Normalmente não trago notícias para o Analyse It, porém essa é uma informação muito importante e merece o destaque e uma análise: A Edição #24 de 2020, da Weekly Shonen Jump ESGOTOU na maioria das lojas em apenas 24 horas de vendas. Isso mesmo que vocês leram, a revista de maior sucesso do Japão, conseguiu esgotar em apenas 24 horas, algo que eu nunca tinha visto acontecer. A revista tinha recebido somente uma vez em TODA a sua história um “reeimpressão”, que é quando terminou KochiKame, que é uma das séries mais épicas e clássicas da história da Weekly Shonen Jump: Nenhum outro mangá tinha conseguido alcançar esse feito. Essa foi a edição que terminou Kimetsu no Yaiba e muitos foram comprar a Weekly Shonen Jump para ler o último capítulo.
Como muitos de vocês sabem, eu digo a doze anos a revista, escrevo semanalmente sobre ela a mais de 7 anos e principalmente pesquisei várias informações sobre suas vendas, dos anos 60 até a atualidade. E, depois de mais alguma pesquisa e com a ajuda de alguns leitores (Obrigado a Ottes, Lyn e Wellington), posso garantir para vocês que NENHUM mangá além de KochiKame tinha conseguido levar a WSJ a esgotar, e provavelmente nenhum mangá conseguiu esgotar a revista em APENAS 24 horas. Nem mesmo quando Dragon Ball, Slam Dunk, Kuroko no Basket, Naruto e muitos outros mangás clássicos terminarem a revista teve que ser reimprimida. O que Kimetsu no Yaiba acabou de realizar é histórico, algo que talvez nem mesmo a revista esperava. KochiKame que conseguiu realizar este feito, para quem não conhece, é um mangá que durou 40 anos na revista e teve 200 volumes, praticamente uma patrimônio cultural da Shueisha.
Porém, mesmo assim, talvez isto não seja tão surpreendente: Kimetsu no Yaiba já demonstrou que talvez seja o maior sucesso dos últimos 20 anos em termos de vendas, e obviamente que suas vendas monstruosas seriam refletidas nas vendas da Weekly Shounen Jump, que deve ter tido um aumento absurdo nas últimas edições. Vamos para os DADOS: Kimetsu no Yaiba vendeu esse ano mais de 40 milhões de cópias. O ano comercial inicia em dezembro, por isso, em 6 meses, a série conseguiu vender 40 milhões de cópias. O número é realmente muito alto, desde 2008, quando o Ranking Oricon começou a publicar os dados anuais de vendas: A série que tinha mais vendido em um ano comercial era ONE PIECE, com 37 milhões de cópias vendidas.
Outros dados assustadores que vinham da série é que seus volumes, quase todos, já superaram a marca de 3 milhões de cópias, e continuam a ter grandes aumentos absurdos: O volume 20 (com tiragem inicial de 2.8 milhões de cópias), lançado neste mês, esgotou em apenas 3 dias. Isto mesmo, a série vendeu 2.8 milhões de cópias em apenas 3 dias. Voltando para ONE PIECE (Estou comparando a série de Eichiiro Oda, pois antes de Kimetsu no Yaiba, era o mangá que mais vendia do mercado atual), a série está vendendo cerca de 2.3 milhões de cópias por volume. Ano passado, o volume que melhor vendeu tinha vendido 2.3 milhões de cópias em 12 meses.
Voltando para 2011, quando ONE PIECE vendeu 37 milhões de cópias. A série tinha vendido cerca de 3.3 milhões de cópias com o volume 61, lançado em Fevereiro de 2011, acabou esse sendo o volume mais vendido no ano. Os demais volumes lançados em 2011, venderam respectivamente 3.2 milhões, 3.0 milhões e 2.6 milhões. Deste modo, dos 37 milhões, 12 milhões vieram do volume lançados no ano de 2011. O recorde acabou sendo repetido por ONE PIECE em 2012, com 3.3 milhões de cópias vendidas com volume 65, porém as vendas totais do ano acabaram sendo de 23 milhões de cópias. Nos anos seguintes, todos os volumes de ONE PIECE venderam menos de 3.3 milhões de cópias e a série também no TOTAL vendeu abaixo de 23 milhões de cópias.
Deste modo, podemos dizer tranquilamente que Kimetsu no Yaiba também vai quebrar o recorde de ONE PIECE de volume mais vendido em apenas 1 ano. E vamos ser sinceros, o volume 20 da série “só” vendeu 2.8 milhões de cópias em 3 dias, pois tinham 2.8 milhões de copias em circulação. Se as vendas continuam assim, existe uma possibilidade REAL que Kimetsu no Yaiba também quebre o recorde de mangás com maior tiragem, que atualmente é de ONE PIECE, que teve uma tiragem inicial de 4 milhões de cópias, porém não chegou a esgotar. O volume 23 da série, o último a ser lançado, pode tranquilamente ter uma tiragem maior, já que a tiragem 2.8 milhões para o volume 20 ainda não é o suficiente. A tiragem do volume 20 de Kimetsu no Yaiba já é a segunda maior tiragem da história de um mangá, por isso, é superior a qualquer tiragem inicial máxima de Dragon Ball, Slam Dunk, Naruto, BLEACH, Yu Yu Hakusho e muitos outros mangás.
E vocês pensam: MAS NÃO ESTAMOS NO PERÍODO DO CORONAVIRUS, O JAPÃO NÃO ESTÁ EM LOCKDOWN? Sim, teoricamente as pessoas estão tendo um acesso limitado as ruas, mas não estão em lockdown. Por isso as vendas de volumes não deveriam estar sendo favoráveis, mas é possível ir as lojas comprar os mangás.. A maioria das séries estão tendo realmente quedas nas vendas nesse período; porém Kimetsu no Yaiba, contrariando praticamente toda a lógica, está conseguindo vender muito mais. Isso sem contar as vendas digitais, que devem ter aumentando nesse período. Imaginem quanto a série estaria vendendo em um cenário normal.
O pessoal parece não estar interessado somente em COMPRAR OS VOLUMES DO MANGÁ, mas também estão comprando as “Novels”, que nem são escritas pela autora, Gotouge. As duas novels já lançaram são as obras que mais rapidamente chegaram a marca de 1 milhão de cópias vendidas na história, e podem, tranquilamente, se tornar uma das novels bem mais vendidas da história. A Shueisha anunciou que inclusive já estão produzindo uma terceira novel, com destaque em Tanjirou.
E não acabou: Não é somente o mangá e as novels que estão vendendo como água: Gurenge, música de abertura do anime, também está vendendo números absurdos. A música, mesmo tendo sido apresentada quase um ano atrás, ainda é uma das mais ouvidas do Japão. Já vendeu mais de 700 mil unidades digitais e 100 mil de unidades físicas, se tornando assim a quarta música mais ouvida na história do Ranking Oricon Digital. Esses números podem parecer pequenos, mas no Japão, significa que a série está preste a alcançar o disco de Diamante.
O mais incrível é que Kimetsu no Yaiba não teve esse aumento por causa unicamente do anime: Antes da sua estreia, já vendia muito bem, alcançando vendas similares as atuais de Black Clover, por exemplo. O anime ajudou a série a superar a marca de 1 milhão, porém esse salto de vendas, veio MESES depois do encerramento do anime. Normalmente, e te digo, de todos esses anos seguintes, um boost de um anime acontece entre a estreia do anime e dois meses depois do seu encerramento. É muito raro que uma série, mais de 9 meses depois do anime ter sido encerrado ainda estar aumentando tanto de vendas. O anime de Kimetsu no Yaiba estreou UM FAZ ATRÁS e a série ainda consegue colocar todos os seus volumes entre os mais vendidos semanalmente.
É claro que o encerramento da série está tendo um papel fundamental para o seu aumento de vendas: O público japonês está simplesmente apaixonado pela série. Os números de cosplays aumentaram tantissimo, e TODOS, realmente TODOS os produtos relacionados a Kimetsu no Yaiba estão vendendo muito bem. A previsão é seu filme também tenha uma bilheteria gigantesca. A série no Japão conseguiu alcançar um patamar de sucesso que nenhuma série, desde ONE PIECE, tinha conseguido alcançar. São números espetaculares.
Kimetsu no Yaiba tem várias qualidades que levaram a série a entrar no coração dos seus leitores japoneses. A primeira de todas é um fator cultural, a série tem uma estética, tem um “Background” que lembra muito o Japão tradicional, deste modo, os japoneses que crescem ouvindo essas histórias sobre fantasmas, demônios e samurais, se sentem atraídos pela temática da série. Kimetsu no Yaiba, deste modo, também inspira os jovens a procurarem mais obras e histórias que falam dos seus antepassados, falam sobre um Japão mais antigo, um Japão secular.
Depois Kimetsu no Yaiba teve uma adaptação de anime com um sucesso absurdo: Quando o Episódio 19 estreou, a internet realmente quebrou: Eu me lembro como aqui no Analyse It todo mundo estava comentando sobre esse episódio. Kimetsu no Yaiba se tornou um dos assuntos mais comentados no Japão, e esse grande “AUÊ” estimulou muitas pessoas a começarem a ver o anime, resultando deste modo, em um aumento em vendas e popularidade. Porém sejamos sinceros, mesmo que você não goste de Kimetsu no Yaiba, por achar a história clichê, não podemos negar que a sua animação é uma das melhores já produzidas na história.
Tecnicamente, é inegável o trabalho realizado pela UFOTABLE. Se você disser que essa adaptação não é nada demais visualmente, tem somente duas alternativas: Você ainda não conhece muito bem o anime e não consegue entender a dinâmica de uma boa animação, algo totalmente aceitável, ninguém deve ser “EXPERT” em anime. Ou, tem uma segunda opção que é: Você odeia tanto a série que não consegue nem mesmo avaliar suas grandes qualidades. A animação de Kimetsu no Yaiba é realmente espetacular.
E como ONE PIECE, Kimetsu no Yaiba tem um elemento muito importante para uma série se tornar um grande sucesso em vendas: É engraçada. O humor acaba abrindo portas para públicos de todas as idades. Kimetsu no Yaiba é cheio de momentos “GAG” muito bem montados e que utilizam os traços dos personagens. Por este motivo que Kimetsu no Yaiba, mesmo sendo mais “obscuro”, consegue muito bem agradar também um público bem mais jovem.
Por fim, Kimetsu no Yaiba tem duas sortes: O primeiro é que sua explosão chegou justamente quando o anime estava preste acabar, deste modo o público também se interessou em saber quando esse mangá, que todo adolescente no Japão está comentando, vai terminar. Imagina você ir para o colégio e ver seus amigos comentando sobre Kimetsu no Yaiba, mas você não poder entrar na discussão, pois você não lê o mangá? Você se sente excluído. Kimetsu no Yaiba no Japão tem uma dinâmica parecida com a última temporada de Game of Thrones. E a segunda sorte, que não é tanta sorte, é planejamento da autora, a série tem poucos volumes, por isso, enquanto algumas pessoas ao saber que um mangá tem setenta volumes decide não ler, Kimetsu no Yaiba por ter 20 volumes, se torna bem mais acessíveis. Somado ao fato da Shonen Jump vender menos que no passado, a série conseguiu quebrar esse recorde.
E por isso eu digo, era previsível que Kimetsu no Yaiba quebrasse a Shonen Jump: A série é uma febre, um fenômeno cultural que não víamos a muito anos, e em um período que a pirataria está dominando o mercado, vê que uma série ainda consegue estimular as pessoas a saírem de casa para comprar os volumes é realmente animador (mesmo que nesse período, eu recomendo encomendar online os seus mangás preferidos). Vocês sabem como eu sou entusiasta da Shonen Jump e amo seguir esses dados de vendas, não por achar que as vendas representam a qualidade, pois não acredito nisto, porém, eu acho que as vendas são um modo ótimo para podermos ter uma análise cultural. Vermos como um determinado público está pensando e o que eles estão amando, e o produto no Japão, do momento é somente um:
Kimetsu no Yaiba. E digo, apreciam esse acontecimento, esse fenômeno cultural, pois é muito raro que um mangá consiga ter todo esse sucesso, é raro ver uma série quebrar os recordes deste modo.
EDIT: Eu disse inicialmente que o Japão estava em LOCKDOWN, quando só teve mobilidade reduzida. Corrigi essa informação. E adicionei no primeiro paragráfo, deixei clara a informação que a Edição #24 trouxe o último capítulo de Kimetsu no Yaiba.