A nova leva vem a seguir
Mais uma TOC da Jump SQ no ar e nesta edição os editores decidiram já deixar todo terreno pronto para a próxima leva, que inicia na próxima edição. Além disso, resolveram aproveitar o aniversário de Owari no Seraph para fazer uma collab com a Gekkan; então, sem mais delongas vamos a TOC:
TOC Monthly Jump SQ. #10
Owari no Seraph capítulo 82 (Capa e Páginas principais coloridas, Colaboração com a Gekkan Shounen Magazine da Kodansha, Sétimo Aniversário)
Owari no Seraph: Ichinose Guren, 16-sai no Catastrophe (Colaboração especial com a Gekkan Shounen Magazine)
01. Sousei no Onmyouji capítulo 75
Kemono Jihen capítulo 34 (Página Colorida)
02. World Trigger* capítulo 184-185
Kojirase Hyakki Do Minor capítulo 33-34 (Página Colorida)
03. Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan – Hokkaido-hen capítulo 18
04. Ao no Exorcist capítulo 114
05. Salaryman Exorcist Okumura Yukio no Aishuu capítulo 80
06. Kono Oto Tomare! capítulo 83
07. Gag Manga Biyori GB* capítulo 89-91
Dokyuu Hentai H×Eros capítulo 36 (Página Colorida)
08. Yuukoku no Moriarty capítulo 38
09. Dark Gathering capítulo 07
10. Houkago no Oujisama capítulo 126
Kenyaku Souryo (One Shot)
Ojikousei☆Saki-chan (One Shot)
Yuugai Shitei Doukyuusei capítulo 50 (Página Colorida, Capítulo final)
11. Platinum End capítulo 44
13. Majo no Kaiga-shuu capítulo 23
14. Otome no Harareta Hoshi no Iro capítulo 10
15. Boxer’s Blast capítulo 11 (Capítulo final)
Ausente: Shin Tennis no Oujisama capítulo 276
*= Mangás com mais de um capítulo na mesma edição
Prévia da Jump SQ. #11
Capa e Páginas principais coloridas: Kono Oto Tomare!
Página Colorida: Majo no Kaiga-shuu, Dark Gathering, Kawaisugi Crisis (Nova Série de Mitsuru Kido) e Sanzu no Kawa ni Bara wa Sakunoka (One-shot de Chuu Kawasaki [Roteiro] e Yamori [Desenho])
Como de costume, vamos iniciar essa análise com os mangás não ranqueados e, logo de cara, temos o aniversariante da vez; Owari no Seraph. A obra completa 7 anos de publicação e mostra que ainda tem pique de sobra para seguir em publicação; além disso é importante frisar que a série ainda possui um fandom considerável e um forte apoio por parte dos editores. Cabe citar também que Owari recebeu novo volume neste mês e, em seus quatro primeiros dias vendeu 90 mil cópias – sem contar as vendas digitais.
Ainda sobre Owari no Seraph, para completar a festa, tivemos um capítulo especial de Owari no Seraph: Ichinose Guren, 16-sai no Catastrophe, que é publicado na Gekkan Shounen Magazine da Kodansha. Isso se deve pela alta estima que ambas editoras têm pela dupla responsável pela obra; além disso também serve para divulgar o novo volume do spin-off – que também saiu neste mês. No fim, as duas editoras saem felizes com os resultados e mantém os autores satisfeitos com a liberdade concedida.
Também tivemos páginas coloridas para Kemono Jihen, Kojirase Hyakki Do Minor, Dokyuu Hentai H×Eros e Yuugai Shitei Doukyuusei; sendo que Doukyuusei também se encerrou nesta edição. Além disso tivemos duas one-shots Kenyaku Souryo e Ojikousei☆Saki-chan. Tennis no Oujisama ficou ausente nesta edição, mas retorna na próxima.
E nesta toc quem garantiu a primeira colocação, de forma surpreendente, foi Sousei no Onmyouji que encerrou seu arco nesta edição. É importante frisar que Sousei segue em sua estabilidade na revista e, por esse motivo, é mais difícil vermos a série conquistando posições mais altas (muito disso, porque o editorial acredita que não precisa trabalhar tanto a divulgação da série, uma vez que ela apresenta vendas bem consistentes); logo essa colocação é mais para evidenciar o encerramento de um arco extremamente importante para série. Na próxima edição veremos a série no meio da revista, como de praxe.
World Trigger garante a segunda colocação nesta toc e, sejamos honestos, a série vai ficar um bom tempo se mantendo no top 5, em especial por atrair novos leitores. O editorial sabe que World Trigger é um chamariz bom para novos públicos, por este motivo seguirão dando destaque na revista para que o público venha ter ciência da nova casa da obra e, por consequência, venham passar a ler os capítulos por lá; mas de resto a obra segue amada pelo público e com alta estima dentro do editorial.
Em terceiro lugar temos Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan – Hokkaido-hen que segue firme e forte dentro desse platel e, de quebra, ainda mantêm forte estabilidade de vendas. Isso por si só já garante longa permanência na revista. Contudo é sempre bom lembrar que, no próximo ano, a série de Nobuhiro Watsuki ganhará mais dois filmes, então é certo que o editorial aproveitará esse impulso para divulgar ainda mais a obra, logo é certo que veremos a série sendo um destaque no próximo ano fiscal. Ao no Exorcist vem a seguir, pegando a quarta colocação e segue firme e forte na revista, como o principal pilar da publicação; é uma obra que pode aproveitar sua segurança para seguir com sua publicação por quanto tempo a autora quiser, afinal tem um respaldo de público e o editorial sabe que a série possui uma força de vendas imensa, por esse motivo costuma diversificar bem as colocações que a série fica.
Completando o top 5, temos o spin-off de comédia do Exorcista Azul, Salaryman Exorcist Okumura Yukio no Aishuu, que segue seguro na revista e tem seu público cativo para leitura (que, obviamente, são as pessoas que leem Ao no Exorcist). Em sexto lugar temos Kono Oto Tomare, que terá sua segunda temporada estreando em Outubro – tanto que a série terá capa na próxima edição por conta disso – e, aí veremos se haverá um boost nas vendas, o que é meio improvável, mas ok, pois a série segue segura na revista e mantêm boas vendas para alegria de quem curte a obra.
O veterano da SQ, Gag Manga Biyori GB, pega seu cantinho na sétima colocação e, honestamente, nem tem muito a se dizer sobre a série, afinal estamos falando de um veterano que terá seu lugar garantido na revista por quanto tempo quiser, pois possui um forte apoio editorial e por parte do público, que já é cativo da obra. Yuukoku no Moriarty se segura firme na oitava posição e pode respirar tranquilo, pois é uma obra que goza de uma estabilidade boa dentro da revista; e isso é um feito impressionante considerando que, no início de sua publicação, a obra não vendia de forma tão expressiva e dava aquela preocupação se a série se estabeleceria nesse platel. Acredito que o editora apenas deva esperar o momento mais oportuno para anunciar um animê ou live-action da obra.
Em nono, perto dos dois dígitos (e do bottom), temos Dark Gathering que se mantêm na revista ainda em uma situação de análise dos editores, afinal não é um mangá que chama atenção, porém tem coisas que merecem o cancelamento antes. Então, com essa dualidade a série segue seu caminho, tendo até que um apoio ok internamente falando. Iniciando o bottom desta edição temos Houkago no Oujisama, que é o spin-off cômico do nosso príncipe do tênis; sempre lembrando que esse é um mangá bem seguro dentro da revista e sempre acompanha Prince Of Tennis, então na próxima edição ele já deve pegar uma posição mais alta.
Em décimo primeiro lugar temos Platinum End e, novamente, vou gastar algumas linhas para tecer alguns comentários sobre a situação da série, pois, se fosse há alguns meses atrás eu diria que seria impossível vermos a série amargar um bottom e ter vendas ruins, mas estamos presenciando isso neste momento. É preciso recapitular que a série conseguiu vendas horrorosas no último volume lançado e, aos poucos, fica claro que o apoio editorial à série tem diminuído, porém não acredito em um cancelamento a essa altura do campeonato, porém os editores podem deixar a dupla Ohba e Obata de sobreaviso sobre a real possibilidade de em médio prazo serem limados da revista, o que deve acabar agilizando o processo de encerramento da série. Contudo, acredito na possibilidade de um animê para ver se essa popularidade pode ser recuperada, mas nesse ponto é mais esperar pra ver.
Majo no Kaiga-shuu pega a décima segunda colocação e, pelo visto, se salvará do cancelamento na colherinha. A obra não tem apoio necessário e nem vendas dentro do aceitável para sobreviver na revista, porém conseguiu um golpe de sorte para sobreviver até a primeira leva do ano que vem. Na vice lanterna da revista temos Otome no Harareta Hoshi no Iro, que está na mesma situação de Kaiga-shuu, mas podemos ser surpreendidos e a série sair entre as últimas edições deste ano fiscal e início do próximo.
Em último lugar, dando seu adeus a revista, temos Boxer’s Blast que não conseguiu se firmar na revista e agora faz Akira Akatsuki entrar naquela estatística de que desenhistas bons não salvam obras ruins. Mais sorte para o roteirista na próxima empreitada.
Aproveitando agora, vamos às indicações da vez: primeiramente, com relação ao mangá da SQ do mês; desta vez vou indicar um que mesmo tendo ciência que boa parte de vocês já devem acompanhar preciso deixar a recomendação de novo. A dica da vez é Sousei no Onmyouji que, basicamente, é um dos carros-chefe da revista e conta com 20 volumes até o momento (além do animê extremamente ok, mas divago).
Um dos motivos desse mangá ser minha indicação da vez é porque demorei muito para lê-lo, porém quando tomei coragem e li, me surpreendi bastante com a obra, porque o Sukeno sabe desenvolver uma narrativa de uma forma que te prende e ainda te faz se apegar aos personagens. Além disso tem todos os elemento do Shonen lutinha que certamente divertirá quem curte um bom mangá de luta.
Com relação ao meu texto review que postei no meu outro site, dessa vez indicarei o review que escrevi sobre Fuuma no Kojiro, tudo porque foi uma obra que me fez achar o Kurumada um autor mais dentro do “aceitável”.