ONE PIECE vs Kimetsu no Yaiba.
Weekly Shounen Jump #16 (16/03/2020)
Haikyuu!! c386 (Capa, Página Colorida de Abertura e Aniversário de 8 anos)
01 – One Piece c974
02 – Kimetsu no Yaiba c198
Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c151 (Página Colorida)
03 – Boku no Hero Academia c264
04 – Yakusoku no Neverland c171
Yozakura-san Chi no Daisakusen c28 (Página Colorida)
Majo no Moribito c07 (23 páginas)
05 – Dr. Stone c143
06 – Mashle 08
07 – Chainsaw Man c62
08 – Undead Unluck c09
09 – Jujutsu Kaisen c99
10 – Black Clover c243
11 – Act-age c105
12 – Agravity Boys c13
13 – Yuragi-sou no Yuuna-san c199
14 – Mitama Secu-Ri-ty c29
15 – Zipman!! c14
16 – Samurai 8: Hachimaru-den c42
Ausente: Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Previa da Weekly Shounen Jump #17
Capa, Página Colorida de Abertura: Yakusoku no Neverland
Página Colorida: Jujutsu Kaisen, Yuragi-sou no Yuuna-san
Páginas Extra: Mashle (23 páginas)
Página Colorida de Abertura – Haikyuu!!
Em primeiro lugar tivemos o real e único rei da revista; ONE PIECE. Em segundo lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que já vendeu quase 30 milhões de cópias e teve anunciado para o próximo ano dois jogos bem produzidos. ONE PIECE, que ainda detém a coroa da revista, decidiu adotar modos drásticos para evitar que Kimetsu no Yaiba o supere em vendas: Criou uma epidemia de Coronavirus para obrigar todo mundo estar a casa, diminuindo as vendas físicas de Kimetsu no Yaiba. Porém, por enquanto, essa estratégia não está funcionando.
A batalha entre ONE PIECE e Kimetsu no Yaiba, na verdade, é muito interessante: ONE PIECE em 2010, com o arco de Marineford, conseguiu realçar suas vendas de modo espetacular. Conseguindo vender a incrível marca de 37 milhões de cópias em 6 meses – Kimetsu no Yaiba vendeu quase 30 milhões de cópias até agora, e ainda faltam 10 semanas de Ranking: Seguindo esse ritmo, é bem provável que Kimetsu no Yaiba supere o record de ONE PIECE, já que a série está vendendo mais de 1.2 milhões de cópias por semana. Obviamente, temos um fator que se chama “Coronavirus”, como comentei no anteriormente, que pode dar um grande “shutdown” nas vendas da série.
Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que nas últimas semanas vem recebendo colocações altas, estando constantemente entre os cinco primeiros colocados – Provavelmente agora que Yakusoku no Neverland e Dr.Stone não precisam de tanto destaque (Já tiveram os seus respectivos animes), os editores voltaram a dar destaque a Haikyuu!! e Boku no Hero Academia. Vocês devem estar se perguntando o motivo pelo qual os editores não decidiram de realçar as posições de Act-Age e Jujutsu Kaisen, o motivo é bem simples: Não faço a mínima ideia. Talvez tenham esquecido da existência dessas duas séries.
Em quarto lugar tivemos Yakosoku no Neverland, que está caminhando para o seu encerramento: Para mim teremos uma nova leva nas próximas edições (entre a #18 e #22), mas não veremos Neverland acabar. A série deve acabar na leva seguinte. Em quinto lugar tivemos Dr.Stone que se encontra em uma situação muito estável na revista. Os autores tem uma boa liberdade para progredirem como a história como quiserem. Em sexto lugar tivemos a primeira colocação de Mashle, que parece não ter tido uma recepção tão ruim, porém também não significa que a série venderá bem. Ultimamente os editores estão mais bonzinhos com as novas séries. Deste modo séries que até não vendem bem, conseguem ter páginas extras e boas colocações no início.
Em sétimo lugar tivemos Chainsaw-man, que não apareceu no meu TOP 30 Melhores Mangás e muitas pessoas tentaram me matar: Peço desculpas a todos. Prometo dar mais chances para a série nos próximos anos. O mangá está muito seguro na revista. Em oitavo lugar tivemos Undead Unluck, que continua recebendo boas colocações. Mesmo que ainda seja cedo para dizer que Undead Unluck é um sucesso (temos que esperar as vendas do primeiro volume), devo dizer que a série tem chances maiores que seus demais companheiros, já que sua recepção nos fóruns japoneses acabou sendo bem positiva.
Página Colorida: Boku-tachi wa Benkyou
Em nono lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que continua aumentando suas vendas, já vendeu 4 milhões de cópias totais, um ótimo resultado para uma série que só tem 2 anos de vida e ainda não tem um anime em exibição. Em décimo lugar tivemos Black Clover, que também está bem estável. A série tem uma grande qualidade: Suas vendas não caem. É um dos mangás mais estáveis da revista: não está ganhando leitores, mas também não está perdendo. Em décimo primeiro lugar tivemos Act-Age, que mesmo recebendo colocações mais baixas ultimamente, continua bem seguro.
Em décimo segundo lugar tivemos Agravity Boys, que pode não estar em uma colocação tão alta, mas os editores estão dispostos ainda a salvar a série: Parece que não vai ser cancelado na próxima leva. Os editores devem estar esperando as vendas do seu primeiro volume para decidir o que realmente fazer. Lembrando que Agravity Boys agradou dois públicos: Quem gosta de uma boa comédia e o público Fujoshi, por causa da sua arte e da sua temática. Em décimo terceiro lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que novamente parece que vai escapar do encerramento: Essa série é o meu novo Gintama, que eu previa toda a leva que seria encerrado (naturalmente) e acabava errando.
Em décimo quarto lugar tivemos Mitama Secu-Ri-Ty, que não vendeu tão bem no primeiro volume e manteve vendas baixas no seu segundo volume, o que pode levar os editores a cancelarem a série, mas comédias muitas vezes são mantidas por causa da boa recepção interna, mesmo vendendo mal (Tradicionalmente as comédias muitas vezes vendem mal mesmo, mas são muito amadas pelos leitores). Por isso não seria uma surpresa vermos Mitama sendo mantido na revista. Em décimo quinto lugar tivemos Zipman e décimo sexto lugar tivemos Samurai 8: Essas duas séries com certeza serão canceladas, e existe uma possibilidade real (e grande) que teremos somente essas duas séries canceladas para a próxima leva. Deste modo teríamos somente dois novos mangás estreando.
LIVE: Nesse período que estou em quarentena na Itália estou fazendo algumas lives na Twitch. Sábado (pelas 12:00-12.30h) começarei uma Live do novo jogo de Ori e comentarei um pouco da situação aqui na Itália.