O BONDE DOS NOVATOS!
Weekly Shounen Jump #19 (06/04/2020)
One Piece c976 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Kimetsu no Yaiba c201
02 – Haikyuu!! c389
03 – Dr. Stone c146
04 – Black Clover c246
Boku no Hero Academia c267 (Página Colorida)
05 – Yakusoku no Neverland c174
06 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c154
Naraku no Kou (Página Colorida, One-shot de Tsujita Taisei, 49 páginas)
Jujutsu Kaisen c102 (Página Colorida)
07 – Mashle c11
08 – Act-Age c108
09 – Chainsaw-man c65
10 – Yuragi-sou no Yuuna-san c202
11 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c31
12 – Mitama Secu-Ri-ty c32
13 – Undead Unluck c12
14 – Majo no Moribito c10
15 – Zipman!! c17 (FIM)
16 – Agravity Boys c16
Ausente: Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Previa da Weekly Shounen Jump #20
Capa, Página colorida de Abertura: Shinrin Ouja Mori King (Nova Série de Tomohiro Hasegawa)
Página Colorida: Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, Dr. Stone, Mashle
Extra: Nyuro Hyusoku Tenka (One-shot de Haru Tsukuda)
Previa da Weekly Shounen Jump #21
Capa, Página Colorida de Abertura: Bone Collection (Nova Série de Kirara Sakajun)
Previa da Weekly Shounen Jump #24
Capa, Página colorida de abertura: Time Paradox Ghost Writer (Nova Série de Ichima Kenji <História> & Date Tsunehiro <Desenho>)
Em primeiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba; O capítulo 200 da série acabou sendo o eleito o melhor capítulo da semana passada, de acordo com os leitores do Analyse It, porém eu não acho que o capítulo dessa semana será eleito o melhor, já que acabou sendo um pouco polêmico, muitos esperavam uma coisa e o(a) autor(a) entregou o contrário. Comentando sobre a situação da série na revista; ainda existe uma possibilidade de a série terminar antes dessa leva de três novos mangás que está para a estrear, já que temos o último mangá da leva estreando na Edição #24 (enquanto os outros dois estreiam na Edição #20 e #21 – Lembrando que a Edição #22-23 é uma edição dupla), por isso temos uma pequena pausa entre um volume e outro, indicando que talvez os editores estejam esperando o encerramento de um mangá veterano. Talvez, se Kimetsu no Yaiba não terminar nesse arco atual, temos que começar a contar o mangá como um pilar (Já que ficariam, no mínimo, dois anos como destaque máximo da revista).
A série já vendeu 34 milhões de cópias em 5 meses (Dezembro – Abril, o ano comercial no Japão inicia em Dezembro), com mais 4 milhões irá conseguir superar o recorde de ONE PIECE, que tinha vendido 37 milhões de cópias em somente um ano. Nunca uma série vendeu tanto em um único ano quanto Kimetsu no Yaiba, é um resultado espetacular e assustador. Você pode não gostar de Kimetsu no Yaiba, porém é inegável que a série está entrando na história e será lembrada pelos seus recordes. Se eu tiver que escrever uma retrospectiva do Ano 2019 e 2020, seria impossível não dar um grandíssimo destaque para Kimetsu no Yaiba.
Porém não é somente as vendas gerais de KnY que estão altas, as vendas de cada volume também são altíssimas, os volumes de KnY estão vendendo mais que ONE PIECE – A série atualmente está vendendo mais de 2.4 milhões por volume (e continua a aumentar em 100 mil unidades por semana) – enquanto ONE PIECE vende 2.3 milhões por volume. Em ambos estou contando um período de um ano. O que podemos concluir com essas informações? Atualmente tem mais pessoas interessadas em comprar um novo volume de Kimetsu do que de ONE PIECE. Desde quando temos dados concretos do Ranking Oricon que uma série da Jump não vencia o rei dos mangás.
Em segundo lugar tivemos Haikyuu!!, que pode estar na sua última partida como pode não estar; O autor anunciou que esse seria o último arco, mas não sabemos quanto durará esse arco. Eu realmente acredito que Haikyuu!! irá ter outras partidas além dessa. Lembrando que a série de vôlei é atualmente o quarto mangá que mais vende na revista, perdendo somente para Yakusoku no Neverland, Boku no Hero Academia, Kimetsu no Yaiba e ONE PIECE, a série é também o único mangá de esporte. Em terceiro lugar tivemos Dr.Stone, que continua muito estável na revista. O mangá tem uma boa recepção interna e tem o apoio editorial, mesmo vendendo relativamente pouco.
Em quarto lugar tivemos uma grata surpresa, Black Clover. A série conseguiu dar um pulo do gato e mostrar que ainda é relevante. Semana passada os primeiros colocados quase todos tiveram capítulos muito bem recepcionados: Os quatro mangás mais bem avaliados pelos leitores do Analyse It foram os 4 mangás que estavam no TOP 5 da TOC (Chainsaw-man, Kimetsu no Yaiba, Boku no Hero Academia e Haikyuu!!), demonstrando que os editores realmente estão levando em conta a qualidade do capítulo no momento do ranqueamento. Black Clover normalmente é classificado na zona intermediária, entre a sexta e a décima colocação, deste modo a classificação dessa semana é mais alta que o normal, pode ser que o bom ranqueamento dessa semana seja por causa de um capítulo de ótima qualidade.
Em quinto lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que continua se prolungando mais do que muitos esperavam, e não vejo o mangá terminando nos próximos quatro capítulos, mesmo sendo possível. Eu acredito que o encerramento de Neverland esteja previsto para a leva de novos mangás que irá estrear em Junho ou Julho desse ano; Essa leva terá muito provavelmente Burn The Witch, o novo mangá do nosso querido Tite Kubo, criador de BLEACH. Em sexto lugar tivemos a comédia romantica Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que deve terminar no segundo semestre desse ano ou no primeiro semestre de 2021; O autor previu 20 volumes (que seria alcançado em setembro), mas é muito possível vermos o mangá terminar no volume 21. Eu diria que dificilmente Boku-tachi supera esse volume.
Em sétimo lugar tivemos MASHLE, que foi o único mangá do “Bonde dos Novatos” (Mangás que estão a menos de um ano na revista) a não ser classificado nas últimas colocações, além disso a série vai ganhar uma página colorida na próxima semana. Entratanto, os editores irão lançar seu primeiro volume somente a junho, seis meses depois do seu lançamento, uma escolha muito estranha por parte dos editores. Talvez eles queiram analisar melhor a popularidade interna da série? Não consigo encontrar uma resposta muito clara para esse lançamento tardio (Ou talvez vejamos uma redução de páginas por parte da série). Eu não estranharia em ver o volume de MASHLE sendo adiantado para a maio.
Em oitavo lugar tivemos Act-Age, que só está esperando o seu anime. Eu acredito que no segundo semestre desse ano veremos o tão esperado anúncio do anime de Act-Age. Em nono lugar tivemos Chainsaw-man, que continua sendo um dos mangás mais lidos e amados do Analyse It, é incrível a sua popularidade aqui no Site. Em décimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que pode terminar a qualquer momento, mas eu realmente desisti de prever o seu encerramento, simplesmente deixarei os editores decidirem por si só. Não irei mais opinar.
BONDE DOS NOVATOS
Inauguro a vocês o novo grupo da Shonen Jump: O Bonde dos Novatos, composto por 6 integrantes (o sétimo acabou endo expulso agora); O grupo na verdade são os escolhidos para um experimento, no qual somente dois deles (ou no máximo três) irá sobreviver a mais de 1 ano. Os integrantes são: MASHLE, Yozakura-San, Mitama Security, Majo no Moribito, Agravity Boys, UNDEAD + UNLUCKY, e o recém-morto do grupo; Zipman. Porém, esse Bonde dos Novatos está mais para um Hunger Games, e alguns deles não irá sobreviver. Quais serão? Vamos ver a possibilidade de cada um.
Em décimo primeiro lugar tivemos Yozakura-san Chi no Daisakusen; a série conseguiu a segunda colocação mais alta entre os seus companheiros, perdendo somente para MASHLE. As chances de Yozakura-san são boas, mas a série corre um risco real, dependerá das suas vendas no segundo volume. O primeiro volume recebeu duas reimpressões, dando a crer a série está vendendo muito bem, por isso eu acredito que veremos Yozakura-San sobrevivendo as próximas duas levas. Em décimo segundo lugar tivemos Mitama Security, que, na minha opinião, começará a ser classificado em posições baixas, assim que os editores tiverem certeza de que Agravity Boys e MASHLE são um sucesso de público.
Em décimo terceiro lugar tivemos UNDEAD + UNLUCKY que acabou sendo classificado em uma colocação baixa, porém tudo indica que seu primeiro volume irá vender bem, já que inclusive os editores estão fazendo bastante propaganda. Por isso, eu acredito que essa posição ruim tenha sido somente temporânea e na próxima semana veremos Undead + Unlucky em uma colocação um pouco mais alta. De qualquer modo o seu sucesso depende diretamente das vendas do seu primeiro volume. Em décimo quarto lugar tivemos Majo no Morobito, que tem realmente baixas chances de se salvar, porém ainda não são zero, e o mangá pode acabar renascendo das cinzas.
Em décimo quinto lugar tivemos ZIPMAN, que terminou sendo cancelado nessa edição. Próxima edição irá estrear a nova leva com três novos mangás, e os editores até agora cancelaram somente dois mangás; Pode ser que estão aumentando a revista de um “SLOT” (possível), pode ser que estão esperando para um veterano ser encerrado (chances medianas) ou planejam cancelar um outro novato, quem sabe Agravity Boys ou Majo no Morobito. Em último lugar tivemos Agravity Boys, o seu volume parece estar vendendo bem na Amazon, mas por algum motivo mesmo assim a série foi classificada em uma colocação baixa, abaixo do mangá cancelado, será um presságio ruim? Agravity Boys está correndo risco? Esperarei a classificação da próxima semana antes de opinar.
Classificação do Bonde dos Novatos:
1 – MASHLE
2 – Yozakura-San Chi no Daisakusen
3 – UNDEAD + Unlucky
4 – Mitama Security
5 – Agravity Boys
6 – Majo no Morobito
*Vermelho em perigo de cancelamento, em preto “em cima do muro” e verde “seguro”.