Bem-Vindo de volta, Tamura!
Weekly Shounen Jump #30 (27/06/2020)
Shakunetsu no Nirai Kanai c01 (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Ryuuhei Tamura)
01 – Boku no Hero Academia c276
02 – Haikyuu!! c399
Hakaishin Magu-chan c02 (Página Colorida)
03 – Act-Age c118
Time Paradox Ghost Writer c07
Dr. Stone c156 (Página Colorida)
Ayakashi Triangle c03
04 – Shinrin Ouja Moriking c10
MASHLE c21 (Página Colorida)
05 – Bone Collection c09
06 – Jujutsu Kaisen c112
07 – Black Clover c255
08 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c41
09 – Undead Unluck c22
10 – Chainsaw-man c75
11 – Agravity Boys c26
12 – Mitama Security c42
13 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c164
Ausente: One Piece c984 e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Começando pelos mangás não ranqueados. Nessa edição tivemos a estréia do novo mangá do autor de Beelzebub, tenho que dizer que achei muito interessante a sua obra. Comentarei mais um quadro novo. Também tivemos nessa edição a ausência de ONE PIECE e páginas coloridas para MASHLE, Dr.Stone e Hakaishin Magu-Chan. Interessante ver como MASHLE está conseguindo se estabelecer na revista.
Em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que estava merecendo MUITO essa colocações: A série vem entregando capítulos espetaculares e está em quase todas as semanas, ganhando a votação do Analyse It. Eu tinha comentando três semanas atrás que seria muito mais comum vermos Haikyuu!! e Boku no Hero Academia nas primeiras colocações, Haikyuu!!, inclusive está em segundo lugar. O motivo, para quem não leu a análise de três semanas atrás é bem simples: Os editores colocavam em primeiro normalmente Yakusoku no Neverland e Kimetsu no Yaiba, com o encerramento dessas duas séries, os “pilares” voltaram a ter destaque.
A situação vai se manter assim por muito tempo? Depende do sucesso do anime de Jujutsu Kaisen, do rendimento das novas séries e também do que estão planejando para Act-Age e Chainsaw-man. Ambos já devem ter vários estúdios prontos para realizar um anime dessas séries (se a WSJ já não escolheu o estúdio que irá adaptar cada uma dessas séries). Dependendo desses fatores, no caso tudo dê errado, Haikyuu!! e Boku no Hero Academia podem restar por tanto tempo entre os primeiros colocados.
Em terceiro lugar tivemos Act-Age, que deu um grande pulo do gato. Os editores normalmente classificam a série em colocações bem baixas, mas ocasionalmente a colocam entre os primeiros colocados. Provavelmente daqui a uma ou duas edições, veremos Act-Age retornando na segunda parte da revista. Porém, é uma notícia boa que os editores ainda estão classificando bem a série. Em quarto lugar tivemos Shinrin Ouja Moriking que está em uma boa colocação: Por causa do grande número de séries não classificadas, séries da zona intermediárias tiveram posições “altas na TOC”, mas se analisarmos de modo objetivo, percebemos que a real colocações de Moriking seria um sexto lugar, que também é muito bom. A série parece que foi bem recepcionada, inclusive recebeu páginas extras na semana passada.
Em quinto lugar tivemos Bone Collection, que após uma ótima “primeira posição”, caiu para a segunda parte da revista. Eu não estou muito confiante em relação a Bone Collection: Como já comentei semana passada, os editores ultimamente estão deixando as séries terem mais tempo para se estabelecer antes de classificar bem. Se Bone Collection a partir do Capítulo 11 tiver ainda essas colocações, podemos considerar uma boa recepção, por enquanto, só uma POSSIBILIDADE de boa recepção. Se a série recebesse páginas extras ou páginas coloridas, esses também seriam sinais de uma boa recepção.
Em sexto lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que novamente é classificado na segunda parte da revista. Em relação a TOC, Jujutsu Kaisen é a maior montanha russa da revista, continua a mudar de posição. A série vende muito bem, 375 mil unidades por volume, e na minha opinião os editores DEVERIAM colocar a série constantemente entre os cinco primeiros. Quem deveria estar nessa montanha russa continua é Dr.Stone. Em sétimo lugar tivemos Black Clover, que também continua sua montanha russa, porém as suas vendas justificam esse tratamento dos editores.
Em oitavo lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisakusen. Semana passada a série estava na última colocações, mas essa semana deu um grande pulo, e melhorou de cinco colocações. O que isso significa? É o que vou comentar em relação as outras séries também. Parece que os editores não decidiram qual mangás vão cancelar, então eu diria que: Mitama Security, Yozakura-San e Agravity Boys estão correndo riscos similares. Os novatos Shinrin Ouja Moriking e Bone Collection podem também correr risco de cancelamento, mas ainda é melhor esperar algumas semanas.
Em nono lugar tivemos Undead Unluck, que espero que se torne um bom sucesso. A série está expandido seu universo e está agradando cada vez mais seus leitores. Em décimo lugar tivemos Chainsaw-man. Algumas pessoas estão comentando que o mangá está para terminar, eu não acredito que isso vá acontecer, mas mesmo assim é uma possibilidade. O autor não gosta de séries longas, porém, eu acredito que veremos Chainsaw-man alcançando entre 20 a 25 volumes, que para os padrões da Shonen Jump seria uma série de duração média. Vamos ver o que vai acontecer nos próximos capítulos.
Em décimo primeiro lugar tivemos Agravity Boys, que talvez não será cancelado. Vou esperar a próxima semana, mas existe a possibilidade que os editores ainda querem dar uma chance para a série. O mangá vendeu cerca 15 mil cópias no seu primeiro volume, que são vendas parecidas com aquelas de Yozakura-San. Deste modo talvez ainda vão esperar as vendas do segundo volume antes de decidir se salvam ou não Agravity Boys, uma escolha inteligente. Em décimo segundo lugar tivemos Mitama Security, que está na corda bamba, mas vamos esperar a próxima semana para comentar algo de mais concreto. E em último lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que irá terminar ainda esse ano, por isso não corre risco de cancelamento.
VOTAÇÃO SHONEN JUMP #30 – Avalie os capítulos dessa Edição!
Tivemos como vencedor da WSJ #29 Haikyu!!, por um momento o mangá estava pronto para quebrar o recorde de nota mais alta até agora, que era de Kimetsu no Yaiba, mas os últimos votos que a série recebeu foram 8 e 9, o que abaixou a média da série (que tinha mais de 60% de notas 10). De qualquer modo, com a nota 9.25, Haikyuu!! consegue o primeiro lugar na classificação e a segunda nota mais até hoje da história das nossas votações. Em segundo lugar tivemos Chainsaw-man e em terceiro lugar tivemos ONE PIECE. Foi aberta a votação da TOC #30, lembre de votar somente e unicamente nos mangás que você lê. Tu não é obrigado a votar em todas as opções.
PARA VOTAR NA WSJ #30: CLIQUE AQUI.