Adeus Kimetsu no Yaiba.
Weekly Shounen Jump #24 (18/05/2020)
Time Paradox Ghost Writer c01 (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Kenji Ichima <Roteiro> e Tsunehiro Date <Arte>)
01 – Yakusoku no Neverland c177
02 – Haikyuu!! c393
Shinrin Ouja Moriking c04
03 – Black Clover c250
Kimetsu no Yaiba c205 (Página Colorida, FIM)
04 – Mashle c15
05 – Boku no Hero Academia c271
Dr. Stone c150 (Página Colorida)
Bone Collection c03
06 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c158
Undead Unluck c16 (Página Colorida)
07 – Jujutsu Kaisen c106
08 – Mitama Secu-Ri-ty c36
09 – Act-Age c112
10 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c35
11 – Chainsaw-man c69
12 – Agravity Boys c20
13 – Majo no Moribito c14
14 – Yuragi-sou no Yuuna-san c206
Ausentes: One Piece c980 e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Nessa edição tivemos o último capítulo de Kimetsu no Yaiba: A série encerrou a sua estrada com 205 capítulos, um pouco mais de 4 anos. Sinceramente, para mim acabou sendo uma estrada realmente espetacular: O início de Kimetsu acabou sendo muito complicado. A série vendeu muito pouco, e seu companheiro de leva, Yuragi-Sou no Yuuna-San vendeu bem mais no primeiro volume.
A partir do terceiro volume, Kimetsu no Yaiba aumentou muito suas vendas, conseguindo alcançar antes do seu anime a marca de 200 mil cópias por volume, um número maior daquele alcançado atualmente por Jujutsu Kaisen. Não podemos dizer que a série se tornou um sucesso por causa do anime, deste modo, suas vendas já eram muito boas e promissoras. Não podemos negar que o anime fez com que a série superasse a marca de 3 milhões por volume, com uma adaptação mediana talvez o mangá estaria vendendo entre 400 à 600 mil cópias, números similares a Boku no Hero Academia e Haikyuu!!.
Kimetsu no Yaiba encerra sua jornada na revista com muitos haters, mas principalmente com muitos leitores e seguidores. É fácil comentar na internet quanto você odeia o sucesso de uma série e quanto “X” mangá merecia vender muito mais, mas sejamos sinceros, essas opiniões negativas, mesmo que válidas, não mudam o quanto Kimetsu no Yaiba está sendo marcante para a revista. Uma série entrar na história ou não, entrar ou não na lista dos clássicos da Shonen Jump, independente da opinião negativa de alguns.
O que rende uma série marcante e histórica, é o seu apelo com o público geral, sua relação com os leitores da revista: Quando vemos uma série como Kimetsu no Yaiba, que em seis meses, conseguiu quebrar o recorde ANUAL de vendas, já podemos deduzir que MUITAS pessoas estão amando ler esta série, e que, mesmo tendo uma minoria que a odeia e esperneia sobre quanto a série não merece esses grandes números de vendas, ela mantém um sucesso é inegável.
A realidade é que não somos nós, com nosso senso crítico impecável e nosso tato de sommelier de mangás que definimos qual será a obra que irá marcar uma geração, qual será o mangá que irá inspirar novos leitores a se tornarem mangakás. Não somos nós, os sommeliers de quadrinhos a definir se uma série terá um apelo popular massivo; quem define isso é o grupo de leitores, e principalmente é o tempo, que pode tornar um grande sucesso em uma obra atemporal. Esse mesmo tempo decidirá se uma obra será esquecida ao passar dos anos ou se tornará um grande clássico eterno.
Não adianta dizer que “Kimetsu no Yaiba é uma obra feijão com arroz, sem nada especial, e completar o seu vil discurso com “se a pessoa tivesse um mínimo conhecimento de mangás, entenderia a mediocridade de Kimetsu”, atacando todos os leitores que gostam da série, chamando-os de “ignorantes” e “não-cultos”. Não adianta gritar esses comentários, pois enquanto você escreve sua crítica aos amantes de uma obra cultural, essa mesma obra está fazendo milhares ou milhões de crianças, jovens e adultos, se divertirem, se emocionarem, esquecerem seus problemas, despertarem a própria criatividade e talvez até mesmo, se inspirarem em se torna um desenhista. A sua crítica aos amantes da série, serão sempre menos marcantes e menos relevantes, do que o impacto que essa série está causando.
Criticar uma obra artística é a base da liberdade de expressão e todos são livres de dizer a própria opinião, é sempre legal vermos opiniões diferentes, contrastantes, para assim poder criar um quadro diversificado de visões; porém criticar os leitores de uma série ou passar horas a destilar ódio à um mangá só porque tu não suporta a ideia que uma obra tenha muitos leitores e amantes, é desnecessário e talvez tu poderia utilizar o teu precioso tempo, para ler ou reler um desses mangás que tu considera intelectualmente e artisticamente superior.
E mesmo Kimetsu no Yaiba passando longe de entrar na minha lista de obras preferidas da história, mesmo eu preferindo dentro da própria revista outros mangás, tiro o meu chapéu para esse grande feito realizado por Koyoharu Gotouge, pois conseguir alcançar um número de leitores tão grandes, movimentar a vida de milhões de pessoas e conseguir PROVAR que o mercado de mangás ainda é capaz de movimentar massas, é realmente espetacular, único nesse período de pirataria. Talvez, para o público comum você será esquecida daqui a 15 ou 20 anos, não posso saber, mas para nós, amantes da Shonen Jump, que amam estudar essa revista e amam a história da WSJ, digo: Parabéns para a Gotouge, a rainha/rei que conseguiu destronar ONE PIECE.
Em primeiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que também está acabando: É bem provável que na próxima leva, vejamos o substituto de Neverland. A leva deve chegar somente em Julho, e deve ter Burn The Witch, e mais outros dois mangás, provavelmente de autores menos conhecidos. Existe a possibilidade que os editores apostem em dois autores grandes para ver se conseguem emplacar duas novas séries de sucesso imediato, mas acredito mais na primeira combinação: Um veterano e dois menos conhecidos.
Em segundo lugar tivemos Haikyuu!!, que conseguiu uma colocação altíssima, a série pode estar terminando, mas eu não a vejo terminar antes de 2021 – Aliás, esse arco ainda pode durar outros 1 à 4 anos, dependendo de quanto longo o autor planeja ir –. Em terceiro lugar tivemos uma grata surpresa, Black Clover. A série se encontra muito estável e com boas vendas. Talvez agora que está terminando Neverland e Kimetsu no Yaiba, Black Clover volte a receber muita atenção.
Em quarto lugar tivemos MASHLE; tudo indica que a série teve uma ótima recepção e seu primeiro volume, que será lançado em junho, deve vender bem. Os editores estão apostando alto em MASHLE e eu acredito que possa se tornar um novo PSI Kusuo Saiki. Em quinto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que também deve voltar a receber posições mais altas com o encerramento de Neverland e Kimetsu: Os editores devem apostar muito mais em Jujutsu Kaisen, Boku no Hero Academia e Black Clover nos próximos meses.
Em sexto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que também deve acabar nesse ano. É bem possível que quatro séries veteranas terminem esse ano: Kimetsu no Yaiba, Yakusoku no Neverland, Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai e Yuragi-Sou no Yuuna-San. Em sétimo lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que, na minha opinião irá começar a receber colocações mais altas a partir de junho. Inclusive na próxima edição teremos mais notícias sobre o seu anime, que tinha caído no esquecimento. Eu não acho que será um anúncio de uma data, não é o período correto para anunciar uma data, mas talvez seja a revelação do design dos personagens, do estúdio e da STAFF. Eu acho isso seria já o suficiente para deixar muitas pessoas animadas.
Em oitavo lugar tivemos Mitama Security, que continua recebendo posições boas: Talvez o mangá seja o novo Spring Weapon Number One – Série de comédia que tinha um grande apoio infantil, que porém não conseguia vender bem. Spring Weapon durou um pouco mais de 1 ano. Em nono lugar tivemos Act-Age, que mesmo ainda tendo um anime anunciado, eu acredito que muito em breve veremos esse anúncio. É bem provável que o seu anime estrei entre Abril e Outubro de 2021. Com certeza devem ter estúdio bons interessados na obra.
Em décimo lugar tivemos Yozakura-San Chi no Daisuken. Então, a série não está vendendo muito mal, porém ainda não é o suficiente para considerarmos a série um sucesso: O mesmo provavelmente vale para as demais novas séries. É por isso mesmo que os editores estão classificando a mal essas séries (Tirando MASHLE). Estão esperando ver como vão os próximos volumes, antes de decidirem quais séries serão canceladas e quais restarão. Em décimo primeiro lugar tivemos Chainsaw-man, que se encontra em uma boa situação, mesmo tendo tido uma posição baixa esta semana.
Os três últimos colocados, respectivamente: Agravity Boys, Majo no Morobito e Yuragi-Sou no Yuuna-San, correm todos riscos reais de serem cancelados. Agravity Boys tem 50% chances de ser cancelado, depende das vendas do seu volume. Majo no Morobito tem 85%, é MUITO provável que termine sendo cancelado, e Yuragi-Sou no Yuuna-San deve ter uns 30%, é mais provável que se salve, mas suas posições podem indicar uma intenção de cancelamento.
Votação TOC #24!
O número de votantes está aumentando cada edição e só posso agradecer para vocês. O primeiro colocado da votação da semana passada acabou sendo justamente Boku no Hero Academia, em segundo lugar tivemos ONE PIECE e em terceiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen (O resultado completo logo abaixo, no início dos comentários Disqus). É muito interessante perceber como Jujutsu Kaisen, mesmo ainda tendo menos leitores, consegue estar constantemente em posições altas. Se depende do público do Analyse It o anime vai ser um grande sucesso.
A votação dessa semana está ABERTA! Além de vocês poderem dar uma nota de 4 a 10 para cada um dos mangás presentes, essa semana vocês podem responder outras duas perguntas: “Vocês gostaram do último capítulo de Kimetsu no Yaiba” e “O que você acha do sucesso de Kimetsu no Yaiba”.
VOTE: AQUI