A nova leva está entre nós
Escrito por Paulo Raposo
Começamos mais um ano fiscal na Jump Semanal e, logo de cara, as coisas já começaram de forma morna, digamos assim; pois temos uma nova leva com duas novas séries e as certezas de encerramento se tornando iminente. Então vamos a TOC que inaugura 2020 para a Weekly Shonen Jump:
TOC Weekly Shonen Jump #01
ZIPMAN! (Capa, Página colorida de abertura, Nova série de Yusaku Shibata)
01 – Kimetsu no Yaiba (Capítulo 185)
02 – One Piece (Capítulo 964)
03 – Dr. Stone (Capítulo 131)
04 – Boku no Hero Academia (Capítulo 252)
Act-Age (Página colorida) (Capítulo 92)
05 – Jujutsu Kaisen (Capítulo 86)
06 – Haikyuu!! (Capítulo 375)
Chainsaw-man (Página colorida) (Capítulo 49)
07 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai (Capítulo 138)
08 – Black Clover (Capítulo 231)
Oyakusoku no Neverland (Capítulo especial)
09 – Yuragi-sou no Yuuna-san (Capítulo 186)
Boukyaku no Battery (Página colorida, Capítulo especial da Shounen Jump +)
10 – Yozakura-san Chi no Daisakusen (Capítulo 15)
11 – Mitama Secu-Ri-ty (Capítulo 15)
12 – Samurai 8: Hachimaru-den (Capítulo 29)
13 – Beast Children (Capítulo final) (Capítulo 27)
14 – Tokyo Shinobi Squad (Capítulo 26)
Dr. Stone reboot: Byakuya (Minissérie)
Ausentes: Yakusoku no Neverland
Hiato: Hunter x Hunter
Prévia da Weekly Shounen Jump #02:
Capa, Pagina colorida de abertura: Agravity Boys (Nova série de Atsushi Nakamura)
Página colorida: Boku no Hero Academia, Chainsaw-man, Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai, ZIPMAN!
Ausente: One Piece
Começando pelos mangás não ranqueados, temos a primeira estreia desta nova leva – que enfim chegou -, ZIPMAN! que garantiu capa e as páginas coloridas de abertura. Primeiramente quero deixar meus votos de sorte para o autor (que segundo apontaram não é tão novato assim) e dizer que, pelo pouco que conferi, parece ser uma obra promissora.
Também tivemos páginas coloridas para Act-Age, Chainsaw Man e Boukyaku no Battery. Vale mencionar que Boukyaku é uma série da Jump + que recebeu um capítulo especial para divulgar seu novo volume. Além disso, tivemos capítulo especial de Oyakusoku no Neverland. Yakusoku no Neverland esteve ausente nesta edição, mas na próxima estará de volta com todo vigor.
Em primeiro lugar temos Kimetsu no Yaiba, que segue colhendo bons frutos da popularidade que seu animê lhe rendeu. Maior prova disso é que o volume 18 da série terá reimpressão, por motivos de já ter esgotado a primeira impressão – lembrando que, nesta edição foram impressas 1 milhão de cópias para evitar problemas como ocorreu no volume 17; contudo a série provou, de novo, que não deve ser subestimada. Em segundo lugar, temos o rei da revista, One Piece que segue inabalável em vendas de volumes individuais e mantém o público sempre cativo; sempre é bom lembrar que a série se mantém com uma popularidade imensa e neste ano comemorou a façanha de ter um animê no ar por 20 anos.
Na terceira colocação temos Dr. Stone que conseguiu fechar o ano com um saldo bem positivo, pois tem um animê que chamou atenção do público e teve uma acentuação em suas vendas de volumes – mesmo não sendo exatamente o esperado, foi um boost que ajudou o resultado final da série neste ano; no mais, podemos dizer que a série tem um apoio editorial forte o suficiente para se manter firme e forte. Boku no Hero Academia garante seu lugar na quarta posição e, honestamente, preciso dizer que o Kohei vem entregando capítulos bem interessantes e que tem evoluído bastante todo universo da série, além disso, a série tem o bônus de manter vendas estáveis e ter a quarta temporada do animê em exibição, o que ajuda a manter a série em evidência para o público geral – ok que dificilmente teremos um boost gigantesco de vendas, todavia manter esse índice atual é um sinal positivo.
Fechando o top 5 temos Jujutsu Kaisen que teve seu animê anunciado na última edição e, além disso, teve divulgado que o animê terá produção da Toho e que maiores informações sairão na Jump Festa. Então é aguardar; porém o mangá segue em um bom momento e com vendas dentro do padrão que a série mantém – o que é algo bom a médio e longo prazo. Em sexto temos Haikyuu, que vai aproveitando seu tempo na revista da melhor forma possível, com um arco que está extremamente gostoso de ler.
Em sétimo vem Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai que, honestamente, mantém sua segurança e deve permanecer na revista por quanto tempo o autor quiser. Black Clover garante seu lugar no meio da revista, ocupando a posição de número oito; vale mencionar que a obra do Tabata está em um arco bem interessante, com direito a time skip, e o fandom segue acompanhando a série firme e forte.
Fechando a casa do um dígito, temos Yuragi-Sou no Yuuna-san em nono lugar que, pelo visto, ainda ficará na revista por mais um tempo. Óbvio que as novas séries podem vingar e a obra ser limada, porém, até então, Tadahiro Miura poderá seguir nesse recurso de ir do nada para lugar nenhum de consciência tranquila.
Abrindo o botton desta edição, temos Yozakura-san Chi no Daisakusen que chega na décima colocação. Honestamente acredito que, até segunda ordem, a série segue sem um risco real de cancelamento; porém é necessário esperarmos as vendas do primeiro volume da série para afirmarmos a estabilidade da série no platel. Mitama Secu-Ri-ty vem logo a seguir, ocupando o décimo primeiro lugar e aqui, também, temos a incógnita se a série terá uma longa vida ou não – isso só será confirmado com o lançamento do primeiro volume, mas até aqui a série parece ter uma aceitação ok por parte do público.
Samurai 8: Hachimaru-den pega a décima segunda posição nesta issue e, sejamos honestos aqui, as chances da série passar do primeiro semestre de 2020 são quase nulas. A recepção da série não está sendo das melhores e tudo está nas mãos do terceiro volume da série para decidirem qual o destino da série – se será um cancelamento mesmo ou se teremos uma transferência para outra revista; qualquer que seja a escolha, dá para dizer que a situação da série não é das melhores.
Beast Children garante a vice-lanterna desta toc, pegando a décima terceira posição e, além disso, se despede da revista; desejo boa sorte para o autor na próxima. Em último lugar, temos Tokyo Shinobi Squad, que apenas espera seu momento do adeus.