Ausentes: Boku no Hero Academia c276 e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Weekly Shonen Jump #31 (06/07/2020)
Capa e Página Colorida de Abertura: Boku to Roboko (Nova Série de Shuuhei Miyazaki)
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos a estréia do segundo mangá dessa nova leva. Eu espero realmente que essa leva tenha ao menos dois sucessos: O encerramento de Yuragi-Sou no Yuuna-San, e principalmente de Yakusoku no Neverland é um grande golpe para a revista. Sim, muitos criticam o encerramento de Neverland, que sejamos sinceros, teve um arco abaixo do esperado, mas no início desse ano, a série ainda era o quarto mangá que mais vendia na revista, perdendo somente para: Kimetsu no Yaiba, ONE PIECE e Boku no Hero Academia, respectivamente.
Em primeiro lugar na TOC, tivemos uma supresa maravilhosa: Haikyuu!! voltou ao topo depois de muitos meses. Essa partida está tendo muito bem recebida pelos japoneses, que inclusive se apaixonaram pelo personagem Bokuto. Como eu disse duas semanas atrás, agora que Yakusoku no Neverland e Kimetsu no Yaiba terminaram, veremos mais constantemente tanto Boku no Hero Academia (ausente nesta semana) quanto Haikyuu!! nas três primeiras colocações. Os pilares retornarão a serem classificados como pilares.
Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que próxima semana voltará a ter o seu anime exibido. Eu tenho sérios problemas com a animação de ONE PIECE, o seu ritmo lento (que segue um capítulo do mangá é equivalente um episódio do anime) não me agrada, porém, nos últimos meses a Toei vem melhorando muito a qualidade das suas animações (Os três primeiros episódios do reboot de Digimon foram muito bons). Eu espero que as pessoas iniciem a ver a Toei com melhores olhares.
Em terceiro lugar tivemos Dr.Stone, que continua recebendo boas colocações, mesmo vendendo menos que várias das séries que o mangá é continuamente classificado em cima. Não é esse ano que essa situação irá mudar. Os editores só iniciarão a classificar na zona intermediária Dr.Stone quando tiveram, no mínimo, mais três sucessos. Se Act-Age, Chainsaw-man e Jujutsu Kaisen se tornaram monstros em vendas, TALVEZ, veremos Dr.Stone ganhando posições similiares a Black Clover. Lembrando que Dr.Stone mesmo não sendo um grande sucesso vendas, parece ter uma boa recepção interna.
Em quarto lugar tivemos Bone Collection: Venho dizendo a mais de 1 ano que atualmente não podemos mais levar em consideração a classificação das séries com 8 capítulos. Os editores antigamente começavam a classificar mal entre o sexto e o oitavo capítulos. Porém atualmente adotaram, para a maioria dos mangás, uma ação mais “tênue” e “gentil”, alguns ainda são classificados mal já partir do sétimo capítulo, mas alguns a partir do nono ou décimo capítulo. Dependendo de quanto longe está a leva sucessiva. Por isso, a oitava colocação de Bone Collection (como a terceira colocação de Shinrin Ouja Moriking na semana passada) não tem nenhum significado real. Vamos esperar, ao menos, o décimo capítulo desses mangás.
Em quinto lugar tivemos Undead Unlucky, série novata que conseguiu vender tão bem quanto MASHLE. Os dois mangás estão garantindo a própria sobrevivência na revista e os editores devem começar a investir nesses dois mangás, quem sabe não se tornar um novo Chainsaw-man ou Act-Age, que começaram vendendo uma quantidade baixa, mas depois foram lentamente aumentando. Inicialmente a venda do primeiro volume da série não me convenceu, mas acredito que o modo que o autor está guiando a história, pode transformar Undead Unlucky em uma série com boas vendas (Porém continuo a afirmar que a série não vai se tornar um grande sucesso antes do anime).
Em sexto lugar tivemos Shinrin Ouja Moriking, que se for classificado também na próxima semana em uma boa colocação, eu começarei a considerar suas colocações altas como uma boa recepção, por enquanto prefiro esperar. Em sétimo lugar tivemos MASHLE, que vendeu teve vendas auto suficientes no seu primeiro volume. Não é uma venda estilo Jujutsu Kaisen ou Yakusoku no Neverland, mas são vendas razoáveis, consideradas baixas, mas não tão baixas para merecer um cancelamento imediato (na atual situação da revista). MASHLE como não é uma comédia tradicional, deve vender uma quantidade razoável para sobreviver, porém ao mesmo tempo, por ser uma comédia, não precisa vender tão bem assim.
Em oitavo lugar tivemos Mitama Security que não sobrevive por causa das vendas do seu volume, que são pífias, mas por causa da sua ótima recepção interna. Eu digo isto a mais de 5 anos, comédias tradicionais (por isso, vamos excluir MASHLE, Gintama, SKET Dance) não importam tanto assim suas vendas, é mais importante a sua recepção interna. Tudo bem que vender menos de 5 mil cópias é realmente muito pouco, porém enquanto as pessoas estiverem avaliando bem a série internamente, Mitama Security vai continuar sobrevivendo.
Em nono lugar tivemos Chainsaw-man, que continua a melhorar bastante suas vendas. A série, na minha opinião, está evoluindo a cada arco e o autor, que inicialmente era mais contido, agora está utilizando toda a sua criatividade para criar cenários espetaculares. O resultado é óbvio: Suas vendas estão aumentando juntamente com o melhorando da qualidade dos seus arcos. Chainsaw-man pouco a pouco está demostrando ser uma série que vale a pena apostar, pode dar grandes frutos para a revista. A série já está conseguindo superar a marca de 100 mil cópias por volume, um ótimo resultado. Em décimo lugar tivemos Act-Age, que também vem apresentando uma boa melhoria nas suas vendas.
Em décimo primeiro lugar tivemos uma colocação ruim para Black Clover, que não está correndo risco de cancelamento. Eu acredito que na situação no qual a revista se encontra, os editores estão tentando equilibrar bem a revista para que, somente os três últimos colocados sejam aqueles mesmo que correm risco de cancelamento. Deste modo, todos os mangás da décima primeiro lugar para cima estão, por enquanto, seguro. Talvez somente aqueles que nas próximas semanas podem começar a correr risco são: Mitama Security, Shinrin Ouja Moriking e Bone Collection (Quase certamente dois desses três irá começarem a serem classificados em colocações mais baixas assim que essa leva terminar). Por isso, não se preocuparem com séries como: Chainsaw-man, Act-Age ou Black Clover.
Em décimo segundo lugar tivemos Agravity Boys, que deve ser cancelado nas próximas duas semanas (Lembrando que usamos o nome “cancelamento” para qualquer ação que cancela uma série da “line-up” da revista, isto pode incluir também uma transferência). A série não vendeu mal (vendeu 15 mil cópias no seu primeiro volume, vendas parecidas com o primeiro volume de Yozakura-san), porém parece que os editores não acreditam o suficiente no seu potencial para dar uma sobrevida a série. Em décimo terceiro lugar tivemos o encerramento de Majo no Moribito: Eu espero que o autor tenha uma segunda chance, porém, não sei se vai acontecer: A lista de autores de B-Shounen que esperam uma segunda chance é realmente longa.
Em décimo quarto lugar tivemos uma terrível surpresa: Yozakura-san Chi no Daisakusen em último lugar. Então, no caso de Yozakura-san, a sua colocação baixa não é uma boa notícia. O terceiro volume da série vendeu mais que o primeiro e o segundo volume, mas realmente muito pouca diferença. Enquanto os primeiros volumes venderam 15 mil cópias no primeiro mês, o terceiro deverá vender cerca de 20 à 25 mil cópias no terceiro volume, um aumento que está sendo muito lento. Temos séries como MASHLE e Undead Unlucky que já estão vendendo mais que Yozakura-san. Deste modo, existe uma possibilidade real de vermos Yozakura-san sendo cancelado na próxima leva.
VOTAÇÃO SHONEN JUMP #29 – Avalie os capítulos dessa Edição!
Tivemos como vencedor da WSJ #28 novamente Boku no Hero Academia, que porém nessa edição #29 está ausente, por isso é já garantido que teremos um novo vencedor nessa semana. Voltando para a WSJ #28, Boku no Hero Academia pela sua terceira vez conseguiu alcançar a média de 9 pontos. Uma média altíssima, que além de Hero, somente Kimetsu no Yaiba conseguiu alcançar desde quando abrirmos a votação semanal. Em segundo lugar tivemos Haikyuu!! e em terceiro lugar tivemos Chainsaw-man. O meme da semana DUPLO e será publicado amanhã juntamente com a abertura da votação para o público do Facebook. Para o público do site, a votação é sempre aberta um dia antes, deste modo, vocês já podem votar nos melhores mangás da semana! Vamos ver quem ganha nessa semana!
PARA VOTAR NA WSJ #29: CLIQUE AQUI.