox Ghostwriter: Como eu comentei semana passada, devemos esperar um pouco para ver a real colocação de uma série, mas quando um mangá continua a estar constantemente nas mesmas colocações, pode indicar sim uma colocação real. Se utilizarmos como parâmetro a TOC japonesa, por isso aquela que seria mais correta. Semana passada a série esteve na décima quinta colocação, essa semana na décima sexta colocação. Sim, se tivesse a presença de ONE PIECE e Boku no Hero Academia seria a décima oitava colocação, mas se tivéssemos esses dois mangás, toda a TOC seria estruturada de um modo diferente, e Time Paradox Ghostwriter poderia ter uma colocação diferente.
Mas se realmente Time Paradox está sendo mal classificado, o que pode estar causando essa terrível recepção? Primeiro eu não acho que Time Paradox realmente tenha sido mal recepcionado, mas o mangá, principalmente nos seus primeiros capítulos, sofreu com uma terrível comparação com Bakuman (e muitos diziam que Bakuman era muito melhor em retratar a revista). Isso deve ter pesado muito na recepção inicial da série. Depois disso, tivemos toda a polêmica relacionada ao plágio (muitos diziam que Time Paradox é um “louvor” ao plagio) que pode ter prejudicado a popularidade da série. Eu ainda vou esperar mais uma semana antes de cravar uma previsão sobre a série, já que muitas vezes as séries recebem suas posições reais no décimo ou décimo primeiro capítulo, mas tenho que dizer que atualmente estou tendendo a acreditar que Time Paradox está mais próximo do cancelamento, do que do sucesso. Espero estar errado.
PPágina Colorida, Boku no Roboko
Em décimo lugar tivemos Agravity Boys, que deve vender no seu segundo volume a mesma quantidade que o primeiro, 12 mil cópias. Um resultado decepcionante que praticamente transforma a série em um cancelamento certo. A transferência tambbém é muito improvável. Sim, Agravity Boys poderia ter tido um maior apoio dos editores, receber mais página coloridas, mas também a série provavelmente não estava demostrando uma grande vitalidade nos votos internos da revista, sendo mal avaliada semana após semana, por isso os editores não deveriam estar muito animados em relação ao mangá e acreditaram que não valia a pena divulgar tanto assim o segundo volume. O cancelamento é praticamente inevitável. Espero que o autor receba uma terceira chance.
Em décimo primeiro lugar tivemos Bone Collection, que será cancelado. Sua recepção interna parece ter sido baixa e os editores não irão esperar nem o lançamento do primeiro volume para começar a classificar mal a série. Eu diria que Bone Collection é um cancelamento certo. A série não é ruim, mas também não consegue chamar atenção dos leitores. Sábado devo publicar o “Vale a Pena Ler” da série, no qual darei a minha opinião sobre os seus 7 primeiros capítulos. Em último lugar tivemos Mitama Security, que com o sucesso de Shinrin Ouja Moriking, teve o seu encerramento decretado, falta somente oficializar o funeral. Não é que a revista não possa ter duas séries de comédia tradicional, mas acredito que Mitama Security vinha sido mantido na revista, mesmo com vendas baixas, pois não tinham uma comédia mais popular. Com o sucesso de Shinrin Ouja Moriking, a presença de Mitama Security não era mais necessária.
ME SIGA NO TWITTER para mais notícias e comentários da Shonen Jump e outras revistas: @AnyoneNico
Sobre a possibilidade de Haikyuu ter um arco de olimpiadas na Jump GIGA: Haikyuu!! vai terminar justamente no momento que seria as olimpiadas. É provável que tinha sido planejado um arco de olimpiadas para este ano.
Mesmo sem olimpiadas podem decidir lançar o arco, mal não faz.
— Leonardo Nicolin (@AnyoneNico) July 9, 2020
VOTAÇÃO SHONEN JUMP #32 – Avalie os capítulos dessa edição!
O que comentar sobre a votação dessa semana? Por somente o.01, Haikyuu!! conseguiu a primeira colocação, vencendo Boku no Hero Academia. Essa é a segunda vez que a série de esporte consegue o primeiro lugar na votação. Em terceiro lugar tivemos Chainsaw-man que continua agradando muito o público do site. Outras duas séries que conseguiram ter notas mais altas que a sua “média”, foram Black Clover e Time Paradox Ghostwriter que tiveram uma média superior a 8.00. As duas séries entregaram capítulos, na opinião dos leitores do site, foram ótimos. Já Boku no Roboko teve uma recepção inicial terrível, a pior entre os novatos desde quando abrimos a votação. Classificação completa nos comentários!
Votação para edição #32 aberta! Também abrimos a votação para os melhores do mês. Peço para vocês lerem a regra de votação, mês passado tive que anular vários votos, pois votavam “1” para todos os mangás que gostavam. Tu está RANQUEADO OS MANGÁS, por isso escolher SOMENTE UM MANGÁ POR POSIÇÃO! E Lembrando “1” é o MELHOR MANGÁ.
PARA VOTAR NA WSJ #32, CLIQUE AQUI
PARA VOTAR NOS MELHORES DO MÊS, CLIQUE AQUI