O Apocalipse da Shonen Jump.
Weekly Shounen Jump #31 (06/07/2020)
Boku to Roboko c01 (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Shuuhei Miyazaki)
01 – ONE PIECE c984
02 – Boku no Hero Academia c277
03 – Dr. Stone c157
04 – Shinrin Ouja Moriking c11
05 – Haikyuu!! c400
Shakunetsu no Nirai Kanai c02 (Página Colorida)
06 – MASHLE c22
Ayakashi Triangle c04
Dokyuu Hentai HxEros (Página Colorida, Capítulo Especial da Série da SQ)
Hakaishin Magu-chan c03
Act-Age c119 (Página Colorida)
07 – Jujutsu Kaisen c113
08 – Black Clover c256
09 – Time Paradox Ghostwriter c08
10 – Undead Unluck c23
11 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c42
12 – Chainsaw-man c76
13 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c165
14 – Bone Collection c10
15 – Mitama Security c43
16 – Agravity Boys c27
Ausente: Hunter x Hunter c391 (Hiato)
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Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos nessa edição a estreia de Boku no Robooko, mais novo mangá de comédia, que vem integrar a Weekly Gag Jump, a maior e divertida revista de comédia do Japão. Também tivemos nessa edição página colorida para Shakunetsu no Nirai Kanai, que dividiu o público do Analyse It: Domingo irei publicar o resultado da votação, mas já adianto que teve muitas notas altas e muitas notas baixas. Além da página colorida para Nirai Kanai, duas outras séries receberam essa regalia: ACT-AGE, que continua estável na revista e Dokyuu Hentai HxEros, que é uma série da SQ que vai ganhar seu anime em julho.
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, que continua sendo o soberano da revista. É engraçado perceber quantos mangás de sucesso o Eiichiro Oda observou iniciar e terminar nesses longos 23 anos de revista. Quantos colegas de trabalho apareceram e se foram nesses anos. Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que vai continuar recebendo posições altíssimas nos próximos meses. A revista está passando por uma fase de renovação, mas para que esta fase dê certo, os seus leitores não podem abandonar a revista: Manter em destaque as séries mais importantes ajuda a evitar um êxodo de leitores.
Página Colorida, Boku no Roboko
Em terceiro lugar tivemos Dr.Stone, que continua recebendo colocações altas – A obra é a queridinha dos editores -. A série alcançou nesse mês a marca de 5 milhões de cópias em circulação, que seriam cerca: 312 mil cópias por volumes. Lembrando que esses números são simples inflados pelos primeiros volumes, que tem vendas mais altas que os volumes mais novos – não significa que os novos volumes de Dr.Stone estejam vendendo 300 mil cópias – É um bom resultado, que mostra que a série tem uma boa popularidade, mas longe de poder se tornar um pilar da revista. Se Haikyuu!! realmente terminar, Dr.Stone não tem potencial para substituir a série de esporte.
Em quarto lugar tivemos Shinrin Ouja Moriking, no qual escrevi minha crítica sobre a série nessa matéria. A série conquistou mais uma colocação altíssima, e próxima semana terá uma página colorida para comemorar sua grande recepção. Deste modo, podemos já considerar que Shinrin Ouja Moriking foi bem recepcionado e não corre risco de cancelamento, por enquanto. Isto não significa que a série irá vender bem, já que aprendemos ao longo desses anos seguindo a Shonen Jump, que séries de comédia tem, tradicionalmente, vendas mais baixas. Entretanto, eu acredito que a série deveria vender ao menos acima de 10 mil cópias para merecer a sobrevivência na revista.
Em quinto lugar tivemos Haikyuu!!, que teve o anúncio do seu Clímax para a Edição #33-34. Então, no caso, por exemplo de Yakusoku no Neverland, vimos vários anúncios de clímax antes do seu real encerramento, por isso alguns poderiam argumentar que talvez não seja um real encerramento de HaikyuU!!, mas temos uma segunda notícia que nos levar realmente a crer que Haikyuu!! está terminando: Será lançada, nesse verão japonês, uma Jump GIGA em comemoração as grandes séries que foram encerradas. Nessa Jump GIGA terá a presença de Kimetsu no Yaiba, Yuragi-Sou no Yuuna-San, Yakusoku no Neverland e Haikyuu!!. O que realmente pode significar o encerramento da série de esporte mais popular da atualidade.
Existe a possibilidade que seja o clímax deste arco e o autor nos surpreenda com um novo arco ou até mesmo com um Haikyuu Shippuden? Por exemplo, uma nova fase com as Olimpiadas? Sim, mas serei sincero, devemos nos preparar para o pior. Haikyuu!! pode estar acabando e os editores podem estar preste a perder a única série de esporte da revista e um dos seus pilares: Aliás a sua vaga de pilar que ficaria em aberto, pois atualmente não tem nenhuma série forte o suficiente para considerarmos um pilar. O ano de 2020 está trazendo problemas não só para a humanidade (Pandemia, Pestes, Crises Economicas, Tensões Militares), mas também para o mercado de mangás.
Anúncio da Jump GIGA com Haikyuu!!
A verdade é que a Shonen Jump está passando pela sua maior crise nos últimos 20 anos; Está passando por seu verdadeiro “Apocalipse”, e mesmo eu tendo certeza que a revista vai conseguir sair dessa situação, não posso negar que a situação no qual se encontra é muito complicada e os editores precisam agir com muita atenção para conseguir superar essa fase sem perder muitos leitores. Eu irei escrever uma matéria somente para comentar bem os motivos dessa crise, mas para mim o mal planejamento e uma sequência de desfortunas, criaram essa situação desfavorável para a maior revista de mangás do mundo.
As três maiores esperanças da revista para evitar um grande êxodo ainda esse ano são: A primeira é o anime de Jujutsu Kaisen, que pode se tornar um novo pilar da revista, substituindo Haikyuu!!, que pode terminar a qualquer momento. A segunda esperança é Burn The Witch, que também vai ter um anime. O sucesso do novo mangá de Tite Kubo pode atrair vários leitores para a revista. A terceira esperança é que um desses novatos se torne um sucesso gigantesco em vendas, algo parecido com Jujutsu Kaisen e Boku no Hero Academia. Porém, por enquanto, talvez, só MASHLE tem esse potencial.
É importante lembrar que a revista já passou por situações parecidas e conseguiu sobreviver: Além disso, não podemos esquecer que tem vários autores veteranos preparando um novo lançamento para a revista: Kawada (Hinomaru Zumou), Tsukuda e Shun Saeiki (Shokugeki no Souma), Matsui (Ansatsu Kyoushitsu), Naoshi Komi (Nisekoi), Fujimaki (Kuroko no Basket), Shimabukuro (Toriko) e Iwashiro (Psyren) são autores que temos certeza que estão trabalhando em novas séries. Depois, temos outros autores que suspeitamos que podem estar trabalhando em algo para a Shonen Jump: Shinohara (SKET Dance), Akira Amano (Katekyou Hitman Reborn), Sorachi (Gintama), Shiibashi (Nurarihyon no Mago) são alguns exemplos. E por fim, em 2022 podemos também ver o retorno dos autores que os mangás terminaram esse ano, por isso os autores de Haikyuu!!, Kimetsu no Yaiba, Yuragi-Sou no Yuuna-San e Neverland. A revista tem suas cartas especiais prontas para serem utilizadas.
Página Colorida Dokyuu Hentai (Jump SQ)
Falando em MASHLE, a série conseguiu conquistar a sexta colocação essa semana. Suas vendas parecem estar indo muito bem: Não chegam a ser absurda, mas são as melhores entre todas as novas séries que estrearam no último 1 ano. A série vendeu 31 mil cópias no primeiro mês de vendas do seu primeiro volume. Se a série não se estabilizar nessa quantidade, podemos esperar um constante crescimento em vendas, conseguindo inclusive alcançar a marca de 100 mil cópias no quarto ou quinto volume. MASHLE, por enquanto, é a aposta mais sólida que a revista pode fazer.
Em sétimo lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que como eu disse alguns parágrafos atrás, está com a estrada aberta para se tornar um dos pilares da revista, mas para que isto aconteça, o seu anime precisa ser um sucesso de público: Eu, se fosse um o editor-chefe da revista, inclusive, já estaria classificando Jujutsu Kaisen entre os três primeiros colocados, colocando a série como já fosse um dos pilares. Eu acredito que é necessário já agora vender a série como um dos grandes mangás da revista, para assim, quando estrear o seu anime, o hype esteja ainda maior. Os editores já declararam que esperam que Jujutsu Kaisen supere a marca de 600 mil cópias com o anime. Então, vendo tantos mangás bons terminando, agora eu também estou colocando todas minhas esperanças em Jujutsu Kaisen. Em oitavo lugar tivemos Black Clover que continua estável na revista.
Página Colorida de Shakunetsu no Nirai Kanai
Em nono lugar tivemos Time Paradox Ghostwriter que teve um “primeiro ranking” mediano, porém, como eu já disse várias vezes nas edições antecedentes, atualmente os editores estão classificando as séries nas suas reais posições a partir do nono ou décimo capítulo – Algumas no décimo primeiro capítulo -. Existem séries, porém, que foram classificadas mal já no sétimo ou oitavo, não tem uma equação exata – Os editores variam dependendo da série e da situação da revista. Então não podemos deste modo saber quando é o primeiro ranking de uma série, mas já podemos dizer que aquela “certeza” que o primeiro ranking é o oitavo capítulo está totalmente morta. Eu acho que vou esperar mais um pouco antes de comentar sobre a recepção de Time Paradox, mesmo achando que a série tenha sido realmente bem recepcionada.
Em décimo lugar tivemos Undead Unluck, que vendeu um pouco mais de 20 mil cópias no seu segundo volume. A série, deste modo, entre os novatos é o terceiro que mais vende, perdendo somente para MASHLE e Chainsaw-man. Podemos dizer que isto garante a sobrevivência de Undead Unluck, mesmo assim não o coloca como um real sucesso. As vendas do seu volume sucessivo (terceiro volume) devem superar a marca de 30 mil cópias para começarmos a acreditar realmente no potencial comercial de Undead Unluck. Por enquanto a série vende o suficiente para não merecer o cancelamento, mas não para ser considerada um sucesso.
Em décimo primeiro lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen, que provavelmente vendeu no seu terceiro volume cerca de 20 mil cópias. Então, Mitsubuki Condor e Kurokuroku foram cancelados vendendo até mais que isto, mas esses eram outros tempos, no qual mangás como Illegal Rare vinham cancelados por venderem acima de 35 mil cópias, mas abaixo de 60 mil cópias. Atualmente as séries não estão tendo mais “vendas explosivas” e sim graduais: É importante dizer que não é que os mangás estão vendendo menos atualmente (um pouco menos, mas não tanto menos assim). Simplesmente os novatos demoram mais tempo para engatar.
Voltando para Yozakura-San, minha preocupação em relação a série não é exatamente vender 20 mil cópias, mas sim que entre o primeiro e terceiro volume teve um aumento de somente 6 mil cópias. É um resultado baixo, que não deve estar deixando realmente ninguém realmente satisfeito: Os editores da Shonen Jump deviam estar esperando resultados melhores por parte da série e o autor provavelmente também esperava, com o avançar da história, uma melhoria em vendas. A sua transferência, defendida por alguns também não é vantajosa: Transferência resultam em uma queda de vendas por partes das séries; e séries que vendem abaixo de 25 mil cópias, não é que podem se permitir quedas em vendas. O quarto volume de Yokuzara-San será definitivo para sua sobrevivência – Yozakura-San precisa demonstrar quanto mais cedo possível que pode realmente se tornar um sucesso de vendas. Tanto Kimetsu no Yaiba quanto Act-Age nos seus terceiros volumes já estavam tendo um bom boost em vendas.
Em décimo segundo lugar tivemos Chainsaw-man, que pode estar entrando no seu último arco, o que preocupa algumas pessoas: Eu acho possível que Chainsaw-man termine em breve, mas improvável. Eu não vejo motivos dos editores terem apostado em uma série que duraria menos de 3 anos: Eu entendo, por exemplo, no caso de um autor como Tite Kubo, mas o autor de Chainsaw-man não é famoso o suficiente ao ponto de ter essa regalia. Porém, é possível que Tatsuki Fujimoto tenha uma boa relação com os editores e tenha conseguido a permissão de lançar uma série curta na Weekly Shonen Jump. Eu não digo que Chainsaw-man vai durar muito tempo, não é nem a intenção do autor, mas eu planejava que fosse uma série que durasse 3 ou 4 anos, que para os padrões dos mangás, é considerado pouco tempo. Em décimo terceiro lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que deve ser encerrado entre novembro e janeiro.
Em décimo quarto lugar tivemos Bone Collection que deve ser cancelado; A sua recepção não foi positiva e parece não ter grande perspectiva de vendas, entretanto ainda é cedo para os editores definirem o seu futuro, a série só tem 10 capítulos – É muito provável que a série consiga alcançar a marca de 14 capítulos –. Então eu acho que, os editores inicialmente irão classificar a série em zonas mais baixas, mas dando uma chance de recuperação. Deste modo, Bone Collection está com pé no cancelamento, mas ainda pode conseguir reverter a situação e sobreviver. A nova leva deve estrear em agosto, então o autor tem mais 1 mês para mudar a situação da própria série.
Em décimo quinto lugar tivemos Mitama Security, que está preste a receber o “martelo do cancelamento”: O sucesso de Shinrin Ouja Moriking é uma terrível notícia para a série, que mesmo tendo uma boa recepção inicial, não vendeu muito bem. Como eu disse, uma comédia tradicional pode até vender mal, mas tem um limite. As vendas de Mitama estão caindo cada volume e a série vende abaixo das 3 mil cópias, um resultado inaceitável. É melhor apostar em Shinrin Ouja Moriking mesmo. Em décimo sexto lugar tivemos Agravity Boys, que irá lançar seu segundo volume amanhã (Sexta-Feira). A sobrevivência da série depende diretamente do sucesso desse novo volume. Vamos ver se Agravity Boys vai conseguir vender acima de 18 mil cópias (O seu primeiro volume vendeu 12 mil cópias).
VOTAÇÃO SHONEN JUMP #31 – Avalie os capítulos dessa edição!
Tivemos na Votação #30 uma incrível vitória de Chainsaw-man, que conseguiu pela primeira vez a primeira colocação. A série teve um capítulo com grandes revelações e com uma cena que deixou várias pessoas chocadas. Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia que também entregou um capítulo emocionante, e por fim o terceiro lugar ficou com Haikyuu!!. Para ver a classificação completa, com a nota de cada mangás e o porcentagem de leitores de cada mangá, é só olhar os comentários. Foram abertos agora a votação da TOC #31. A votação restará aberta até Sábado ou Domingo, e lembre-se de votar somente nos mangás que tu lê (Você não é obrigado a votar em todas as opções).
PARA VOTAR NA WSJ #31, CLIQUE AQUI