Nova Leva e Anime para Kaisen!
Weekly Shounen Jump #52 (25/11/2019)
Jujutsu Kaisen c85 (Capa, Página Colorida de Abertura, Anúncio do Anime)
01 – Kimetsu no Yaiba c184
02 – One Piece c963
03 – Act-Age c91
04 – Boku no Hero Academia c251
Yakusoku no Neverland c159 (Página Colorida)
05 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c137
06 – Haikyuu!! c374
Seiken no Yuusha no Goei (Página Colorida, One-shot de Santa Mitarashi, 49 páginas)
Yozakura-san Chi no Daisakusen c14 (Página Colorida)
07 – Chainsaw-man c48
08 – Black Clover c230
09 – Yuragi-sou no Yuuna-san c185
10 – Mitama Secu-Ri-ty c14
11 – Samurai 8: Hachimaru-den c28
12 – Beast Children c26
13 – Kamio Yui wa Kami wo Yui c36 (FIM)
14 – Tokyo Shinobi Squad c25
15 – Futari no Taisei c27 (FIM)
Ausente: Dr.Stone e Hunter x Hunter (Hiato)
Fonte: Paulo Lyn (Analyse It, Facebook)
Previa da Weekly Shounen Jump #01:
Capa, Pagina Colorida de Abertura, NOVA SÉRIE: Zip-Man (Nova Série de Yusaku Shibata)
Pagina Colorida: Chainsaw-man, Act-Age, Boukyaku no Battery (Capítulo especial da Shounen Jump +)
Previa da Weekly Shounen Jump #02
Capa, Pagina colorida de abertura: Agravity Boys (Nova Série de Atsushi Nakamura)
Tivemos nessa edição o tão esperado anúncio do anime de Jujutsu Kaisen – Quando anunciaram que a série iria ter um espaço próprio na Jump Fiesta de dezembro, evento da Jump dedicada aos animes, era claro que o mangá estava para receber um anime. Porém agora tivemos o anúncio oficial: Jujutsu Kaisen será adaptado para desenho animado (Anime). Ainda não sabemos o estúdio ou o diretor responsável, por isso devemos ter um pouco de calma, porém tem uma especulação sobre o anime ser adaptado justamente pelo Estúdio Bones, responsável pelas adaptações de Boku no Hero Academia, Mob Psycho 100 e Fullmetal Alchemist: Brotherhood. Seria uma ótima escolha.
Porém qual o potencial do anime de Jujutsu Kaisen? Se for produzido por um estúdio da grandeza do estúdio Bones, é enorme. Podemos ver a série se tornar um novo pilar da revista, superando 800 mil cópias vendidas, MAS se formos realistas, é raro que um anime consiga triplicar ou quadruplicar as vendas de um mangá (Existem vários casos, porém, não deixam de ser uma minoria). Normalmente um mangá após um anime chega a duplicar suas vendas (por isso veríamos Jujutsu Kaisen vendendo entre 450 à 500 mil cópias em seu inteiro life-span, ótimos resultados), e em muitos casos, infelizmente, tem um aumento de vendas que varia entre 20% à 50%, como foram os casos de: Dr.Stone, Hinomaru Zumou, Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai e Yuragi-Sou no Yuuna-San. Eu acredito que Jujutsu Kaisen tem um potencial real em duplicar suas vendas e deste modo se configurar como uma das principais séries da revista.
Também tivemos nesta edição página colorida para: Yakusoku no Neverland, que está muito próximo ao seu encerramento e quem sabe não termine já nos próximos capítulos. Um One Shot de Santa Mitarashi. E uma página colorida para Yozakura-san Chi no Daisakusen. Agora que as almofadas finalmente começarão a ser canceladas, é muito provável que saberemos o verdadeiro intento dos editores com a série: Será promovida como um sucesso ou como uma série mediana com potencial? Essa página colorida, na verdade, é já um sinal que a série vai receber um tratamento de uma série de sucesso (mas podemos estar errados). A página colorida veio com um comentário interessante, o autor agradeceu “pela popularidade”, dando, deste modo, a intender que o mangá acabou sendo bem recepcionado pelo público japonês que está comprando a Weekly Shonen Jump. Nas próximas semanas teremos respostas mais concretas, mas tenho que assumir que a situação de Yozakura-san parece muito positiva.
Em primeiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que deve ser o mangá com melhor média de posição neste ano de 2019 – Um ótimo resultado para uma série que surgiu muito desacreditada e vendendo muito mal – Existem novas informações que talvez a série mesmo assim não conseguiu superar ONE PIECE em vendas, já que a série de Oda vendeu 12 milhões cópias, e Kimetsu no Yaiba 10 milhões. Como as informações ultimamente estão bem confusas sobre esse argumento, esperarei o Ranking Oricon antes de opinar sobre o assunto. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que parece que vai continuar soberano no Ranking Oricon, pegando a medalha de ouro pela sua décima terceira vez consecutiva. A série é realmente um monstro de vendas, e tenho certeza que mesmo uma série podendo superá-la em vendas TOTAIS no caso, nenhuma conseguirá superá-la em vendas individuais por volume nos próximos cinco anos.
Em terceiro lugar tivemos uma grande surpresa: Act-Age. A série conseguiu mais uma alta posição. Parece que os editores para não deixar os fãs de Act-Age putos (Já que Jujutsu Kaisen recebeu um anime e nossa querida série teatral não), decidiram compensar dando uma bela posição para série. Sobre a situação do mangá: Eu já tinha comentado outras vezes. Act-Age deve receber o seu anime, porém o anúncio deve vir somente no meado do próximo ano, não precisam ter pressa. Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que continua muito tranquilo na revista, aproveitando suas boas vendas. Ultimamente os editores também estão classificando relativamente bem a série e parece que o autor está melhor de saúde: Deste modo, tudo está andando perfeitamente para Hero.
Em quinto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai: Eu comentei semana passada que a série poderia terminar em alguns capítulos. Eu sou da teoria que séries como Boku-tachi e Yuragi-Sou no Yuuna-San podem acabar quando quiserem, o importante é dar de quatro à oito capítulos para os autores “fecharem as pontas”, não são mangás complicados. Dito isto, quando comento que Boku-tachi pode acabar na próxima leva, não significa que realmente a série REALMENTE está acabando, e sim que a qualquer momento podemos receber o anúncio dos seus últimos capítulos, como aconteceu com Nisekoi e To LOVE-Ru Darkness. Por isso, devemos sempre colocá-los entre as opções de mangás que podem se encerrar na próxima leva, mesmo não sendo as opções mais prováveis (que sempre serão os mangás que anunciaram que estão no seu último arco e obviamente as séries que estão indo mal de popularidade). Em sexto lugar tivemos Haikyuu!!, que está entregando um arco eletrizante. Recomendo todos irem ler.
Em sétimo lugar tivemos Chainsaw-man, que continua sendo bem classificado na revista. Logo após tivemos na oitava colocação Black Clover, que para mim vai se tornar um fenômeno muito interessante: A série é longe de ser um pilar, mas é longe de ser um fracasso. É um mangá com uma popularidade boa que merece estar na zona intermediária da revista. Porém, Black Clover de certo modo me lembra muito World Trigger: Pode não vender tanto, mas tem um grupo de seguidores fiéis, que vão restar com a série por muito tempo. Por isso a série tem um bom potencial de sobreviver ainda por vários anos. Em nono lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que por enquanto está em uma situação confortável na revista. Talvez com o fim das almofadas a sua situação fique um pouco mais complicada, mas não acredito que resulte em um cancelamento.
Em décimo lugar tivemos Mitama Secu-Ri-ty, diferentemente de Yokazura-San, eu não me sinto tão seguro em relação a Mitama: A série continua recebendo posições relativamente ruins, não tem uma grande publicidade por partes dos editores e não vejo um grande engajamento por parte do público. Ainda é cedo para dizer se Mitama será um fracasso ou um sucesso, porém, eu não estou muito positivo sobre o mangá. Em décimo primeiro lugar tivemos Samurai 8, que deve sobreviver a próxima leva, mas corre risco alto de ser cancelado na sucessiva. Tudo dependerá das vendas suas vendas: Se aumentarem, pode continuar sendo salvo, mas se estagnar (ou piorar), deve acabar dançando.
Nas últimas colocações tivemos: Beast Children, Kamio Yui wa Kami wo Yui (FIM), Tokyo Shinobi Squad, Futari no Taisei, todos acabaram sendo encerrados. Kamio e Futari já nessa edição, já Tokyo e Beast Children nas próximas TOCs (A Shueisha já avisou que o terceiro volume será o último dessas duas séries, confirmando o cancelamento). Os editores irão estrear duas novas séries na Edição #01 e #02, e depois devem estrear outras duas ou três novas séries nas edições #07, #08 e talvez #09 (No caso Yakusoku no Neverland acabe nesse período). Não é a primeira vez que acontece uma divisão de uma leva, e não será a última. O motivo dessa estratégia é que não é muito bom para uma nova série estrear no final de dezembro, um período muito instável, cheio de edições duplas. A partir da próxima semana começo a comentar as novas séries.
VOTE NOS MELHORES MANGÁS DA WEEKLY SHONEN JUMP 2019! O ANALYSE IT AWARDS 2019
LINK VOTAÇÃO
Agradeço ao Yaga por ter produzido esse maravilhoso questionario. Irei escrever uma matéria comentando os resultados!