O Melhor Mangá do Ano É…
Olha quem chegou o TOP 10 – Melhores Mangás de 2019. Quais foram os melhores mangás do ano passado? Lembrando que estou avaliando somente os capítulos lançados em 2019 no JAPÃO. Venha descobrir agora. Usei nessa análise três principais quesitos:
Qualidade da Arte: O traço de um autor é totalmente subjetivo, mas levo em consideração quanto o autor consegue ser claro em seus quadros e suas cenas: Autores que tendem a desenhar quadros confusos, que prejudicam a leitura do leitor, tendem a perder posição. Autores que entregaram páginas lindíssimas, com quadros fantásticos, tendem a ganhar mais pontos.
Progresso da História e Reinvenção: Quanto a história de uma série avançou em 2019. Mangás que praticamente não avançaram, por causa da pouca quantidade de capítulos ou por causa da enrolação do autor, perdeu colocações. Nesse quesito também levo em consideração quanto o autor está conseguindo inovar na sua história, no mesmo tempo que avança com o enredo. Por isso, quanto não se torna repetitivo com certas tramas. Esse é o quesito que mais importa de todos, foi o quesito que deu a vitória para Shingeki no Kyojin em 2017 e Diamond no Ace em 2018. E digo, será o quesito que dará a vitória ao mangá de 2019.
Emoção dos Capítulos de acordo com os leitores: Quanto os capítulos foram emocionantes e marcantes – Séries que entregaram capítulos que deixaram seus leitores eufóricos, tendem a ter melhores colocações. Séries com vários capítulos esquecíveis, perdem pontos – Por isso a opinião dos leitores também foi utilizada como parâmetro -. Séries que entregaram capítulos que fecharam as pontas abertas, desenvolveram o Background de personagens secundários, ou que estão expandido o seu universo de modo competente (Estimulando o interesse dos leitores) ganharam pontos extras.
Menções Honrosas: Uchuu Kyoudai – A série não apareceu no TOP 10, e tenho certeza que apareceri, por um simples motivo: Não tivemos capítulos suficiente, nem traduzidos em inglês. Por isso darei uma décima colocação simbolica para essa série, que sempre esteve entre os dez primeiros colocados.
10 – Golden Kamuy
Em décimo lugar tivemos Golden Kamuy; Eu sei que tem poucos capítulos traduzidos em português, mas recomendo para quem sabe inglês, dar uma chance para esse mangá, que é incrível. Golden Kamuy em 2019 entregou novamente capítulos de altíssima qualidade: Continuou a desenvolver bem seus personagens. Acho que o destaque vai para todo o arco relacionado à Sofia, que acabou agradando bem os leitores e avançou muito bem a história (Ganhando pontos nesses dois quesitos importantíssimos). Golden Kamuy, deste modo teve um grande ano de 2019.
09 – Kingdom
Em nono lugar tivemos Kingdom, que ano passado continuou entregando ótimos capítulos como nos anos precedentes: A série perdeu alguns pontos por causa que os primeiros capítulo do ano foram bem arrastados (por isso, no quesito agradar ao público e progresso da história, deu uma capengada), mas em compensação, os últimos capítulos do ano, tiveram vários confrontos realmente eletrizantes, que conseguiram deixar os leitores de cabelos em pé. Por exemplo a cena que usei como capa, foi muito bem montada. Kingdom continua sendo um dos maiores mangás da atualidade e que mesmo nos seus períodos ruins, entrega capítulos de altíssima qualidade. É merecida sua nona colocação.
08 – Beastars
Em oitavo lugar tivemos o queridinho do site, que já reservei uma análise individual, Beastars: A série no ano retrasado conseguiu a segunda colocação, mas no ano passado (2019) teve uma ligeira queda, por variados motivos: O principal é que o mangá acabou não sendo tão empolgante em 2019 quanto em 2018. O que para mim não significa que a série teve um ano ruim, já que mesmo assim, a série conseguiu conquistar a oitava colocação.
Em 2019 Beastars conseguiu desenvolver muito bem alguns personagens secundários (ganhou ponto nesse quesito): Vimos um ótimo desenvolvimento de Louis e também conhecemos mais do psicopático Melon, que sinceramente está sendo um ótimo vilão. A série também apresentou novas interações entre as espécies, e ainda por cima trouxe cenas de tensão e ação relacionadas à essas interações (e não simplesmente piadinhas), como no caso das cenas com o Tubarão. É interessante ver como a obra está caminhando para o seu encerramento de modo coeso e interessante. Eu acredito que Beastars continua sendo uma série de altíssima qualidade que merece ser lida por todo mundo.
07 – Kimetsu no Yaiba
Em sétimo lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, a série que explodiu em vendas em 2019 e 2020: Somente nos dois primeiros meses de 2020, vendeu incríveis 22 milhões de unidades, um resultado alcançado somente por ONE PIECE. Contudo, juntamente com um grande sucesso, vem uma grande responsabilidade: Para manter o público conquistado, uma série precisa entregar capítulos de qualidade. Se não, acontece o que aconteceu com séries como Shokugeki no Souma, Katekyou Hitman Reborn e Fairy Tail, que tivemos grandes quedas de vendas meses depois da estréia do seu anime.
Kimetsu no Yaiba em 2019 entregou capítulos que merecem essa oitava colocação: A série está entregando seus últimos capítulos, e além de entregar lutas emocionantes, como a batalha contra Kokushibou, tivemos várias surpresas que deixaram vários leitores surpresos e tristes, como a morte de dois personagens importantíssimos. Por isso, esse ano a pontuação de Kimetsu no Yaiba no quesito arte acabou sendo altíssimo (A série, nos últimos dois anos, deu realmente um pulo de qualidade, artisticamente falando), é inegável que a história progrediu MUITO (e mantendo a qualidade), e também conseguiu agradar tantos leitores. O TOP 10 para Kimetsu no Yaiba era inevitável.
06 – SPY X FAMILY
Em sexto lugar tivemos um mangá que estreou no ano de 2019, mas que já conseguiu conquistar inúmeros leitores: SPY X FAMILY, o mais novo sucesso da Jump Plus. SPY X Family funciona justamente por cumprir perfeitamente o seu objetivo: Entregar uma comédia descontraída, que leva os seus leitores crises de gargalhada. Existem na arte dois gêneros de comédias: Aquelas que podem te ajudar a refletir sobre uma temática, já que trazem uma crítica social atrás: O humor de Punpun, certos capítulos de SKET DANCE, a depressão de BoJack, a irreverência de Parasite, já outras comédias tem como puro objetivo entregar cenas bobas e absurdas que te fazem rir.
SPY X FAMILY se enquadra nesse segundo grupo: A sua história é simples, mas muito bem apresentada e desenvolvida. O mangá deste modo, não se baseia no desenvolvimento de personagens, mas sim em criar situação no quais essa família de espiões passa. Situações comuns, que são levadas a momentos cômicos, é aquela velha, porém muito funcional, tática que colocar pessoa não-comuns obrigadas a passar por situações normais. Os três protagonistas também são um grande ponto forte, já que todos eles têm uma personalidade hilária. SPY X FAMILY é realmente uma das melhores comédias do mercado atualmente.
05 – Sangatsu no Lion
Em quinto lugar, tivemos uma presença obrigatória no TOP 30 dos melhores mangás do ano: Sangatsu no Lion. A série é uma das mais premiadas do Japão, com vendas sólidas e um anime de sucesso. O motivo pelo qual Sangatsu no Lion é tão aclamado, é justamente a sua inacreditável capacidade de tratar várias temáticas sérias com delicadeza, inteligência e emoção. Esse ano a série não ficou entre os três primeiros colocados, mesmo assim, na minha opinião entregou capítulos realmente ótimos, que são dignos de um TOP 5.
Sangatsu no Lion em 2019 continuou entregando capítulos pequenos, porém, com discussões válidas sobre a depressão e sobre a vida. Para mim um dos pontos mais altos acabou sendo justamente o capítulo 164, no qual afundamos nas inseguranças do protagonista, nas suas confusões mentais, em um universo de metáforas e imagens bem desenhadas. Os diálogos dos capítulos precedentes e sucessivos, também foram ótimos. Sangatsu no Lion continua sendo o que os leitores pedem: Uma incrível caminhada na mente frágil de um jovem.
04 – Act-Age
Em quarto lugar tivemos um mangá que eu tenho um grande problema em gostar, mas que sem sombras de dúvidas merece estar entre os dez melhores: Quando comecei a ler Act-Age, não tinha gostado do mangá, por ser muito dramático para meus gostos. Eu não criei simpatia pela protagonista também, porém, com o andar da carruagem, percebi as tantas qualidades que circundam essa ótima série que mistura atuação (Cinema e Teatro) com elementos criativos e fantasiosos.
Ano passado Act-Age entregou os melhores capítulos até agora, principalmente a sequência de capítulos entre 83 e 92 no qual vemos a peça teatral. A série conseguiu entregar várias cenas emocionantes e tensas, que levaram os leitores a enlouquecer (nos fóruns, o pessoal ficou super ansioso pelo capítulo seguinte). É interessante como o autor pega uma “peça teatral” e consegue transformar em uma disputa interna entre os atores, fazendo ver a incrível capacidade de atuação de cada um. Act-Age merece todo o amor do mundo.
03 – JoJolion
Uma das séries mais amadas da atualidade está preste a encerrar sua oitava parte, e obviamente, quanto mais a série está próxima do seu clímax, mais os seus capítulos se tornam emocionantes: Estamos vendo os personagens alcançarem suas conclusões, vários mistérios sendo resultados. É uma sequência de bons capítulos, que estão levando os seus principais seguidores a loucura. Além disso, o autor também está progredindo muito bem com a história, ganhando pontos nesse quesito.
O capítulo que fez a série alcançar a terceira colocação, a colocação mais alta da série até agora, para mim foi o seu capítulo 92, lançado em novembro (no Japão). Foi um capítulo cheio de tensão e muito dramática, no qual um dos personagens estava realmente preste a morrer. Talvez, o capítulo 92 de Jojolion, tenha sido um dos melhores capítulos de JoJo já lançado, um capítulo aclamado pelos seus leitores e somente por ele, a série já merecia estar no TOP 10.
02 – Haikyuu!!
Em segundo lugar tivemos nosso querido Haikyuu!!, que também teve um ano de 2019 muito interessante. Por um momento a série ficou em primeiro lugar na classificação: Eu serei sincero, para mim Haikyuu!! foi a minha série preferida em 2019, juntamente a Kimetsu no Yaiba, porém analisando os quesitos, percebi que o primeiro colocado deveria ser uma outra série. Mesmo assim, Haikyuu!! entregou capítulos emocionantes e simplesmente revolucionou o seu modo de narrar a história.
Primeiramente tivemos um jogo (que, por motivos de spoilers, não posso dizer contra ou em qual torneio), que teve várias reviravoltas, que levou os leitores a ficarem loucos. Vários momentos tensos, no qual não sabíamos mesmo quem poderia vencer a partida. Depois, na segunda metade do ano (mais para o fim), tivemos o incrível Time-Skip, que trouxe Haikyuu!! ao Brasil, trazendo uma dinâmica totalmente nova para série: A sua segunda colocação é totalmente merecida. O autor teve uma coragem absurda em mudar totalmente o modo no qual a série vinha narrada, e conseguiu agradar praticamente todos os leitores, deste modo, maximizando a pontuação no quesito: Reivenção, Progressão da História e agrado aos leitores. Além de continuar entregando uma arte estupenda.
01 – ONE PIECE
Em primeiro lugar não podíamos ter um outro mangá, ONE PIECE. Eu estava com uma dúvida cruel: Considerar o seu capítulo 367 ou não (E este na verdade é o motivo do atraso de dois dias do TOP 30). Inicialmente eu não iria considerar tanto esse capítulo, e talvez colocaria em Haikyuu!! em primeiro lugar, porém depois de discutir com o Siul e um amigo meu daqui da Itália, percebi que na verdade, mesmo não considerando esse capítulo, ONE PIECE iria merecer o primeiro lugar do TOP 30.
Deste modo, decidi chutar a barraca, e considerar o capítulo 367; que mesmo não concluindo o Flashback de Gold D. Roger, certamente foi o momento mais importante de todo o Flashback. Essa sequência de capítulos também nos ajudou a conhecer um dos personagens mais icônicos da série, nos aprofundando na sua história e respondendo muitas dúvidas que estavam em aberto. Os capítulos que vieram antes desse Flashback também foram muito bons, já que desenvolveram bem vários personagens secundários, usou de modo criativo personagens já bem conhecidos (Big Mom) e está criando um ótimo hype para a conclusão do arco atual.
ONE PIECE em 2019 entregou capítulos de altíssima qualidade, que ajudaram a progredir a história. É, com certeza, a série que mais avançou no quesito: Progressão da história. Além disso conseguiu agradar a maioria dos seus leitores. O arco de Wano com certeza irá se tornar um dos mais marcantes da história do mangá e seria um erro enorme da minha parte não colocar ONE PIECE na primeira colocação.