O que aconteceu em Kimetsu no Yaiba?
Weekly Shounen Jump #18 (30/03/2020)
Kimetsu no Yaiba c200 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Dr. Stone c145
02 – Boku no Hero Academia c266
03 – Yakusoku no Neverland c173
04 – Chainsaw-man c64
05 – Haikyuu!! c388
06 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c153
07 – Mashle c10
Act-Age c107 (Página Colorida, Resultado da Primeira Pesquisa de Popularidade)
08 – Undead Unluck c11
09 – Jujutsu Kaisen c101
10 – Mitama Secu-Ri-ty c31
11 – Yuragi-sou no Yuuna-san c201
12 – Black Clover c245
13 – Agravity Boys c15
14 – Majo no Moribito c09
Ginnan Girls (One-shot de Shuhei Miyazaki)
15 – Yozakura-san Chi no Daisakusen c30
16 – Zipman!! c16
Ausentes: One Piece c976 e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Começando pelos mangás não ranqueados, o capítulo 200 de Kimetsu no Yaiba talvez tenha sido um dos capítulos mais marcantes da história da série e vários leitores estão com o coração partido: Eu acredito que quem escreve Kimetsu no Yaiba esteja adotado estratégias realmente corajosas para encerrar essa série, e que podem acabar transformando a série realmente em um clássico moderno. Tudo inidica que Kimetsu no Yaiba pode acabar já na próxima leva comprovando que o autor(a) não tinha planos para estender o mangá. Agora irei escrever alguns SPOILERS, recomendo ler somente aqueles que já leram o capítulo 200: [su_spoiler title=”SPOILER” style=”simple” icon=”plus-circle”]Eu não acredito que o autor(a) irá matar Tanjiro, porém se tiver tal coragem, vai ter elevado Kimetsu no Yaiba em MUITO no meu conceito. O autor(a) conseguiu colocar um preço alto mesmo a se pagar pela vitória e isto é muito interessante. O herói que se sacrificou para vencer o mal.[/su_spoiler] Em primeiro lugar tivemos Dr.Stone, com a ausência de ONE PIECE e Kimetsu no Yaiba no Ranking, o campo de batalho pela primeira colocação ficou em aberto: Os principais concorrentes eram:
– Yakusoku no Neverland: O quarto mangá que mais vende revista.
– Dr.Stone: O queridinho dos editores e muito popular nas enquetes internas.
– Boku no Hero Academia: O segundo pilar da revista.
– Haikyuu!!: O terceiro pilar da revista.
Quem acabou ganhando foi justamente Dr.Stone, que utiliza como principal força justamente a sua enquete interna. A série tem uma qualidade, que é inegável, mas infelizmente mesmo assim a série não consegue vender muito bem. O anime melhorou a situação da série, mas temos novatos, como Jujutsu Kaisen, que sem anime já está vendendo mais que Dr.Stone. Para mim a posição correta da série é o meio da revista, juntamente com nosso querido Black Clover (Atualmente conhecido como espaço Covid-19).
Em segundo lugar tivemos uma grande surpresa; Boku no Hero Academia. Os editores parecem estar voltando a classificar bem a série. Não podemos saber o real pensamento dos editores, porém podemos deduzir baseados em alguns acontecimentos: As vendas de Boku no Hero Academia ultimamente estão caindo, e seremos sinceros, os editores precisam de séries como Boku no Hero Academia na revista (Um B-Shounen fresco, com grande apelo comercial e com grandes vendas). Como Kimetsu no Yaiba e Yakusoku no Neverland estão terminando, a importância de Boku no Hero Academia aumenta ainda mais. É preciso mantê-lo entre os primeiros colocados.
Em terceiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland que não deve acabar nessa leva, mas tenho quase certeza que irá acabar na próxima. A série está realmente caminhando para o seu encerramento natural. Em quarto lugar tivemos uma grata surpresa; Chainsaw-man, os editores decidiram nessa edição premiar o mangá colocando-o entre os cinco primeiros colocados. A série não durará muito tempo nestas colocações, em no máximo duas edições, voltará a zona intermediaria, porém essa boa colocação é uma prova que os editores estão gostando dos resultados que Chainsaw-man vem alcançando.
Em quinto lugar tivemos Haikyuu!!, que atualmente é o quinto mangá que mais venda na revista, atrás de: ONE PIECE, Kimetsu no Yaiba, Boku no Hero Academia e Yakusoku no Neverland. A série teve uma queda de vendas, que na verdade é natural para um mangá com mais de 40 volumes. Nunca um mangá de esporte durou tanto tempo na revista. Porém, isso não significa que seja bom para a revista que Haikyuu!! tenha tido uma grande queda de vendas. A Jump está sem nenhum mangá de esporte e historicamente esse gênero tende a atrair muitos leitores, os editores precisam manter Haikyuu!! interessante para o público, enquanto não encontram uma nova série do gênero.
Em sexto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que se encontra em uma situação muito estável na revista. Em sétimo lugar tivemos MASHLE, que novamente conseguiu uma boa colocação: A série parece ter tido realmente uma boa recepção por parte dos japoneses, mas quanto é boa essa recepção só poderemos saber quando for lançado o seu primeiro volume. O mesmo vale para o oitavo colocado da TOC, UNDEAD + UNLUCKY, que também deve estar sendo bem recepcionado pelos japoneses. Eu acredito que veremos MASHLE vendendo mais que UNDEAD, que terá uma venda inicial parecida com a de Chainsaw-man.
Em nono lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que novamente recebeu uma colocação baixa dos editores; obviamente, baixa para uma série que vai ganhar ainda esse ano um anime e que vende acima de 200 mil cópias por volume. Em décimo lugar tivemos Mitama Security, que realmente parece que vai sobreviver, mesmo vendendo mal. A sua recepção interna deve ser muito bom, e lembrando que os editores com as comédias dão um valor altíssimo para a votação dos cartõeszinho (por isso, recepção interna). Em décimo primeiro lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que realmente deve sobreviver por mais uma leva.
Em décimo segundo lugar tivemos Black Clover; é uma posição realmente muito ruim para a série, mas não acredito que os editores estão deixando alguma mensagem subliminar, como: “Black Clover corre risco de cancelamento”. O motivo da sua colocação baixa é muito simples: Muitas novas séries dando certo, por isso ocasionalmente vão ter que colocar uma série da zona intermediária (Black Clover, Chainsaw-man, Act-Age e Jujutsu Kaisen) entre os últimos colocados. Sobre o espaço COVID-19, tivemos ontem (Sexta-Feira 28) mais de 969 mortos aqui na Itália, batendo novamente o record diário de mortos. É uma situação muito complicada.
Em décimo terceiro lugar tivemos Agravity Boys: Eu não vejo os editores muito esperançosos em relação a série, mas parece que irão esperar as vendas do primeiro volume antes de decidirem se Agravity Boys será salvo ou cancelado. Se Agravity Boys e MASHLE realmente derem certo, seriam duas novas comédias de sucesso, que também vendem bem, deste modo os editores poderiam tranquilamente cancelar Mitama Security. Em décimo quarto lugar tivemos Majo no Moribito, que não deve ter tido uma recepção péssima, porém inferior à: Agravity Boys, MASHLE e UNDEAD UNLUCKY, deste modo, os editores provavelmente optarão por seu cancelamento.
Em décimo quinto lugar tivemos Yozakura-san no Chi no Daisakusen, que vem recebendo colocações bem ruins: Talvez a série não esteja tendo uma boa recepção interna? Vamos acompanhar as próximas duas TOC’s, mas existe um risco realmente sério da série acabar sendo cancelada. Em último lugar tivemos ZIPMAN, que deve sobreviver até quando a leva estrear, que na minha opinião deve acontecer entre a Edição #20 e #24. É interessante perceber como os editores cancelarem precocemente Samurai 8, obrigando Kishimoto a terminar a série ainda mais rapidamente. Podiam lançar um volume mais longo ou até mesmo um volume a mais? Sim, mas a Jump não quis gastar mais papel com Samurai 8.