Dissertação de Mestrado ou a TOC?
Weekly Shounen Jump #17 (23/03/2020)
Primeiro, isso não é uma TOC, é um papiro de série acumuladas, 17 séries ranqueadas é um absurdo e obviamente não irei comentar em detalhes sobre cada uma delas. Segundo: Eu gostaria de começar dessa vez comentando sobre uma notícia: O retorno de Tite Kubo para a Shonen Jump. O autor lançou o clássico moderno BLEACH e tinha muitas pessoas que esperavam o seu retorno (E tem muitos outros que odeiam tanto BLEACH que não gostariam nunca mais ver o autor).
Burn The Witch acabou sendo o One-Shot escolhido para ser serializado. Já foi confirmado pelo próprio Kubo que a obra será uma série-curta (e não uma minissérie). A diferença entre os dois é que uma série curta pode durar de 3 à 10 volumes (por isso de seis meses à dois anos), enquanto uma minissérie tende a ter somente um volume, e em alguns casos especiais, dois volumes. Ainda é cedo para dizermos quanto irá durar o mangá: O seu lançamento está previsto para o verão japonês, que seria entre junho e setembro do próximo ano, e seu anime está previsto para a Outubro, deste modo eu realmente duvido que a série tenha acabado quando estrear seu anime (Se não seria anunciada comi minissérie).
É bem provável que o anime de Burn The Witch seja dividido em Two-Cours, no qual um início a Outubro, e um segundo inicia a Abril, por isso seriam 26 episódios, porém daria tempo para Kubo lançar ao menos 3 ou 4 volumes da sua nova série. Existe também uma possibilidade que esse anime seja mais para trazer uma propaganda em massa sobre o mangá, deste modo, seria uma primeira temporada com 13 episódios em outubro, e uma segunda temporada, um ano depois. Burn The Witch pode tranquilamente durar até mesmo 10 volumes e ter três temporadas: Em nenhum lugar anunciaram quando episódios teriam esse anime ou quanto tempo iria durar, somente foi anunciado que o Studio Colorido seria responsável pela sua adaptação e iniciaria no outono japonês (Outubro). Existe a possibilidade REAL, que esse anime de Outubro, seja somente uma OVA do One-Shot.
E o que podemos esperar dessa adaptação? Samurai 8 também tinha sido anunciado como uma série curta, que seria encerrada com 10 volumes e acabou sendo cancelada com somente 5 volumes. Deste modo, Kubo mesmo assim precisar ter cuidado se seu plano é superar a marca de 5 volumes. Tite Kubo é um autor muito mais simples, que consegue entregar uma arte realmente bonita e uma história menos complexa, porém que agrada o público mais relaxado, que gosta de ler um bom mangá de ação. Eu vejo muita similaridade entre Black Clover e BLEACH, quando o assunto é complexidade narrativa.
Levando em conta a simplicidade das narrações de Kubo, eu realmente acredito que o autor tenha mais chances de sucesso que Masashi Kishimoto, que tropeçou na sua autoconfiança e no seu roteiro extremamente complexo e confuso. A simplicidade dos mangás de Kubo e sua qualidade artista para mim será um dos mais certeiros para esse novo mangá: Entregar uma história fácil de se digerir pode ser a chave para o sucesso. Porém, uma simplicidade demais pode fazer a história soar muito vazia e afastar os leitores. É uma situação complicada, mas eu acredito que Tite Kubo tem o talento e a experiência para superar essa problemática. Eu realmente acredito no bom rendimento de Burn The Witch.
Também anunciaram nessa edição o anime do último arco de BLEACH. Essa adaptação será lançada em 2021. Parabéns a todos os seguidores de Bleach que sonharam com esse momento, vocês acreditaram, e vocês conseguiram: Muitas pessoas desistem depois do primeiro fracasso, mas vocês não, vocês continuaram a lutar por essa temporada, mesmo sabendo que ela iria adaptar um arco com tanto buracos que parecia uma autoestrada brasileira. Quando riam de vocês, por BLEACH ter sido cancelado, vocês enxugavam as lágrimas e com cabeça erguida diziam: “BLEACH VAI VOLTAR UM DIA”, e não é que os humilhados foram exaltados? Por isso façam como Luiz Carlos (que por a caso deve estar ainda banido), e gritem um grande CHUPA para todas os sites, como o Analyse It ou IntoxiAnime, que disseram que era um devaneio de verão o retorno do anime de BLEACH! Vocês são os verdadeiros vencedores!
Brincadeiras à parte (Eu sei que os fãs de BLEACH levam muito a sério essas piadas em relação a série), vocês realmente merecem essa recompença pela perseverança.
Em primeiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que no próximo capítulo irá receber seu capítulo 200: Justamente por isso que a série irá ter capa e página colorida de abertura. É importante dizer que o mangá NÃO está terminando no próximo capítulo. Kimetsu no Yaiba irá completar um ano como “Front-Runner” da revista, como chamariz da revista, o garoto propaganda da Shueisha. E para mim, se a obra conseguir superar o ano de 2020, podemos considerá-la um dos pilares da revista. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que continua entregando capítulos emocionantes e agradando a maioria dos seus leitores. A série na próxima semana estará ausente.
Em terceiro lugar tivemos Dr.Stone, que mesmo ainda vendendo muito mal, continua recebendo toda a atenção do mundo, os editores realmente estão apaixonados pela série (e com uma certa razão, Dr.Stone é um mangá muito bom). Eu acredito que seria melhor começar já apostar em Jujutsu Kaisen, porém parece que irão começar a divulgar a série somente quando seu anime estiver para estrear. É bem decepcionante ver que optaram por somente uma página colorida para comemorar o seu aniversário. Em quarto lugar tivemos Haikyuu!!, que continua bem estável em suas vendas (Comentei das vendas da série no Ranking Oricon) e acredito que na próxima semana estará em primeiro lugar na TOC.
Em quinto lugar tivemos Mashle, que no ocidente é a série que teve mais leitores entre as cinco “novatas” que estrearam este ano. No Japão parece que a série também tenha tido uma ótima recepção, por isso acredito eu que Mashle será a série que terás as melhores vendas entre os novatos, seguido por UNDEAD UNLUCKY. Lançarei este Sábado o seu “Vale a Pena Ler”. Em sexto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que está tendo quedas preocupantes em vendas. Eu pensava que estava tudo bem, mas quando vi suas últimas vendas nessa semana, percebi que a situação está complicada. Os editores voltaram a classificar bem a série nos últimos meses, provavelmente para compensar essa queda de vendas, mas se nada mudar, Boku no Hero Academia pode estar perdendo o seu protagonismo na revista. É preocupante.
Em sétimo lugar tivemos Black Clover, que virou meu momento COVID-19: A Itália acabou de superar os números de mortos da China e se tornou o país com mais mortes pelo COVID-19 no mundo. Só hoje morreram cerca de 427 pessoas (Ontem foram 475 pessoas), e parece que ainda não chegamos ao pico de infectados. As previsões são de mais de 1 ou 2 semanas para alcançar esse pico, por isso existem chances reais que tenhamos 800 ou até mesmo 1000 mortos AO DIA. A quarentena quase certamente será prorrogada até maio, com grandes chances de se estender até junho. A situação aqui na Itália está realmente complicada.
Em oitavo lugar tivemos UNDEAD LUCKY que lancei o “Vale a Pena Ler” alguns dias atrás, recomendo dar uma lida para vocês entenderam do que se trata o mangá. Parece que a série teve uma recepção boa o suficiente para ser salva do cancelamento. Eu acredito que teremos um sucesso parecido com Chainsaw-man, mas só podemos ter certeza quando for lançado o seu primeiro volume. Por enquanto, a situação parece positiva para a série. Em nono lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que lembrando deve durar até o seu volume 20. Por isso, deve terminar entre setembro e outubro. Por isso, eu não vejo a série terminando nessa leva que estar por vir, que deve ter dois mangás, ou na próxima leva, que deve ter a estreia de Burn The Witch.
Em décimo lugar tivemos o primeiro ranking de Majo no Moribito (Guardian of The Witch); A série parece ter tido uma boa recepção, mas inferior à aquelas dos seus companheiros de leva, e caso não venda tão bem os seus companheiros pode acabar até mesmo sendo cancelada. Eu acho que para se salvar, a série tem que vender acima de 20 mil cópias na primeira semana. Majo no Moribito está arriscando a sua vida. Em décimo primeiro lugar tivemos Chainsaw-man que está tranquilo na revista. Em décimo segundo lugar tivemos Act-Age, que também está tranquilo, porém eu acredito que os editores podiam classificar a série em colocações um pouco mais altas.
Em décimo terceiro lugar tivemos Mitama Security, a série vai receber página colorida na próxima semana, para o ódio de muitas pessoas, mas tenho dizer que o que está acontecendo com Mitama é algo que acontece com muitas comédias: A popularidade interna é boa, mas as vendas são bem baixas, por isso ficam em dúvida se vale mesmo a pena manter a série. Sendo que para uma comédia a popularidade interna é mais importante que as vendas, mas existe um mínimo que uma série de comédia mesmo assim deveria vender: Superar as 10 mil cópias é o mínimo que Mitama deveria fazer. Em décimo quarto lugar tivemos Yozakura-san Chi no Daisakusen, que mesmo vendendo relativamente bem e com bom espaço para crescer, os editores não querem apostar no mangá – Eu acho uma ação um pouco “malvada” por parte dos editores -. Parece que inclusive já vão dedicar as suas atenções mais para UNDEAD e Mashle, deixando Yozakura-san ainda mais esquecido.
Em décimo quinto lugar tivemos Agravity Boys, que até começou bem, porém o sucesso das três novas séries podem acabar afundando a série, que mesmo tendo uma boa recepção, parece que não é o suficiente para contestar UNDEAD e Mashle (Obviamente devemos esperar as vendas dos volumes para confirmar essa informação). Eu não acredito que veremos um novo Jujutsu Kaisen, talvez com Mashle, mas todas essas cinco novas séries: Mitama Security, UNDEAD, Mashle, Majo no Moribito, Agravity Boys, Yozakura-san Chi no Daisakusen estão lutando para ver quem consegue sobreviver. Estamos vendo um Hunger Games entre novatos, e eu acredito que somente duas dessas séries irão sobreviver. Sendo que Mashle tem realmente grandes chances de dar certo.
Em décimo sexto lugar tivemos Samurai 8, que acabou sendo cancelado. O mangá estava vendendo menos de 25 mil cópias, o que é um resultado realmente terrível para um autor (Kishimoto) que vendia mais de 1 milhão de cópias com seu mangá precedente (Naruto). Inclusive até mesmo o autor de Nurarihyon no Mago, conseguiu vender mais com Illegal Rare. O autor de Kuroko no Basket a mesma coisa. As vendas de Samurai 8 foram realmente pífias, mas espero ver Masashi Kishimoto voltando para revista, o autor precisa só reconhecer seus erros e tentar melhorar. Em último lugar tivemos ZIPMAN que deve ser cancelado na próxima semana ou na semana seguinte.