Dokyuu Hentai HxEros ganha animê para chamar de seu
Mais uma TOC da Jump SQ no ar e, de antemão, dá para dizer que essa foi a edição das surpresas, pois temos animê de Dokyuu Hentai HxEros sendo anunciado, Platinum End dando um salto de posições e um número pequeno de séries sendo ranqueadas – o que não ajuda muito na questão avaliativa, mas ok né… editorial decide. Enfim, vamos à última TOC de 2019 da SQ.
TOC Montlhy Jump SQ. #12
Dear Call Capítulo 01 (Páginas Colorida, Nova série)
01. Kono Oto Tomare! Capítulo 85
02. Platinum End Capítulo 46
Dokyuu Hentai HxEros Capítulo 38 (Capa, Páginas Coloridas de Abertura, resultados da primeira pesquisa de popularidade e Anúncio do animê)
Yuukoku no Moriarty Capítulo 40 (Página Colorida)
Kemono Jihen Capítulo 36 (Página Colorida)
03. Shin Tennis no Oujisama Capítulos 279-281*
04. Houkago no Oujisama Capítulo 128
05. Owari no Seraph Capítulo 84
Kawaiisugi Crisis Capítulos 03-04* (Página Colorida)
Ao no Exorcist Capítulo 116 (Página Colorida)
06. Salaryman Exorcist Okumura Yukio no Aishuu Capítulo 82
07. Gag Manga Biyori GB Capítulo 93
08. Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan – Hokkaido-hen Capítulo 20
09. Sousei no Onmyouji Capítulo 77
Tabitabi Demonstration (Página Colorida, One-Shot de NisiOisiN e Akira Akatsuki)
Beat (One-Shot)
10. Kojirase Hyakki Do Minor Capítulo 37-38*
11. Dark Gathering Capítulo 09
Babubabu Panic (One-Shot)
Otome no Harawata Hoshi no Iro Capítulo 12 (Página Colorida)
12. Majo no Kaigashuu Capítulo 25
Ausente: World Trigger 188
(*)= Mangas com mais de 1 capitulo dentro de uma mesma edição
Preview TOC Monthly Jump SQ #1 – 2020
Capa: World Trigger
Páginas Principais a Cores: Sousei no Onmyouji
Páginas coloridas: Dear Call, Owari no Seraph (Resultados da Pesquisa de Popularidade) e Kojirase Hyakki Do Minor
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos capa e páginas coloridas para Dokyuu Hentai HxEros que, juntamente com essa regalia, teve o anúncio de sua adaptação em animê. O fato não chega a ser uma surpresa, uma vez que a série vendia bem o suficiente para que fosse questão de tempo até ter seu anúncio de animê; contudo acreditava piamente que deixariam para anunciar o animê mais para o meio do ano.
Porém é importante ressaltar que já foi divulgado estúdio responsável pelo animê – que será o estúdio Project No. 9 – e, além disso, tivemos a divulgação que a série tem um total de 900 mil cópias impressas até o momento – contando todos os 8 volumes publicados. Isso apenas atesta que Dokyuu Hentai HxEros segue sendo um mangá ecchi com força dentro da revista e que o editorial fará sua parte na divulgação do animê quando ele sair, o que deve ocorrer lá para Abril do ano que vem (talvez em Julho, mas acredito que é mais certo Abril, até por já termos imagem promocional divulgada).
Também tivemos páginas coloridas para Dear Call, Yuukoku no Moriarty**, Kemono Jihen**, Kawaiisugi Crisis, Ao no Exorcist, Tabitabi Demonstration e Otome no Harawata Hoshi no Iro. Tabitabi Demonstration é o retorno da dupla NisiOisiN e Akira Akatsuki a revista depois de Shonen Shoujo e, apesar de ser uma one-shot, torço para que a dupla retorne com uma série regular nas páginas da revista; já Dear Call é o segundo novato da revista e desejo sorte para o autor – ainda não saiu o capítulo em inglês, então não tenho como opinar.
Além de Tabitabi Demonstration, também tivemos as one-shots Beat e Babubabu Panic. World Trigger ficou ausente nesta edição, porém retorna na próxima com direito a capa – até para comemorar, pois a série completou um ano desde sua transferência e mais um ano de publicação.
Quem garantiu a primeira colocação nesta edição foi Kono Oto Tomare! o mangá, que ganhou sua segunda temporada do animê no mês passado, segue performando bem e mantendo sua estabilidade na revista; as vendas não deram o up esperado com o animê, porém não caíram, logo a série se prova rentável e merecedora de seguir na revista pelo tempo que o autor desejar. No segundo lugar, dando o pulo do puma, vem Platinum End que, mesmo com a melhora de posição, mantêm a situação instável e, por hora, ainda tem o alerta vermelho aceso.
Sejamos francos, Platinum End já rendeu o que tinha que render e, provavelmente, essa subida de posição é para tentar evidenciar que a situação da obra segue em aberto até um anúncio de animê – o que este que vos escreve não duvida que acontecerá nessa leva de 2020 -, contudo é preciso sempre frisar que a série tem tido queda de vendas nos últimos volumes e, se seguir nesse ritmo, pode não ser viável manter a obra dentro da revista; por isso acredito que o quanto antes o editorial anunciar algum projeto multimídia para série, melhor será para testar o potencial comercial da obra.
Em terceiro temos Shin Tennis Oujisama, nosso veterano favorito que segue firme e forte na revista com direito a espaço dentro da Jump Festa, que ocorrerá em Dezembro. A série, inegavelmente, é o principal mangá da SQ quando o assunto é obra de esporte e prova que não é rei por acaso, se mantendo tranquilo em sua posição. Como de costume, temos Houkago no Oujisama seguindo nosso príncipe do tênis e abocanhando a quarta colocação desta edição e, para resumir, a série segue em sua segurança de sempre e mantendo vendas dentro do que se espera de um spin-off de comédia. Fechando o top 5, temos Owari no Seraph, que ganhará páginas coloridas na próxima edição para divulgar os resultados da sua enquete de popularidade.
Em sexto lugar, temos o Salaryman Exorcist Okumura Yukio no Aishuu – o spin-off do nosso exorcista azul – que se mantém tranquilo pela revista (e só agora que descobri que essa foi uma série que migrou da SQ. 19). Em sétimo temos o veterano do recinto, Gag Manga Byori GB, e sempre bom lembrar que a série segue firme, forte e tranquila. Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan – Hokkaido-hen é o mangá que inicia o Botton desta edição e, com o fim das TOCs de 2019, já podemos começar a pensar em como o editorial pretende trabalhar a série no próximo ano fiscal, em especial pelos novos live-actions que sairão em 2020; mas dá para dizer que a série segue tranquila na revista e possui um apoio forte dos leitores e do editorial, então não tem preocupações.
Em nono lugar, temos Sousei no Onmyouji que se mantém firme e forte na revista. É importante mencionar que, segundo algumas informações, o capítulo deste mês é especial – contudo optei por deixar como capítulo 77, pois ainda não conferir raw para comprovar a veracidade desta informação. Ademais, é válido lembrar que na próxima edição a série receberá páginas coloridas de abertura para comemorar o lançamento de seu 20º volume (segundo o preview que achei traduzido em inglês no fórum da Manga Helpers, é informado que teremos “novos projetos” divulgados, mas deixemos em aberto até sair a próxima issue). Kojirase Hyakki Do Minor garante a décima colocação e, de antemão, dá para dizer que a série está segue salva por hora, porém não podemos prever o que será dela se os novatos desta leva vingarem; em especial porque é uma série que não parece ter força necessária para seguir sobrevivendo na revista.
Dark Gathering garante a vice lanterna desta edição e, pelo que aparenta, a série não teve uma recepção tão positiva assim. Além disso, como a obra já possui dois volumes lançados o editorial já tem um posicionamento se vale a pena ou não manter a obra; porém, como a nova leva chegou agora a obra deve ter tempo suficiente para tentar reverter a situação. Na lanterna desta edição temos Majo no Kaigashuu que, até segunda ordem, possui estabilidade suficiente para permanecer na revista. A série possui vendas na casa das 50 mil cópias por volume e tem certo apoio por parte do editorial, contudo é sempre bom avisar que mesmo estando estável atualmente, isso pode indicar que o editorial não salvaria a série se fosse necessário salvar alguma obra de veterano (Cof… Platinum End… Cof); então mesmo com a estabilidade certa, dá para deixarmos o sinal de alerta ligado por aqui.
Agora partindo para a indicação do mangá do mês, preciso dizer que não poderia ser diferente a indicação da vez, pois, para comemorar o anúncio do animê deixo como dica a leitura do mangá de Dokyuu Hentai HxEros. Confesso que só comecei a ler a obra quando li a notícia que a obra teria sua adaptação e que mangá divertido! É ecchi no padrão que a SQ permite, mas tem um roteiro tão absurdo que dá a volta na lógica e fica extremamente divertido.
Sem contar que tudo casa perfeitamente bem para que a fluidez narrativa se sustente o suficiente para manter o leitor interessado nos acontecimentos da obra. Foi uma obra que me pegou, mesmo eu não sendo o público alvo, e posso dizer que é a pedida certeira para os fãs de ecchi.
E a indicação deste mês fica para o meu review de Enigma que escrevi faz uns dois anos e, ainda assim, mantenho meu pensamento sobre quão flop foi a obra. Enfim, leiam e depois digam se concordam ou não.
**= Com relação a Moriarty e Kemono Jihen, eu optei por deixa-los sem contar nesta TOC porque o preview da TOC anterior já anunciava que ambas séries não seriam contadas devido a páginas coloridas (que no fim, foram pôster para divulgar novos volumes).